As Sagradas Escrituras afirmam que os maridos devem amar suas esposas e que essas devem ser submissas a seus maridos (Ef 5:22). Ela ensina também que os cônjuges devem se esforçar para conservar o matrimônio puro (v. 27). A Bíblia diz: “Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade” (Ml 2:15).A questão da infidelidade no casamento não é recente, nem produto de novas filosofias. Esses casos extraconjugais têm acontecido há milhares de anos. [20] De acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela revista Veja, 60% dos homens já foram infiéis. De acordo com a pesquisa, os principais motivos são: Atração, problemas no casamento e circunstâncias.
De acordo com a mesma pesquisa, 47% das mulheres também já foram infiéis. Os principais motivos por elas citados são: Insatisfação com o parceiro, vontade de experimentar outro parceiro, falta de amor e atração. Nessa mesma pesquisa, 59% dos homens disseram que sentiam vontade de serem infiéis pela insatisfação no relacionamento, atração e instinto sexual. Continuando, 55% das mulheres entrevistadas, disseram que sentiam a mesma vontade pela atração, insatisfação no casamento e raiva. A conclusão tirada dessa pesquisa foi que homens traem por razões ligadas à sexualidade e as mulheres por motivos ligados ao casamento e também vingança. As traições costumam ocorrer nos quatro primeiros anos de união. A maioria dos homens e mulheres tem vontade de ter um caso. Eles não o fazem por falta de oportunidade. Elas, por não querer que o marido lhes faça o mesmo.
O adultério está se tornando cada vez mais comum e normal em nossos dias. “O que outrora era rotulado de adultério, escondendo um estigma de culpa e embaraço agora é um ‘caso’ – uma palavra que soa bem, convidativa, envolta em mistério, fascínio e emoção – um relacionamento e não um pecado”.
O “caso” está se tornando uma aventura. Porém, adultério nunca foi aceito pela sociedade. “Em um estudo feito pelo antropólogo J. S. Brown descobriu-se que, dentre oitenta e oito sociedades, em várias partes do mundo 89% desses grupos puniam seus cidadãos quando eram descobertos envolvidos em um caso extraconjugal”.
Existem vários motivos que podem levar ao adultério. A maioria dessas
causas recebem influência da época antes do casamento. Traços negativos de caráter ou idéias desenvolvidas na adolescência ou na época do namoro podem colaborar para a infidelidade conjugal.
Um adolescente, “… quando deixa de ser sexualmente controlado pela consciência dos pais e passa a ser governado pela própria consciência, tende a fazer diariamente inúmeras opções, variadas escolhas”. Escolhas como a de um “rapaz que olha os quadris antes da alma, que olha as pernas e não a personalidade – esse fracassará na vida sexual e fracassará no casamento”.
Além disso, num namoro, deve-se ter limites. É bom “… desenvolverem um controle sobre as intimidades físicas [no namoro]”, principalmente se isso leva ao sexo. “Sexo antes do casamento não garante um bom relacionamento sexual depois de casados; pelo contrário, há muitos casos problemáticos na área decorrentes de um envolvimento físico quando o casal ainda namorava”. Porque “… o relacionamento sexual prematuro cria confusão sobre os verdadeiros sentimentos de um para com o outro, cria também culpa, além de quebrar a comunicação”. Uma pessoa, sem perceber, pode estar preparando sua mente para um ato de infidelidade no futuro.
O pecado sexual nunca acontece por acaso. As pessoas não caem de repente num ato sexual ilícito apenas por terem uma oportunidade diante de si. Sempre há uma preparação específica. Esta preparação chama-se experiência ‘pré-sexual’. As experiências pré-sexuais são experiências da mente e ações que excitam, preparam ou desenvolvem nossos impulsos sexuais. [30]
Se um(a) jovem ou mesmo uma pessoa casada não controla seus impulsos tenderá a procurar saciá-los. “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa” (Pv 6:32). “O ato de infidelidade é o resultado de desejos, pensamentos e fantasias descontroladas”. [31] Se um homem alimenta desejos e fantasias, desejará praticá-los. “A mente de um homem ou mulher não decai num momento da pureza e santidade para a depravação, corrupção e crime”. [32] Portanto, “Se quer de fato ter a rédea do instinto sexual nas mãos deve também ter nas mãos as rédeas de seus pensamentos e seus sentimentos”. [33]
As necessidades insatisfeitas de um cônjuge são os maiores contribuintes para o adultério. Ao se suprir essas necessidades pode-se evitar a infidelidade. Uma dessas necessidades é a atenção.
Um marido que não presta atenção na casa arrumada, num prato especial que a esposa fez para o jantar, no novo corte de cabelo dela está perto de perder o casamento.
Outra necessidade é a aceitação. Tentar mudar a cônjuge é insultá-lo. Você só estará empurrando ele para os braços de outra pessoa. “Toda pessoa tem uma necessidade profundamente arraigada de ser aceita pelo seu valor individual”.
