Falar de ciúmes é bem tênue. Em questões de ciúme, as linhas divisórias entre imaginação, fantasia, crença e certeza são muito sutis. Cada uma de nós tem seu jeito particular de ser ciumenta, e de encarar o ciúme do parceiro, com diferentes reações.Mas por que sentimos ciúmes? Este sentimento é movido por fatores emocionais: a posse e a insegurança. Junto à atitude possessiva, pode se encontrar os sentimentos de inferioridade e de rejeição E tudo isso, coligado ao medo de perder a pessoa amada, amada? São os culpados por esse inferno particular. E então? O que fazer? O primeiro passo é perder o orgulho e assumir que você é uma pessoa ciumenta.
No ciúme, as dúvidas podem se transformar em idéias supervalorizadas – decorrentes ou não do sentimento de inferioridade, ou sinceramente muitas das vezes, delirantes.
Depois das idéias de ciúme, a pessoa é compelida à verificação compulsória de suas dúvidas. O ciumento verifica se a pessoa está onde e com quem disse que estaria, remexe por todo o computador em busca de e mails, orkut ou seja lá o que for, ouve telefonemas, examina bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas íntimas, segue o companheiro, contrata detetives particulares, etc. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, de encontrar verdades, não ameniza o mal estar que se instala, muito pelo contrario, pode aumentar sua ira.
Daí que os sentimentos de posse, desamor e insegurança passam a ser irracionais. E o que acontece? Principalmente na relação amorosa, a tendência é tentar exercer controle sobre os passos da pessoa amada.
Começam assim as cobranças, as brigas e a vida a dois se transformando num verdadeiro inferno, tanto para a pessoa que esta sendo acusada de infidelidade quanto para aquela que sente ciúmes, pois qualquer olhar, qualquer atitude “diferente”, que só existe na cabeça do ciumento, já é motivo de sofrimento.
Afinal, sentir ciúmes é normal? Tão normal quanto sentir saudades, por exemplo. Mas, ainda como a saudade, o ciúme é um sentimento normal quando surge como resposta a uma situação real, imediata, com sua duração limitada há um tempo que nem sempre é definido, porém certamente limitado.
No entanto, quando o ciúme passa a ser exagerado e vamos nos deixando levar por esse sentimento, começamos a colocar de lado tudo o que nos dá prazer em um relacionamento, para ficarmos espreitando, espionando, buscando fatos e coisas que provem a infidelidade do outro.
Quando o ciúme, entretanto, começa a se prolongar no tempo e aumentar de intensidade, alguma coisa deve estar acontecendo. A saudade, por exemplo, quando intensa e prolongada, pode gerar uma situação mais séria de depressão. O ciúme também, só que atua mais na esfera da angústia e da ansiedade, gerando, portanto, estados ansiosos mais persistentes, portanto muito dolorosos.
Veja, existe a hora de pedir ajuda.
É preciso aprender a respeitar limites, ninguém é dono de ninguém. Todos precisam ter sua individualidade, liberdade e principalmente respeito. Valorize-se e ame-se. Acredito que em certos momentos ou situações pedir ajuda a um psicoterapeuta seria de grande valia!
Blog – http://walnei.arenque.zip.net
*A frase “Mas eu me mordo de ciúmes”, do título, vem da música Ciúme, gravada pela banda Ultraje a Rigor, nos anos 80
Xiiii quem é que nao tem é ciumenta e nao tem ciumes né hoje em dia é extremamente dificil..
Pois as mulheres n respeitam mas os homens comprometidos, da uma raiva qnd passo iii fica olhando pro meu namorado sabendo q ele n é solteiro e mesmo assim continua olhando.. sempre tem uma pirua no caminho querendo atrapalhar ningue merece..
GENTE ME AJUDA EU NAUM SEI MAIS O QUE FAÇO VO ACABAR PERDENDO O HOMEM QUE EU AMO POR CAUSA DO CIUMES MAIS É QUE ELE É BUNITO E POPULAR E AS MENINAS DÃO MUITO EM CIMA DELE E EU FICO MORDIDA DE CILMES AS VEZES CHEGAMOS A GRIGAR POR ISSO EU CONFIO NELE MAIS QUANDO A TENTAÇÃO E GRANTE TENHO MEDO DELE ME TRAI OU ME DEIXAR POR OUTRA O QUE EU FAÇO???? OBRIGADA E UM ABRAÇO
oi pessoal! estou aki pra desabafar….nao aguento mais sofrer por causa do mecimues…nao sei mais o que fazer o que pensar, como agir… o ciumes esta acabando comigo… a acabando com meu namorido , que ja estamos 6 anos juntos…ja passamos por muitos altos a baixos , mais o que mais fica maracado no coraçao é o que o ciumes faz com agente…
machuca, magoa, deixa agente extramamente desconfiado ate de sua sombra…. é complicado….
