É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos. Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade.
Por esse motivo é muito importante que você tenha sempre respostas para as seguintes perguntas:
Eu amo meu parceiro(a)? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele(a)? Sinto orgulho e admiração dele(a) e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele(a) me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos(as) meus(minhas) amigos(as) e não os(as) invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma(o) quando estou com ele(a)? Ele(a) nunca me coloca para baixo e trata minhas idéias como idiotas?
Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.
Agora, se você respondeu não para a maioria, mas seu relacionamento não é saudável, se teu(tua) parceiro(a) sempre te coloca para baixo, é excessivamente controlador(a) e ciumento(a) é importante repensar se a longo prazo isso é saudável e se tem solução.
E se a resposta for não para a maioria, não sei o que ainda faz nesse relacionamento. Não mantenha uma situação apenas por medo de estar sozinha(o) ou não encontrar outro(a) ou por estar acostumada(o) com uma rotina e ter receio de não saber mais viver sozinha(o).
Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu(sua) parceiro(a) com outra(o) ou for agredida(o) fisicamente ou ter perceber que discutem por tudo e não concordam com nada.
Mulheres, uma dica importante: estudos mostram que a maioria dos homens não sabe terminar um relacionamento, e por isso dão pistas para que vocês percebam e terminem. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, é melhor para você terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem te machucar muito mais.
oi ,sou casada a quase 20 anos,antes de casar fui apaixonada por ele desde meus 13 anos e casei com ele tinha 21 anos e só conheci ele na vida,quando casei achei que era o homem da minha vida,estava feliz da vida,estava esperando meu primeiro filho, tive depressão pré parto,fui ficar um mes com minha mãe para ganhar meu filho,voltei feliz e achando que éra a mulher mais feliz do mundo,até que meu mundo caiu,descobri que ele tinha um caso com minha vizinha,meu filho tinha 3 meses,emagreci 15 quilos em um mês,saímos de férias,e neste momento decidi que iria reconquistá-lo não me dei por vencida,tentei de tudo,quando saímos pensei que se não desse certo iria embora,primeiro fiquei com pena dele e não queria estragar o natal da família,depois foi o primeiro aninho do meu filho,não queria estragar este momento,depois ele fez vestibular e eu não quiz atrapalhar e ser o motivo de ele não conseguir,quando voltamos estava decidida a nem desfazer as malas , mas tive surpresa e ele tbm , a mulher com quem ele teve o caso já estava com outro cara e eu ainda cuidei dele e aguentei ele na maior dor de cutuvelo,assim passaram -se os anos e ele tinha um caso aqui e outro ali,mas eu sempre achando que ele tinha mudado ,até que faz uns dois anos descobri novamente que ele nunca parou de me trair,dei o troco,traí tbm,faz uns 16 anos que estou tentando salvar este casamento que chego a conclusão deveria ter terminado na primeira traição,hpje meu filho mais velho tem 16 anos e não o respeita nem um pouco ,vivem brigando pois ele já percebeu o que o pai é,e gostaria que o pai fosse mais presente,descepção atraz da oura e brigas sem fim,eu não aguento mais,não sinto mais tesão por ele,e acho que no fundo o amo muito mas decidi que não quero mais esta situação,vou me separar,já falei pra ele,mesmo que não tenha nada pra comer ,mas vou enfrentar isso com coragem,antes o que me segurava eram os princípios com que fui criada, minha família me ensinou a ser casada e não separa jamais,”na saúde na doença ,na alegria e na tristeza até que a morte os separe” estas palavras me faziam sentir muita culpa em “pensar ” em separar,mas hoje vejo diferente,acho que precisamos ser felizes e para isso precisamos mudar nosso jeito de pensar e agir,viver sofrendo a vida toda pra que????por favor me deem sua opinião…
É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos.
Eu tbem me identifiquei com tudo.
