Com o passar do tempo, toda relação tende a se desgastar.
Os abraços vão ficando menos envolventes, os beijos menos calorosos e os gestos de carinho vão se escasseando.
A voz do outro já não é capaz de acelerar as batidas de nosso coração, as borboletas há muito já não perambulam pelo nosso estômago e o desejo que antes vinha em forma de vulcão, hoje já não passa de um pequeno gêiser moribundo.
Os diálogos começam a girar em torno de banalidades, os problemas já não são mais divididos, as coisas boas vão deixando de ser compartilhadas e a vida que era a dois vai se tornarndo cada vez mais duas vidas a um.
De repente nos sentimos só. Sentimos uma angústia, um vazio, uma tristeza aparentemente sem motivo. A nossa vida parece que vai perdendo as cores, nossos sonhos esmaecendo e o futuro pelo qual tanto ansiávamos, começa a parecer amedrontador.
Percebemos que está na hora de tomar uma decisão, mas, ao mesmo tempo que a expectativa do novo nos atrai, ainda não sabemos se podemos viver sem os resquícios daquele relacionamento que outrora tantas alegrias nos trouxe.
Mas sabemos que essa vida já não mais nos satisfaz, precisamos tomar uma atitude.
O que fazer?
Normalmente são três as opções disponíveis: terminar o relacionamento, dar um tempo ou discutir a relação.
Creio que a medida mais drástica só deva ser tomada em último caso, quando as duas outras alternativas já foram experimentadas sem sucesso. Evidentemente, estamos assumindo que, apesar do desgaste, ainda exista amor entre o casal, caso contrário, o melhor sempre a fazer é cada um seguir a sua vida.
Dar um tempo tem a vantagem de nos concedermos uma oportunidade para repensarmos o que queremos da vida, para ver como lidamos com a ausência do outro, para avaliarmos se conseguiremos viver com os seus defeitos, para deixar que as mágoas antigas se dissolvam lentamente sem mais sofrimentos e para criar a expectativa de que o novo recomeço trará consigo a semente da harmonia.
Dar um tempo também pode ser muito útil quando não estamos plenamente convictos de que devemos terminar. No fundo sabemos que queremos, mas toda vez que criamos coragem para conversar a respeito com o nosso parceiro, ele parece adivinhar nossas intenções, nos enchendo de mimos, carinhos e eternas juras de amor. Tudo isso acaba por nos confundir.
Dar um tempo também pode assumir o significado de um alerta, do tipo, olha você está me perdendo, estou infeliz, vai ficar aí parado feito um poste ou vai fazer alguma coisa a respeito? Nesse caso, se o outro lado tiver um interesse genuíno e um mínimo de sensibilidade, vai entender rapidamente o recado.
Já as vantagens de se discutir a relação me parecem bem maiores, pois serão sempre as duas pessoas envolvidas no problema buscando uma solução que satisfaça ambos os lados.
Com esse método não corremos o risco de fazer falsas suposições, de imaginar que o outro saiba o que queremos, quais são as nossas prioridades e o que deve fazer para nos agradar, pois ainda que certas coisas nos pareçam óbvias, para o outro pode não ser.
Muitas vezes tentamos evitar entrar em contato com feridas antigas, porque além de ser um processo doloroso, a maioria desses casos já foi discutida no passado e nunca chegou-se a um consenso – ou, o que é ainda pior, quando foram trazidas à tona, a conversa virou discussão e acabou em tragédia.
Mas no fundo todos sabemos que, por mais difícil que possa parecer, todos os problemas precisam ser discutidos, todas as expectativas precisam estar alinhadas, todo sentimento precisa ser expressado. Caso contrário o relacionamento nunca vai evoluir, mas apenas se transformar numa sucessão de crises, onde o amor, por mais forte que seja, vai ser sempre insuficiente.
Portanto, colocar sempre as cartas na mesa tem se mostrado o antídoto mais eficaz para que um relacionamento não vire cinzas; e, cada um expressar seus sentimentos, bons e ruins, me parece a única maneira de manter sempre em alta as labaredas da paixão.
Pense nisso, não permita que mágoas passadas destruam o seu futuro!
