Todos nós passamos ou vamos passar por um fim de relacionamento. Apesar de normal e acontecer sempre, é muito dolorido e triste descobrir que algo em que acreditou tanto, simplesmente, chegou ao fim.Cada pessoa reage de uma maneira distinta nessas situações, umas de maneira mais emocional, outras mais introspectiva, mas no fundo todos querem entender o porque.
O término de um relacionamento nunca deve ser encarado como o fim da vida ou que você vai ficar encalhada(o) para sempre. Aproveite esse momento entre relacionamentos, para entender o que aconteceu e porquê. Não se sinta culpada(o) pelo fim, não ache que você não soube manter o relacionamento. “Quando um não quer, dois não fazem” já diz o velho ditado. E ele serve para tudo na vida. O relacionamento começou por vontade de duas pessoas, e foram essas duas pessoas que deixaram ele acabar.
Aceite a dor do fim e trabalhe com ela à sua maneira. Chore muito se for necessário, tenha longos momentos sozinha(o) de reflexão. Tenha certeza que você não vai se tornar deprimida(o) por causa disso. É apenas uma fase, um momento da sua vida. Você é uma pessoa excelente que está tentando encontrar sua cara metade.
Passe o tempo que for necessário pensando em todas as dúvidas que passar pela sua cabeça. Tente responder todas as perguntas que surgirem e entenda porque vocês deixaram o relacionamento acabar. Agora, se você não encontrar respostas racionais para isso, e seu(sua) parceiro(a) não soube te dar, então pare de pensar. Ele(a) não te merecia.
Talvez você passe por uma fase de muita raiva e ódio, na qual sentirá necessidade de gritar, espernear, jogar os travesseiros longe, bater no urso de pelúcia, de tanta raiva e ódio que está sentindo de você. O tamanho da raiva que você sente dependerá totalmente de como foi o fim. Lide com essa fase raivosa rápido. Não vale a pena passar por um momento de auto destruição sem razão.
Você vai precisar de pessoas que ama e te amam e que acima de tudo querem ver você feliz. Por isso, procure conversar com amigos(as) e familiares próximos. Escutes os conselhos e dicas que eles podem te dar, principalmente, escute pessoas que já passaram por isso e você sabe que superaram. Logo, você vai ver que tanta dor não tem significado.
Nós somos totalmente responsáveis em transformar um fracasso em aprendizado. Entenda o que aconteceu, o que passou de errado, comportamentos que você possui e que seria melhor ser diferente. Faça uma auto análise da situação. Uma ótima maneira de organizar o pensamento é escrevendo. Escreva um diário ou idéias em um caderno ou um blog. Seja honesta(o) ao escrever e verá como você vai se sentir melhor depois.
Ao escutar música, ver um filme ou voltar a um lugar que conheceu com seu(sua) parceiro(a), não deixe a dor e a tristeza dominarem seus pensamentos. Ao invés disso, aproveite para lembrar com alegria tudo que viveram juntos. Nada vai apagar as lembranças, então é melhor conviver bem com elas.
A pesar de ser difícil viver sozinha(o) é muito importante aprender a lidar com esse sentimento e não agir impulsivamente. Buscar um(a) ex ou o(a) próprio(a) sem ter certeza que devem estar juntos só vai piorar a situação. Além disso, não entre em outro relacionamento sem ter se recuperado do fim, e sem ter certeza que realmente gosta dessa nova pessoa. Porque se fizer isso, o máximo que vai conseguir é outro término.
Aproveite para se conhecer melhor e conhecer outras áreas da sua vida. Que tal fazer o curso que sempre quis? Ou entrar na aula que só tem aos sábados e vocês viajavam sempre? Cuide de você. Conheça melhor você. Ao focar sua mente em algo criativo e que precise de sua concentração, ao sair de casa e dos seus pensamentos sobre o relacionamento, em pouco tempo você estará se sentindo diferente, melhor, tranqüila(o) e com novos objetivos.
Não queira viver à distância a vida do outro. Não perca tempo pensando no que ele(a) está fazendo agora, com quem saiu, muito menos siga a vida dele(a) no orkut ou de outras maneiras. Deixe a vida seguir e por um tempo vai ser ótimo não ter notícias, não falar e não encontrar. Dê um tempo para que você se encontre e entenda o que aconteceu.
Não é porque acabou uma história que todas as memórias devem ser apagadas, rasgadas e jogadas fora. Então guarde tudo que quiser numa caixa (junto com os itens de outros(as) exs) e veja de vez em quando. Você vai perceber com o tempo que apesar da grande importância que ele(a) tinha em sua vida, você era uma pessoa antes e vai voltar a ser depois.
