Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
Andrea estou com o mesmo problema q vc.
vc conseguiu terminar?
por favor me de uma ajuda estou enloquecendo ele é uma otima pessoa + ñ dá + o q faço?
Aline..tbm tava a 6 meses com uma pessoa gostava mas nao amava ,e hoje foi o ponto final foi muito chato to mi sentindo pessima….mas ja tinha terminado pela quarta …..mas e assim nada e por acaso.E qdo se decide tem de aguentar firme….
Cintia..esse artigo ai em cima e otimo vai te ajudar…e nao deixe rolar muito tempo pois eu cheguri ao extremo de brigar com minha propria sombra….bjssssssss
Queria uma opinião, eu namoro ja tem pouco mais de 2 anos, e nesse tempo ele terminou comigo umas 3 vezes, mas nenhuma passava de 1..2 semanas, porque eu sempre insistia, a ultima vez eu também decidi terminar, foi uma conclusao dos 2, so que ele nao esperava. Eu fiquei super bem e tudo mais, so que nós temos um filho, de 1 aninho. Ficamos quase 3 meses separados, e todos vinham me falar que ele estava muito mal, que gostava muito de mim. So que antes disso muitos falavam que eu merecia coisa melhor, que ele nao era o cara certo. Sei que por aqui fica muito superficial, mas a historia é muito mais complicada do que parece. O que importa é que hoje eu nao to mais afim de ficar com ele. E isso eu ja venho pensando ha uns 2 meses.(tem 5 meses que reatamos o namoro). Penso dia e noite nisso, ele vem aqui todo dia pra ver o filho e tudo mais, so que eu nao tenho mais paciencia, nao to afim, e nao sei como terminar, ele ta passando por uma fase complicada, ta depressivo, toma remedio. O QUE FAZER?? Nao sei quanto tempo mais eu vou aguentar esperar ele melhorar…
“SOCORRO” me ajudem por favor… namoro há 5 anos tenho uma filha de 3 anos q. surgiu desse relacionamento, já maei ele demais q. cheguei a fazer até loucuras…rsrs. Mas há cerca de um ano eeu venho empurrando esse relacionamento com a barriga, já ouve traição de ambas as partes e tudo mais q. vcs possam imaginar. Há duas semanas conheci uma pessoa q. está me fazendo muito feliz, ñ qro terminar meu relacionamento prá ficar com outro não qro q. meu namorado nem a pessoa q. eu conheci pense isso, qro terminar por mim msm, me sentir melhor.. vcs me entendem ? Mia eu já tentei fazer isso só q. meu namorado ñ entende, ele fica bravo e tudo mais.. no outro dia logo cego me liga prá mim dá bom dia e finge q. nada aconteceu…!!! oq. q. eu faço ?
adorei tudo o que foi posto no texto acima;terminarei amanhã um relacionamento de meses ao qual percebi que eu não tô nem aí para ele não sinto amor …isso tudo vai ser muito ultil
Sou casada há 7anos. No início a união era maravilhosa, mais ultimamente cerca de +ou-1ano eu ando indiferente não sinto mais aquele fogo que eu tinha antes. Não consigo nem beijá-lo direito, o sexo se tornou um martírio para mim. Ele é uma pessoa maravilhosa um homem que toda mulher gostaria de ter, é um cara trabalhador responsável, carinhoso. Só que meu coração não sente mais nada e isso é horrível. Já conversei com ele dizendo que não dava mais que eu queria seguir minha vida mas ele reagil mau não aceitou quaze me agrediu, chegou até a me espulsar de casa mas voltou atrás pediu desculpas e me pediu para pensar um pouco, eu aceitei. Só que já se passou 1mês e para ele é como se nada tivesse acontecido mas para mim a cituação tá a cada dia mais inssustentável perco a paciencia à toa quando ele me abraça sinto raiva sinto repulsa. Há 3meses eu me envolvi com um colega de trabalho estou com ele até hoje já conheço a família dele os amigos. Quando estamos juntos eu me sinto uma adolescente com o primeiro namorado, ele diz que me ama e sinceramente eu também estou amando. Não estamos pretendendo marar juntos até mesmo porque está muito recente e cinceramente eu acho que eu não vou querer uma união deste tipoo tão cedo, o que eu quero é ser feliz correr atrás dos meus objetivos que até hoje não foram concretizados por falta de apoio e eu acho que se eu morar sozinha vou poder fazer o q eu quero. Sabe mesmo que este relacionamento extraconjugal não dê certo depois que eu me separar não tem problema eu pelo menos vou poder dizer que eu tentei e eu fui feliz enquanto durou. As dicas acima me ajudaram bastante vou tentar resolver a minha cituação este mês sei que vou ser criticada plos amigos pela família mas fazer o quê? A vida é minha só eu sei oquê eu sinto só eu sei o quê eu quero para mim. Deus nos deu o livre arbítrio para fazermos de nossa vida o quê quizermos mas sem prejudicar ninguém. “Craramba eu presisava desabafar “!
