As sete formas de amor nada mais são do que a combinação de três pilares: Intimidade, Paixão, Compromisso. Durante o amadurecimento de um relacionamento esses três pilares aparecem em maior ou menor grau. Essas formas de amor estão baseadas na teoria criada pelo psicólogo Robert Sternberg conhecida por Teoria Triangular do Amor. De acordo com o autor, um relacionamento baseado em um único elemento tem menos chances de sobreviver do que um baseado em dois ou mais.
De acordo com a presença ou ausência de cada um dos elementos temos as combinações de sentimentos:
|
Intimidade |
Paixão |
Compromisso |
1. Amizade |
x |
|
|
2. Paixão |
|
x |
|
3. Amor vazio |
|
|
x |
4. Amor romântico |
x |
x |
|
5. Amor Companheiro |
x |
|
x |
6. Amor Instintivo |
|
x |
x |
7. Amor Verdadeiro |
x |
x |
x |
Amizade: caracteriza as amizades verdadeiras e profundas na qual uma pessoa sente-se muito bem, próxima e intensa a outra, mas sem paixão intensa ou comprometimento a longo prazo.
Paixão: é conhecido como o “amor à primeira vista”, algo intenso, mágico, que parece único. O grande problema é que sem os componentes de intimidade e de compromisso do amor, a paixão pode desaparecer de repente, tão rápido quando apareceu.
Amor Vazio: pode ser encontrado em casamentos arranjados, por exemplo, nos quais os relacionamentos começam normalmente com o amor vazio, ou seja, não há paixão, nem intimidade. Apenas compromisso. Mas também podem ocorrer casos em que um amor muito forte se deteriora, mantendo o compromisso, mas perdendo a intimidade e a paixão.
Amor Romântico: nesse caso, os amantes estão ligados emocionalmente como na amizade, possuem intimidade, e fisicamente com uma paixão explosiva.
Amor Companheiro: é o sentimento puro que existe em relações familiares, em amizades profundas ou nos relacionamentos longos sem interesse sexual. Mas esse tipo de amor pode aparecer também em uniões onde a paixão acabou, não há mais desejo sexual, apenas um compartilhamento da vida.
Amor Instintivo: é o amor carnal. Existe um compromisso motivado pela paixão, mas sem intimidade.
Amor Verdadeiro: essa é a base do relacionamento ideal, que muitas pessoas buscam, mas poucas são capazes de encontrar. O autor da teoria adverte que no amor verdadeiro é mais difícil a manutenção do que o encontro propriamente dito. Ele reforça a importância de traduzir os componentes do amor em ação. “Sem expressão, mesmo o maior dos amores pode morrer”. Este amor tem que ser trabalhado, porque pode não durar para sempre. Por exemplo, se acabar a paixão, esse amor se tornará um amor companheiro.
Fonte: Wikipedia
Gente, eu me apaixonei a primeira vista, começamos a conversar e relutei no início, mas foi inevitável me envolver só na conversa, não nos conhecemos pessoalmente, mas queremos nos ver, tenho medo de me arrepender depois, mas ele tá meio distante comigo, não sei o q faço, me ajudem, pq agora gosto dele e respeito ele..(Respondem pra mim)
Otima essas definiçoes mais eu queria uma ajudinha.
Eu conheci um de outra cidade agente conversou muito pouko mais tive q ir embora sem se quer me despedir.
Entao agente começou a conversar por msn e nao sei oq ouve eu comecei a gostar dele do nada e ele disse o mesmo.Passou um tempo descobri q ele estava namorando ai fikei muito de cara com ele e nem falei com ele mais.
Entao depois de um mes mais ou menos ele veio me perguntar se estava brava com ele ai eu falei q el tinha me feito de idiota e tals .Ele falo q todo esse tempo el tava com ela para me esquecer pois nao conseguiu e me ama muito ai ele me pediu desculpas
e disse q nao importa quando e nem como ele vem me ver de qualquer maneira e pediu pra namorar comigo 😮 oq eu faço ???? [alguem me ajuda pur favor?]
Karol, meio complicado isso…. vcs são de cidades diferentes? axo q vc deve ter certeza do seu sentimento por ele…mas tbm não fica falnando q gosta dele..se controla… espera ele vir e verá se é isso mesmo o q vcs querem… vcs moram distantes então fica tudo mais difícil…não deixe q ele te de esperanças e nem vc a ele… converse com ele sobre isso… se ele vai te pedir em namoro ele terá que se mudar pra mais perto de vc… concerteza será melhor definido isso… então espere ele vir… mas tbm não se prenda muito… controle esse sentimento… vc gosta dele e ele de vc tudo bem… mas até então são palavras… vc tem q ter a prova… bjo pra vc
As setes formas do amor nada mais e de um conselho para as pessoas que estao atras de paixoes e compromissos.
quem escreveu isso , não sabe o q significa a palavra amor, amor nunca morre. a unica coisa q sobrevive no universo é deus e amor, porque deus é amor……….
por favor me ajude!!!! terminei um relacionamento de 5 anos por motivos bobos, mais me envolvi com uma outra pessoa, e essa outra pessoa e mto legal carinhosa e td mais, mais na hora do sexo ela nao me completa e seu bjo eu nao gosto mto. e eu fico comparando o tempo td com a outra. oq eu deva fazer, voltar pra outra?