Namoro há seis anos, nossos amigos são os mesmos, estamos muito atrelados, porém não temos mais assunto quando estamos juntos, não temos mais muito carinho um pelo outro, muito menos paciência. Sinto que nos perdemos no caminho, mas n sei definir exatamente onde. Me envolvi com outra pessoa, cheguei a ficar apaixonada e essa pessoa de repente sumiu qdo percebeu que eu estava afim, fiquei arrasada. Hj estou tão confusa com meus sentimentos e sinto que preciso definir se eu amo meu namorado ou se estou só acomodada com a situação. Tenho muito medo de terminar e sofrer, ver ele com outra e arrepender….Alguém pode me ajudar, pois estou nessa situação há quse um ano e n consigo resolver, isso tá tirando meu sono, me atrapalhando a continuar minha vida….
Olha “kaaa” sei q é dificil e q se é dificil um ano imagino seis mas as vezes dá q pensar asério estar com alguém q não nos merece mesmo e q chegamos ao ponto q toda a gente vê isso menos NÓS mesmas porque estamos tão envolvidas tão concentradas pelo q sentimos ou o q julgamos sentir doi muito porque é uma mistura de coisas q não conseguimos edentificar não existe nome nem explicação s:
toda a gente é difrente tal e qual como ninguém sente igual, toda a gente ama de uma maneira toda a gente têm uma presnalidade difrente (…) mas se achas q isso já não da nada para ti se já não te faz sorrir e se es apenas tu q lutas por essa relaccão esqueçe, porque um dia vais encontrar alguém q te ame q te queira e q não te deixe fugir meu bem 😉
força !
ola eu morei 11 anos ele me traiu e eu descobrir mas ainda continuamos juntos casamos estamos a 2 total sao 13 anos temos 3 filhas mas eu sinto ele muito frio comigo ñ me procura mas e eu n sei mas o ki faço nem o ki sinto ,so choro é tudo ki faço se poder me responda por email neide-1979@hotmail.com preciso conversar com alguem
Ola faz duas semanas que terminei um relacionamento de 8 anos,ela diz que gosta de mim mas por varias vezes em discuções falavamos isso e quando voltavamos era um amor só
Por três vezes ela terminou comigo por estar de saco cheio de brigas, tentava explicar q o ser humano só briga com que a gente gosta isso é para mãe ,pai irmão sempre pessoas que estão perto da gente,mas era em vão
passavam dias e ela se arrependia e sentavamos,conversavamos e ficava tdu mto bem.
mas agora ela como das outras vezes nao quer conversar nem seder a sua decisão…sendo q das outras vezes sempre escutei os seus argumentos.
Nao consigo entender o pq dessa atitude,sendo q ha alguns dias atrás estavamos fazendo varios planos e derepente do nada ela termina dizendo que se sente mal pelas brigas do passado ,nao existe aoutro alguem é simplesmente as coisas do passado que as atormenta até hj…preciso de ajuda nao sei se espero ela se arrepender,pa da ultima vez conheci uma outra pessoa e qdo ela ficou sabendo me ligou desesperada querendo voltar e voltei..pois amo ela mto…preciso de ajuda
email:eu_danyboy@hotmail.com
Preciso de conselhos
oie, a pouco minutos, cheguei a conversa cm meu ex namorado, e acabamos uum relacionamento de 2 anos e 4 messes, ta sendo muitoi dificl principalmente nesse momento,eu tava me desgastando muito, sou muito ciumenta, ele saia demais, todo fds estava narua e se eu chegasse a sair ele achava ruim, chegamos a uma conversa que praos dois fica sofrendo era melhor termina, mais ta duendo demais, saber que aquela pessoa que eu amo, que eu me dediquei esses dois anos nao quiz nem mudar pelo amor que diz sentir por mim. será msm que ele me amava? :S
Oi sou casada a oito anos tenho um filho de 6 anos .E a 3 anos venho tacando chifre no meu marido ,só que da ultima vez foi diferente me apaixonei e isso ta acabando comigo ,não consigo nem olhar na cara do meu marido e acho q ele tambem ja não sente amor por mim ,pois ele bebe muito e não me procura mais ,agente não se beija quando rola alguma coisa é só um selinho e ja estou cansada de selinhos
Penso em me separar ,mais ai penso no meu filho e fico com dó dele e as vezes acho q meu marido pode sofrer pq ele ja se separou de um relacionamento e agora outro ai fico com pena .
