Curta e compartilhe!

Você conhece uma pessoa, começam a sair, os momentos juntos vão ficando mais intensos e rotineiros. Quando percebe está namorando. Depois de um tempo começam as perguntas da família sobre o(a) novo(a) namorado(a). É, chegou à hora de conhecer os sogros. Esta situação gera um frio na barriga até para as pessoas menos tímidas. Ser comparado(a) com os(as) exs, ser questionado(a) sobre o futuro e o que pensa da vida, apreciar uma comida que odeia, ser gentil e mostrar simpatia. Enfim, conquistar os sogros não é uma tarefa fácil, mas passada essa etapa e obtendo sucesso, seu namoro estará garantido.
Chegou o dia. Ele(a) te convida para um jantar em sua casa. Primeiro detalhe: se vista de maneira apropriada. Rapazes, por favor, não apareçam de bermudões, havaiana, camisetas que fazem apologia política, a droga etc. Garotas, nada de querer conquistar o sogro com os seios e pernas, por isso utilize uma roupa mais comportada para não passar uma imagem errada. Nenhum dos dois precisa se vestir com roupa de gala, apenas utilizem algo neutro. Não deixe que sua roupa chame mais atenção do que o que você tem para falar.
Leve algo para a anfitriã. Tanto homens como mulheres podem levar um arranjo de flor, uma garrafa de vinho ou uma torta. Mas não chegue de mãos vazias na primeira visita. Os pais dela(e) vão adorar a delicadeza e você vai ganhar alguns pontos positivos logo de cara.
Você se senta e começa a conversa. Sente perto de sua(seu) namorada(o), fiquem de mãos dadas, mas não se agarrem. Normalmente, para os pais, é difícil ver essas cenas. Deixe os beijos longos para mais tarde, quando estiverem sozinhos. Algumas dicas para tornar a conversa agradável e se sair vitorioso(a):

  • olhe sempre nos olhos dos pais dela(e) – isso vai passar confiança.
  • cuidado com excesso de palavrões nas frases. Tente se policiar omáximo possível, ainda mais se você for mulher. Muitas mães podem teachar vulgar.
  • não coma e fale ao mesmo tempo. Se te fizerem uma pergunta, mostre com um gesto que escutou e assim que engolir vai responder.
  • faça piadas apropriadas. Mostre que você tem senso de humor. Mas não apele para assuntos racistas, xenofóbicos ou de qualquer origem discriminatória.
  • se começarem a discutir um assunto que você não entende muito, não se preocupe. Escute com atenção e na primeira oportunidade mude o rumo da conversa. Mas lembre-se aproveite qualquer momento para entender como os pais dela(e) pensam, agem e sentem.
  • quando começar o interrogatório sobre sua vida, respire fundo e responda com cautela. Às vezes você pode se sentir ofendido(a) com alguma coisa, mas o primeiro encontro não é o momento de brigar, discutir ou ficar sentimental. Responda com parcimônia. Os sogros sentem necessidade de descobrir em 3 horas de encontro se você é ou não a cara metade da(o) filha(o) deles.
  • não tente ser algo que não é. Não super estime suas qualidades, seu cargo, quanto ganha (óbvio que não precisa responder isso, mas os pais sempre descobrem maneiras de sondar seu status). Seja sincero(a) sempre. Mostre sua ambição, sonhos, desejos e o que está fazendo para chegar lá.

Durante o jantar elogie a comida. Dependendo da família e da origem, a cultura pode mudar. Por exemplo, descendentes de árabes e italianos ficam muito satisfeitos ao ver um convidado repetindo o jantar até morrer de indigestão. Outras famílias podem achar uma grosseria você não parar de comer. Analise a quantidade de comida que colocam no prato e se repetem. Mesmo que ainda esteja com fome e todos tenham acabado, cruze seus talhares e passe no Mc Donalds depois.
Por favor, não passe do limite com o álcool. Se o pai do(a) seu(sua) namorado(a) oferecer um vinho delicioso ou cerveja, aceite, compartilhe esse momento de descontração, mas não passe dos limites. Beba o suficiente para não falar besteiras, rir do nada entre outros.
Por fim, chegou à hora da despedida. Agradeça o carinho com que foi recebido(a) e o momento agradável que desfrutou.
Lembre-se:

  • sempre mantenha um sorriso no rosto.
  • se a família possuir um bicho de estimação, trate-o bem. Mostre que se importa com animais.
  • peça para sua(seu) namorada(o) te avisar sobre qualquer assunto proibido ou que pode deixar o ambiente tenso.

Boa sorte!

(Visitado 23.140 vezes, 1 visitas hoje)