Casada há 28 anos estou em crise no meu casamento, porque acho que ele prioriza mais as amizades do que eu, ou seja ele é solicito demais, principalmente com as amigas; pois ele trabalha no hospital. Conheço todas as amigas dele do trabalho e da faculdade de psicologia; só que ultimamente para demonstrar que é o tal se torna mais solicito ainda me deixando insegura porque algumas mulheres pensam que ele está afim delas e tiram uma com a minha cara, teve uma que almoçando conosco, mas a amiga dela conversava com ele como se eu nem estivesse ali e fazia de tudo para não me olhar. Ultimamente, estamos brigando muito porque penso que homem casado deve se dar o respeito e ele dá muita liberdade para elas ficar tirando uma com a minha cara. Ajude-me, por favor, não estou conseguindo viver nesta situação, ele fica dizendo que eu sou ciumenta e paranóica, sinto-me ofendida porque não é ciúme e a falta de respeito e as coisas como privacidade que ele quer no facebook e hotmail e celular com senhas para mim é um motivo para a qualquer moomento dar uma puladina de cercar. O sexo é maravilhoso, todo dia, mas nem sei se é por isso que ele está comigo. Não me importo com as amigas, não tenho ciúme só queria respeito, confiança e cúmplicidade. Agora mesmo larguei ele em casa, pois é a folga dele com a minha filha de 25 anos que não faz nada e tanto ele como ela querem me controlar, mas não querem ser controlados, os dois são do signo de gêmeos é colocam os amigos em primeiro lugar, penso então que fiquem com eles. Não sou de me apega a amizades, talvez por isto não consigo entender a mentalidade deles que como eles precisam tanto de alguém ou amigos para serem felizes, sou muito cigana, não tenho medo da solidão, vivo com ela desde pequena, não confio em ninguém, por isto esta minha vida de querer ser um pouco cigana e não parar com ninguém e em nenhum lugar. O que devo fazer? Estou guase largando tudo, mesmo depois de 28 anos de casada e muito bem resolvida no sexo.
Olá não tenho um casamento longo igual o seu, mais quero te dar uma ajuda, simplesmente oque ele tá fazendo, é só para chamar sua atenção, pode ter certeza, se fosse alguma coisa séria ou se ele tivesse fazendo algo que vc não pudesse ver…. ELE FARIA SEM VOCÊ VER..desculpa,mais como homem, posso falar que essas coisas não tem nada haver, ele não seria tão burro,e sim,pode ser que as amigas pensa que ele tá dando mole,mais ele quer que elas pense isso mesmo..assim você terá ciúmes, e ele gosta desse ciúmes, gosta de se sentir amado,ver pessoas brigando por ele.talvez se você não der tanta atenção, ele vai se tocar,DICA :fassa a mesma coisa fale que tem homem te cantando, vc vai ver que rapidamente ele vai ficar curioso…
Bom dia, Rose.
Eu vi sua postagem agora, pois estava procurando pessoas com problemas parecidos com os meus. Estou precisando muito desabafá, conversar um pouco com quem sabe, realmente, pelo que estou passando. Tive que ser sozinha e independente, mas isso acabou fazendo com que eu passasse minha vida toda cuidando de outras pessoas e agora, depois de 22 anos de casada, já não aguento mais … Se quiser conversar, por favor, me procure.
Minha situação é muito parecida com a sua. Acho que podemos conversar e trocar experiencias, quem sabe nos ajudar uma a outra.
Sou novo, tenho 21 anos, e agora estou passando por um término num relacionamento. Vou resumir a história. Conheci minha amada com 8 anos, quando morei na cidade dela em 2003. Sempre tive um carinho especial por ela, e tinha pra mim que um dia nos encontrariamos, namorariamos e casariamos. Bom, 9 anos mais tarde, em 2012, a reencontrei nas redes sociais, e aquele sentimento voltou forte. Fiquei calado,pois soube que na época ela gostava de outro cara. Continuamos mantendo contato e em maio de 2014 ela passou um fim de semana em casa, e lá ficamos próximos demais. Um mes depois, começou o namoro. Sensação de sonho realizado…..mas eu estraguei tudo. Em 7 meses de namoro, eu com minhas atitudes imaturas e impensadas, desgastei a relação. Há 10 dias ela terminou tudo, e disse nao ter mais volta, Mas eu amo ela e a quero de volta. Como demonstrar mudança de atitude, com ela morando longe ?
