As Sagradas Escrituras afirmam que os maridos devem amar suas esposas e que essas devem ser submissas a seus maridos (Ef 5:22). Ela ensina também que os cônjuges devem se esforçar para conservar o matrimônio puro (v. 27). A Bíblia diz: “Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade” (Ml 2:15).A questão da infidelidade no casamento não é recente, nem produto de novas filosofias. Esses casos extraconjugais têm acontecido há milhares de anos. [20] De acordo com os resultados de uma pesquisa feita pela revista Veja, 60% dos homens já foram infiéis. De acordo com a pesquisa, os principais motivos são: Atração, problemas no casamento e circunstâncias.
De acordo com a mesma pesquisa, 47% das mulheres também já foram infiéis. Os principais motivos por elas citados são: Insatisfação com o parceiro, vontade de experimentar outro parceiro, falta de amor e atração. Nessa mesma pesquisa, 59% dos homens disseram que sentiam vontade de serem infiéis pela insatisfação no relacionamento, atração e instinto sexual. Continuando, 55% das mulheres entrevistadas, disseram que sentiam a mesma vontade pela atração, insatisfação no casamento e raiva. A conclusão tirada dessa pesquisa foi que homens traem por razões ligadas à sexualidade e as mulheres por motivos ligados ao casamento e também vingança. As traições costumam ocorrer nos quatro primeiros anos de união. A maioria dos homens e mulheres tem vontade de ter um caso. Eles não o fazem por falta de oportunidade. Elas, por não querer que o marido lhes faça o mesmo.
O adultério está se tornando cada vez mais comum e normal em nossos dias. “O que outrora era rotulado de adultério, escondendo um estigma de culpa e embaraço agora é um ‘caso’ – uma palavra que soa bem, convidativa, envolta em mistério, fascínio e emoção – um relacionamento e não um pecado”.
O “caso” está se tornando uma aventura. Porém, adultério nunca foi aceito pela sociedade. “Em um estudo feito pelo antropólogo J. S. Brown descobriu-se que, dentre oitenta e oito sociedades, em várias partes do mundo 89% desses grupos puniam seus cidadãos quando eram descobertos envolvidos em um caso extraconjugal”.
Existem vários motivos que podem levar ao adultério. A maioria dessas
causas recebem influência da época antes do casamento. Traços negativos de caráter ou idéias desenvolvidas na adolescência ou na época do namoro podem colaborar para a infidelidade conjugal.
Um adolescente, “… quando deixa de ser sexualmente controlado pela consciência dos pais e passa a ser governado pela própria consciência, tende a fazer diariamente inúmeras opções, variadas escolhas”. Escolhas como a de um “rapaz que olha os quadris antes da alma, que olha as pernas e não a personalidade – esse fracassará na vida sexual e fracassará no casamento”.
Além disso, num namoro, deve-se ter limites. É bom “… desenvolverem um controle sobre as intimidades físicas [no namoro]”, principalmente se isso leva ao sexo. “Sexo antes do casamento não garante um bom relacionamento sexual depois de casados; pelo contrário, há muitos casos problemáticos na área decorrentes de um envolvimento físico quando o casal ainda namorava”. Porque “… o relacionamento sexual prematuro cria confusão sobre os verdadeiros sentimentos de um para com o outro, cria também culpa, além de quebrar a comunicação”. Uma pessoa, sem perceber, pode estar preparando sua mente para um ato de infidelidade no futuro.
O pecado sexual nunca acontece por acaso. As pessoas não caem de repente num ato sexual ilícito apenas por terem uma oportunidade diante de si. Sempre há uma preparação específica. Esta preparação chama-se experiência ‘pré-sexual’. As experiências pré-sexuais são experiências da mente e ações que excitam, preparam ou desenvolvem nossos impulsos sexuais. [30]
Se um(a) jovem ou mesmo uma pessoa casada não controla seus impulsos tenderá a procurar saciá-los. “O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa” (Pv 6:32). “O ato de infidelidade é o resultado de desejos, pensamentos e fantasias descontroladas”. [31] Se um homem alimenta desejos e fantasias, desejará praticá-los. “A mente de um homem ou mulher não decai num momento da pureza e santidade para a depravação, corrupção e crime”. [32] Portanto, “Se quer de fato ter a rédea do instinto sexual nas mãos deve também ter nas mãos as rédeas de seus pensamentos e seus sentimentos”. [33]
As necessidades insatisfeitas de um cônjuge são os maiores contribuintes para o adultério. Ao se suprir essas necessidades pode-se evitar a infidelidade. Uma dessas necessidades é a atenção.
Um marido que não presta atenção na casa arrumada, num prato especial que a esposa fez para o jantar, no novo corte de cabelo dela está perto de perder o casamento.
Outra necessidade é a aceitação. Tentar mudar a cônjuge é insultá-lo. Você só estará empurrando ele para os braços de outra pessoa. “Toda pessoa tem uma necessidade profundamente arraigada de ser aceita pelo seu valor individual”.
A afeição também é outra necessidade de peso num relacionamento. Afeto e carinho precisam existir em um casamento. Se eles não estão presentes quebra a comunicação. “Muitos cônjuges traem por nada mais, a princípio, do que o desejo de um pouco de afeição”.
Admiração entre o casal também é importante. “Para cada comentário negativo que um pai ou mãe faz a uma criança precisa fazer quatro comentários positivos para conservar o equilíbrio. Assim acontece no casamento”. Falta de atividades mútuas num casamento pode levar à monotonia, e conseqüentemente, à busca para preencher esse espaço. “Os destruidores dos lares são freqüentemente, o trabalho, a firma e a carreira”.
Quando o trabalho e atividades particulares tomam conta do tempo o parceiro se sente deficiente. A infidelidade, na maioria das vezes, só acontece quando há falhas no relacionamento. “Os dois são fiéis quando se estimulam amorosamente a crescer, a soltar as próprias capacidades, a seguir as próprias perspectivas”.