A afeição também é outra necessidade de peso num relacionamento. Afeto e carinho precisam existir em um casamento. Se eles não estão presentes quebra a comunicação. “Muitos cônjuges traem por nada mais, a princípio, do que o desejo de um pouco de afeição”.
Admiração entre o casal também é importante. “Para cada comentário negativo que um pai ou mãe faz a uma criança precisa fazer quatro comentários positivos para conservar o equilíbrio. Assim acontece no casamento”. Falta de atividades mútuas num casamento pode levar à monotonia, e conseqüentemente, à busca para preencher esse espaço. “Os destruidores dos lares são freqüentemente, o trabalho, a firma e a carreira”.
Quando o trabalho e atividades particulares tomam conta do tempo o parceiro se sente deficiente. A infidelidade, na maioria das vezes, só acontece quando há falhas no relacionamento. “Os dois são fiéis quando se estimulam amorosamente a crescer, a soltar as próprias capacidades, a seguir as próprias perspectivas”.
Outra causa perigosa é a “tentação” a qual uma pessoa é exposta.
“Na maior parte dos casos não se trata de uma necessidade de libertação por parte dos membros do casal, frente à insatisfação de sua maneira de viver, mas sim da procura de um substituto para a medíocre relação do casal”. Satanás se aproveita dessa situação e ataca. “A infidelidade é um sintoma de um problema mais grave. É sinal de que algo está errado no relacionamento familiar”.
É nesse momento de fraqueza que ele ataca. Davi chegou a esse momento de fraqueza, pois estava preocupado com o destino da nação, que estava em guerra, sua mente estava cheia de problemas. “Foi o tentador que havia sugerido o pecado, e Davi devia havê-lo apartado com um ‘retira-te de mim Satanás!’ (Mc 8:33)”. “Se, portanto em qualquer momento você se sentir atraído ilicitamente para alguém, leve de imediato tais sentimentos ao Senhor em oração e não se detenha até ter a certeza de estar liberto”.
O adultério sempre foi uma prática criticada e punida nos tempos antigos. Existem documentos que provam que babilônicos, assírios, persas, egípcios, gregos e romanos castigavam esta pratica sexual.
Também na Bíblia, desde cedo o adultério é mencionado e punido, devido a ser uma pratica odiosa a Deus (Ml 2:16). A primeira punição mencionada na Bíblia para os adúlteros é no caso de Judá e Tamar, em Gn 38:24, onde a punição é a fogueira. Outro castigo mencionado na Bíblia é o da mutilação (Ez 23:25). Um meio Talmúdico posterior é o estrangulamen
to. Porém, o método mais usado e com apoio bíblico era o apedrejamento, sendo o único confirmado por lei (Jo 8:5, Dt 22:22, Ez 16:40).
Deve-se notar que as penas variavam conforme o caso:
– O primeiro passo ao se pegar os adúlteros em flagrante, era levá-los ao tribunal da cidade, e na presença de duas testemunhas, era aplicada a pena de morte.
– Se os acusados de tal prática fossem ambos casados, os dois seriam apedrejados (Lv 19:20).
– Caso a relação fosse entre uma virgem desposada e um homem casado, ela tivesse sido seduzida na cidade, ambos também seriam apedrejados (Dt 22:20-22).
– Caso a relação fosse entre um patrão e uma escrava desposada, receberiam ambos chibatadas, visto este ato ser considerado não estritamente um adultério, devido à escrava ser propriedade do dono (Lv 19:20-22).
– Quando os adúlteros morriam, ocorria a extinção da linhagem familiar da parte masculina.
– Caso a opção fosse dar carta de divórcio, se a mulher fosse a adúltera, um rito de desnudação precedia a expulsão do lar, sendo em seguida lhe dado um documento de divórcio (Os 2:12, Jr 13:26-27, Ez 16:37).
– A mulher cujo marido mantinha suspeitas de infidelidade, passava pelo teste da sota, ou a lei de ciúmes de Nm 5:11-31, onde ela era obrigada a beber água com terra do tabernáculo, jurando que caso mentisse que as maldições bíblicas caíssem sobre ela. [55]
No Novo Testamento as punições já são mais brandas. Devido à perda de autonomia, os judeus não mais matavam os adúlteros, embora ocasionalmente ocorressem apedrejamentos (Jo 8:5). Porém, esta prática foi abandonada pela Igreja Cristã. A primeira referencia ao adultério é de forma velada, onde o concílio de Jerusalém recomenda os cristãos de que se abstenham de relações sexuais ilícitas, onde a palavra grega utilizada no verso inclui o sentido de adultério (At 15:20). O castigo dado para o adultério nas cartas de Paulo é a exclusão ou a disciplina na Igreja, segundo I Co 5:1-6, além de perda da salvação conforme I Co 6:9-10.