Sofrência
Olá.tenho 28 anos minha companheira 23, a 8 anos estamos juntos,mais por ela ser nova tem atitudes que com o tempo desgastou a relação, penso mais no futuro,em coisas que possamos conquistar,mais ela só pensa no presente, sou muito calmo e paciente,ela é muito irritada, reclama por qualquer coisa, temos um filho de 7 anos, eu queria muito terminar essa relação e achar alguém que combinasse mais comigo, sei que seria mais feliz, não gosto de ficar só, e não me vejo nas baladas atrás de mulher, gosto de ter só uma pessoa, onde eu possa amar e ter alguém para conversar…… Mais não sei porq acho que vou ter ciúmes dela quando vê ela com alguém, eu não entendo não quero estar com ela,mais não suporto imagina ela com outra pessoa…. Porqqqq…alguém pode me ajudar
Meu relacionamento tbm tá uma droga, meu marido era um homem muito carinhoso na cama, a gente se completava demais, estamos juntos há 10 anos e sempre nos demos muito bem, infelizmente essa paz acabou há um ano atrás quando vim morar com ele na casa dele, ele mudou de um jeito q nem o reconheço mais, já ñ é mais atencioso, carinhoso, e o pior na cama tbm ñ é o mesmo, ele ñ me procura, ñ me faz carinhos, ñ me beija, ou seja, a gente esfriou bastante. Sinto q estou desmotivada e sinto muitas saudades daquele homem que conheci e parecia q tinha meu manul de instrução, hoje só pensa em dormir, infelizmente percebo q ela foge d mim, cheguei até pensar q esteja me traindo, mais ñ vejo outras pistas, acho q está com problemas mesmo, pois na cama já ñ desempenha mais sua tarefa a qual sempre desempenhou muito bem. Gente, sinto q a cada dia que passa estamos como bons amigos, confesso q ñ quero isso pra mim, pois ele ñ me dá nada, ñ me ajuda com nada, a única coisa q me dava era carinho, e hoje nem isso ele me dá mais. Já pensei em me separar, mais tenho medo d ser precipitada, por outro lado tenho medo d me magoar.
E agora o que faço???
Por favor me ajudem…opinem
Namoro à 5anos, já vivemos juntos noutro país mas voltamos para o nosso país. quando chegamos foi voltar a reconstruir tudo o que tínhamos deixado para trás, isso desgastou muito a nossa relação, até que o tempo foi passando eu como mulher já não lhe dava a mesma atenção como antes e ele agora diz que tudo se perdeu, que o desejo por mim se perdeu porque eu me foquei mais no trabalho para podermos ter a nossa vida no nosso país. ele só diz que as coisas entre nós estão diferentes e que só me vê como amiga, e que quer o espaço dele e que quer ficar sozinho, não sei o que fazer, estou desesperada porque tudo o que estava a fazer era por nós e para nós.
desde que ele disse que tinha acabado continuamos na mesma a falar, continuamos a preocupar-nos um com o outro e não conseguimos parar de falar um com o outro. o que é que faço com esta situação?
salto fora?
esqueço tudo e sigo a minha vida?
não sei estou muito confusa, porque ele diz uma coisa mas os olhos dele dizem outra, não sinto mesmo que esteja a existir outra mulher no meio e por isso ele queira o espaço dele, acho mesmo que ele está confuso com tudo o que se passou no outro país e com tudo o que estávamos a planear fazer aqui, sinceramente acho que ele ficou com medo, medo das responsabilidades.
medo de ser feliz comigo e de não ser capaz de ser o melhor homem para mim.
ajudem-me por favor!!
o que faziam nesta situação??
Tenho 38 anos, sou casada a 16 anos e tenho três filhos, o mais velho tem 19 anos é de um relacionamento anterior e não mora comigo, outros dois de 15 e 12 anos.