Outra causa perigosa é a “tentação” a qual uma pessoa é exposta.
“Na maior parte dos casos não se trata de uma necessidade de libertação por parte dos membros do casal, frente à insatisfação de sua maneira de viver, mas sim da procura de um substituto para a medíocre relação do casal”. Satanás se aproveita dessa situação e ataca. “A infidelidade é um sintoma de um problema mais grave. É sinal de que algo está errado no relacionamento familiar”.
É nesse momento de fraqueza que ele ataca. Davi chegou a esse momento de fraqueza, pois estava preocupado com o destino da nação, que estava em guerra, sua mente estava cheia de problemas. “Foi o tentador que havia sugerido o pecado, e Davi devia havê-lo apartado com um ‘retira-te de mim Satanás!’ (Mc 8:33)”. “Se, portanto em qualquer momento você se sentir atraído ilicitamente para alguém, leve de imediato tais sentimentos ao Senhor em oração e não se detenha até ter a certeza de estar liberto”.
O adultério sempre foi uma prática criticada e punida nos tempos antigos. Existem documentos que provam que babilônicos, assírios, persas, egípcios, gregos e romanos castigavam esta pratica sexual.
Também na Bíblia, desde cedo o adultério é mencionado e punido, devido a ser uma pratica odiosa a Deus (Ml 2:16). A primeira punição mencionada na Bíblia para os adúlteros é no caso de Judá e Tamar, em Gn 38:24, onde a punição é a fogueira. Outro castigo mencionado na Bíblia é o da mutilação (Ez 23:25). Um meio Talmúdico posterior é o estrangulamen
to. Porém, o método mais usado e com apoio bíblico era o apedrejamento, sendo o único confirmado por lei (Jo 8:5, Dt 22:22, Ez 16:40).
Deve-se notar que as penas variavam conforme o caso:
– O primeiro passo ao se pegar os adúlteros em flagrante, era levá-los ao tribunal da cidade, e na presença de duas testemunhas, era aplicada a pena de morte.
– Se os acusados de tal prática fossem ambos casados, os dois seriam apedrejados (Lv 19:20).
– Caso a relação fosse entre uma virgem desposada e um homem casado, ela tivesse sido seduzida na cidade, ambos também seriam apedrejados (Dt 22:20-22).
– Caso a relação fosse entre um patrão e uma escrava desposada, receberiam ambos chibatadas, visto este ato ser considerado não estritamente um adultério, devido à escrava ser propriedade do dono (Lv 19:20-22).
– Quando os adúlteros morriam, ocorria a extinção da linhagem familiar da parte masculina.
– Caso a opção fosse dar carta de divórcio, se a mulher fosse a adúltera, um rito de desnudação precedia a expulsão do lar, sendo em seguida lhe dado um documento de divórcio (Os 2:12, Jr 13:26-27, Ez 16:37).
– A mulher cujo marido mantinha suspeitas de infidelidade, passava pelo teste da sota, ou a lei de ciúmes de Nm 5:11-31, onde ela era obrigada a beber água com terra do tabernáculo, jurando que caso mentisse que as maldições bíblicas caíssem sobre ela. [55]
No Novo Testamento as punições já são mais brandas. Devido à perda de autonomia, os judeus não mais matavam os adúlteros, embora ocasionalmente ocorressem apedrejamentos (Jo 8:5). Porém, esta prática foi abandonada pela Igreja Cristã. A primeira referencia ao adultério é de forma velada, onde o concílio de Jerusalém recomenda os cristãos de que se abstenham de relações sexuais ilícitas, onde a palavra grega utilizada no verso inclui o sentido de adultério (At 15:20). O castigo dado para o adultério nas cartas de Paulo é a exclusão ou a disciplina na Igreja, segundo I Co 5:1-6, além de perda da salvação conforme I Co 6:9-10.
Conseqüências Emocionais
Além das conseqüências vistas anteriormente, existem hoje as conseqüências emocionais, físicas e espirituais que afetam tanto à parte traída como a parte infiel.A parte enganada do casamento é a que mais sofre. Devido à confiança perdida nos anos de investidos no casamento, à parte traída sofre de quatro tipos de sentimentos: A) A parte traída fica paralisada diante da situação. O cônjuge enganado fica imóvel diante da recusa de que seu cônjuge tenha sido infiel. B) A segunda conseqüência é a autojustificação. O cônjuge traído começa a perguntar o que ele tem de errado, já que é um bom cônjuge, pai ou mãe. O amor próprio é ferido, sobrevindo sentimentos de incapacidade e desamor de si mesmo, ou então passa como mártir. C) Os que se dão por vencidos são aqueles que se escoravam na parte infiel, e ao se deparar com o adultério perdem toda à vontade de viver. D) A vontade de vingança leva a pessoa traída a trair também. Porém, o cônjuge infiel também passa por crises emocionais, vindo todas em seqüência. O primeiro sentimento é o da culpa. Embora a parte infiel esteja vivendo no erro, ela se sente culpada pela situação em que chegou. A pessoa fica desesperada ao pensar nas conseqüências de suas atitudes e no quanto poderá magoar seus filhos e seu cônjuge, o que faz com que a consciência a acuse mais e mais, até que diga a verdade ou estreite ainda mais seus vínculos com a(o) amante. [O segundo sentimento é o da vergonha. O cônjuge infiel sente cada vez mais vergonha de si mesmo, da sua situação, e do que a igreja e a sociedade irão pensar dele caso seja descoberto. A partir daí ele passa para o terceiro sentimento, que é a perda da auto-estima, onde ele se acha a margem da sociedade, e caso não tenha ajuda, ele irá afundar-se ainda mais no pecado. Outra conseqüência é a perda da confiança e respeito de seus filhos por ele, que o passam a ver como uma pessoa imoral e sem crédito.