Conseqüências Emocionais
Além das conseqüências vistas anteriormente, existem hoje as conseqüências emocionais, físicas e espirituais que afetam tanto à parte traída como a parte infiel.A parte enganada do casamento é a que mais sofre. Devido à confiança perdida nos anos de investidos no casamento, à parte traída sofre de quatro tipos de sentimentos: A) A parte traída fica paralisada diante da situação. O cônjuge enganado fica imóvel diante da recusa de que seu cônjuge tenha sido infiel. B) A segunda conseqüência é a autojustificação. O cônjuge traído começa a perguntar o que ele tem de errado, já que é um bom cônjuge, pai ou mãe. O amor próprio é ferido, sobrevindo sentimentos de incapacidade e desamor de si mesmo, ou então passa como mártir. C) Os que se dão por vencidos são aqueles que se escoravam na parte infiel, e ao se deparar com o adultério perdem toda à vontade de viver. D) A vontade de vingança leva a pessoa traída a trair também. Porém, o cônjuge infiel também passa por crises emocionais, vindo todas em seqüência. O primeiro sentimento é o da culpa. Embora a parte infiel esteja vivendo no erro, ela se sente culpada pela situação em que chegou. A pessoa fica desesperada ao pensar nas conseqüências de suas atitudes e no quanto poderá magoar seus filhos e seu cônjuge, o que faz com que a consciência a acuse mais e mais, até que diga a verdade ou estreite ainda mais seus vínculos com a(o) amante. [O segundo sentimento é o da vergonha. O cônjuge infiel sente cada vez mais vergonha de si mesmo, da sua situação, e do que a igreja e a sociedade irão pensar dele caso seja descoberto. A partir daí ele passa para o terceiro sentimento, que é a perda da auto-estima, onde ele se acha a margem da sociedade, e caso não tenha ajuda, ele irá afundar-se ainda mais no pecado. Outra conseqüência é a perda da confiança e respeito de seus filhos por ele, que o passam a ver como uma pessoa imoral e sem crédito.
O terceiro aspecto de um adultério é a conseqüência física, que vem através das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). [62] Após a revolução sexual dos anossessenta, a propagação do sexo livre levou às práticas sexuais irresponsáveis e à dimensões nunca vistas, aumentando também o número de DSTs. E, através do aumento da prática do bissexualismo, doenças que eram restritas a comunidade homossexual, como a AIDS, passaram a contaminar também os heterossexuais.
Fazer sexo com uma pessoa promíscua é entrar num terreno perigoso, já que é difícil de se saber com quantas pessoas ela teve relações sexuais, e se algumas delas estavam contaminadas. E o pior de tudo é que, além do parceiro infiel se contaminar, a parte inocente também será contaminada sem o saber, sofrendo também as conseqüências de um ato impensado de seu cônjuge.
Finalmente, a pior conseqüência que pode vir ao adúltero é o afastamento de Deus. Quanto mais o pecador procura preencher seu vazio espiritual com sexo ilícito, mais afastado ele se acha da comunhão íntima com Deus. Devido ao Senhor ser um Deus santo, ele pede que Seus filhos também sejam santos (Lv 11:45). Visto o adultério ser um ato impuro e abominável, automaticamente o pecador se distancia de Deus, o que se não for notado e consertado, poderá causar a perdição eterna.
Soluções
O adultério repercute na vida do traidor, do traído, dos filhos (se existirem), das famílias, da igreja, etc. Esta parte limitar-se-á a procurar soluções para o problema na perspectiva dos cônjuges e o papel do pastor na situação.
A culpa que o adúltero abarca diante de Deus pode ser suprimida. Se aceitar o dom do perdão de Deus, “nenhuma condenação há” (Rm 8:1). As conseqüências, porém, ele leva com o cônjuge e talvez com outras pessoas.
Depois de perdoado por Deus, uma coisa a fazer é decidir se confessará o erro à pessoa atingida e pedirá perdão ou não. A vontade de confessar deve surgir da vontade de fazer o que é certo e não cair novamente. Às vezes a mulher ou o homem pode fazer isso com a intenção de causar dor no cônjuge, fazê-lo agir em prol do casamento ou dissolvê-lo. Nesse caso pode ser melhor que o traidor leve isso sozinho pelo resto da vida e poupe o parceiro de uma pancada do ego.
Um cônjuge traído também pode pressionar para saber os detalhes, ficar ressentido permanentemente, agir violentamente, tratar o parceiro como de segunda categoria por estar manchado pelo ato imoral ou até buscar vingança na mesma moeda, etc.
Mas em alguns casos, principalmente se o parceiro pode saber do ocorrido por outra fonte, é melhor que se abra sobre o assunto. Se o cônjuge é perdoado, experimenta o profundo amor revelado pelo perdão e voluntariamente reage com gratidão e apreço.
