Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
Nossa senhora, existe gente mais indecisa e complicada que eu. rsrsr O problema é que eu também estou querendo terminar meu relacionamento e não consigo. Já tentei, expliquei, analisei, discuti, expus meus sentimentos, segui quase todas as etapas desse “procedimento”, mas não o fiz por completo. Será que a outra pessoa não entende que eu não gosto mais dela? Pq ela não tira seu time de campo? Sabe, é difícil namorar alguém viu. Dá vontade de sumir. Gente, boa sorte com os seus relacionamentos. Beijos
E só um conselho: sigam os seus corações. Ele sempre está certo. Se vc apostar num relacionamento que não sabe que vai dar certo, pelo menos vc seguiu seu coração e vai ficar mais aliviado. Outra coisa, sejam delicados, afinal ninguém gosta de patadas, ainda mais no final do relacionamento.
Li algumas histórias desse blog,mas percebi que ninguém procurou ajudar ninguém em seus comentários…cada um contou a sua história,mas não tentou dar um conselho pro outro.
Antes de contar a minha história, VOU PROCURAR opiniar sobre as situações relatadas, como alguém que está de fora da situação e vê tudo de maneira diferente: Com relação à menina que sai com um cara casado, acredito do fundo do meu coração que podes encontrar alguém que te ame e que seja totalmente teu,pq uma pessoa que está com duas deve se amar mais do que ama as duas juntas.Se ame um pouco mais e saia dessa situação que só vai lhe machucar…mudar de serviço é impossível?
Pra menina de 15 que está com o homem de 49 eu diria que vocês tem cabeças diferentes, uma menina de 15 anos tem muita coisa ainda pra viver, deveria estar preocupada em estudar, planejar o futuro. Um homem de 49 tem outros objetivos de vida, já passou por tudo o que já passaste e não tem mais nada a perder…E pior:se ele te bateu, cai fora…porque por mais que tenhas irritado ele, ele deveria ver que és uma menina e respeitar você como mulher tb…Quem sabe esse relacionamento não é só uma rebeldia e já que é tão impossível de dar certo que ficas insistindo tanto…Acho que outro dia conto a minha história e peço ajuda, mas tentem ajudar de verdade…
Sou de SP, tenho um namorado há alguns anos, que diz que me ama,mas que brigamos muito pq pensamos diferente.Ele não é romântico como eu gostaria que fosse, ele é uma pessoa “sem atitude” pra resolver as situações, conclusão:eu tenho que acabar me envolvendo em tudo e resolvendo. E de tanto cobrar que tenha atitude e que nos casemos, conforme tínhamos planejado ele se sentiu pressionado e agora tá afim de curtir a vida sozinho. Quando nos conhecemos éramos jovens,tínhamos sonhos, hje conquistamos a maioria das coisas que queríamos,mas sei que ele sente um arrependimento por não ter aproveitado mais a juventude dele, isso que não começamos tão cedo, tínhamos 19 anos.
Eu não consigo acabar com ele pq o amo demais, queria procurar uma pessoa mais madura que quisesse um compromisso comigo, que me amasse e me valorizasse,mas não consigo…que dilema!
Bom, namoro a 6 meses com um rapaz…nosso namoro sempre foi um pouco dificil desde o inicil, eu amo muito ele, ele diz q me ama mais naum consigo mas acreditar, a pouco tempo ele se mudou pra capital e eu moro no interior, agente tava tentando um namoro a distância, mas eu acho que naum tah dando certo. Desde que ele se mudou, nos primeiros dias até que tava dando certo, ai depois passou-se 1 semana e ele naum me ligou mais…na 2ª semana eu naum tava guentando mais de saudades e resolvi liga, mas por sua vez ele me atendeu super mal…eu deixei de lado, no outro dia ele resolveu falar comigo pelo msn…conversamos e voltamos a nos se da bem novamente…só q ontem eu tava dando uma olhada nos recados do orkut dele, e li uma comversa dele em que uma mina perguntava c ele naum centia saudades da cidad onde ele morava ele disse que era passado, e pra completar ela perguntou “- E a sua namorada?”
ele respondeu “- é passado também!”, eu acho q já passou dos limites…eu tow sofrendo por alguém qe naum táh sabendu m dá o devido valor, achu q tah na hora d acabar com esse sofrimento!!!
