Todos nós passamos ou vamos passar por um fim de relacionamento. Apesar de normal e acontecer sempre, é muito dolorido e triste descobrir que algo em que acreditou tanto, simplesmente, chegou ao fim.Cada pessoa reage de uma maneira distinta nessas situações, umas de maneira mais emocional, outras mais introspectiva, mas no fundo todos querem entender o porque.
O término de um relacionamento nunca deve ser encarado como o fim da vida ou que você vai ficar encalhada(o) para sempre. Aproveite esse momento entre relacionamentos, para entender o que aconteceu e porquê. Não se sinta culpada(o) pelo fim, não ache que você não soube manter o relacionamento. “Quando um não quer, dois não fazem” já diz o velho ditado. E ele serve para tudo na vida. O relacionamento começou por vontade de duas pessoas, e foram essas duas pessoas que deixaram ele acabar.
Aceite a dor do fim e trabalhe com ela à sua maneira. Chore muito se for necessário, tenha longos momentos sozinha(o) de reflexão. Tenha certeza que você não vai se tornar deprimida(o) por causa disso. É apenas uma fase, um momento da sua vida. Você é uma pessoa excelente que está tentando encontrar sua cara metade.
Passe o tempo que for necessário pensando em todas as dúvidas que passar pela sua cabeça. Tente responder todas as perguntas que surgirem e entenda porque vocês deixaram o relacionamento acabar. Agora, se você não encontrar respostas racionais para isso, e seu(sua) parceiro(a) não soube te dar, então pare de pensar. Ele(a) não te merecia.
Talvez você passe por uma fase de muita raiva e ódio, na qual sentirá necessidade de gritar, espernear, jogar os travesseiros longe, bater no urso de pelúcia, de tanta raiva e ódio que está sentindo de você. O tamanho da raiva que você sente dependerá totalmente de como foi o fim. Lide com essa fase raivosa rápido. Não vale a pena passar por um momento de auto destruição sem razão.
Você vai precisar de pessoas que ama e te amam e que acima de tudo querem ver você feliz. Por isso, procure conversar com amigos(as) e familiares próximos. Escutes os conselhos e dicas que eles podem te dar, principalmente, escute pessoas que já passaram por isso e você sabe que superaram. Logo, você vai ver que tanta dor não tem significado.
Nós somos totalmente responsáveis em transformar um fracasso em aprendizado. Entenda o que aconteceu, o que passou de errado, comportamentos que você possui e que seria melhor ser diferente. Faça uma auto análise da situação. Uma ótima maneira de organizar o pensamento é escrevendo. Escreva um diário ou idéias em um caderno ou um blog. Seja honesta(o) ao escrever e verá como você vai se sentir melhor depois.
Ao escutar música, ver um filme ou voltar a um lugar que conheceu com seu(sua) parceiro(a), não deixe a dor e a tristeza dominarem seus pensamentos. Ao invés disso, aproveite para lembrar com alegria tudo que viveram juntos. Nada vai apagar as lembranças, então é melhor conviver bem com elas.
A pesar de ser difícil viver sozinha(o) é muito importante aprender a lidar com esse sentimento e não agir impulsivamente. Buscar um(a) ex ou o(a) próprio(a) sem ter certeza que devem estar juntos só vai piorar a situação. Além disso, não entre em outro relacionamento sem ter se recuperado do fim, e sem ter certeza que realmente gosta dessa nova pessoa. Porque se fizer isso, o máximo que vai conseguir é outro término.
Aproveite para se conhecer melhor e conhecer outras áreas da sua vida. Que tal fazer o curso que sempre quis? Ou entrar na aula que só tem aos sábados e vocês viajavam sempre? Cuide de você. Conheça melhor você. Ao focar sua mente em algo criativo e que precise de sua concentração, ao sair de casa e dos seus pensamentos sobre o relacionamento, em pouco tempo você estará se sentindo diferente, melhor, tranqüila(o) e com novos objetivos.
Não queira viver à distância a vida do outro. Não perca tempo pensando no que ele(a) está fazendo agora, com quem saiu, muito menos siga a vida dele(a) no orkut ou de outras maneiras. Deixe a vida seguir e por um tempo vai ser ótimo não ter notícias, não falar e não encontrar. Dê um tempo para que você se encontre e entenda o que aconteceu.
Não é porque acabou uma história que todas as memórias devem ser apagadas, rasgadas e jogadas fora. Então guarde tudo que quiser numa caixa (junto com os itens de outros(as) exs) e veja de vez em quando. Você vai perceber com o tempo que apesar da grande importância que ele(a) tinha em sua vida, você era uma pessoa antes e vai voltar a ser depois.
KIT DE SOBREVIVÊNCIA PARA OS DIAS APÓS O TÉRMINO:
Para Elas:
- Muitas caixas de papel.
- Muitos ombros para chorar e enxugar suas lágrimas.
- Ursos de pelúcia que te escutam na hora que você precisar, que você pode abraçar sempre e até mesmo berrar com ele.
- Banho quente – sentiu vontade de chorar? Entre na água quente. Ela relaxa os músculos, diminui ansiedade e melhora a imagem de choro.
- Filmes do gênero comédia e livros que prendam a sua atenção. Dessa forma você se distrai bastante, descontrai um pouco e prende a atenção em outra coisa.