Alguém que é traído deve saber lidar com os sentimentos negativos. Uma sensação de que o mundo desabou, um senso de dor alternado com entorpecimento, um golpe na auto-estima por ser trocado. O homem questiona sua adequação sexual, lhe vem à mente que é incompetente. Seu auto-respeito, baseado na sua vocação, rui e ele perde a motivação para fazer face a outros homens.
A primeira coisa que uma pessoa nessa situação deve fazer é encarar a realidade o mais objetivamente possível. É natural que tente se apegar ao casamento e negar a realidade por causa do medo, falta de confiança própria e esperança em Deus. Isso estimula o adultério e dá a parecer ao cônjuge que não o ama.
Se isso já foi superado, não deve, então, se autojustificar. Há a tendência de, ardendo de auto-compaixão e justiça própria, lançar toda culpa no parceiro. Não é conveniente despertar no infiel um sentimento de culpa. É provável que já se sinta culpado e, além disso, dessa forma, o muro de separação aumentará piorando a situação. É melhor ter uma conversa aberta e ouvir com compreensão e firmeza. Há a oportunidade de auto-avaliar e talvez encontrar em si algo que tenha facilitado o caminho do adultério. É provável que “as leis do amor, quando [foram] negligenciadas, facilita[ra]m o caminho para a ‘Causa Estatuária’”.
O que foi traído deve continuar a sua vida, não deixar seu trabalho nem abandonar sua casa. Deve levantar os fatos antes de decidir se vai ou não continuar casado. Deve buscar conselho, principalmente de Deus. Deus é soberano, tem tudo sob controle e vê as lágrimas daqueles que sofrem.
O pastor deve agir na prevenção de causas e na correção e minimização das conseqüências. Na prevenção, promovendo encontros, seminários, aconselhando os casais. Se houver esse problema envolvendo um casal, ou quando um dos cônjuges é o traidor, o pastor dever visitar e averiguar os fatos. O próximo passo é conscientizar o membro envolvido da posição e procedimento da Igreja, advertindo que o passo que a Igreja terá de tomar será a exclusão da pessoa do rol de membros da igreja .
Durante o presente artigo analisou-se o adultério em si e as suas causas e conseqüências. Começou-se com a definição do adultério bíblico no Antigo e Novo Testamento, realçando a importância dada a ele pelos profetas e apóstolos. Em seguida veio a causa emocional e psicológica do adultério, seguida das conseqüências bíblicas e modernas. Houve também as soluções para diversos casos de adultérios, além da posição final da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A conclusão que se chegou no presente estudo é a de que o adultério ainda hoje é considerado pecado diante de Deus. Além de ele ter uma conotação sexual, ele também é visto como um ato que desobedece a um dos primeiros mandamentos de Deus, encontrado em Gn 2:24. Embora as suas causas sejam naturais e até explicáveis (de certo modo), deve-se lembrar que a natureza humana é pecaminosa, e aos olhos de Deus os pecados não têm justificativa, o que atrai conseqüências físicas, morais e emocionais. Embora este pecado tenha solução, deve-se lembrar que DEUS PERDOA O PECADOR E NÃO O PECADO. Embora, devido às condições culturais de promiscuidade no Brasil, isto não é desculpa para os que caem em pecado, sendo o papel da Igreja discipliná-los, e até excluí-los, caso tragam escândalo, porém tratando-os com amor para que permaneçam no aprisco do Senhor.
Como recuperar a confiança de alguém que traímos?
Exites algo prático que possamos fazer?
As minhas palavras já não valem mais. Estou sem moral. Preciso provar que não farei isso novamente. Como provar isso?
Ajudem-me!
“Eu” porque v. quereria recuperar a confiança de alguém? Sentimentos alheios é coisa q não se brinca. Se não podemos amar nossos pares pelo menos deveriamos respeita-los e respeitar seus sentimentos… Mas nada melhor que dedicaçõa, carinho e amor… Ame seu par e dedique-se a ele, como disse alguém: ” amar é dar o melhor de si”…. Pra começar, começe pedindo perdão se perdoe e perdoe seu par, muitas máguas e lembranças são dificeis de apagar mas nada q o amor, dedicação, companheirismo não cure, volte a namorar, NAMORAR, é muito bom namorar mas as pessoas quando casam esquecem de namoram e passam a ser marido e mulher ou mesmo quando nem casaram comessam a assumir um papel q não traz felicidade…NAMORE, mande flores, faça coisas q lhes deem prazer…e conversar é o q nos ajuda a viver juntos, dialogo…o q está errado? arrume…
PARA MEL
Mel, tudo bem?
olhando seus conselhos vojo que é muitio sabia, mas estou curioso, em duas coisas, primeiro voce é a mesma MEL, dos outros tópicos do portal do amor? segundo, nao vejo sua história, é apenas uma conselheira?
abraços,
seu admirador.
Olá,td bem?
Estou passando por um momento difícil,e gostaria da ajuda de vc´s.
sou cristã,e,fui traída por meu marido,a situação p mim está muito difícil,por que a(menina) é da igja.me ajudem.gostaria muito de salvar meu casamento..
