“Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades.” (Cervantes)Cíumes – uma das características de personalidade que mais destroem relacionamentos.
Existe o ciúmes normal, sadio, aquele que todos sentimos por alguém ou algo que queremos muito. Quando o(a) parceiro(a) repara em outra pessoa que entra em um bar, sentimos ciúmes porque gostamos de exclusividade e atenção. Ciúmes moderado e normal é gostoso, faz bem e mostra preocupação.
Mas aqui, queremos abordar outro tipo de ciúmes: o patológico. Aquele que destrói relacionamentos, que machuca muita gente, que faz com que o ciumento viva mal e estrague a vida do(a) companheiro(a).
Como já disse Roland Barthes “Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e principalmente por ser comum.”. E essa é a mais pura realidade. As pessoas ciumentas não gostam de ser assim, reprovam esse sentimento porque sabe que ele não faz bem e com isso não se aceita. Machuca o outro com intrigas, paranóias, pensamentos obsessivos e desconfianças sem fundamento e depois se sentem mal por terem agido, pensado e cobrado.
A primeira regra para um relacionamento saudável é: deixe o ciúmes paranóico de lado. Ele só transmite insegurança e baixo auto-estima. Você precisa confiar acima de tudo no(a) parceiro(a) e nas coisas que ele(a) diz. Viver em um mundo de fantasia e imaginação só vai te afastar da sua cara metade. Nem o maior amor do mundo sobrevive a controle, desconfiança, inquéritos sem fundamento e cobranças.
As pessoas precisam de espaço. Dê esse espaço e ele(a) voltará. Prenda e tudo que vai conseguir é que o outro tenha vontade de conquistar sua liberdade.
Um relacionamento saudável, acima de tudo, tem que estar baseado na confiança.
Cíumes indica falta de confiança em si mesmo. Sendo ciumenta(o) você transmite uma mensagem que diz que você não se valoriza e não acredita no amor que ele(a) diz existir e afirma que existem pessoas muito melhores que você, que você é simplesmente substituível.
Pense bem: seu(sua) parceiro(a) está com você por opção dele(a). Ninguém o(a) obrigou a ficar com você. Ele(a) viu em você algo especial e quer manter isso. Portanto, não destrua o que pode ser uma linda história de amor; não afaste sua possível cara metade porque você não controla seu ciúmes e tem medo de perder.
Homens ciumentos: as mulheres são atraídas por um sentimento de confiança. Se você for muito ciumento ela vai concluir que você não confia em si mesmo e com isso não conseguirá te respeitar. E se ela não conseguir te respeitar, não vai poder te amar.
Mulheres ciumentas: seu homem está com você por que quer. Então seja a companheira ideal, ria com ele em todos os momentos, deixe ele sair e beber com os amigos, aproveite para construir a relação e não destruir. Não dê motivos para que ele queira encontrar em outra algo que ele não consegue encontrar em você: respeito por seus sentimentos.
Ambos: permitam que seu(sua) parceiro(a) tenha espaço, ache ótimo quando ouvir que ele(a) vai sair com amigos, que vai a uma despedida de solteiro(a), aceite amigos do sexo oposto, incentive o lazer sozinho. Não controle, não proíba, não questione. Tolere, ame, respeite. Com isso você terá um relacionamento saudável e a pessoa que ama voltará orgulhosa para você… sempre. Feliz por ter alguém compreensivo, que o(a) entende e divide todos os momentos, mesmo não estando juntos. Não deixe fantasias tomarem conta do seu pensamento, não bisbilhoteie celular, carteira, agenda, emails atrás de prova de algo. Muitas vezes um número equivocado, um email de alguém que não significa nada pode resultar na perda do seu amor.
Portanto, tenha um relacionamento baseado no compromisso, respeito, admiração, convivência saudável.
