Esse é um dos assuntos mais delicados que se pode imaginar, afinal muitas pessoas pesam e conceituam a traição de maneira diferente.Algumas pessoas não aceitam nenhum tipo de traição e qualquer atenção dada a outra pessoa já se considera traída. Algumas pessoas conseguem distinguir uma traição em uma balada, de uma traição mais planejada dando pontos distintos para cada uma delas. Para outras, apenas casos extra relacionamento são imperdoáveis, mas considera normal uma pulada de cerca às vezes.
Durante muito tempo as mulheres foram muito mais submissas aos homens e dependiam da sua segurança, principalmente financeira, para viver. Por isso faziam vista grossa para algumas situações corriqueiras. Com o passar do tempo, as mulheres passaram a ganhar tão bem quanto homens e terem oportunidades de traição da mesma maneira.
Hoje, devido à independência de ambos os sexos, os relacionamentos podem existir com base no amor, respeito, confiança, troca, reduzindo a necessidade de traição. Portanto, sempre tenha em mente que tipo de pessoa você é, qual o peso da traição e o que você espera de um(a) parceiro(a) e acima de tudo, deixe isso claro para ele(a).
Mas se acontecer a traição, analise os pontos abaixo antes de tomar sua decisão:
Analise o momento do relacionamento
É muito importante definir como estava o relacionamento de vocês no momento da traição:
Não Oficializado: quando duas pessoas estão saindo há algum tempo, se falam constantemente e já existem indícios de namoro, mas ainda NÃO é um namoro. A pessoa traída tem todo o direito de ficar chateada e pensativa, mas não pode considerar uma falta de respeito. Conversar sobre a situação, entender o porque da traição e alinhar expectativa sobre o futuro a dois é muito importante.
Vivendo uma crise: alguns momentos, principalmente em relacionamentos mais longos, um dos dois pode começar a questionar o amor, o futuro ao lado da pessoa, se está acomodado a uma situação. Nesse caso, a parte questionadora pode conhecer alguém e testar suas dúvidas através da traição, devido ao medo de tomar uma decisão sem certeza. A traição nesse caso já é mais profunda, se tornando um caso: mais de um encontro, conversas por e-mail, entre outros. O resultado pode ser: o fim do namoro, porque descobre que está equivocado(a) sobre a(o) parceira(o) escolhida; ou o fim do caso e a volta para um namoro mais forte e mais certeiro.
Fim: homens tendem a ter maior dificuldade em terminar um namoro do que as mulheres. Não conseguem descobrir que são infelizes e simplesmente seguir sua vida, preferindo esperar a chegada de outra mulher. Por isso, essa maneira de traição é mais comum em homens. Eles perdem o respeito e começam a paquerar outras mulheres, ter pequenos casos e sair cada vez mais com parceiras distintas. Tudo isso para tentar ser descoberto ou mostrar distanciamento, dando à mulher a oportunidade de terminar a relação. Por sua vez, as mulheres que não tem perfil traidor, na maioria dos casos, quando traem é porque encontraram em outro homem coisas que seu parceiro não tinha e isso com certeza será o fim.
Descubra o que aconteceu
Converse sobre o que levou seu(sua) parceiro(a) a traição.
Drogas e álcool: talvez seja necessário dar um tempo na relação, ainda mais se ele(a) não estava totalmente inconsciente no momento. Isso significa que possui desejos de traição adormecidos.
Companhia: muitas pessoas são influenciadas pelos amigos ou rodas de colegas. Até hoje, homens que não traem são instigados e considerados menos machos se ao sair só com amigos, não paquerar outra mulher. As mulheres são menos questionadas por isso, mas existem companhias que facilitam a traição. Portanto, pondere as amizades envolvidas no ato e também a personalidade de seu(sua) parceiro(a) e veja se ele(a) é capaz de ter algumas atitudes por auto-afirmação.
Sem justificativa: se o ato ocorreu simplesmente porque seu(sua) parceiro(a) permitiu, algo de errado está ocorrendo no seu relacionamento e deve ser revisto.
Com todas as respostas em mãos chegou à hora da decisão. Você deverá se perguntar se será capaz de olhar para seu(sua) parceiro(a) da mesma maneira. Lidar com um(a) parceiro(a) que não te deseja em primeiro lugar, ou que não se importa em te ferir é absurdo. Saia desse relacionamento se esse for o caso.
Mas ao terminar lembre-se:
- Não termine para voltar correndo com ele(a) porque com isso você terá muito mais estresse. Por isso pense muito, e ao terminar faça-o com certeza.