Comece esclarecendo as coisas e procure seu pastor ele poderá ajudar vocês….
OLÁ QUERIDOS!AS VEZES É MUITO DIFICIL,MAIS NÃO IMPOSSIVÉL PERDOA QUANDO SOMOS TRAÍDOS,EU PASSEI POR UMA TRAÍÇÃO TERRIVEL MAIS TENHO SUPERADO POIS QUANDO OLHO PARA A CRUZ DE CRISTO CINTO UM ENORME REFRIGERIO,NO COMEÇO EU FIQUEI MUITO ARRAZADA MAIS O SENHOR MIM CONSOLOU QUANDO FALOU NO MEU CORAÇÃO A PALAVRA DELE QUE SE ENCONTRA NO LIVRO DE ROMANOS 8:28 QUE TODAS AS COISAS COOPERÃO JUNTAMENTE PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS E SÃO CHAMADOS PELO SEU DECRETO.SE VC AMA A DEUS VC IRA SUPERAR TENHA CERTEZA SEU CASAMENTO FOI DEUS QUEM TE DEU LUTE POIS ELE É FIEL PARA FAZER TUDO NOVO.
OLÁ QUERIDOS!AS VEZES É MUITO DIFICIL,MAIS NÃO IMPOSSIVÉL PERDOA QUANDO SOMOS TRAÍDOS,EU PASSEI POR UMA TRAÍÇÃO TERRIVEL MAIS TENHO SUPERADO POIS QUANDO OLHO PARA A CRUZ DE CRISTO CINTO UM ENORME REFRIGERIO,NO COMEÇO EU FIQUEI MUITO ARRAZADA MAIS O SENHOR MIM CONSOLOU QUANDO FALOU NO MEU CORAÇÃO A PALAVRA DELE QUE SE ENCONTRA NO LIVRO DE ROMANOS 8:28 QUE TODAS AS COISAS COOPERÃO JUNTAMENTE PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS E SÃO CHAMADOS PELO SEU DECRETO.SE VC AMA A DEUS VC IRA SUPERAR TENHA CERTEZA SEU CASAMENTO FOI DEUS QUEM TE DEU LUTE POIS ELE É FIEL PARA FAZER TUDO NOVO.
PARA ANONIMA.
oi, querida, siga o conselho da mel, e peça a direçao da Deus que tudo se consertara.
abraços..
Encontrei este artigo no google após digitar a seguinte pergunta: “Como a mulher cristã deve perdoar a traição do esposo”.Me encontrava em um momento de depressão. Sou casada há quase 8 anos eu e meu esposo somos cristãos, mas recentemente ele me traiu com uma garota, marcando encontros através de um site de relacionamentos. Ele já arrependeu e pediu perdão não só para mim (a Deus primeiramente), como também para nossos irmãos, eu como o amo e o respeito muito prontamente perdoei, mesmo depois de ter sofrido muito. Mas muitas vezes o inimigo tenta soprar coisas em meu ouvido. Creio que Deus nos ama grandemente e permitiu que isso acontecesse para amadurecer nossa fé. Mas às vezes tenho tido alguns sentimentos ruins em relação a minha auto estima, me sinto insuficiente como esposa e mulher. Eu não conheço a garota, mas ao mesmo tempo tenho medo e curiosidade de conhecer, insisto com meu esposo para me mostrar pelo menos uma foto mas ele não quer. Sei que com o tempo vou superar mas até chegar o determinado tempo passo por algumas crises. Mas, louvado seja o nome do Senhor, que em todos os momentos de nossas vidas tem nos sustentado, jamais devemos deixar de acreditar que o Senhor é conosco mesmo quando aos nossos olhos isso parece difícil ou impossível. Deixo um recado para você que passa ou está passando por uma situação semelhante ou pior do que a minha: Jamais deixe de acreditar que você é a menina dos olhos de Deus e que Ele te ama muito. Fiquem todos com Deus e oremos uns pelos outros com orações e súplicas no Espírito.
Para às duas anônimas.
Como vocês também acredito no Evangêlho do Senhor Jesus Cristo. Sou evangélica. Porém,vim a conhecer quem realmente é Deus e seu Poder (como demostrou seu amor de Pai) depois de passar pela traição do meu esposo.
As vezes nos sentimos sós,tristes, um vazio toma conta da nossa alma não temos com quem desabafar e até mesmo não sabemos nem como formular uma oração…È nessa horas que temos que usar aquela palavra que está escrita em Jeremias 29.13
E buscar-me-ei e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.E sereis achado de vós,diz o Senhor. Erra quem pensa que DEus só escuta aquelas oraçaões cheias de gritos,palavras bonitas (muitas vezes copiadas) cheias de blá,blá,blá…
Deus é Pai e Ele quer que o busquemos como tal. Temos que ter ousadia e ACREDITAR QUE ELE É PAI….Niguém entende mais de se humano como Deus.Ele é o criador…Nós conhece antes de sermos formados. Niguém jamais vai entender um Deus tão grande em Poder ,Soberania e autosufiente que se inclina para ouvir seus filhos.