O terceiro aspecto de um adultério é a conseqüência física, que vem através das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). [62] Após a revolução sexual dos anossessenta, a propagação do sexo livre levou às práticas sexuais irresponsáveis e à dimensões nunca vistas, aumentando também o número de DSTs. E, através do aumento da prática do bissexualismo, doenças que eram restritas a comunidade homossexual, como a AIDS, passaram a contaminar também os heterossexuais.
Fazer sexo com uma pessoa promíscua é entrar num terreno perigoso, já que é difícil de se saber com quantas pessoas ela teve relações sexuais, e se algumas delas estavam contaminadas. E o pior de tudo é que, além do parceiro infiel se contaminar, a parte inocente também será contaminada sem o saber, sofrendo também as conseqüências de um ato impensado de seu cônjuge.
Finalmente, a pior conseqüência que pode vir ao adúltero é o afastamento de Deus. Quanto mais o pecador procura preencher seu vazio espiritual com sexo ilícito, mais afastado ele se acha da comunhão íntima com Deus. Devido ao Senhor ser um Deus santo, ele pede que Seus filhos também sejam santos (Lv 11:45). Visto o adultério ser um ato impuro e abominável, automaticamente o pecador se distancia de Deus, o que se não for notado e consertado, poderá causar a perdição eterna.
Soluções
O adultério repercute na vida do traidor, do traído, dos filhos (se existirem), das famílias, da igreja, etc. Esta parte limitar-se-á a procurar soluções para o problema na perspectiva dos cônjuges e o papel do pastor na situação.
A culpa que o adúltero abarca diante de Deus pode ser suprimida. Se aceitar o dom do perdão de Deus, “nenhuma condenação há” (Rm 8:1). As conseqüências, porém, ele leva com o cônjuge e talvez com outras pessoas.
Depois de perdoado por Deus, uma coisa a fazer é decidir se confessará o erro à pessoa atingida e pedirá perdão ou não. A vontade de confessar deve surgir da vontade de fazer o que é certo e não cair novamente. Às vezes a mulher ou o homem pode fazer isso com a intenção de causar dor no cônjuge, fazê-lo agir em prol do casamento ou dissolvê-lo. Nesse caso pode ser melhor que o traidor leve isso sozinho pelo resto da vida e poupe o parceiro de uma pancada do ego.
Um cônjuge traído também pode pressionar para saber os detalhes, ficar ressentido permanentemente, agir violentamente, tratar o parceiro como de segunda categoria por estar manchado pelo ato imoral ou até buscar vingança na mesma moeda, etc.
Mas em alguns casos, principalmente se o parceiro pode saber do ocorrido por outra fonte, é melhor que se abra sobre o assunto. Se o cônjuge é perdoado, experimenta o profundo amor revelado pelo perdão e voluntariamente reage com gratidão e apreço.
Alguém que é traído deve saber lidar com os sentimentos negativos. Uma sensação de que o mundo desabou, um senso de dor alternado com entorpecimento, um golpe na auto-estima por ser trocado. O homem questiona sua adequação sexual, lhe vem à mente que é incompetente. Seu auto-respeito, baseado na sua vocação, rui e ele perde a motivação para fazer face a outros homens.
A primeira coisa que uma pessoa nessa situação deve fazer é encarar a realidade o mais objetivamente possível. É natural que tente se apegar ao casamento e negar a realidade por causa do medo, falta de confiança própria e esperança em Deus. Isso estimula o adultério e dá a parecer ao cônjuge que não o ama.
Se isso já foi superado, não deve, então, se autojustificar. Há a tendência de, ardendo de auto-compaixão e justiça própria, lançar toda culpa no parceiro. Não é conveniente despertar no infiel um sentimento de culpa. É provável que já se sinta culpado e, além disso, dessa forma, o muro de separação aumentará piorando a situação. É melhor ter uma conversa aberta e ouvir com compreensão e firmeza. Há a oportunidade de auto-avaliar e talvez encontrar em si algo que tenha facilitado o caminho do adultério. É provável que “as leis do amor, quando [foram] negligenciadas, facilita[ra]m o caminho para a ‘Causa Estatuária’”.
O que foi traído deve continuar a sua vida, não deixar seu trabalho nem abandonar sua casa. Deve levantar os fatos antes de decidir se vai ou não continuar casado. Deve buscar conselho, principalmente de Deus. Deus é soberano, tem tudo sob controle e vê as lágrimas daqueles que sofrem.
O pastor deve agir na prevenção de causas e na correção e minimização das conseqüências. Na prevenção, promovendo encontros, seminários, aconselhando os casais. Se houver esse problema envolvendo um casal, ou quando um dos cônjuges é o traidor, o pastor dever visitar e averiguar os fatos. O próximo passo é conscientizar o membro envolvido da posição e procedimento da Igreja, advertindo que o passo que a Igreja terá de tomar será a exclusão da pessoa do rol de membros da igreja .
Durante o presente artigo analisou-se o adultério em si e as suas causas e conseqüências. Começou-se com a definição do adultério bíblico no Antigo e Novo Testamento, realçando a importância dada a ele pelos profetas e apóstolos. Em seguida veio a causa emocional e psicológica do adultério, seguida das conseqüências bíblicas e modernas. Houve também as soluções para diversos casos de adultérios, além da posição final da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A conclusão que se chegou no presente estudo é a de que o adultério ainda hoje é considerado pecado diante de Deus. Além de ele ter uma conotação sexual, ele também é visto como um ato que desobedece a um dos primeiros mandamentos de Deus, encontrado em Gn 2:24. Embora as suas causas sejam naturais e até explicáveis (de certo modo), deve-se lembrar que a natureza humana é pecaminosa, e aos olhos de Deus os pecados não têm justificativa, o que atrai conseqüências físicas, morais e emocionais. Embora este pecado tenha solução, deve-se lembrar que DEUS PERDOA O PECADOR E NÃO O PECADO. Embora, devido às condições culturais de promiscuidade no Brasil, isto não é desculpa para os que caem em pecado, sendo o papel da Igreja discipliná-los, e até excluí-los, caso tragam escândalo, porém tratando-os com amor para que permaneçam no aprisco do Senhor.