Não sei acho que nao o amo ,é só pena .
Sempre que vou para a minha cidade natal gosto de ir sozinha não o levo comigo para eu poder sair divertir, beber e se eu conhecer alguem sempre acaba rolando alguma coisa, falando na nossa lingua (taco chifre mesmo)
E por isso me cinto muito mal pois se vejo um homem que me agrada acabo ficando com ele .
Aqui aonde moro nunca o trai mais sempre vou la na minha cidade natal eu acabo traindo ele ,aqui eu nao saio sozinha e nem com ele ele não me leva pra sair hora nenhuma e sempre gostei de sair ja cansei de pedir ele para me levar mais ele não me leva , não trabalho tambem ,meu marido nao deixa ele me prende muito .
Acho que quero ser livre ….
Não sei o q fazer ,não sei se o amo,mais se o amo pq coloco chifre nele ,alguem pode me dar uns conselhos estou dessesperada!!!!
Oi sou eu a mel do comentario a baixo comentem ai ou entao me envie suas sugestos para o e-mail mary.mg2010@hotmail.com estou a ponto de desabar não sei o que faço!
O casamento acabou a muito tempo. Vc tem medo, justifica-se através de outros motivos. Ja traiu, não quer estar com ele. Tem todos os sinais que uma pessoa pode ter para terminar uma relação. Termina, saia de casa e busque um trabalho que te faça ficar orgulhosa de si mesmo. Bjo e boa sorte
Obrigada Gessica pelo comentario !
O primeiro paço eu ja dei disse a ele que não gostava mais dele e que eu queria me separar e ele aceitou numa boa e vamos nos separar ,só nao disse a ele que eu o traia se não o bicho ia
pegar …!!!!como ele não sabe de nada acho que podemos ser amigos daqui pra frente.Ele disse que ira visitar o nosso filho e que não tem raiva mim de nada .
Eu tirei um alivio das minhas costas estava perdida não sabia o q fazer ,foi melhor assim terminamos um relacionamento de 8 anos sem ficar com raiva um do outro,pois poderia ser pior se ele ficasse sabendo q eu já o traí.
Agora é vida nova quero dar um tempo não quero ninguem por um bom tempo até saber o que realmente eu quero para minha vida….Obrigada a todos que me ajudaram com os conselhos ,q me responderam pelo e-mail e pelo site tambem, a Gessica!!
estou casada ha dose anos e sempre tive ao lado dele para tudo nunca trai pois acho isso uma falta de respeito mas de uns dois anos pra ca as coisas tem ficado dificil acabamos entrando em varis contas e isso desgastou o relacionamento ja nao existe mais tanta vontade como antes ha muito tempo que eu nao sei o que e um beijo na boca e por mais que eu tente ajudar ele nunca ta bom e isso esta acabando comigo o que eu faço
Oi sou casada a 4 anos. No inicio tudo era flores mas ja a 2 anos eu nao sinto mais desejo pelo meu marido. Ele e lindo, perfeito faz tudo por mim ate demais. O problema e que ele vive a minha vida, nao de uma forma ciumenta mas porque ele me ama demais e nao sabe o que quer da vida(profissao) e por isso acaba vivendo as minhas escolhas. Eu sinto muito desejo sexual por outros homems, sera que acabou? Sera que eu continuo tentando baseado no fato de ele ser um homem maravilhoso?