Olá tenho um relacionamento de 8 meses com um garoto q no inicio eu o amava demais so q o tempo foi passando e deixei de ama-lo, ele sempre eh muito carinhoso comigo eu tenho liberdade de conversar tudo cm ele, emfim ele tem inumeras qualidades, mas eu n sinto atração por ele, ate os beijos dele me parecem sem graça hj, eu fico muito mal pq ele sabe q eu n o amo, ele fica tentando melhorar mas de nada adianta, ja tentei terminar duas vezes, uma terminei e depois por pressão psicologica da parte dele voltei namorei mais um tempo eh ontem tentei d novo, mas ele me flou muitas coisas q de novo me fizeram voltar atras, mas eu estou muito mal, pois eu kero encontrar um amor, kero ir em busca d viver uma paixao, ele se tornou um grande amigo, so q as vezes ele me confunde cm ontem q acabei n terminando d novo,ele me flou coisas q confundiram meus sentimentos se eu gosto dele ou n, mas eu naum gosto dele cm homem, eu tenho um carinho enorme por ele, e morro d medo de magoa-lo, e penso q se eu terminar e depois descobrir q eu gosto dele e ele n me kerer mais….eu realmente estou muito, mas muito confusa, por favor me ajudem, minha kbeça ta a mil, e alem eu sinto falta de liberdad, eu estou precisando muito de ajuda…….
Olá, meu nome é Oliveira e estou com 27 anos. Namoro a um mês com uma garota de 17 anos, mas fico com uma paquera, a uma semana que tem mais idade que ela. O perfil das duas são opostos e eu estou começando a gostar da minha paquera. Estou preso de um lado, mas sendo puxdo pelo outro. A Decisão é que eu terei de ter iniciativa. Então, não sei como falar bem da situação e tbm estou bastante atarefado com estudos e projetos no trabalho, tornando cada dia eu adiando esse fim de relacionamento.O que eu faço? Vc pode me dar um direcionamento? Como posso ser sincero, sem ter que comunicar que estou tendo um novo caso?
Aguardo respostas….
E-mail: weydson_oliveira@hotmail.com
Olá, ótimo post.
AJUDA
Meu nome é Vitor, terminei meu namoro de 1 e 3 meses, mas no caso como terminei HOJE, sendo o 1 namorado dela, estou muito apreensivo com a minha ex-parceira, pois ela saiu dizendo que aproveitei dela,como matinha mos relações S “coisas no namoro” e acredito nisso que ela quis expor. sendo o caso que o tempo passou e o amor foi demasiadamente se acabando.
Mas venho tentando terminar com o relacionamento a um tempo, mas ficava com medo pois ela era uma pessoa que se apoiava muito em mim, por motivos dela ser carente de mais dos pais e familiares.
Mas minha real preocupação é se eu fiz certo, pois o que ela me falou em se aproveitar dela bateu e esta debatendo muito em meus pensamentos.
Gostaria de seu auxilio pois em meus pensamentos ainda quero continuar a ter contato com ela como amiga, pois sei que ainda posso ajudar ela em seus problemas, ou a partir de que tempo posso tentar reconquista a amizade dessa pessoa que antes de namorarmos era uma grande amiga e que sei sentirei saudades dessa amizade…
Aguardo respostas.
E-mail:vitorugoitpe@yahoo.com.br
Sou casada há 15 anos estou envolvida com outro homem já faz 2 anos e 6 meses e por várias vezes, já até perdi as contas, quis acabar com nosso relacionamento, mas todas as vezes meu amante insistiu tanto até que voltássemos a ficar numa boa. Eu adoro ele, o sexo entre nós é perfeito, sinto que ele me ama e ele fala o tempo todo que me ama, no entanto não estou feliz. Eu seria muito feliz com ele se eu não fosse casada e ele também é. Ambos acabamos colocando dificuldades de assumirmos nosso amor por causa de nossos filhos, mas na verdade não sei se realmente é isso. Acho que não temos coragem de contar a verdade para nossos familiares, amigos e filhos. Eu quero terminar tudo mas não consigo porque ele não aceita o fim de nosso relacionamento e acabo voltando atrás. Tenho certeza se ele não pedisse para voltar, eu conseguiria ficar distante dele e nunca mais voltar com ele. Toda essa situação tem me deixado deprimida, não sei o que fazer, estou perdida.
Bem, meu caso eh meio complicado, pelo menos ao meu ponto de vista. Tenho 18 anos e com 17 me casei na igreja com um cara que tinha a mesma idade, não durou 2 meses me separei, foi uma confusão por causa do meu trabalho, na época trabalhava em uma academia, duas semana depois comecei a ficar com um amigo do trabalho mas sem dar muito valor pois queria curtir, três semanas depois começamos a namorar como morava sozinha ele durmia em casa quase sempre até que depois de 6 meses de namoro tentei terminar mais naum consegui, ele chorou muito e pra ajudar fui a primeira namorada dele. Por dó resolvi deixar quieto; fiz até uma tatoo com a inicial dele. 1 mes depois ele veio morar comigo. até que em dezembro fui mandada embora e ele assumiu todas as minhas despesas. soh que hj eu naum quero mais quero ser independente, ter a minha própria vida, sem ninguém pra me falar o que fazer… soh que sei que ele me ama… e naum consigu terminar com ele……PELO AMOR DE DEUS ALGUÉM ME DÁ UMA LUZ…..