Nada meche tanto com seu coração como os gritos de angústias daqueles que o buscam
com sinceridade.
Gritos vindo não da boca mais do coração(mente).
João 4.23-24
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o PAI em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é espírito,e importa que os que o adorem o adorem em espírito e em verdade.
Então nada melhor que conversar com Deus para pedir direção em como seguir depois de uma traiçaõ. Ele abre um leque de atitudes por vários tipos de situações em que precisamos entender os famosos ” Porque Senhor?” Porque???
Não podemos nos entregar a situação sem lutar. Temos que nos fazer jús a dádiva de termos o único verdadeiro Deus como Pai!!!
Quando Moíses estava frente ao Mar Vermelho ele perguntou a Deus o que fazer? Deus respondeu eu quero que você mache vá! Siga Moíses o resto deixa por mim!!! Confia em mim vá siga seu caminho…
E quantas vezes em nossa vida ficamos paralizados na situação só pensando …Pensando a vida indo embora e nós plantadas sem viver só lamentando a situação. O desempregado do céu (diábo) só rindo e falndo-eu quero é mais,eu quero é mais…
Junte os pedacinhos do seu coração (o que passou)e ponha no potinho da fé do tamanho que você tiver e entregue ao Senhor Jesus o maior Médico que já existiu e existe e fala – Querido e doce Jesus não tenho como colar tanta mágoa,dor,gritos que não sai mais dos meus lábios vem de dentro da minha alma. Entrego tudo isso ati. Pois sei que muralhas da morte estão me cercando poré eu acredito que vientre trazer vida e vida em abundância eu quero viver esta vida Senhor…Se chorar chore nos pés de Jesus só Deus entende como ninguém as consequências que uma traição deixa na vida de quem viveu seja no homem ou na mulher.
Niguém, nem mesmo Deus pode apagar o passado eu sei…O que eu tô escrevenso é forte! Porém é a pura e genuina palvra de Deus .Nem mesmo Deus pode arrancar um pedaço da história de seus filhos porém ele tem poder para recriar um passado destrutivo em benção porque o passado é Pétrio não pode deixar de existir. Ele é já se foi não é mais.Deus tem uma especialidade incrível ele é maravilhoso em tirar pessoas da cinzas de decepçaõ e colocarmos diante da vida : mais forte,maduros e em fim sabendo que eu sou o que sou e aqulele que vem a mim jamais o lançarei fora da minha presença. Tudo passa e essa situação vai passar.
Acredite em Deus.
Salmo 91.11
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito,para te guardarem em todos teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
91.14
Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro,porque conheceu o meu nome.
Fiquem com Deus…
para gisele
oi, Gisele,
gostei muito das suas palavras, demonstra ter batyante sabedoria, é tambem bastante realista no que diz, concordo com suas palvras…
abraços..
conselheiro,foi començando a entender que passado não se apaga da nossa mente,que pude recomeçar minha nova vida.
Aceitei recomeçar um novo casamento com a mesma pessoa porém sabendo que eu não era a mesma gisele de antes…MUDEI,MUDEI PRA MELHOR !!! Antes eu pensava que jamais viveria sem ele.Hoje sei que posso viver sem ele ou com ele porém, não posso viver jamais sem o amor de Deus,sem o conhecimento,sem primeiro que tudo ter meu amor-próprio. Essa coisa que está ai: esqueça o passado e viva o presente tem que ser trocada por. ” O meu passado não terá poder de destruir o meu presente nem meu futuro, eu o usarei como uma ferramenta de vida para meu crescimento pessoal…Niguém neste mundo me fará desistir de lutar pelo que Jesus sonhou na cruz do calvário para mim. Ele venceu e me deu poder para vencer.
Disse Jesus: – no mundo tereis aflições,mas tende bom ânimo eu venci o mundo!!! O mundo que ele fala é o mundo humano(as pessoas que nos cercam).
Fica com Deus.
hola , eu gostaria muito que vc leia essa historia, eu fui traida na minha gravidez, a criança nasceu e quando ela ves 3 meses e 20 dias ela morreu, e a mulher que o meu marido me traiu e amiga da irmã dele, e a familia toda sabia ,e quando eu peguei os dois ela e ele estavam junto a quase um ano. depois de toda as brigas eu aceitei ficar com ele , nós casamos , e estamos juntos , mais a sombração da lembrança da traição naõ sai da minha cabeça. as vezes eu não consigo nen fazer amor com ele porque eu sempre lembro. eu acho que eles podem estar se encontrando ainda. porque ela sumiu e este romnce de quase uma ano , deve ter deixado sentimneto entre eles. e o meu coraçaõ fala que eles ainda estão junto em algum lugar. e eu não sou mais a mesma mulher com ele como antes. e ainda por cima a familia dele me odeia não osta de mim. eu enfreto uma barra, e ainda tem a ex dele que a familia gosta deça que ele tem 2 filhos .eu sei o que eu faço , me ajudem.