eu estava muito triste,resolvi encontra um namorado para passar o tempo ele era meu amigo mais eu tinha quase serteza q ele gostava de mim ou tinha quedinha,mas resolvi deixa o tempo passar pra saber se eu gostav dele e nisso resolvi q tinha um quedinha tbm,ai ele me pediu em namoro pelo msn e eu aceitei quando cheguei na escola ele tava me esperando e me pediu de novo isso era no sabado e aceitei quando foi o domingo descobri que minha amiga gostava dele e q estava dando ideia nele…ai mesmo assim continue na segunda semana descobrir que ñ gostav dele q ele era td de bom mas não me compretada e td + ai pensei em termina mas a inserteza de sabe se gosto ou ñ,não deixou pq tem um monte de meninas querendo ficar com ele inclusive minha amiga ai por fim já estou a 1 mes e 1 dia com ele não sei como termina mas agora eu tenho certeza q ñ gosto mais dele mais mesmo q eu terminace ia odiar ver ele com a minha amiga com outra menina até q ñ ligaria tanto mais com minha amiga talvez eu podece ficar com raiva dos dois,qr termina mais não qr ficar sozinha a questão eh q eu ñ sei de quem eu gosto ñ sei mais o que fzr………
estou com ele a um mes mas até agora ñ aconteceu nem 1 bj de lingua pra mim namoro sem bj ñ eh namoro e ele eh muito ciumento jah pensei em fica com outros meninos mesmo estando com ele e oportunidade eh o q ñ me falta então eu vou ficar com ele soh pra dizer q ele eh meu namo ax q eu ñ qr nem mereço isso eu tenho capacidade de consiguir coisa muito melhor adorei as dicas me ajudaram muito…
Meu casamento de 3 anos acabou, pois meu marido se mostrou uma pessoa completamente diferente da qual ele apresentava a mim. Ele encenou um personagem por 11 anos mentiu descaradamente. Mais nao fiquei com raiva dele não, só magoa. Eu pedi a separaçao assim o vi como ele realmente era, uma pessoa futil, egoista, doente, psicopata. fui muito humilhada mais passou.
Quando falam em terminar seus relacionamentos acho que vc deve sempre seguir seus instintos,os meu sempre me avisaram que eu deveria terminar, mais ficava dando ouvidos a outros e deixava o meu pensamento de lado, eu estava certa os conselhos não.
A 5 meses comeceu um relacionamento nao mto serio com um Garoto ke antes nao mi suportava… Até que começou a fikr serio e estamos namorando! Mas… com o namoro percebi ki nao o amo… gosto mais nao amoO!! i ainda gostoO do meu ex… ki sempre pede pra voltar cmg!!! O que eu faço????
A 1 ano 6 meses tenho um relacionamento com o homem casado…só que terminamos uma vez por causa de fofocas…..hj quero sair dessa situação e não sei o que fazer porque gosto muito dele…..ele fala q gosta de mim também…..mas não acredito pelo fato dele não demonstrar isso pra mim……então gostaria que você me ajudasse me dando aos conselhos…..pra ele…..se eu não ficar com ele…..eu não fik com mas ninguém…..gostaria muito q terminamos já perdi uma vez pra gente terminar mas ele não aceitou…….o problema é q ele toma decisão sobre mim e sobre o relacionamento dele com a espósa…….ele fala que está com a esposa por causa do filho….só por isso você acha certo isso!!