KIT DE SOBREVIVÊNCIA PARA OS DIAS APÓS O TÉRMINO:
Para Elas:
- Muitas caixas de papel.
- Muitos ombros para chorar e enxugar suas lágrimas.
- Ursos de pelúcia que te escutam na hora que você precisar, que você pode abraçar sempre e até mesmo berrar com ele.
- Banho quente – sentiu vontade de chorar? Entre na água quente. Ela relaxa os músculos, diminui ansiedade e melhora a imagem de choro.
- Filmes do gênero comédia e livros que prendam a sua atenção. Dessa forma você se distrai bastante, descontrai um pouco e prende a atenção em outra coisa.
- Não amenize a tristeza com chocolate, bolachas e potes de sorvete. Afinal, você tem que estar linda para o próximo relacionamento.
Para Eles:
- Sair com os amigos e tomar um grande porre.
- Jogar uma partida de futebol.
- Desabafar com o melhor amigo o que está sentindo.
- Viajar para a praia e pegar onda.
- Muita cerveja.
Dica do Portal sobre o assunto: o livro “Como sobreviver a perda de um amor” é uma leitura interessante e confortante.
Leo estou passada com a sua história…no seu caso realmente o fim seria a melhor solução. Imagino que vc deve estar sofrendo muito, mas acredite, ao ler o seu email tenho certeza que vc se livrou de uma roubada, de alguém indeciso, que não está inteiro em uma relação. As primeiras semanas são horríveis, eu chorava todos os dias, várias vezes, de soluçar… é engraçado com isso pode acabar com a gente. Eu tb não via saída, decidi chorar o que tinha q chorar, foram 2 semanas e meia. Hoje tô melhor, já fiz a “operação limpeza”, fotos, emails, não tenho mais nada. Confesso que ainda penso muito em como tudo poderia ser diferente se ainda estivéssemos juntos. Ás vezes me pego pensando que parece um “sonho” o que tô passando…afinal pra mim estava tudo bem..mas no final das contas percebo que tb me livrei de uma cilada, de alguém q não estava inteiro.. enfim, que não me merecia… Ai que saco!! Não vejo a hora desse “bode” passar…. parar de remoer tudo isso, seguir com os meus planos e conseguir confiar em alguém de novo…sorte à todos!!
Oi eu tambem tou apassar por uma separação ,3 dias antes do natal acabamos ,ela quis acabar pois diz que não lhe dei valor foram zangas constantes nestes últimos meses e agora ela explodiu.pior ela continua a partilha a casa comigo .pois nao tem sitio para onde ir e por isso fica por cá até arranjar sitio.nao fala comigo ,sai d casa xega tarde e eu tento ao maximo nao dizer nada.mas fica dificil pois eu ainda a amo. e fico numa angustia cada vez q ela sai.estou a m refugiar em anti depressivos pois nao sou capaz d dormir estou cansado ,pior nao sou capaz d comer estou um farrapo…
Qundo li este texto, me pareceu tão fácil, tão simples. mas não é assim que me sinto!… Já se passaram 9 meses da separação de um relacionamento de 20 anos, e a dor do luto ainda persiste em mim. Faço terapia, para me ajudar a limpar os entulhos que se encontram em mi, mas não tá nada fácil! Deveria existir uma mágica que fizesse desaparecer esta mágoa, dor e tristeza! Não posso simplesmente ignorar a existência dele, afinal temos dois filhos! teremos um vínculo eterno!… Não estou conseguindo administrar essa situação confesso!… Ainda não aprendi a perder… por mais que estou tentando ainda tá difícil… help!
Nelma, não é facil. Nunca tive um relacionamento de 20 anos. Mas já saí de um de quase 10 anos. É dilacerante. Uma dor incontrolável. Que te consume. Vc perde o apetite, não sabe mais o que fazer…mas sabe o que me consola? O fato de existirem outras pessoas com os mesmos problemas que os nossos e superaram isso. Se estas pessoas que já passaram pelo mesmo problema, pode superar esta fase tão doída, pq nós não conseguiremos? Mas isso só depende de nós mesmos.