Quer saber mais sobre como lidar com o ciúmes? “Ciúmes – o medo da perda”: Este livro vai te ajudar a se conhecer!
nossa eu sou super hiper big mega ciumenta tenho ciumes de tuudo udo mesmo, as vezes tenho medo de perde-lo por causa do meu ciumes ele tem muito ciumes e briga comigo por coisas bbas mas eu tenho ciumes até da sombra e se olha pra alguém na rua eu ja fica de cara feia, somos casados há alguns meses e tenho medo de tudo ir por aguáá a baixo aááááh me A J U D A !
Oi adrei ler a respeito do ciumes,este ciumes que esta acabando com migo e com meu marido,sou casada a 3 anos e meio no começo do nosso relacionamento ele que era ciumento,agora inverteu a ciumenta sou eu,acho que não tenho amor proprio me sinto feia gorda,ele esta sempre se arrumando,se perfumando não que eu não faça o mesmo,eu faço mas acho que ele não me ama mais como antes não vejo o brilho nos olhos dele,ele diz que me ama mas sinto que tem algo erredo não paro de olhar no cel dele nem na carteira ja virou vicio,sei que sou errada mas não consigo me controlar quando vejo ja fiz barraco ja disse um montão de babozeiras para ele,na semana que vem vou ao psicologo ele me pediu para ir acha que sou louca,mas o que mais quero é carinho e ele não me da e nem gosta de receber,ja pensei em me separar mas tenho medo e amo demais este homem,acho que estou carente sei la,mas adorei ler e gostei das dicas.bj
Gostei ler o que li, espero que dê certo para mim e meu marido, estava precisando ler algo igual.
ADOREI O TEXTO SE ENCAIXA BEM COMIGO A PARTIR DE HOJE VOU MUDAR PARA NAO PERDER A PESSOA AMADA…
affs minha namorada tem muito ciume d mim eu nao posso ficar 5 hs cem falar com ela q ela ja me diz q eu nao gosto mais dela!! mudei a minha vida 90% por causa dela e ela acha q isso nao e o suficiente ainda, tenho muito medo d perder ela eu amo muito ela!! me deem alguma alternativa para esse ciume dela por favor!!
Tenho 1 mês de relacionamento sério mais o ciume ta acabando com td…axo q o problema esta em mim e nao nele.o que fazer eu tenho ciume até da mãe dele?
Adorei o texto e me identifiquei muito com alguns depôs, ker dizer, a mim não, meu marido.
Somo casados a sete anos, no início do relacionamente eu tinha muito ciúme dele, pois tinha motivos, afinal, as sextas feiras era dele, parava nos bares lá perto de cas, e algumas vezes chegava em casa de manhã. Quando engravidei do meu segundo filho, o primeiro com ele, quse fiquei louca, pois ele me deixava direto em casa, só saia com amigos solteiros e as noitadas eram frequentes, mas, enfim, passei por esse tormento nem sei como. A partir da minha segunda gravidez, gradativamente as coisas foram mudando, ate que engravidei da minha filha, e aí que tudo mudou de vez. Não sei explicar porque, ele sempre teve ciúme de mim, embora eu tenho certeza que nunca dei motivo, mas, depois que minha filha completou um ano e eu comecei a trabalhar fora, o cara endoidou de vez, me liga milhares de vezes ao dia, revista minha bolsa, celular, notinhas de coisas que compro narua, fatura do meu cartão, até meu vale refeição, pois na cabeça louca dele, pago almoço pra amigas, ou amigos sei lá. Até os minutos do meu celular ele controla, pra ver se falei com alguém e apaguei as chamadas. E se entra alguma chamada errada no meu celular, tipo, alguém ligar e perguntar por outra pessoa? Ele acha que é código, ou que a pessoa ligou sem querer e não pode se identificar, enfim, até com amigos de infância eu não posso falar, meus primos, cunhado, qualquer um é suspito pra ele, que tem uma mente totalmente insana.