Bem no começo do namoro amava ele demais fazia de tudo para velo o impossivel praticamente para telo ao meu lado,com o passar do tempo vi quem realmente era ele. Tenhos uma filha de 4 meses muito linda e não consigo mas suportar a presença dele todo amor que sentia se transformou em odio e raiva. Não sei como terminar com ele pois alem de tudo ele é muito violento não sei como vai ser a reação dele quando resolver falar.Não sei o que aconteceu mas tenho quase certeza de que ele me trai acho que por isso tenho esse odio todo não tenho certeza disto mas…
No começo ele pediu pra ficar comigo e eu não quis porque ele era apenas meu amigo e nunca tinha imaginado rolar algo entre eu e ele.Até que eu comecei a deixar ele mm beijar, minhas amigas foi até ele e disse:
-Olha Lary disse que se você pedisse pra namorar, ela aceitaria.
Isso foi verdade mas eu não gostava dele, até que umdia ele pediu pra namorar comigo.Minha cabeça dizia:
-Larissa vai aceita.
E o coração:
-Não ele não te mereci.
Eu resolvi seguir minha cabeça e acabei mim dando mal.Hoje eu terminei com ele porque eu não queria iludi-lo.E percebi que as pessoas tem que faze o que o coração mandar, orque só assim serás feliz!
no comeco tudu e um mar de rosas ele lembra dos momentos marcantes dos lugares por onde passamos . mas o tempo passou e com ele levou consigo o esquecimento . com isso outras atitudes como chegar tarde em casa, sair com amigos e nao me ligar , os carinhos foram sendo esquecidos e eu sempre dando chance dele mudar nunca abriu mao de seus amigos por mim por isso e por outros motivos que me deixaram magoada ja terminei nosso namoro por sete vezes mas ele sempre me convence de sera dificil terminar o nosso namoro e continua ja nao sei o q faco … mas conheci um amigo q se declaro p mim e gosto dele p caramba mas amo meu namorado mas a outra pessoa me elogia me coloca no alto e ele e especial p mim . mas enfim nao sei o q faco … ele nao muda mas tambem nao quero me separar dele porq o amo apesar de tudu …
hoje faz um mês que estou com a menina mais maravilhosa do mundo, amanhã ela vai terminar comigo por motivos que eu desconheço, eu li esse blog tentando procurar a resposta, para eu consegui lidar com essa situação…
tenho que aprender a llidar esse sentimento…
por mais que finge pra ela que ta tudo bem, eu vou sentir muito a a falta dela.
o nome dela é Ana Helena, e eu só quero o bem dela…
Oi, Sou Vicktoria fui casada por 19 anos, e o meu marido mim trocou por outra, sofri muito tive depressão não dormia foi horivel porque eu amava muito, passei um ano e seis meses separa sozinha e não consegui mim envolver com ninguem quando foi agora em dezembro de 2008 conheci uma pessoa e passamos varios momentos bons foi maravilhoso ai o meu marido que voltar chorou muito e fez varias ameaças dizendo que mim ama e estou confusa pois eu não sei se ainda amo ele, pois foi muito forte e a pessoal que eu estou saindo tem sido maravilhosa incluse sexualmente, gostaria de uma opinião.
Sou noiva ha 9 anos e ano passado conheci uma nova pessoa e em fev/2009 faremos 1 ano juntos amo meu noivo estou apaixonada pelo meu novo companheiro….mais quero terminar com esse “novo” pq não acredito que há futuro juntos!!! stw mto indecisa…pois fiko pensando nele 25hs por dia!!!!