Queridas companheiras….estou aqui pelo mesmo motivo q algumas de vcs…pedindo um conselho….
Meu namorado,por serviço teve que ir morar em outra cidade,onde ele vem pra cá somente a cada 20 dias…Nesse serviço ele trabalha nos finais de semana tbm…
Nessa ultima vez q ele veio tivemos umas briguinhas,mais nada muito serio onde ele falou q me AMAVA muito,pois eu estava desconfiada dele,não é facil um namro a distancia,ainda mais numa cidade q não conheço ninguemm…
Mas ontem 9/06/08 entrei no orkut da cidade q ele está e olhando moradores de lá,acredita q achei uma guria com foto com ele,onde dizia q ele era o amore dela…
Fiquei bastante suspresa,o meu namorado q eu confiava tanto está namorando comigo e com outra fiquei muito triste…
Add ela num msn falso e passei a conversar com ela,vai fazer 2 meses q eles estão juntos….ele não falou a cidade certa q ele mora pra ela,e ela pelo q percebi muito apaixonada…
E estou calma não liguei pra ele,pq quinta-feira ele vem pra cá…imprime a foto q eu vi deles no orkut e vou entregar pra ele,como presente dos dias dos namorados….Tenho certeza q ele jamais espera q eu ia descobrir isso…ele vai ficar pasmoo…Não vejo a hora q chegue quinta feira pra acabar com esse sufoco..
Conversei muito com minha mãe graças a Deus ela me deu muito força…disse q é pra mim pensar…gosto muito dele…Mais não deramei nem uma lagrima e nem vou derar…vou ser bastante calma e tranquila qdo me encontrar com ele e com uma frieza inegualável…Ele vai se surpreender muito comigo..não sei como q vai ser a reação dele…
Queridas colegas me deem uma ajuda…uma luz q abra meus olhos e me mostro um caminho…como deve agir e devo perdoar caso ele me peça perdão…Pq tenho certeza q ele vai me pedirr…”mais vai q eu esteja enganada”pois essa traição foi muito dolorosa…
Abraços..
Tenho 22 anos
para julia:
guria q isso q história…mágoa passa decepção naum mata e o tempo cura…c vc ama ele e naum consegue se imaginar sem ele tenta mais uma vez de uma chance pra vcs dois mais é claro se ele te pidir perdão e quiser continuar com vc caso ao contário corta conversa e caia fora….mais se vcs continuarem juntos o fato de vcs morarem em cidades diferentes vai ser dificil vc ter a certeza de q ele naum está te traindo e sua cabeça quanto a ele nunk mais será a msm sua confiança nele jamais voltará isso é o pior falta de confiança…e se vc tiver com raiva dele e quiser se vingar fik com ele mais de o troko da msm forma e se possivel pior do q ele fez com vc..agora se vc acha q deve dar um chance pra ele e tenatr voltar ao msm de antes ai é com vc né…mais um coisa eu te garanto mentiu uma vez vai menti o resto da vida…esperiência própria!!!pense bem no q vc vai fazer pra naum se arrepender depois…boa sorte…
Para Kell…
Muito obrigada pelo conselho…Vou pensar bastante,mais soh volto pra ele se ele voltar morar aqui senão,não tem como neh…na vida levamos muito para ter confiança em uma pesssoa e num piscar de olhos perdemos totalmente…Gosto dele e se ele gosta de mim ele volta,desempregado ele naum fica pois trabalho tem…agora cabe a ele desidir…
Obriga de coração mais uma vez…
Fica com Deus…e qdo precisar de mim…pode contar comigo
Abraço!
Julia, a vida é feita de escolhas e p/ toda açõa há uma reação, v. tem a escolha de lutar e fingir q não sabe de nada ou tcar no assunto e ele escolher. escolher escolher…viver ao lado de quem não se confia mais é muito dificil e v. é bastante jovem não perca seu tempo com quem não te ama de verdade e não te merece…se ele a ama tem q lutar por v. pois é muito comodo p/ os traidores terem alguém a espera se caso o “casinho” deles não der certo…já pensou eu saiu do meu casamento tento alguma aventura e se não der certo volto como se nada tivesse acontecido, seria ótimo e com certeza eu iria pois saberia q depois teria p/ onde correr, chorar minhas magoas…vamos ser onesto e maduros a ponto de assumirmos nossos sentimentos e vontades? E se não der certo a vida continua vamos lá fecha-se uma porta e abre-se outra…amor proprio em primeiro lugar…Ah! muitos homens não conseguem por um fim no relacionamento e preferem ficar massacrando seus pares até q eles tomem uma atitude…seja feliz é o q v. deve fazer por v.
Mel, vc está completamente certa…acho q amanhã ele vem..estou pensando e repensando…e rezando muito pra me dar forças…Afinal sou nova e tenho uma vida pela frente…
Após a conversa q eu tiver com ele conto a vcs como foi…
Isso parece uma novela…pois a gente sempre acha q jamais vai acontecer com a gente…mais é a vida…Decepção não mata ensima a Viver..
Gosto muito dele..mais em primeiro lugar gosto mais de mim tenho amor proprio…
Obrigada pelo conselhoo…
Fica com Deus…
Beijooo!