MEU MSN EH TATINHA.SPFC@HOTMAIL.COM
Olá!
Não tenho conseguido ser feliz com minha decisão!!!!
Fiu casada durante mais de seis anos. Vivi uma relação um tanto complicada , pois ele era uma pessoa muito imatura, que mesmo com muitas dificuldades passadas ele nunca aprendeu. Gostava de baladas, sair com os amigos, curtir a vida… não vejo problemas nisso, desde que fosse a meu lado e que se preocupasse com suas obrigações de um chefe de familia. Fora coisas absurdas e até muito pessoais que ele me fez. Enfim, me levou a sair de casa e mudar de vida, pois eu já havia lutado muito pra que ele mudasse.
Depois de três meses conheci uma outra pessoa, não rolou nada pq ele foi passar um tempo fora, à trabalho, e depois de cinco meses fora ele voltou e estamos juntos irá fazer um ano. meu ex me procurou muito, pra sairmos pra conversar e tal, mas resistir. Hoje ele não mais me procura e o meu atual relacionamento me faz bem, estou com uma pessoa atenciosa e que demosntra muitos amor por mim. Eu gosto dele mas não consigo passar disso, várias vezes já tentei terminar e foi em vão. Hoje eu sei que ainda gosto do meu ex- marido, sinto muita falta dele mesmo sabendo que ele tbem já tem outra,Tenho vivido um dilema, porque sei que fui eu quem terminei, talvez deveria ter tido um pouco mais de paciência. Hoje eu não sei o que fazer….Preciso de ajuda!!!!!!!!!!
oi tenho 18 anos e meu namorado tbm faz 8 meses que estamos juntos .Ele é meu primeiro namorado,no começo estavamos bem mas ele é muito pia e isso me irrita d+,tem atitudes bobas e é bem briguento. Além disso eu JÁ conhecia uma pessoa que queria namorar comigo e ate casar ele é um homem feito de 24 anos e eu sempre senti algo muito forte por ele /ate nem sei o que me levou a namorar com outro/ fazia tempo que eu não o via e sabado em uma festa ele estava lá e qd me viu de namorado me olhou de um jeito e isso esta mexendo muiiito comigo. Eu quero terminar + não sei como, tenho um certo medo e não sei se é isso quero ,porém não consigo parar de pensar no outro e eu estou brigando muito com o meu atual já tentei terminar + ele começou a chorar e fiquei confusa e com do dele ,POR FAVOR ME AJUDEM .obigaaaada
Essa matéria é interessante, li e gostei. A minha ex namorada terminou comigo no cafá da manhã da empresa, em 5 minutos de conversa, nem isso. Ainda hj 50 dias após o acontecido, não me recuperei do baque. Ela terminou e foi trabalhar numa boa e eu fiquei sem chão. Como podem agir assim com um ser humano?
Triste.
O pior de tudo é ter que terminar com uma pessoa que você ama muito, mas não suporta mais.
Oi, meu caso é bem complicado, eu terminei um casamento a 1 ano e 2 meses, e estava gravida quando isso aconteceu, faz 1 mes que estou com um rapaz e ele me trata muito bem, mas por ele já ter tido um passado muito conturbado, minha familia esta totalmente contra, eu sei que hoje ele não é como era, só que acontece é que eu tambem não gosto dele como eu pensava que gostava, acho que vou terminar, mas não sei como falar isso p/ ele, ta muito complicado, o que faço???
Bom, fiquei grávida do meu namorado e resolvemos morar juntos, isso faz 1 ano e meio. Mas de um tempo pra cá nada da certo entre nós, nossas opiniõs não são as mesmas, brigamos por causa de tudo, ele só reclama dos problemas, tudo dele é que está cansado, não me ajuda a olhar nosso filho, e só critica.
Eu conheci um rapaz que tbm é casado, ficamos amigos dai em diante, trocamos confidencias, mas nada demais, não ficas nem nada, mas estou tão afim dele que acho que não vou resisti.
Ele é carinhoso, amigo, e além de tudo muito bonito.
Não quero terminar meu relacionameto pra ficar com ele, mas quero ser livre pra ter minhas própria opiniões.
Viver minha vida com meu filho, sem ninguém intrometer.
O que faço ESTOU DESESPERADA…ME AJUDEM!!!
Fê Deixe o outro de lado, fique só com o seu noivo. Vc ficaria feliz se ele te traisse tb? Acho que não, de uma chance ao seu relacionamento com seu noivo e esqueça esse outro rapaz!