Li esse artigo hoje e infelizmente ontem meu namorado terminou comigo por causa de ciume. Estavamos namorando a tres meses e foi um periodo maravilhos onde ele demonstrava atenção cuidado e carinho frequentemente. Gostava de fazer tudo comigo desde uma viagem até procurar algo no suoermercado. Porém percebia que por vezes ele sismava com as coisas mais insignificantes pra ter uma cena de ciume. Viajamos no sabado para Serra Negra pra comemorar o dia dos namorados. a noite em uma caminhada cruzamos com um rapaz que tevia ter a idade do meu filho. Ele disse “Ola boa noite”, eu respondi boa noite e ele ficou indignado com aquilo.. Chegando em casa pedi que ele pegasse um bloco de anotações na minha bolsa com uma receita. ele viu um endereço de email lá e perguntou de quem era eu disse que não lembrava, e era verdade. pois era uma anotação do inicio do ano. Passamos o domingo muito bem. porem na segunda ele não fez contato. Ontem ele estava estranho no tel e disse que era sobre nós. Fui conversar com ele e ele disse que o que aconteceu no sabado não saia da cabeça pois se a pessoa comprimentou foi pq eu parei pra olhar pra ele e a anotação do bloco parecia rescente. Ele não conseguia tirar isso da cabeça e não sabia se iria conserguir. Apesar de tentar conversar apesar de ter sido julgada, ffoi em vão. Sai de lá arrasada com a postura dele e com a falta de confiança. Sou uma pessoa alegre, e expontânea. Mas com postura de respeito e confiança com o meu parceiro. Infelizmente acabou assim. Uma pessoa maravilhosa que pos tudo a perder por causa de ciume, desconfiança que cegam a pessoa.
sabe, eu ou desse tipo de pessoa muito muito ciumenta, insgurnça é palavra ideal isso pq qndo nós brigamos ele me trata como se eu não fosse nada, ja disse ate q nao me amava, depois de tantas juras de amor ele teve coragem de me dizer isso! então ele passa a ser tão grosseiro q me machuc muito e cada dia com mais medo de perder. confesso q me ciúmes é muito exagerado como li em um coentario acima ele mudou 90% da vida dele por mim, mas nesse 1 ano e 11 meses juntos seu orgulho permaneceu e eu deixei o pouco q eu tnha de lado para não perde-lo então penso se qndo brigamos ele não em atras de mim será q ele não é verdadeiro qndo diz q tem medo de perder, eu correr atras dele passou a ser rotineiro deixei meu ponto de vista de lad para poder fica com ele, sofri pr humilhações e ele ainda diz q eu sou possesiva, acho q me acostumei de mais com ir sempre atras e ver coisas q sempre me lembram ele isso fez eu ficar cada dia mais insegura, hoje sou controaldora ao extremo e tambem rspeito as decisões dele, mas ele osta muito de futebol e eu não posso com issi….. mas enfi gostei muito do que li e como prestei bem atenção antes de tomar qualqer atitude relacionada ao ciumes vou lembrar do que li e também do que escrevi, de que iria tentar mudar meu comportamento….. obrigada pelos conselhos que não é dircionado só para mim para para todos os ciumentos q deveriam ler esse documentario!
Amigos, o ciume e uma loucura mesmo. Meu namorado era incansavel comigo, eu cansei-o com ciumes doentios. Ele me deixou mesmo me amando. Agora tomo calmantes e comprinidos para dormir, estou m elhor agora sem ele? Claro que nao, nao martirizem o parceiro se o amam e querem para sempre junto a vos.
Tenho 10 anos de casada e nunca tive ciumes do meu marido , somos mtos felizes, não sei prq começou bater um ciumes, e tenho pesamentos de que ele me trai, fico procurando coisas para me certificar que ele me trai, mais só encontro pistas mais nada certo, talvez esteja vendo coisas que não existem, já até pensei em me separar só para não ter que viver nessa duvida,mais eu o amo, digo abrir mão do meu amor para não viver mais nessa duvida.Não sei o que fazer, é uma coisa que foge do meu controle, acho que to doente, tenho que me tratar , alguém sabe algum procedimento como o tipo (AA) rsrsr que possa me informar?