Olá pessoal, gostaria de compartilhar o que estou passando com vcs e ouvi a opinião de todos… Sou casada a 5 anos, tenho um filho de 3 anos e estou grávida de 5 meses de outra criança… Sempre fui muito certinha, estudava, trabalhava… em meu trabalho conheci um rapaz e namoramos e noivamos dentre dois anos, ele ao contrário da minha família, a família dela era desestruturada, nunca soube o que é amor, família, essas coisas… Os pais separados dele, morava na casa de um e de outro até ter 15 anos e ir morar só… tem uma outra irmã por parte de pai e mãe, e essa irmã passou pelo que ele passou e sempre foi revoltada com a mãe por os ter largado, e não falava com ela. Quando estávamos prestes a casar fiz de tudo para elas (mae e filha) voltarem a se falar e assim constinuirmos uma família… e assim asonteceu, nos casamos, e no início sempre foi as mil maravilhas, mas de uns tres meses de casados em diante, passamos a brigar muito, por ele ficar sempre do lado da irmã e da mãe, ela sempre falava de mim pra ele (fazia a cabeça dele contra mim), e assim fui levando, até que engravidei e foi toda uma confusão de novo, a mãe dele chegava a me insultar longe dele, é claro, a irmã jogava chavecos, e eu só fazia chorar, chegou a ter dizer que não gostava de mim e que fazia de tudo para me ver longe do filho dela e ia consegui e que esse filho que eu estava esperando ela ia fazer exame de dna para mostrar para o filho dela que não era dele… e assim passei uma gravidez toda conturbada, perdendo líquido, descolamento de placenta e … ´meu filho nasceu, graças a Deus com saúde e perfeito, foi uma alegria só e a cara do pai, até hoje parece que o pai fez só… e os dias se passaram ouvia mais e mais chavecos, e ia brigando com o meu marido, ele sempre dando razão para elas (mãe e irmã)… e eu sofrendo calada, só rezando… até que um dia aconteceu uma confusão entre mae e filha e eles (meu marido e irmã) passaram a enxergar que mãe era aquela, e eu continuei na minha… daí eles (meu marido e irmã) começaram a se distanciar da mãe, a filha deixou lodo de falar com ela, já o meu marido não, falava mais não era a mesma coisa, tinha uma relação de respeito, sempre teve em mente que não deve desonrar pai e mae… passaram os dias, e passamos a brigar todos os dias, ele já não me procurava mais na cama, dizia que preferia ficar fora de casa, mas nunca dormiu fora de casa, só passou a chegar tarde e bebado em casa… e eu passei a desconfiar que ele tinha outra mulher… comecei a mexer em seu celular, seus e-mail, na fatura do seu cartão de crédito e nunca achava nada, até que um dia, peguei um msn (diálogo) dele com outra mulher que trabalhava com a gente, na maior intimidade mesmo, peguei fatura do cartão de crédito com motel, ligações de mulher em seu celular… tudo desmoronou, fiquei louca, e ele sempre arranjava um jeito de me dizer que era mentira e inventava uma história em cima daquilo que vi… passamos até ir em um psicólogo de casal para me tratar, porque eu já estava ficando paranoica, pertubada mesmo, não conseguia mais fazer nada na minha vida,… e por trabalharmos juntos, tudo piorava, ele nãopodia sair da sala dele que eu corria pra mexer nas coisas dele, até no lixo, imaginem, como eu estava! Até que tivemos uma briga feia por causa desse bentido msn, porque eu conhecia a mulher, eu conversava com ela, trabalhava com a gente… e aí ele chegou a me bater no rosto, me jogou no chão, e nunca tinha acontecido isso… fiquei transtornada…. aí comecei a adoecer, a aparecer umas pontadas no peito que ia em vários médico e ninguém descobria, comecei a ter desmaios, e a enfraquecer as minhas pernas, não conseguia mais andar, meu marido ficou louco, parece que aí ele ficou com medo de me perder, já tinhamos ido em quase todos os médicos da minha cidade, no espiritismo (piorei lá) e nada descobriam, diziam que era só estresse… já ia pra São Paulo fazer exames e me tratar por lá, quando no desepero do meu marido falou pra sua irmã o que estava acontecendo e com muita insistencia dele ela falou que conhecia uma mulher (já tinha ido lá) que poderia descobri o que eu tinha… Fomos lá eu ele e o meu pai (nisso a minha família toda estava sofrendo comigo), eu não conseguia andra, comer muito mal e não conseguia falar direito também… Chegando lá, era uma mulher que fazia videncias através de salmos da Bíblia (minha religião não aceita esse tipo de coisa, mas com o desespero chegamos lá), lá ela nos falou que era um trabalho que te tinham feito pra mim e para o meu marido a muito tempo atrás e que se não corresse eu iria morrer… daí marcamos para o outro dia as 3:00 h da madrugada para irmos no cemitério (o negócio tinha sdido feito lá), e que eu precisava ir… fui com fé em Deus que eu tenho até hoje… e lá achamos uma cova muito velha toda feita de cimento que o meu pai teve que quebrar ela para abrir e tira o que tinha lá dentro… e eu lendo a Bíblia em voz alta o tempo todo, embora não conseguisse falar direito… e lá encontramos uma carta junto com um monte de porcarias (não vale a pena comentar) da mãe do meu marido falando tudo que ia acontecer com a gente até que ele ia se envolver com mulheres, que ia beber muito para cair em tentação e me fazer sofrer, que eu ia ficar louca, ia deixar de andar, falar, e que eu ia morrer paralítica, e isso a carta velha amarelada, como tempo que estamos casados 5 anos, ela tinha feito antes de nos casar, que eu nunca ia pertencer a família e o meu marido reconheceu a sua letra e sua assinatura… tudo tinha lá… contando tudo igualzinho o que tínhamos passado e estavamos passando… e que depois que eu morresse ele iria morrer só… na sargeta… incrível gente, eu não acreditava nessas coisas até