- Não converse com ele(a) logo após o término. Permita-te um tempo distante, que podem ser meses, pensando e refletindo sobre sua vida. Você não tem obrigação de se preocupar com ele(a) uma vez que você terminou e se quiser não precisará entrar em contato nunca mais.
- Saiba que agindo assim, fará seu(sua) parceiro(a) refletir sobre seus atos e sobre seu significado na vida dele(a). Se ele(a) se aproximar de você pedindo desculpas e querendo voltar será muito mais honesto(a) dessa vez, por saber como foi dolorido ficar sem você.
maravilhoso a imparcialidade parabens
Fui traido e perdoei , ainda não sei se agi certo , mas o amor falou mais alto. Sei que tenho parcela de culpa neste ocorrido por falta de atenção e carinho com ela , mas morro de medo de ter que passar por isso novamente. Só o tempo me dirá !
ja fui traida e perdoei hoje vejo que nao devia de ter perdoado porque vivo sempre pensando que ele vai repetir a traiçao
eu já fui traida,estava me guardando pro meu namorado.. e ai ele me contou eu perdoei mais me machucou mto!
tenho medo dele repetir novamente pois nao consigo imaginar ele me traindo!
eu fiquei muito confusa pois eu achava que estava namorando com o rapaz ai eu fiquei sabendo que ele ficou com outra e eu fiquei muito chateada com ele depois ele veio falar comigo e pediu para voltarmos a ficar e eu por gostar muito dele eu aceitei voltar na hora nempensei duas vezes e me arrependir pois ele fez o mesmo de novo
a traiçaõ geralmente acontece guando o relacionamento esta em crise. Digo isso por experiência propria.
BOA TARDE! É POSSÍVEL LIDAR COM A TRAIÇÃO QUANDO EXISTE AMOR? SERÁ QUE POR MUITAS VEZES É NECESSARIO TER QUE PASSAR POR ISSO PARA QUE CERTAS DECISÕES SEJAM TOMADAS? COMO POR EXEMPLO, A RELAÇÃO JÁ ESTA HA QUASE 9 ANOS, PERDOAR A TRAIÇÃO, MAS IMPOR UM CASAMENTO SE QUISER REALMENTE FICAR COMIGO E SE ME AMA? ELE MOSTRANDO ARREPENDIMENTO E CONFESSANDO?
Como perdoar um pessoa que traiu sua confiança, como saber o motivo dessa traição…uma vez que me pergunto pra mim mesmo onde errei, pois fui fiel a todo momento e sincero…
eu estou junta com o meu namorado há 4 meses, ele já diz q me ama, nosso namoro já é sério tb tem 4 meses! Mas ele me traiu e não sei o que eu faço! Por que descobri que ele mandava beijinhos pra menina enquanto estava ao meu lado! O devo fazer?
pois é… o meu caso é o mesmo da stella… e eu tbém não sei o q fazer, já que foi ele mesmo que me contou tudo, e pior, disse se arrepender amargamente. O que eu e a Stella podemos fazer?
POis é! o QUE SEI QUE É QUE É UMA DOR TÃO PROFUNDA QUE DA VONTADE DE MORRER. FALEI C/ AMANTE DO MEU MARIDO PELO MSN DELE, ELA PENSAVA QUE ERA ELE E ME CONTOU TUDO. JA VAI COMPLETAR UM ANO E ONTEM TENHO QUASE CERTEZA QUE FUI TRAIDA NPVAMENTE. NAO SEI O QUE FAZER. TO COM DO DE MIM, ACREDITA? ME SINTO UM LIXO, MUITO EMBORA MUITA GENTE DIZ Q NAO.
É a traição é algo doloroso, estou namorando há 1 ano e amo muito meu namorado, qdo descobri pela primeira vez que ele me traiu, eu entrei em choque, fiquei com meu psicologico abalado, senti vontade de terminar e bater dele, mas não agi com a cabeça, terminamos e depois de um certo tempo voltamos. Depois descobri que ele me traia novamente, fiquei calado e só guardando tudo aquilo dentro de mim, até mesmo porque eu o amo muito e nao consigo ficar sem ele, fiquei sem chão, sem ação e fui somando as traições dele e somando a cada dia que passada…Comecei a fazer o mesmo que ele já que nao consegui vence-lo, ele descobriu que eu traí ele com o melhor amigo dele, hj ele está abalado e descobriu o qto ele me ama, apesar de nunca ter me dito, ele perdoo, pq eu tbm perdoei as traições dele…Mas traição é algo banal, se ocorreu é pq algo nao está legal no relacionamento ou simplêsmente a pessoa agiu por impulso, mas deêm o troco…Pq brigar e ficar histérico(a) não resolve, tem que dar tapa na cara de pelica…meu namorado estranhou qdo eu descobri que ele me traia e nao fiz nada por seu ciumento…
eu já fui traida ele argumentou que nosso relacionamento estava friu e ele confuso…
mas ele me traiu duas vezes uma semana com uma e uma semana com outra
terminei com ele e após duas semanas voltamos… ele diz qu se arrependeu que me ama muito e que ele percebeu isso tarde.