Tenho 10 anos de casada e nunca tive ciumes do meu marido , somos mtos felizes, não sei prq começou bater um ciumes, e tenho pesamentos de que ele me trai, fico procurando coisas para me certificar que ele me trai, mais só encontro pistas mais nada certo, talvez esteja vendo coisas que não existem, já até pensei em me separar só para não ter que viver nessa duvida,mais eu o amo, digo abrir mão do meu amor para não viver mais nessa duvida.Não sei o que fazer, é uma coisa que foge do meu controle, acho que to doente, tenho que me tratar , alguém sabe algum procedimento como o tipo (AA) rsrsr que possa me informar?
Olá,
Tenho 2 anos e 1 mês de namoro… Nesses 2 anos tantas coisas aconteceram… Primeiros 5 meses uma maravilha, nada de brigas, um pouco de ciúmes da parte dele com relação a sites de relacionamento, até que engravidei e por perceber mudanças em mau namorado comecei a desconfiar e fui começando com o ciúmes meio que possessivo. Na verdade entrei em depre quando grávida, me achava horrível e sozinha, sentia ele tão longe de mim, fazendo a cada dia menos questão de estar ao meu lado, me dava desculpas por não vir me ver que na minha cabeça não fazia nenhum sentido e na de outras pessoas também, então comecei a achar que ele não gostava mais de mim… No dia de ganhar minha filha me senti um pouco rejeitada por ele e esse sentimento não esqueço nunca e isso acarreta em mais brigas, porque tenho dificuldades em dizer o que está se passando e fico guardando, e quando brigamos penso em tudo que já aconteceu e isso faz com eu me sinta desprezada, pois no dia de minha filha nascer brigamos, eu cheguei a dar um tapa nele de tanta raiva de tanto me sentir desprezada e ele correspondeu não com um tapa, com um empurrão de leve, segurou meu braço com força e me olhou com ódio, eu pedi desculpas como sempre… Estava com sintomas de quem já estava entrando em trabalho de parto, mas ele duvidou de mim, como sempre… Não botou fé, até que ele resolveu me levar ao hospital e chegando lá estava com 4 dedos de dilatação e aí já me colocaram no soro, ele assistiu o parto e tudo foi esquecido… Mas chegando em casa com a bebê começou tudo de novo, não moramos juntos,e então ele pegou 5 dias de licença e acreditem desses 5 dias nenhum ele passou o dia todo… chegava aqui a noite e ia embora de manhã… Ficava em casa jogando x box… FALA SÉRIO! Agora minha bebê tem 11 meses, sinto falta dele curtindo ela, como não moramos juntos ele passa pouco tempo com ela… E por estar meio que longe dele fico insegura e desconfiada e com muitooo, mas muitoo ciúmes… ciúmes de mulheres que ele olha na rua, na tv, em clipes. na net, etc… ciúmes da mãe, do pais, do irmão. irmã… Me sinto deixada de lado pois ele parece ser tão prestativo pra família e quando preciso dele só fico no precisando mesmo… Me Ajudem!!! Sofro tanto por issooo, isso me tira o sono, me pertuba dias e noites… O que eu faço?