Me ajudemmm…Por favor!!!
Estou casada há quase 24 anos, tenho 2 filhos adultos e todos dizem que somos uma família muito bonita. Porém, na intimidade as coisas são diferentes: apesar dele ser uma ótima pessoa, já pedi a separação 3 vezes, mas sempre me arrependia e acabava voltando atrás. De uns 6 meses pra cá vinha tratando ele com indiferença e me preparando para pedir a separação pela última vez. Desta vez ele aceitou, pois já estava muito magoado e insatisfeito (tinha toda razão), só que na nossa conversa acabei me arrependendo e hoje estou sofrendo com a situação. Quis reverter tudo e voltar a ser carinhosa com ele, na tentativa de recomeçar da melhor maneira possível, mas ele me deu um gelo dizendo que “estava forçando a situação”, porque ele estava muito magoado ainda. Entrei em depressão e, apesar dele estar já quase normal nestes dias, não consigo me levantar e entrei numa paranóia de que ele estava e ainda está me traindo, fico fuçando o celular, o carro, as roupas íntimas, vendo ações suspeitas em tudo que ele faz… Já olhei bem nos olhos dele e perguntei se ele estava mesmo me traindo, mas ele me disse que “estou procurando motivo pra brigar, que é tudo imaginação minha, etc.”. Me pareceu sincero e eu tento lembrar daquele momento para afastar minhas desconfianças, mas não estou conseguindo dormir, comer (já emagreci uns 3 kgs), trabalhar, fazer as coisas que gosto, só fico pensando, chorando, me sentindo culpada e triste. Ontem perguntei de novo se ele estava bem nessa situação toda, pq não queria obrigá-lo a ficar comigo sendo infeliz, perguntei se não seria melhor a gente se separar mesmo. Ele respondeu que estava tudo bem e que eu não devia ficar remexendo mais na situação. Só que eu não consigo parar de pensar e agora já estou pensando em me matar, para acabar de uma vez com esse sofrimento. Uma palavra de conforto ou um conselho aqui mesmo seriam bem-vindos. Meu email: ami220022@hotmail.com.
Realmente é difícil terminar com alguém, ainda mais sabendo que essa pessoa daria a vida por você. Mas é exatamente por isso que terminei, ele era DEPENDENTE DEMAIS na relação que tínhamos. CARENTE DEMAIS, e ele não percebia certas atitudes. Tentei por 2 anos terminar sem magoar a pessoa, mas tudo foi em vão. Percebi que é melhor deixá-lo ficar triste, não dá pra superar um relacionamento sem passar pela dor. Eu mesma já passei por isso e superei. Hoje estou vivendo o outro lado da moeda. E não é fácil. Ele ameaçou se matar, e fiquei quase 1 ano empurrando com a barriga esse relacionamento. Não tínhamos relações sexuais, os beijos eram frios e mesmo assim ele não teve coragem de terminar. Ele é obcecado por mim. Tem milhares de fotos minhas no celular e fica admirando. Agora está com mania de perguntar de mim pros meus amigos. Mas sei que isso é fase, e passa, como tudo na vida. E, por mim, esse amor não tem mais volta. Corro o risco dele se matar, pois como falei, ele é obssessivo. Mas fazer o quê? Não posso parar de viver minha vida e respirar o ar dele. Espero que ele seja muito feliz, e que tudo isso vai passar. E ele ainda vai me agradecer por ter terminado.
Oi,a minha situação é bem complicada,eu conheci o meu “namorado” há 2 meses,e desde o começo eu ja sabia que não iria dar certo,mais resolvi levar adiante pq eu estava gostando muito dele.Mais esses dois meses se passaram,e nesses dois meses ja me falaram mto que ele me traia,e por fim eu terminei com ele,mais sempre acabava voltando atras pq ele falava que me amava demais que ja não sabia mais viver sem mim,mais eu achava muito estranho porque ele não demonstrava tanto,no começo ele era muito carinhoso comigo,falava todos os dias que me amava,eu realmente acreditava nele,mais o tempo passou e ele foi fcando frio comigo,resolvi terminar outra vez, e mais uma vez voltei atras.Eu não consigo entender o porque disso tudo eu tento acabar com uma coisa que me faz mto mau,mais sempre acabo voltando,eu ja não gosto mais tanto dele como no começo,e sei tbm que ele ja não gosta mais de mim (acho que nunca gostou),eu só queria entender pq ele quer me machucar assim,eu já não entendo mais nada,ontém fui parar no hospital por tomar tanto remédio,eu não queria fazer isso,eu sei que ele não ta nem aí pra mim.
Me ajudem a terminar e não voltar atras por favor