Sueli, vejo q vc postou essa sua história nos comentarios de outro texto. Eu tbem fui traida, mas diferente de vc, fui traida na minha confiança, nao chegaram a consumar mas pra mim nem era necesario isso. Depois de tudo esclarecido eu entrei em um processo de profunda depressão e posso lhe garantir, nao vale a pena sofrer por isso, eu me martirizei por dois anos e hj descobri q isso só me atrazou na vida. Vc é muito melhor do q pensa, sua vida e saude são mais importantes do q o fato de vc estar ou nao sendo enganada. Procure fazer coisas q te deem prazer, eu voltei estudar e descobri q posso mudar o rumo de minha história, hj ando mais arrumada, emagreci 14 KG, recebo elogios de amigos e amigas, minha auto estima é outra e ele sabe q se der bobeira, me perde. Assim como meu marido nao ker, tenho certeza de q o seu tbem nao vai kerer te perder. Experimenta ser mais vc e depois me conta o resultado. Quanto a familia dele gostar ou nao de vc, eles tbem precisam ver o qto vc é melhor do q eles imaginam. Ofereça o q vc tem de melhor sempre e seja mto feliz. Vc assim como toda mulher, merece.
PARA FLOR DE LIZ. OBRIGADA E VOU SEGUIR SEU CONSELHO. VOU ME CUIDAR MAIS E DEIXAR DE LADO ISSO E CUIDAR MAIS DE MIM , BEIJOS
Ola… ano passado eu descobrir uma traição do meu “marido”, doeu muito, mas eu tinha um amor enorme e continuei com ele. Eu nunca conseguir esquecer akilo, nunca superei totalmente, cheguei até a traí-lo tbem uma vez, mas não continuei, não consegui, depois que a poeira baixou nosso relacionamento melhorou bastante, voltei até a confiar mais nele. Agora prestes a completar um ano que ele me traiu, acabei descobrindo por acaso que ele mantem contato frequente com uma ex namorada, vi e-mails dele pra ela e dela… foi como uma faca no meu peito, eu simplesmente desmoronei, me pergunto porq? Hoje me sinto uma boba, enganada, sei que ele nunca deixou de se encontrar com essa ex, fico recapitulando a nossa história, moramos juntos a 3 anos, e eu sempre quis casar mas ele nunca se importou, hj vejo que não conhecia o homem q ta do meu lado, isso dói tanto!
Agora eu não sei o que fazer, nesses 3 anos juntos, a gente conseguiu muita coisa, temos uma empresa, vivemos bem e axo que essa vida acabou me acomodando, penso em largae ele, mas axo que tenho medo de enfrentar a vida, de perder o que conquistei . E lá no fundo eu nao consigo me imaginar sem ele, apesar de tudo axo que ainda gosto dele, como eu queria poder esquece-lo, poder viver em paz…
Por favor me ajudem!!!
pelo amor de Deus nãos ei mais o que fazer, descobrir que meu marido esta me traindo. estamos juntos a 6 anos e temos 2 filhos, já faz 40 dias que peguei ele na prai com ela e desde então o meu mundo caiu, perdir o chão não tenho mais fome e muito menos sono, voltei a fumar e não consigo esquecer um segundo sequer. ele nega tudo e diz que a ausencia em casa e por conta do trabalho, mas eu tenho certeza que não. ele esta realmente vivendo mais tempo com a amante do que em nossa casa, dormi praticamente todo dia com ela. ~já conversei com ele e sempre diz que tenho que ter paciencia e dar tempo pra ele me mostrar que eu estou errada, mas os dias passam e ele faz tudo ao contrario do que diz, estou desesperada, sinto o meu casamente escorregar pelas minhas mãos e nada posso fazer. Eu sempre tive um pouco de duvidas quanto ao meu amor por ele, achava que era pouco, mas com tudo isso descobrir que eu não posso viver sem ele, que eu o amo demais e o medo de perde-lo esta me deixando sem paz. não consigo sequer brinca com meus filhos, pois estou o tempo todo muito trizte e infeliz. Alguem por favor ME AJUDE.
eu estou há uma semana com um fardo muito pesado
amo meu marido e somos felizes,no campo sexual casamos virgens e estamos nos descobrindo, mas felizes.
Mas derrepente comecei a sentir algo por um colega de trabalho,e vejo ser atração física.
Achava q isso não acontecia d verdade e q traição era coisa de casamento infeliz ou pessoa sem vergonha.