Tenho 22 anos e a mais de tres meses estou “saindo” com um cara casado, confesso que quando comecei a sair com ele não dei importancia por ele ser casado até pq imaginei que nao iria durar muito…. Pelo fato de ele ser casado, ter filhos, ser mais velho (35) que eu e trabalhar comigo, por ser uma relacao complicada não botei fé. sabe aquela paquerinha só alguns beijos e amassos mais quentes… nao queria ir p/ cama com ele pq ainda era virgem, mas enfim rolou. Ele é muito sincero, bom é isso que ele passa ele nunca me escondeu que era casado, que tem filhos e que o casamento dele não estava bem. Ele me liga varias vezes ao dia, manda e-mail, torpedos sempre me dizendo onde esta e o que esta fazendo. Mas sabe que temos aqueles arranca rabos empre discuitmos, brigamos por qq coisa, mas quando ficamos juntos acabo esquecendo de td. Mas depois quando estou sozinha cai a ficha fico mal, me sinto como a pior pessoa do mundo, sei que é errado, sei que meus pais jamais iriam aceitar, que tem os filhos a esposa enfim. É super complicado. Um fato que me deixou muito mal foi no final do ano fui viajar e como ninguem sabe do nosso relacionamento fui viajar com a minha familia, ele foi p/ cidade dele… ele me ligou, e quando ele ligou nao pude atender quando retornei a ligacao uma mulher atendeu, nao sei quem era poderia ser qualquer pessoa, mas nao hora fiquei sem acao e desliguei. No mesmo dia falei p/ mim mesma que isso iria acabar, pq terminar seria a coisa certa, alem de que esse relacionamento pode nos comprometer onde trabalhamos. Acredite tem um discurso pronto p/ terminar… Que essa relacao nao tem futuro p/ nenhum de nos, que o gostaria de sentir um sentimento maior e lutar por ele, que o tempo em que ficamos foi o suficiente para ser importante, e que ficar mais tempo come ele nao seria bom que isso so iria nos magoar, e antes que isso acontenca e que para sempre termos lembrancas boas o ideal e deixar que a vida siga o curso normal e isso nao inclui esse relacionamento… gostaria de respostas mande p/ meu e-mail menia_flor@rocketmail.com
Tenho 22 anos e a mais de tres meses estou “saindo” com um cara casado, confesso que quando comecei a sair com ele não dei importancia por ele ser casado até pq imaginei que nao iria durar muito…. Pelo fato de ele ser casado, ter filhos, ser mais velho (35) que eu e trabalhar comigo, por ser uma relacao complicada não botei fé. sabe aquela paquerinha só alguns beijos e amassos mais quentes… nao queria ir p/ cama com ele pq ainda era virgem, mas enfim rolou. Ele é muito sincero, bom é isso que ele passa ele nunca me escondeu que era casado, que tem filhos e que o casamento dele não estava bem. Ele me liga varias vezes ao dia, manda e-mail, torpedos sempre me dizendo onde esta e o que esta fazendo. Mas sabe que temos aqueles arranca rabos empre discuitmos, brigamos por qq coisa, mas quando ficamos juntos acabo esquecendo de td. Mas depois quando estou sozinha cai a ficha fico mal, me sinto como a pior pessoa do mundo, sei que é errado, sei que meus pais jamais iriam aceitar, que tem os filhos a esposa enfim. É super complicado. Um fato que me deixou muito mal foi no final do ano fui viajar e como ninguem sabe do nosso relacionamento fui viajar com a minha familia, ele foi p/ cidade dele… ele me ligou, e quando ele ligou nao pude atender quando retornei a ligacao uma mulher atendeu, nao sei quem era poderia ser qualquer pessoa, mas nao hora fiquei sem acao e desliguei. No mesmo dia falei p/ mim mesma que isso iria acabar, pq terminar seria a coisa certa, alem de que esse relacionamento pode nos comprometer onde trabalhamos. Acredite tem um discurso pronto p/ terminar… Que essa relacao nao tem futuro p/ nenhum de nos, que o gostaria de sentir um sentimento maior e lutar por ele, que o tempo em que ficamos foi o suficiente para ser importante, e que ficar mais tempo come ele nao seria bom que isso so iria nos magoar, e antes que isso acontenca e que para sempre termos lembrancas boas o ideal e deixar que a vida siga o curso normal e isso nao inclui esse relacionamento… gostaria de respostas mande p/ meu e-mail menina_flor@rocketmail.com