acontecer comigo e eu ver tudo… Daí ela desfez a senhora, e disse que eu ia passar a melhorar conforme fosse passando os dias… e assim aconteceu… e antes disso já tinhamos saído de nossa casa, passamos a morar com os meus pais porque já tínhamos descoberto uma porcaria dessas feita pela irmã dela no jardim da minha casa, tinha também a letra da irmã… fui melhorando e ele resolveu me contar tudo o que tinha acontecido com ele, e me disse que não conseguia se livrar das mulheres, que tinha um desejo animal, e que era só sexo, e não só por uma, era por várias, não tinha uma certa e que não sabia nem o nome delas, e que agora entende porque se comportava assim, e eu sofri muito com a sua revelação e sofro até hoje, ele mudou da água para o vinho, até deixar de beber deixou, hoje é outro homem… e depois disso resolvemos começar a nossa vida do zero, viajamos, e quando voltei, voltei grávida… gente vcs não imaginam a minha frustração, como viver do lado de um homem que sempre me enganou durante eu está com ele? E até hoje ele chora, diz que não sabe mais como agir, porque sabe que errou, mas também não sabe explicar porque errou, se era só sexo… nem brigar não brigamos mais… sempre tive tudo com ele, as melhores joias, as melhores roupas, uma casa perfeita, um carro completo de ultima geração, tudo, disso não podia me queixar… mas não me sentia feliz… e hoje sofro, estou grávida e fico me perguntando será que algum dia esse homem me amou de verdade? Ele é um outro homem, mais calmo, sereno, mais família… passamos a rezar juntos, a lermos o evangelho todos os dias, a meditarmos… existe cumplicidade entre a gente hoje em dia… costumo dizer a ele que nos casamos agora… antes não era casamento… e agora espero em Deus que seja uma menininha para abençoar o nosso lar a nossa família… temos uma vida finaceira boa, não tenho do que me queixar, mas quero ser feliz, contruir a felicidade em algo concreto par que não corra o risco de desmoronar de novo… até hoje sofro quando ele me conta que antigamente não podia ver uma mulher no transito dando trela pra ele, que ele já pedia o número do telefone e já marcava algum encontro… e que se envolveu com mulheres do nosso
círculo de amizades que até hoje se eu encontrar (ainda não encontrei), não sei o que faria, dá vontade de dá um tapa na cara de uma mulher dessas que me conhecia, sabia que eu sou mulher dele e mesmo assim agiu como uma vagabunda… porque pra mim é isso, mulher que se envolve com homem que é casado e sabe disso, é vagabunda… me ajudem , me digam se agir corretamente em perdoá-lo, frente a tudo o que passamos, ele me fala que nunca irá me deixa, e que me ama hoje muito mais que ontem, e ainda mais quando lembra de tudo o que passamos e o que eu passei com a mãe dele e ele ficava contra mim, duvidando de mim, hoje ele é um homem completamente arrependido… e quer fazer de tudo para me conquistar… nossa vida sexual voltou ao normal, quer dizer é outra história, é outro personagem, é outro homem que casou comigo… obrigada por terem paciência em ler a minha história….
Ana, ja li muitas histórias, mas como a sua, não…traição é muito complicado …(as mulheres sabiam q v. era a esposa dele e ele sabia?)….mas já está casada já esta reconstruindo sua vida só posso dizer q continue ornado e muito minha amoga pois v. infelizmente pode conhecer o mal e se existe o mal com certeza existe o BEM E DEUS ESTÁ TE ESPERANDO PROCURE SEMPRE POR ELE… NÃO DEIXE DE IR A IGREJA E frequentar as missa ou os cultos…tá uim ora q melhora… faça a sua parte não faça o mal p/ q ele não volte p/ v. e tente esquecer o q passou não fique relembrando vocês dois juntos, resolveu contunuar Boala pra frente nova vida novoas planos novas amizades, não deixe de procurar uma igreja se caso não tenha feito ainda…Cuide muito de v. e do bebê e de sua familia seja feliz…
REDETV! URGENTE
Precisamos de casais que passaram por uma traição e se reconciliaram. Entrem em contato urgente com Fabio pelo email: producao.superpop@uol.com.br ou pelo telefone (11) 3306.1137
para mel
oi mel sou eu de novo, to mal sabe to sem rumo meu ex noivo já está namorando, faz 3 meses que ele terminou comigo, peguei o carro de volta tive que colocar na justiça… agora sei que nunca mais vai ter volta mais ta doendo… sei que tenho que procurar ajuda fazer algo… mis estacionei no tempo to mal mesmo preciso de ajuda bjs fica com deus
Há dez dias desobri que o meu marido me traia com uma mulher dez anos mais velha que eu, no momento parece ser um choque aquela pessao que você tanto confiava derrepente te apunhala pela costas e simplesmente o fato de pedir perdão para ele e o suficiente não que lhe explicar direito o que houve.
Você por sua vez fica transtornada e sem saber o que fazer o que dizer pois você não entende de fato onde foi que você errou para que o erro não se repita. Eu tive uma reação que eu jamais pensen em ter fiquei calma tranquila esperando que ele me explicasse tudo e até agora me explicou o que ele acha que ele deve me explicar, então as vezes fico na duvida se realmente devo perdoa-lo ao não o meu medo e ter que ficar o tempo todo pensando nisso e ficar a cada oportunidade jogando na cara dele e nao e isso que eu quero eu quero perdoa-lo de coração busca uma forma de ser feliz e ter a certeza que isso não ira se repetir. E muito triste depois de nove anos que estamos juntos você descobri que foi traida e nao saber de fato o que provocou isso porque teve chegar ate esse ponto.
Mas de uma coisa eu tenho certeza por mais que ele tenha errado eu sei que quando isso acontece a culpa não só do que traiu e dos dois o mesmo quando a mulher trai a culpa e dois que tem que sentar e ter uma boa confersa.