Oi Me Chamo Helena, Tenho 21 anos e sou casada a 3 anos e 7 meses e meu casamento nao é mais a mesma coisa mudou completamente e nao sei o que fazer, sou muito ciumenta e tento me controlar mais nao consigo, e ele nao sente ciumes algum, eu o amo sinto que o amo penso nele a todos os estantes falo dele sempre para minhas colegas e tudo que faço primeiro penso no que ele vai pensar antes de fazer e se ele nao gosta eu nao faço desisto sempre, e o que ganho em troca nada. Ele nao é mais carinhoso amoroso atencioso como era antes, e quando cobro isso dele ele diz que é coisa da minha cabeça, ele nunca assume que esta errado que nao é mais o mesmo pelo contrario tenta jogar a culpa toda em cima de mim, as vezes penso em desistir mais sei que vou sofrer porque ainda gosto dele mais fico pensando se for assim para sempre nao quero viver infeliz e passar essa infelicidade para meu pequenino filho de 2 anos ele é muito agarrado com o pai. Os dias vao se passando e e u durmo e acordo pensando no que eu fiz, e o que fazer para mudar e isso esta me matando pouco a pouco penso e penso e nao consigo chegar em conclusao nenhuma gostaria que alguem me desse algum conselho e me dissesem oque devo fazer para reconquista lo ou esquece lo de uma vez… M a ajudem
Oi pessoal… estou passando por uma fase dificil no meu relacionamento. Estamos juntos a 10 meses e nosso relacionamento sempre foi meio conturbado. Ele é 9 anos mais velho q eu, tem dois filhos, uma ex esposa e uma ex namorada (q não são as mães dos filhos dele) q vivem na casa da mãe dele, onde ele mora. Elas dormem, passam fds e eu não aguento mais conviver com td isso minha vida esta d ponta a cabeça não sei mas o q fazer, ja cv varias vezes e nada foi feito e o problema me encomoda cada vez faz. O q posso fazer pra salvar meu relacionamento pois amo muitoo ele?
A.S Acho bom vc sair fora desse relacionamento, amiga isso é só confusão está na cara… e outra que HOMEM que te ama e não toma atitude, experiencia propria melhor sofrer agora do que depois.
Sou eu de novo a mel me separar já me separei o problema é que tenho uma casa que não terminamos de pagar e sei que ele tem direito na metade da casa ,já tentei vender e é muito dificil , alugar ele nao quer ,e o dinheiro da casa para ele me dar ele não tem e eu tambem não tenho para lhe dar ,não sei o que faço quero sair daqui mais não vejo como ,se eu sair perco a casa ,e ficar ta muito dificil pois não trabalho e não pretendo trabalhar aqui pois quero voltar para minha cidade natal e lá poderei trabalhar e cuidar do meu filho .ajude-me não sei o que faço me dê uns conselhos!!
Olá, tenho 29 anos e estou casada a 10 anos, meu marido tem 40..nós trabalhamos juntos e de um tempo pra cá ele começou a me tratar com muita indiferença… confio muito nele, acho que ele não seria capaz de me trair.Ele nunca foi um poço de carinho, mas será que é normal o marido ficar 1 mês sem procurar a esposa na cama? e isso acontece desde que nos casamos…e agora ele arrumou um cachorro e trata o cachorro como se fosse gente, e não dá atenção nem pro nosso filho que tem 9 anos e já andou reclamando isso comigo. e o problema é que me trata como se eu fosse o cachorro, não aguento mais, não sei o que fazer, eu só queria me sentir amada, mas nestes 10 anos de casa eu nunca senti…
Tenho um companheiro q ele sempre me coloca para baixo..sempre me gritica e diz q eu estou errada sempre…isso me deixa muiot triste, pois o amo muito, detelhe ele sempre diz q não acredita do amor, q o amor não existe.e muito dificil mais infelizmente não consigo me sair dele, apesar de saber q talvez a gente nunca der certo por causa do jeito dele ele e uma pessoa muito dificil de se dar …ha outra coisa ele e mais velho q eu 14 anos, eu tenh 17 anos e ele tem 31 anos…Eu qria muito me sentir amada mais infelizmente não me sinto !!!
ooi; teenho um namorado de 19 aanos e eu 15.
só qe ultimameente eh só briga,só briga… eem fiim
nãao agueento mais.e tiipo,elee não teermiina e eu teenho muito meedo de tomar alguma decisãao imediiata e me arrepeender =[
serio meesmo,nãao seii mais oqe eeu faço !’ sabee quando agnt caança? táa acnteceendo issu cmg ): maais toomei uma deciisãao ! see aconteceer mais uma ‘briguuinha’ dessas eeu vo termiina =[ poor mais qe eeu sofra,toh muuito nova pra fikr sofreendo por pessoas qe nãao me da vaalor ! agooora …
tuuuuuudo depeende dele . . . ‘