Boa noite! Li todos os comentarios e me fez me sentir melhor.Meu ex largo de mim quinta feira(23/12)a noite por telefone,sem mais ou menos depois de 3 meses juntos! Apenas disse que se precipitou.Ele mora em outra cidade meia hora daqui,mas a gente se via sempre todo sabado,na faculdade! Foi o pior natal que passei.Agora estou aqui,so choro,nao ligo porque tento me conformar,mais na verdade acho que a minha ficha nao caiu ainda,fico segurando o celular na mao olhando como se ele fosse liga ainda! Sai de um namoro de 5 anos e agora esse tao pouco tempo,como eu me apeguei nele,como se ele me entendia em tudu,realmente estava apaixonada! E,tao de repente meu mundo desabou,nunca esperava isso dele. Mais que 2011 seja melhor para todos nos! e consiguimos nos recuperar dessa dor tao grande!
Bom dia estou passando por um fim de relacionamento de 1 ano terminado no dia 24 /12 , vespera de natal, pior que ela me enviou uma mensagem no meu celular que era para o amante no meu celular, o que tenho a dizer e que Deus estava do meu lado e me abriu os olhos para essa pessoa que nao soube lidar com o amor que ofereci, pessoas egoistas, egocentricas mas a vida continua e logo vou arrumar quem me mereça, abraços.
Pelo que vejo, todos nós passamos pelos mesmos sentimentos, de querer estar com a pessoa no natal, no ano novo. Todo relacionamento faz sim uma falta quando termina. Para mim foi muito dificil, pois terminamos alguns dias antes do natal, e isso querendo ou não, já afeta o proprio natal, o ano novo, e as férias de janeiro. Planos que nunca mais serão cumpridos. Por maior que seja a demagogia, a verdade é que tudo tem um motivo em nossas vidas, a dor as vezes pode ser como um aprendizendo, de alguma maneira. Será que essa pessoa, que gostei muito, gostava tanto de mim de maneira reciproca a ponto de sermos um casal de velhinhos? O ruim é entender toda a situação, criar o desapego, como pessoas disseram, apagar os email de juros de amor, cartas, presentes, fotos, etc…
Mas para superar isso, estou aprendendo que não podemos deixar que esse tipo de coisa afete nossa auto-estima. Tive problemas para trabalhar, dormir, estudar, e será que o “outro” teve os mesmos problemas? Se deixarmos nossa auto-estima cair, muita coisa ira cair, e não iremos abrir portas para novas coisas na vida.
Feliz natal, e bom ano novo a todos! que esse ano, não passemos e superemos isso 🙂
Namoramos durante 4 anos, e exatamente no dia de nosso 4º aniversario de namoro tivemos um discussão terrível. Passamos três dias sem nos falar, e qdo nos encontramos para conversar, ele me falou que não dava para continuar mais, eu concordei, e tentei ficar bem naquele momento. Ocorre que, comecei a questionar o porque daquele relacionamento tão perfeito e saudável ter terminado dessa forma, não conseguia entender, Tínhamos acabado de voltar de uma viagem maravilhosa que fizemos para comemorar nosso aniversario de namoro,essa viagem foi tão linda, tão romântica, tão feliz. Não conseguia entender, não tinha explicações para terminar. Passaram-se alguns dias e os questionamentos sempre voltavam a baila, e em um almoço com a Mãe dele, descobri que o Pai dele estava por trás do término do nosso namoro. Há tempos o Pai dele andava descontente com nossa relação, tinha medo do filho casar, que eu pudesse engravidar, etc, mas eu nunca soube desse descontentamento da parte do pai dele, pois pra mim sempre foi tudo tão normal e natural, nem me importava. Mas, hoje, quase um mês que estamos separados, consigo enxergar que realmente o pai dele teve total influência. Há tempos o pai dele vinha pressionando ele para terminar o namoro, oferecendo tudo o que se pode oferecer em bens materiais com a condição de que ele me deixasse. Resultado, meu ex fez a escolha dele, e decidiu-se ficar com tudo o que o Pai podia lhe oferecer, e para isso ele teve que abrir mão de mim. Até agora me questiono o porque disso tudo, o que incomodava ao Pai dele o nosso relacionamento, éramos tão felizes, tão apaixonados, jura de amor, planos, tudo tínhamos, e por imaturidade da parte dele hoje ele perdeu alguém que tanto o amou. Ele sempre me fez sentir tão amada, tão querida, tão desejada. Enfim, isso ainda me magoa muito, ainda choro, me desespero, tenho vontade de ir atrás dele, de ligar, mas como eu sei que ele fez essa escolha, não posso atrapalhar. Tô fazendo terapia e agora estou me recuperando bem, e estou percebendo que não mereço ele, não mereço o que ele tem pra mim, mereço coisa muito melhor. Espero que aos poucos, consiga me reerguer!