Olá, namoro um rapaz há 4 anos, sempre ele deixou claro q é apenas desejo de pele, amor nem pensar. sei q ele tem uma namorada, mas me procura 2 ou 3 vezes na semana, e eu nao consigo negar, pq gosto demais de fazer amor. Demos um tempo de 15 dias pra gente nao se ver e descobrir o que realmente sentimos, a preocupação do que sentimos nao é minha é dele. vive preocupado direto com essa vontade maluca por mim que o mesmo diz nao controlar. aguardo resposta de saber ao certo o que esse sentimento é.
boa tarde!!!!
bom,sou casada há 16 anos…..e tenho um namorado ,digamos assim ha 10anos.
Até hj nao sei explicar o que eu sinto por eles.
do marido eu gosto,nao me deixa faltar nada,é um ótimo pai,muito trabalhador……….mais me traiu .
O namorado,porém é coisa de pele,basta um telefonema para jogarmos td pro alto e nos entregarmos.quando chegamos perto um do outro parece um ímã ,coisa de louco,é tesao pra tds os lados,muito carinho,muita compreensão,muito sexo,muita amizade acima de tudo. Ainda nao sei que tipo de sentimento é esse.mais sei que é uma coisa muito boa.
Como posso fazer pra minha na morada entender que eu amo ela .
EU TAMBÉM NÃO IDENTIFIQUEI NADA PARECIDO COM MINHA HISTÓRIA:
SOU SEPARADA A DOIS ANOS E CONHECI UM RAPAZ, MAIS NOVO DO QUE EU 10 ANOS. APARENTEMENTE NÃO TEMOS QUASE NENHUMA DIFERENÇA DE IDADE. FICAMOS JUNTOS JÁ NA NOITE QUE NOS CONHECEMOS. ENCONTRAMOS A MAIS OU MENOS 7 MESES, NOS VEMOS MAIS OU MENOS A CADA 10 DIAS. ELE PRATICAMENTE NÃO FALA COMIGO NO DECORRER DOS DIAS. QUANDO ENCONTRAMOS, NÃO TEM COMO SER MELHOR, O SEXO É MARAVILHOSO, TEMOS UMA SINTONIA PERFEITA E ELE É MUITO CARINHOSO. DIZ PRA MIM QUE TEM UMA QUÍMICA MUITO FORTE QUE NOS ENVOLVE. ELE NÃO TEM NAMORADA E DISSE QUE NÃO PRETENDE NAMORAR, PELO MENOS POR ENQUANTO. ESTOU MUITO ENVOLVIDA E NÃO CONSIGO DEIXAR DE VÊ-LO. O QUE FAZER?
Ja vivi e senti dvs tipos de amores, dos mornos aos quentes, acredito que passar por esta vida sem sentir tdo isso, é passar batido, como se não viver. Hj estou só…me sinto só, e não gosto. Inspirador ler, mas viver é o desafio maior, atrevasse. fabinho_87x@hotmail.com
Estou a viver um amor romantico. Nao paro de pensar nele, kero ve-lo a toda hora e sofro se nao o posso ver. Eu tenho um compromisso com outra pessoa e ele tambem. A ultima coisa que quero eh magoar o meu namorado mas tudo k eu mais keria eh k essa nova pessoa k conheci deixasse a namorada e fosse so meu. Estamos a nos conhecer a uma semna, mas o k estou a sentir eh especial demais sei k nunca senti antes. Meu medo eh k nao haja nunca um futuro pra nos dois. O que k eu faxo?
Eu estou confusa , pois vivo um amor institivo, foi um paixão explosiva , conheci um cara há 1 ano e meio , desde de o dia em que vi esse cara pensava nele tds os dias em tds os momentos , inicilamente foi uma coisa carnal de atração fisica pois ele é lindo é homem mais lindo q eu já vi em td minha vida , mas depois eu fui passando a conhecer ele conversar com ele ter um contato diário ,pois o via tds os dias pois trabalhava na escola onde estudo , e psassar o dia inteiro lá eu o via tds dias , o desejo carnal foi se misturando com um amor enorme e uma paixão explosiva , eu tremia de amor quando este homem chegava ao meu lado ,ficava sem graça até quando ele me comprimentava , mas ele tem namorada e isso era uma dor enorme pra mim , o problema nem era ele ser mais velho que eu , e sim ele ter um compromisso afinal eu ñ quero estragar a felicidade de ninguem , e agora ele foi embora da minha vida de vez saiu de lá do colegio , chorei tanto nesse dia , eu morro de saudade e sonho ainda bater com ele numa dessas “esquinas da vida “, afinal ele foi 1º e o grand amor da minha vida , te amo eternamente C.R
huh… essa de ser capaz de amor verdadeiro é um grande (grande) problema… o único que vale a pena. Um desafio enorme. Mas a seguir ao “Amor Verdadeiro” falta aí um… o “Verdadeiro Amor”… no top. Aquele que “independentemente” do que faças não se destrói. A “Amor Verdadeiro” pode-se destruir, mas o “Verdadeiro Amor”, não. As pessoas tornam-se uma só para tudo. Sabem como se faz uma espada? Apartir de 2 ferros. O ferreiro junta esses 2 ferros, aquece, bate neles, trabalha-os e no final está uma espada. Quando olhas essa espada (agora de aço) não consegues distinguir os ferros utilizados nela certo? Claro… porque são 1 só (1 só espada). Se a espada parte, continuam ambos, para todo o lado, independentemente de onde esses bocados vão. É o Amor indestrutível (esse sim, o “Verdadeiro” Amor). Sendo algo assim tão dificil, só Deus poderá conceder esse né? (pois só ele poderá ser o ferreiro dessa espada)… uma Amor que não importa o que você faça, você está destinada a uma pessoa e só terá Intimidade, paixão, compromisso por essa pessoa.Quer você queira quer não.