A mudança ele tem que ser feita mesma antes que ocorra a traição ela com certeza pode e deve ser evitada e um sofrimento desnecessário…
Oi, há uns 2 anos atrás conheci um rapaz na minha igreja e logo começamos a namorar, em menos de 1 mês ele terminou comigo dizendo que estava indeciso, eu fiquei abalada… depois de + ou – um mês fui atrás dele e perguntei se ele tinha certeza do termino, e para a minha desilusão ele disse que sim. Depois de uns 5 meses o meu lider e melhor amigo do meu ex me pediu em namoro, mas antes disso eles conversaram e meu ex deixou bem claro pra ele que não queria mais nada comigo. Começamos a namorar. Um mês antes do meu noivado com o meu lider, meu ex estava namorando, mas me procurou dizendo que estava arrepandido… e ficamos…. Foi horrivel… meu lider ficou arrasado…homem muito sério, disse que não ia me julgar e que esse meu erro não ia mudar a admiração que ele tinha por mim… Mas que não dava mais… Eu fiquei desesperada… Meu ex procurou ele e disse que a culpa era dele, que foi ele quem me beijou… naquele momento eu descobri que amava meu lider… meu ex perdeu a amizade do melhor amigo, depois de muitas lágrimas ele me perdoou r voltamos… e casamos… Hoje estamos juntos há 9 meses, e meu ex esta noivo de outra moça, mas eu o vejo todos os dias, ele pede pra ficar comigo e eu me sinto MUITO ataida por ele, e não consigo resistir… Eu estou desesperada nka me imaginei em uma situação assim… Quero Deus comigo… Acho q nka terai o perdão de Deus…. Me ajudem…
Bom dia amigas
Estou aqui desabafando todo meu sofrimentos, pq necessito de ajuda, vou contar a minha história.
Sou casada há quase 21 anos, e a quatro anos, ou seja qdo tínhamos 16 anos de casados, descobri q meu marido estava me traindo, sofri muito, nos separamos por nove meses, até q ele resolveu pedir p voltar, e eu aceitei, mas sem conseguir esquecer o q tinha feito comigo, se passaram um ano e pouco e descobri q a amante dele havia tido um filho, entrei em depressão novamente, mas continuei com ele. Vivo angustiada e depressiva, achando q ele ainda continua c essa mulher, ele diz q é só relação mãe e pai, mas não consigo confiar nele. Ele não gosta de conversar sobre a criança, sempre q toco no assunto acabamos discutindo, gosto muito dele mas está cada dia mais difícil a convivência com tanta desconfiança. Por favor me ajudem, será q devo continuar insistindo nesta relação.
Bjs
Para Gisele
Por favor, Gisele leia a minha história e me responsa o que você acha.
Aguardo ansiosa, obrigada
Sol
sou casado a 5 anos,tenho um filho com 2 anos,e meu relacionamento com minha esposa esta cada vez mais complicado,nãoestamos conseguindo administrar tudo o que esta acontecendo.não estamos tendo tempo com qualidade,e temos bricado muito,as vezes por besteras,ela reclama que hoje ja não sou mais carinhoso como antigamente e que mudei muito,porem ela se esquece que relacionamento é feito por duas pessoas…e eu estou me sentindo muito sozinho e apesar de sinalizar por varias vezes,nada mudou de maneira significativa.e no meu trabalho lido com muitas pessoas todos os dias,e uma dessas pessoas esta muita interesada e louca para ficar comigo,a tentação foi tanta e hoje aconteceu…acabei beijando-a.e para minha surpressa,estou me sentindo muito mal,será que devo confessar o fato a minha esposa??pis não quero que aconteça novamente…..
Para Gisele
Fiquei muito feliz pelas suas palavras, vou procurar meditar bastante, muito obrigada de coração.
Quanto às perguntas q me fez: sei q ele sai com a criança, mas não sei se a mãe está ou não junto, é como te falei qdo pergunto algo acabamos discutindo, e é por isso q fico com maus pensamentos e desconfianças, quanto ao comportamento dele, mudou muito comigo e para melhor, mas p mim parece q ele pode fazer de tudo q eu não confio mais, isso me deixa muito triste porque não consigo ser feliz por completo.
Um bj
Sol
OLÁ GENTE
GOSTARIA QUE ALGUEM ME DESSE UM CONSELHO SOBREO QUE FAÇO
DESCONFIO QUE MEU MARIDO ESTA ME TRAINDO
NUNCA PEGUEI NADA EM CONCRETO
MAS JA O PEGUEI EM TELEFONEMAS SUSPEITOS
SEM FALAR QUE DESCOBRI, QUE ELE ESTA ARMAZENANDO NUMEROS DE CELULAR DE MULHERES COM NOME DE HOMEM
NOSSA
FIQUEI P…
SÓ QUE O PIOR NÃO É ISSO , PIOR
É QUE ESTOU GOSTANDO DE OUTRO HOMEM,MAS NÃO TENHO CORAGEM DE CHEGAR PRA EL E DIZER
QUE NÃO QUERO MAIS
E QUE ESTOU GOSTANDO DE OUTRO, SE AO MENOS EU TIVESSE UMA CERTEZA DE QUE ELE ME TRAI…
Fui casada com meu marido 7 anos
sta com 3 tres dias q soube q ele engravidou uma menina de 16 anos por favor queria opiniao de todos vcs pois stou passando pelo uma barra. sa sendo muito dificil…
Olá
Gostaria de compartilhar com voces o que estou passando pois gostaria de ser ajudada tambem.
Passei por uma crise em meu casamento, chegamos a nos separar, reatamos mas já não confiava mais em meu marido pois motivos eu tinha e muito.
E por não confiar nele, cometi um erro desses que fazemos sem pensar, é , eu o trai em um momento de raiva, não pensei nas consequencias, agi de cabeça quente por impulso, sabe o ditado que diz ” A OCASIÃO FAZ O LADRÃO”. Encaixou-se perfeitamente na ocasião, eu com raiva e desconfiada do meu marido, um outro homrm interessado em mim, nossa, tinha tudo mesmo pra acontecer só faltava o meu sim.
Não rolou sexo, foram só caricias, beijos ardentes que ate hoje me fazem suspirar quandi/o lembro, e só, não houve mais nada. Mas depois me arrependi amargamente, nossa me sentia mal, tinha nojo de mim mesma, não dormia a noite, nossa fiquei muito mal mesmo.