Sinto que meu casamento acabou faz muito tempo, as vezes fica insuportável ficar ao lado do meu esposo, até o cheiro dele me incomoda, quando fazemos sexo não suporto que ele me beije e procuro fechar os olhos para não ter que olhar pra ele. Já falei varias vezes que quero me separar mas ele faz um drama enorme da ultima vez disse que iria sair e me ligava depois pra me falar onde eu deveria ir buscar o carro pq ele ia acabar coma vida dele já que sem mim não tinha mais sentido viver.
Ele chora, coloca meu filho caçula contra mim e me acusa de ter outro.
Eu não tenho ninguém, só não sou mais feliz ao lado dele, não suporto mais, ele é uma boa pessoa um excelente marido, sempre faz tudo o que eu quero, mas não é um pai carinhoso, não é violento, nunca foi, nunca levantou a mão para as crianças mas grita muito e não tem paciência, não sabe sere pai. Sem contar que não me ajuda em casa, nos dois trabalhamos fora, mas somente eu faço o serviço de casa sozinha, sem ajuda, e quando ele faz alguma coisa fica falando que está me fazendo favor, e isso me incomoda pq ele tem tanta obrigação quanto eu.
Mas acho que o que mais incomoda é como sou tratada pela família dele, moramos em uma casa no quintal da casa dos pais dele e meu sogro vive me mandando embora, grita o tempo todo me acusa de ser uma vagabunda e coisas piores e meus marido nunca me defendeu, sempre foi muito passivo neste sentido, não fala nada e isso me incomoda.
Não consigo mais amar meu esposo, não quero outro homem em minha vida, só quero sair deste relacionamento que me sufoca e não sei como fazer isso.
Moro muito longe da minha família, não tenho ninguém por perto para me ajudar e tenho medo de falar sobre isso com as pessoas que conheço.
Tenho vontade de pedir demissão do meu trabalho e ir embora para a cidade dos meus pais, mas não sei como fazer isso, não tenho coragem pq sei que ele vai fazer besteira ou até mesmo colocar nosso filho caçula contra mim. Minha filha de 15 anos me entende e me apoia, mas ela disse que se eu for embora pra outro estado ela fica com o pai por causa da escola e da musica (ela estuda musica em uma grande orquestra),.
Me ajudem!!! O que posso fazer?
Boa noite sou casada a oito anos antes de me casar tinha namorado um rapaz por cinco anos entre ida e vindas éramos loucos um pelo outro uma química incontrolável mas ele era muito indeciso não queria um relacionamento mas sério então mesmo amando ele loucamente decidi seguir minha vida e deixei ele aí conheci meu marido mesmo sem amor dei uma chance para mim e me casei já faz oito anos que me casei e ainda não esqueci meu ex agora meu casamento está passando por uma crise eu e meu marido não nus tocamos já faz um bom tempo intimidade então nem me lembro mas agora vem o pior outro dia acordei e tinha uma mensagem do meu ex o grande amor da minha vida me mandou uma mensagem falando que me amava que nunca me esqueceu e que agora que me encontrou não vai me perder novamente e desde então não paramos de nus falar todos os dias ele diz que quer me ver que é louco por mim e que não vai mais me decepcionar só que tenho medo de sofrer novamente e por outro lado sou casada mas só que amo meu ex com toda loucura não sei o que fazer..
Casada 7 anos com 3 filhos sou jovem tenho 25 anos ele 40 …
Não somos mais iguais estamos tao frios nao se beijamos nao se abracamos ja largamos mais sempre voltamos..
Nao consiguimos nos desgrudar mais ja tivemos uma conversa eu disse que nao amo ele tbem disse que nao me ama…
Eu queria viver outra vida outro amor talvez essa amizade tao forte nao deixa eu seguir em frente vejo que estou perdendo meu tempo nesse relacionamento que ja tentamos mudar
Ele ja me traiu acho que isso foi corroendo nosso relacionamento…
Nao sei o que fazer nao tenho apoio nao tenho onde morar com 3 filhos pequenos queria ser feliz nao sei o que fazer rezo todos dias pra ser feliz
O que fazer desesperada aqui !!!!!