ele ja me traiu a 4 anaos atras, ate hj culpo ele pelo que fez, entao nao confio nele , se deixar fico n loca dele o dia inteiro, fuxico telefone, roupas tudo que tiver no meu alcance….isso me machuca a magoa ele demais, pois tenho que reconhecer que ele mudou muito de una anos pra ca…estamos morandio juntos a 1 ano….e nao sei como controlar meu ciumes…. se passa uma mulher na rua eu ja fico de cara emburrada achando que ele vai olha, ou me tocar por outra por curtiçao, ou por esta no meio de amigos que ficam incentivando a azara outra mulher, sair com a galera a nao falar nada….sou um pouco encrenquiera com tudo que ele faz….se tem mulher eu brigo demais, se for com amigos brigo tbm, confesso que sou um pouco egoista em relaçao a ele….queru ele so pra mim…..
sei que posso perder ele a qualquer momento…mais nao consigome controlar….
pessoal obrigado e um abraço e força pra todos…..
Oiie gente o meu nome é Jhemilly .. eu não estou aguentando mais o meu ciumes o meu namorado tém uma mato e eu faleii pra ele que eu não quero ném uma Mulher encima da moto dele mais elii e bonito tem moto as vagabundas mechem muito , eu tenho ciumes das amigas da irmã dele , dele sair com os amigos dele ,
meu marido tem uma filha de 10 anos e eu sinto muito ciúme da relação dele com ela. ele é um pai super presente, já que a mãe dela é uma idiota e não cuida direito da filha. acho que ele de alguma maneira tenta compensar essa falta. eu sinto muita raiva em ver ele junto com ela em momentos normais de pai e filha. eu fico odiando ela nesses momentos em que tem toda a atenção dele. as vezes sinto ela como uma rival, uma outra mulher na vida do meu homem. o pior é super querida, me adora, quando estamos só nos duas nos damos super bem, gosto de cuidar dela e sinto que sou uma referencia muito importante na vida dela, já que a mãe não serve para nada. sinto raiva do fato de ele ter feito algo tão importante com alguém tão nada a ver ao invés de ter me esperado, já que ele diz que sou a mulher da vida dele. quero ter uma filha com ele também, mas ele acha que temos que esperar mais um pouco já que ele foi pai muito cedo. isso acaba comigo. eu vejo ela como um erro, uma aberração, queria que ela não existisse e as vezes queria até que ela morresse. eu culpo muito ele por ter cometido esse “erro”. e eu percebo que ele realmente se sente culpado, mas ama a filha, já que não tem como voltar no tempo e fazer tudo diferente como eu fantasio. tenho fases em que estou mais tranquila e outras que estou uma mostra. não sinto ciúmes de mais nada nele, só desse passado, desse erro que ele cometeu ao se envolver com uma desajustada que deu o golpe da barriga nele. amo muito ele, somos casados a 6 anos, mas confesso que já pensei várias vezes em me separar por chegar no meu limite de sofrimento com essa situação, por achar que não é isso que quero para mim, que o que eu quero mesmo é um homem que me assuma como mulher e que queira me dar um filho e que essa seja uma uma experiência única e primeira para nós dois…me sinto imatura e vejo nessa minha relação com ele a filha uma transferencia muito profunda da minha relação com meu pai. acho que sinto raiva por ele ser o pai que eu não tive e gostaria de ter tido.
Nossa sinto exatamente a mesma coisa, odeio aquela garota com ele….o que faremos para viver em paz com nossa mente?
Simone em sexta, 18/02/11 10:35
Simone li seu comentario e me identifiquei demais com ele. Sinto exatamente tudo q vc sente. Se quiser me passar seu e-mail, podemos trocar experiencias, ou momentos de raiva..rs.
Simone e solitária, entendo vcs duas. passo pelo mesmo tormento. Quero me transformar numa pessoa melhor. Vcs já conseguiram a cura para essa doença? me ajudem, estou a ponto de enlouquecer…
Axo q vou pirar de tanto ciumes q sinto do meu namorado,n aguento mais estou doente,choro tanto por esse motivo,nem eu mais me aguento.
olá solitária, fiquei muito feliz de saber que não estou só. achei uma ótima idéia trocarmos experiência. me passe seu e-mail que entrarei em contato.
solitária, se você preferir, aqui vai meu e-mail: calaveraesmeralda@gmail.com.
aguardo teu contato.