ola gente,
achei o texto realmente otimo para esclarecer os problemas aos ciumentos(as), e eles(as) verem que isso deixa a vitima muito infeliz e sufocada ao longo do tempo. Ciumes em excesso so destroi. isso pode ter certeza…acredite e respeite seu parceiro(a). Vcs so se somarao estando juntos, se respeitando um ao outro. Ao contrario o ciumento(a) anulara a vitima com suas desconfiancas, cobrancas com roupas q nao podem ser ‘curtas’, amizades, desconfiancas com telefone, site de orkut e face..etc.. e com tempo a relacao pode extremesser..pensem com carinho…SE AMEM E AMEM SEU PARCEIRO…e sejam felizes minha gente…a vida e so uma. (apesar de eu ter meu namorido ciumento eu o amo muito e quero ajuda-lo com isso) abs Nara
Bem na verdade com repeito a relacionamento posso dizer que sou principiante, com minha namorada atual tenho 9 meses,sinto muito ciume dela…tenho medo de perde-la,de ela achar alguem melhor que eu ou então voltar para o seu ex namorado,nao sei na verdade o que acontece,acho q pessoas ciumentas que postaram aqui nesse cantinho me entendem…de certo,chamadas no telefone de madrugada,mensagens chegando a toda hora…acredito que seja um motivo…mas acho q o principal motivo pelo qual eu ter ciumes dela,foi o fato de ela me pedir pra sair com as amigas uma vez,eu deixar e no dia seguinte descobrir que ela estava com seu ex…ela jurou pra mim que so estava conversando,quando eu nao sei ao certo o que aconteceu…tenho medo como jah disse…isso seria a causa que ela procurou para o meu prroblema??? ou sera q sou eu mesmo o culpado de tudo…gostaria que me ajudassem…pessoas que sentem esse mesmo sentimento que eu…
me add…ficarei feliz de conversar com pessoas que me entendam…
cezar_rcpa@hotmail.com
eu sou bastante ciumenta, pq já sofri a dor da perda em vários dos meus relacionamentos, por isso fico insegura, agora mesmo entrei na página de recados do meu namorado, e vi recados frequentes de outra garota, e todos mandados por ele, então, ainda acha que estou paranóica?
eu acho ter mexmo problema de muitos homens vasculhei o saite da minha esposa e o telefone descobri umas menssagens intimas com um fulano agora sinto muita insegurança e um ciume possecivo não me deixa em paz e passamos a vida brigando. qual o seu conselho sera que vou a tempo de recuperar a nossa paz
Adoreeei as dicas, eu sou super ciumenta sabe, mas depois de ler esse artigo, vou conseguir controlar mas os ciumes.
😀
OBG ‘
ola! meu marido é muito desconfiado de mim, e eu não dou motivo nenhum para ele ter essa desconfiança de mim. ja fui casada uma vez, e passei por isso tanbem, e não quero que meu casamento acabe de novo. eu o amo muito, mas ja esta ficando chato isso. o que eu faço?
Pamy em sexta, 08
/07/11 00:23.
*******OIIII MOÇA LI SUA HISTORIA, VI QUE VOCÊ E MUITO INSEGURA CONSIGO MESMA MAS ISTO E MUITO RUIM PRA VOCÊ POIS EU JÁ PASSEI POR ISTO E HOJE MELHOREI MUITO VENDO OS PONTOS ERRADOS. EU NO SEU LUGAR CUIDARIA MAIS DE MIM E DO MEU BABY…COMEÇARIA A ME DESTRAIR COM COISAS QUE ME FIZERSSEM ESQUECER DESSES PROBLEMAS,MOÇA ACORDA POIS QUEM SE ESTRESSSA E VOCÊ SOMENTE,POIS ELE TA LÁ VIVENDO UM DIA APOS O OUTRO SEM PENSAR SE VOCÊ PENSA OU NÃO NELE, SE PRECISA DELE OU NÃO. AHHHHHHHHHH EU NO MEU CASO PRA SENTIR CIUMES TEM QUE ME DAR MOTIVOS,TENHOUM RELACIONAMENTO EHHHH SENTIA MUITO CIUMES DELE CONTROLAVACELULAR IMAIL MAS HOJE PAREI COM ISTO,NÃO VALE A PENA.ENTÃO MOÇA VIVA A VIDA POIS ELA E LINDA ,VOCÊ VIVE NESTE CIRCO DE VIDA COM TANTA COISA BONITA LÁ FORA ACORDA MOÇA… BJOS….