Ola pessoal tenho 24 anos e hoje faz 38 dias q terminei um namoro de 3 anos, eu terminei mas eu q estou sofrendo não ele, entro no portal todo dia toda hora e econtro palavras de conforto mas hoje é a primeira vez q escrevo, to mto confusa qdo nos conhecemos começamos a namorar no msm dia tinha certeza q dessa vez era pra valer pois ja sofri por amor antes dele, era tudo lindo, o conheci num momento dificil ele estava individado, indo trabalhar de pé enfim como ele mesmo me disse ele não tinha nada material, n me importei mesmo de coração, o tempo foi passando e eu vivendo a vida dele, os horarios dele (pois ele sai do serviço as 23h de segunda a segunda) nunca reclamei disso, consegui q ele limpasse o nome dele, falavamos em casamento, futuro e ate filhos, nunca ficamos um dia só sem nos ver podem acreditar ele é sozinho pois a familia n liga pra ele e le me disse milhares de vezes “a sua familia é minha tbm” ele considerava minha mae como mae dele enfim tudo tava andando nos conforme até q agosto desse ano ele resolveu comprar uma moto zero km no começo fiquei enciumada mas acabei correndo atras de td concecionaira, preços, escritorio pra documentação conseguiu a tão sonhada moto dai por diante meu namoro começou a terminar cada dia q passava ele tava mais estranho, distante, não dizia mais q me amava nem nada tentei por 2 meses q ele falasse se estava contecendi alguma coisa a resposta sempre a mesma “não é nada” um dia fiquei mto mal pensando poxa qdo ele andava a pé vinha me ver todo dia agora de moto fica arrumando desculpas foi ai resolvi seguir ele, eu estava n porta da casa dele ele me ligou no celular disse q ia dormir e eu com o coração na mão tratei ele normal não deu dez minutos ele saiu de moto todo arrumado perfumado e sem aliança assim q ele saiu me pegou em frente a casa dele….gente pra onde ele ia numa segunda feira 1 hora da manha chovendo todo arrumado daquele jeito? ele não me contou de jeito nenhum onde estava indo ai minhas forças se acabaram joguei a alinça nele e fui embora ate hoje ele nem me procurou, nem o vi mais nada to sofrendo demais, não sei se aida o amo, se é raiva to sem chão me ajudem
Meu msn mandy_a00@hotmail.com
Realmente é triste pensar que uma coisa tão boa, uma relação que você construiu, derrepente desmorona. Ainda não consigo entender o porque de tudo isso, não entendo o porque da interferencia do pai dele, não há motivos, ambos pertencemos a mesma classe social, não tem nenhum motivo crucial, apenal a empatia que o pai dele sente por mim. Isso ta me magoando tanto, não consigo me concentrar em mais nada, ele não me liga, não me manda sequer uma msg, acho que realmente ele se decidiu, apenas me entristeço pq eu sempre soube q nosso amor era verdadeiro, nos entendiamos tão bem, nos completavamos, mas apartir do momento que o pai dele começou a querer interferir tudo mudou. Oro todos os dias para que Deus possa iluminar nossos caminhos, e agora mais do que nunca vou pedir p ele iluminar os caminhos de todos que estão sofrendo por amor. Deus nos reserva coisas boas, e só ele sabe o que faz… Todos os dias entro aqui nesse site, me sinto bem, leio os depoimentos e tiro uma lição de cada um deles. Temos que ser fortes, isso é mais um motivo p seguir adiante e ver o quanto a vida é bela, e o quanto merecemos viver e ser felizes, por nós, apenas por nós e não por ninguem. Cada pessoa é responsável pela sua felicidade.
“Amanda”, Deus tem o melhor para ti. E o que perdido foi não se compara com o que há de vir! Dê tempo ao tempo.
“Mayara” obrigada pelas palavras de s2 … forças vc tbm entendo o q esta sentindo, deixe nas mãos de Deus ele sabe o que faz!