mas e eu como fico me arrependi d ter voltado pois estou desconfiada de todos os passos dele o pior que uma ele conhçeu pela internet e conversavam por msn e orkut, agoora como confio nele…
Morro d medo que ele faça novamente.. e outra meu amor mudou completamente por ele…
é eu também estou passando por isso não sei o que faço estamos juntos há 4 anos e somos noivos, fizemos planos e tudo mais, e tudo isso eu vi desmoronar na minha frente com a traição dele não sei naverdae se continuo? se tem chance, uma vez que a confiança fica abalada….
EU TRAÍ MEU “AMOR” COM O PRIMO DELE SÓ QUE NÃO CONSIGO VIVER SEM ELE POIS FIZ ISSO EM UM MOMENTO INPENSÁVEL DEPOIS DISSO FICOU UMA LIÇÃO MUITO DOLORIDA POIS ELE NÃO QUER MAIS NADA SÉRIO COMIGO SÓ TRANSAR VIREI UM PASSATEMPO IGUAL FUI PARA O PRIMO DELE.
trai minha namorada , mas foi sem pensar , naum resistir a tentaçao …. estou arrependido e muito sei que amo minha namorada …mas msm eu sabendo disso ,miha conciencia fica pessada soh de eu pensar que estou do lado de uma pessoas que trai … mas sem ela naum consigo vive ….mas da msm forma me sinto cupado …. e naum consigo me segurar , quero falar pra ela mas naum sei como axo que ela naum vai me perdoar ….. lembro que no começo eu e ela prometemos q tudo que acontecesse iriamos ambos saber ….. mas amo ela de verdade …. sei que amo porq quem ama sente isso no coraçao
descobri que o meu namorado esta a trair-me com 1 das minhas melhores amigas,ja ñ e’ a 1ª vez k isso acontece.Odeio ambos. Enfim..nao lhes perdôo
Fui traida,e a dor eh mto dolorosa,algo k nnc senti,eu tva c ele ha 8 meses,dscutiamx mto,e nisso tudo por tras estava uma miuda :S que gostva dele,e ele caiu na dela,descobri tudo sozinha,os 2 enganaram me,sem dizer que ela era minha amiga,enfim,traicao eh o pior sentimento de sempre….
Namoro a 3 anos e descofiava de uma traição de qndo nós tinhamos 1 ano e 5 meses de namoro, com a ex dele, mas nada certo, agora terminamos e em uma de nossas conversas ele acabou me confessando q realmente ficou com a ex dele….por duas vezes…. Estou muito magoada, afinal confiava muito nele…. e agora não quero voltar mais afinal traição é traição
A infelidade registra a destruição de nossos sonhos de amor sincero e eterno. É interessante analisar que os traidores sempre se diz arrependidos que jamais desejavam machucar quem foi traído, ora, acredito que essa “justificativa” é a pura confissão que trair é magoar, é ferir, é desiludir, é menosprezar aquele que está ao nosso lado. A infelidade não é uma condição sem opção, podemos escolher fazê-la ou não. O que acontece geralmente é que os traidores acreditam que estão espertos, inteligentes, poderosos e melhor que o outro por estar sendo desejado por outra pessoa. A traição parte do sentimento de egoísmo e do pensamento de jamais serem descoberto, assim, imaginando que o outro é um verdadeiro otário, imbecil e inepto,… enquanto a traição não é descoberta o infiel se sente a pessoa mais inteligente e até sorrir da confiança que outro nele deposita. O arrependimento só bate quando o fato é desvelado e as mascáras são tiradas, quando o outro descobre que ele não é o exemplo de sinceridade, ele descobre que ele mesmo não é quem pensa ser… O arrependimento não é por ter magoado, parte sim, da consciencia que não fez tão perfeitamente seu “crime”. Acredito que não adianta arrependimento ou perdão, se vc não quer perder alguem que vc ama ou que o ama tanto, não traia. Vc pode escolher e resolve trair saiba que é muito mais dificil construir uma história de amor do que destruí-la.