O pior é q esse colega tmbém sente isso por mim
não fizemos nada e vimos resistindo apesar de passarmos um longo tempo juntos durante o dia.
escrevi um e-mail p ele explicando prq n daria certo, com trechos da Bíblia q tirei desse descurso,explikei q acabaria c minha vida se algo acontecesse;e ele disse q entendeu e q se afastaria de mim.
Mesmo eu orando,clamando e suplicando a Deus dia e noite ainda n saiu de mim esse sentimento.
Meu esposo n sabe mas ja sentiu q estou afastada, e pediu mesmo sem saber p não acabar c nosso casamento q é uma história de amor tão linda,e q eu me afundaria num poço muito fundo,claro falou isso instruído por Deus.
Eu ainda amo d+ meu marido e sei q isso é obra do inimigo p nos destruir prq estamos num processo de reavivamento na vida espiritual.
Mas n sei até onde eu irei conseguir suportar essa situação
Alguém pode me dar uma dica?
eu n como direito, não descanso, não tenho paz na minha vida desde então
E não posso cair dessa forma!
orem por mim e se tiverem solução aceito!
Obrigada!
sou casada há dois anos , sou viuva e sofri muito no meu casamento resolvi casar de novo e refazer minha vida , com uma pessoa mas nesse ultimo dias descobri que meu marido tem uma amante meu mundo caiu totalmente pra ser sincera é maa facil perde pra morte do que pra traição , pois é uma dor encontrolavel que parepçe que arde como fogo, eu não me alimento , não tenho vontade de sai, e qnd vejo ele tenho repulsa dele nosso camento já estava abalado por varias brigas , brigamos muito eu sempre queria as coisa que ele não qieria um casamento falido de verdade, mas agora pareçe que piorou pois nunca pensei que ele pudesse deixar uma pessoa entra em nossas vidas dei uma chance pra ele
e pareçe que ele quer se acretar comigo diz que terminou tudo com ela, mas não sei sempre penso neles juntos e como foi isso me comsome, não sei se vou consegui superar não mas quero tendar tenho um filho com ele e amo minha familia só sei de uma coisa essa dor destroi qualquer ser humano….
Para: Moça confusa,Destroçada E Tatiana.
Meninas na história de vocês existem uma coisa em comum vocês descobriaram que realmentem amam seus esposos.
Olha meninas nada de por os pés pela mãos afinal brigas e palavras ásperas não resove nada. Isso só reforça comportamentos. É como se vocês trabalhacem a favor da sua rival.
Deus está com cada uma de vocês não importa o tamanho da dor,na Bíblia está escrito que o choro pode durar uma noite mais a alegria vem pela manhã. Quando estamos nunha guerra temos que saber usar as armas certas. A palavra branda alivia o furor(raiva,ira) já a irada sucita.
Você têm capacidade de dar a volta por cima. As vezes queridas bate aquela insegurança pensando que a qualquer momento a pessoa amada vai embora e aí vem um complexo de inferioridade que a outra é melhor em algunha área que você não é e isso nos torna reféns da situação.
Tudo começa a mudar a parti do momento que eu passo a vê minha realidade sabe aquele auto- conheciimento no qual eu dou um balanço na minha vida onde eu vejo onde eu preciso mudar,se estou com baixo-estima o que fará com que isso melhore ? O que eu preciso para me sentir mais valorizada pra mim mesma ? Vocês podem viver bem com eles ou sem eles acreditem em Deus em seu amor por você e acima de tudo em VOCÊS guerreiras !!!!
Acreditem em você e na sua capacidade de merecer ser feliz. Nunca.Nunca.Nunca coloque a sua felicidade no outro quanto maior a capacidade do ser humano poder viver só ele estará pronto para viver do lado de outro pois assim ele não sufoca e não põe expectativas irreais na outra pessoa só Deus nunca decepciona niguém!!!Foi euzinha aqui que quebrei a cara pra descobrir isso depois de tanta…Tanta dedicação e receber uma traição Histórica afinal eu coloquei este homem no lugar de Deus na minha vida.Que dureza Gisele.
Cuide de você,mulher que tem auto-estima boa ela acredita em si e ai ela é boa em todas as áreas do casamento.Se peguem com Deus e deixe este homem entrar em casa e vê outra mulher. Sabe como? Com uma mundança de atitude pois só assim ele vai notar e vai parar para pensar.O que será que está acontecendo não briga mais,tá uma paz…Eu vou dar mais atenção a ela pois eu acho que estou perdendo terreno pra alguém(risos) é assim que eles penssam…
Se você estiver mais bonita pra você e confiante em Deus você se valorizará muito mais com isso a insegurança tende a ir embora.
Como sempre vou deixar um versículo da palavra do nosso Pai.
Pois auto-estima curada por DEus é tudo de bom.
Salmos 16.1-2
Guarda-me. ó Deus,porque em ti confio.
A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor;não tenho outro bem além de ti.
E o 8. Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim;por isso que ele está à minha mão direita,nunca vacilarei.
Fiquem todas nos braços do Pai(Deus).