Amanda,só posso te dizer que a sua história é idêntica a minha,te add no msn veja lá…Sofro ainda, mas a cada dia que passa td vai ficando mais distante..mesmo assim não consigo entender as atitudes dele que jogou tudo fora..é lamentável…
Sandra não recebi seu convite tente novamente quero mto conversar com vc, bjosss
Sandra meu msn mandy_a00@hotmail.com se não conseguir add me passa o seu pelo email q é o mesmo do hotmail que eu te add
Amanda, já te mandei meu msn por e-mail, pq não consegui te add mesmo..Bjos
Meninas,
Sei o que estão passando…namorei quase 3 anos…foi a fase mais marvilhosa da minha vida…onde havia encontrado meu príncipe encantado…vivíamos intensamente o nosso namoro…nos casamos em Janeiro desse ano e nos já nos separamos…até agora não entendi os motivos por ele ter pedido a separação… disse que estava cançado de muitas brigas…mas hoje com calma e a cabeça no lugar, cheguei a conclusão de que ele não se adaptou na vida de casado…era muito apegado a mãe…brigávamos, mas não seria o motivo da separação, até porque vivemos muitas coisas boas durante o casamento…mas for a desculpa que arrumou….esde entao não nos vimos mais…moramos em cidades diferentes…voltei para a casa dos meus pais e nunca mais ele me procurou…no começo brigamos muito por e-mail para a divisão dos bens…hoje não trocamos uma palavra sequer…fico pensando como isso pode ter acontecido…tanto amor, tantos sonhos, tantos planos para nada… ainda estou sofrendo, mas Deus sabe o que faz e o tempo também…
Bjos e força para todas
Olá pessoal! Estou passando por dificuldades comuns à maioria que postou aqui.
É muito difícil, muito mesmo esquecer, mas é o que eu quero! Acho que até é mais difícil para nós, homens, que temos maior dificuldade de lidar com a solidão e de desabafar. De qualquer forma, encontrei um vídeo no youtube do dr. Flávio Gikovate: café filosófico – amor que se vai, da TV Cultura. Muito interessante e inteligente, fez-me sentir melhor. Assistam e façam suas críticas.
E se algum “companheiro de dor” quiser desabafar, estou aí, estou indo bem e quero ajudar. A força está com vocês, sempre.
Oi gente! Encontrei por acaso esse site, e tá me servindo pra acalmar um pouco mais o meu coraçao! Ontem meu namorado terminou nosso relacionamento de 6 anos. Náo é a primeira vez que acontece, e isso é o que me causa uma certa revolta comigo mesma! Sei que näo preciso viver isso, mesmo por que, ele sequer é o melhor namorado do mundo, mas, o que me prende a ele é simplesmente o medo da solidao. Moro sozinha há 2 anos, e meu relacionamento com minha mae é de uma amizade distante! Por todo esse tempo, quem sempre me apoiou e esteve comigo foi ele. Bem ou mau, eu o tinha por aqui… alguem pra conversar, pra ver um filme, até mesmo pra ter um motivo de fazer um jantar… To precisando tanto de conversar com pessoas que possam me dar força… Vou deixar meu msn, e espero poder contar com algum de voces!
Feliz ano novo a todos
caroln_c@hotmail.com
Amigos, gostaria de uma opinião vocês. Em um dos posts abaixo, tem minha historia.
O fato que aconteceu comigo foi o seguinte, na semana anterior ao novo novo, a pessoa que eu gostava muito me ligou, dizendo que sentia saudades e que poderiamos conversar, se nós poderiamos tentar novamente, pois nossa historia era bonita e tal. Como a maioria dos homens lá no fundo é um pouco bobão, desculpe os que não gostarem do comentario, e como tambem ainda sentia algo por ela,resolvi tentar. No ano novo, iriamos passar sozinho, para evitar problemas, porem de ultima hora, acabamos passando eu, ela e a mãe dela somente. Depois fomos ver os fogos, dar um passeio, encontrar umas amigas dela e tal. Conclusão:
a distancia da minha casa, ate a casa dela, leva uns 50m. Como tive que deixar as amigas em casa, conta mais 30m, depois voltei para a casa dela, e depois para a minha. acabei chegando em casa por volta das 6h no sabado. Agora, pasmem, ela me ligou alguma vez nesse fim de semana,apenas para saber se estou bem?
Concordo com a Carol, as vezes temos é o medo da solidão. Escrevi esse post, para se isso aconteceu com mais alguem, para mostrar que não é a única pessoa a passar por isso. As vezes temos que reconhecer, acabou, por mais complicado que seja. Outros podem ter a sorte, e ter um feliz casamento. Pelo menos, eu na minha humilde opinião tentei.
Fabiano, náo sei se entendi ao certo a sua estória… Ela te ligou para conversar, vcs combinaram de passar o ano novo juntos, ela incluiu no programa a mae e as amigas, depois vc as deixou em casa e pronto? Nada de conversa?