Os dias passaram eu voltei ao normal, mas nunca vou esquecer do que fiz, e me arrependo muito.
Ate que um dia meu marido chegou em casa e perguntou se eu havia feito algo de errado, e eu lógiconeguei, então perguntei porque estava falando isso, ele falou que havia sido a esposa e um amigo dele que tinha dito que sabia uma coisa que poderia ate acabar com o casamento dele, mas não ia falar na frente dos amigos dele para não desmoralizá-lo na frente dos amigos, ai ele ficou encabulado e sempre me pergunta se não fiz algo de errado, nossa
estou com tanto medo que ele descubra o que fiz, sei que meu marido não é nenhum santo, e que errou e muito, e que passei poucas e boas em meu casamento, mas me arrependi e não quero que meu casamento acabe por um erro meu , um ato inpensado, não quero nunca que ele descubra o que fiz, conviver com essa culpa o resto da vida já é sofrer demais…
Josy,porque você fala fui casada com meu marido 7 anos ?
Você não está mais com ele?
Olha querida, é uma barra enfrentar a traição sendo ela da maneira que for, e se ela vem com uma consequência tão grave como uma criança é ainda mais difìcil. Pensa bem,você acha que com tantos métodos
contraceptivos essa infeliz não poderia ter evitado tudo isso… Quando se estár apaixonada muitas vezes a mulher fica cega querendo que o homem largue a esposa de qualquer forma,ela usam de tudo sendo manipulada pelo desejo desenfreado de ficar com aquela pessoa de qualquer jeito. As vezes isso é feito de maneira calculada pelo simples prazer de fazer a esposa ficar cega de ódio e largar o homem…O cara fica igual um panaca na mão desses infelizes afinal como chegar em casa e falar: querida eu pisei na bola e isso fez gerar uma criança me perdoa???
Você pode ter certeza eles ficam igual um cachorro sem saida e o pior nas mãos de uma situação que trás sofrimento para todo mundo.
A criança que está chegando por sua vez se tivesse escolha para vir ao mundo se fosse perguntado para essa criança se ela gostaria de ser fruto de um adultério será que ela responderia que sim? Lógico que não ela é tão vítima como a esposa.Os culpado princilpalmente a infeliz que mesmo sabendo que está nunha relação onde o que predomina é o instinto (sexo) ela sabe que tem que usar as armas sujas,baixas,como ela é.
Tenho muita dò da criança que não tem culpa de nada porém o foco vem só nela.
Querida se eu fosse você não entregava tão fácil seu casamento.Tenha certeza que o egoísmo do seu esposo tipo: é uma menina de 16 anos a auto-estima dele vai lá em cima .Puxa eu sou o cara.Será que ele é agora. A garota toda cheia de si,pensa que agora venceu,porém agora é que a ficha cai para esse homem,aquilo que parecia tão cheio de paixão,desejo carnal,poder vira-se contra os dois.Ele cai na real e essa infeliz o tiro sai pela culatra.Tudo vira-se contra ela.Abrigadeira não é mais tão cheia de emoção.
Vire o jogo.Se você está com ele mostre toda sua dignidade como mulher e agora é a hora para você mostrar quem é realmente a JOSY. Ela precisa conhecer uma verdadeira mulher VOCÊ,afinal ela não contava com sua frieza de pensamento e força de Deus. Se você quiser desabafar,se quiser enviar seu E-mail estarei a sua disposição.
Deixo para sua meditação
ROMANOS 8.28
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a DEUS,daqueles que são chamados por seu decreto.
Lembre-se DEus não colocou um ponto final na sua estória ainda existem muitas páginas a serem escritas por DEus.Ele está com você mesmo antes de você nascer.Vire o jogo.Você é maior que tudo isso. Uma VITóRIA DE VIRADA É MAIS gostoso.
Clama por JESUS ele está contigo.
Fica com Deus.
monica, o melhor a fazer primeiro que tudo é pedir perdão a Deus para que você tenha paz.
Paz de espiríto.Quando o Rei davi tinha cometido adultério ele no Salmo 51 ele falou para Deus que somente pode ajudá-lo.
Se seu esposo é daqueles homens que são machistas e que fazem justiça com as próprias mãos é melhor omitir.Veja bem não estou falando MENTIR,estou falando em omitir mas acima de tudo peça para Deus te mostrar o melhor caminho a se fazer.O que é perigoso é ele sabendo do fato ele não acreditar que foram só beijos e querer matar a tal pessoa. Sei que beijos também é uma forma de traição para mim porém pior é quando existe a traiçaõ com o ato sendo concretizado.
Fico feliz em saber que você está arrependida isso é o espiríto santo de Deus dando sinal de luz na sua vida. querida a paixão é destruidora ela faz isso…No momento a pessoa acha que tudo é tão bonito etç…O inimigo ele anda ao derredor bramando como leão tentando destruir lares, ele prepara todo um pano de fundo porém depois ele trás tudo a tona e lança o lamaçal para destruir os filhos de Deus que num momento de insesatéz não consegue fugir da situaçaõ maligna e acaba por fazer besteiras. Procure valorizar mais seu casamento já que você percebeu que ama seu esposo. Lute por seu lar peça ajuda e inteligência para Deus abencoar sua vida em todos os sentido. Leia livros, busque conhecimnto.
Ninguém pode destruir um filho de Deus só uma coisa.
OSÉIAS 4.6
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento,também eu te rejeitarei,para que não sejas sacerdote diante de mim;visto que te esqueceste da lei do teu Deus,também eu me esquecerei de teus filhos.
Querida, até Jesus quando estava diante do Satanáz ele tinha o poder de destruir ele.Porém ele o senhor Jesus usou a palavra do Pai para se livrar da tentação. Pense nisso.
Fica com Deus.