- Não amenize a tristeza com chocolate, bolachas e potes de sorvete. Afinal, você tem que estar linda para o próximo relacionamento.
Para Eles:
- Sair com os amigos e tomar um grande porre.
- Jogar uma partida de futebol.
- Desabafar com o melhor amigo o que está sentindo.
- Viajar para a praia e pegar onda.
- Muita cerveja.
Dica do Portal sobre o assunto: o livro “Como sobreviver a perda de um amor” é uma leitura interessante e confortante.
Fui casada duas vezes, com o segundo vivi mais ou menos 10 anos, persisti no relacionamento, com terminos e voltas, e finalmente e infelizmente, nos separamos realmente, continuo o amando, mas acho que o amor dele não foi igual ao meu. Ainda o amo e quero sua felicidade, mesmo que não seja comigo!
Um dia quem sabe, eu viro a página! O tempo é quem dirá!
A maioria dos meus relacionamentos foram conturbados no final… Mas com o tempo estou aprendendo e hoje já não sofro tanto. Se terminou é porque teve que ser assim!! Me apego ao que vivi de bom e procuro não guardar mágoas. No começo sofro, choro…mas nada que o tempo não resolva!!
Estou totalmente desiludida da vida, meu relacionamento de 11 meses se foi, a única coisa q consigo fazer é chorar, chorar, chorar, minha vida está sem sentido, o pior é q não entendo o pq do fim. Ele q quis terminar e a explicação que ele me deu num me convenceu nem um pouco, não tem como entender, ele disse q ainda gosta d mim, se ele realmente gostasse d mim não teria chegado ao fim pq o amor verdadeiro enfreta qualquer coisa menos a separação, estou me sentindo como se fosse um brinquedinho q ele brincou bastante e agora se cansou e resolveu jogar fora, a única coisa q quero realmente entender é o pq disso td, sendo q ele fazia juras d amor, dizia q queria se casar comigo, eu entrei d cabeça nesse relacionamento e como sempre me ferrei, acho q nem coração eu tenho mais, no lugar dele deve ter ficado só o pulmão… É a segunda vez q isso acontece comigo, da outra vez fiquei assim por 3 anos, e agora será quanto tempo vai durar!!!!
só me fasso esta pergunta ” pq, pq, pq, pq”
EU NÃO VOU DIZER QUE ESTOU DESILIDIDA DA VIDA, MAS QUE ESTOU ME SINTINDO SEM RUMO ESTOU, HOJE EXATAMNENTE ME SEPAREI DO MEU MARIDO, IA COMPLETAR 4 ANOS QUE ESTAVAMOS JUNTOS, SIMPLISMNETE COM TANTAS BRIGAS ELE DECIDIU IR EMBORA, ATÉ O MOMENTO ESTOU CONFUSA SEI QUE NÃO VAI VOU TAR, MAS QUERO MAIS É VIVER CRIAR NOSSO FILHO PARA SER UM HOMEM DE BEM, SEI QUE SOU CAPAZ, MAS NA REALIDADE A GENTE NUNCA SABE COMO DAR A VOLTA POR CIMA NÉ……..
Depois de 32 anos de casamento, ele resolveu que queria ter vida de solteiro!!! Afinal, tinha uma vida pela frente e queria poder sair quando, onde e com quem quiser, sem dar satisfação pra ninguem nem precisar voltar pra casa. Depois de velho, voltar à adolescência! Coitado! Da dó.
Ela veio do interior sozinha e eu a acolhi de braços abertos. Arrumei um apartamento, 4 quartos, para ela morar sozinha, um emprego sólido e bem remunerado, além de mobiliar a casa dela. Finalizando, acabo de saber que ela não gosta mais de mim e que tudo o que fiz foi porque eu quis, ou seja, por obrigação. Não estou lamentando por tê-la ajudado e agora ela ter terminado tudo, mas por me sentir usado como uma escada. Nada do que fiz para ela me trouxe prejuízo financeiro, entretanto um arrombo moral.
Bem é uma pena que depois de 5 longos anos meu relacionamento tenha chegado ao fim. Bem na realidade não estavamos 100% mas as brigas tinham dado treg”uas . Viajamos no fds e na quinta uma ex ligou para ele contando do fim de seu casamento ( ela a 10 meses ja tinha se separado e tido um caso com meu namorado o q ocasionou no nosso rompimento na epoca) e hoje ela se separou de novo e disse ser definitivo e meu namorado foi atrás igual a um cachorro. Não precisou ela chamar duas vezes.
Na realidade eu estou sofrendo + por ter passado 5 anos com uma pessoa que nunca tentou me amar q viveu muitos momentos comigo esperando pela outra, pensei q a historia tinha acabado naquela epoca + vejo q so fui usada cmo estepe. Não tenho importancia nenhuma pra ele. Por isso fico triste por ter me doado e respeitado alguém por tanto tempo e não ganhar nada em troca . Ou seja pra mim hj eu estava vivendo de migalhas !!!!
E isso e o q + me doe… e o pior kro sair dessa e não consigo não vejo nada a minha frente.
Namorei com uma pessoa durante 4 meses, talvez o tempo tenha sido curto, mas foi o suficiente para que após término do relacionamento, surgisse em mim um sofrimento bastante intenso. Antes de conhecê-la, eu jamais havia me apaixonado por alguém. Ela despertou em mim esse sentimento tão bonito que é o amor. Durante o relacionamento, não houve conflitos; eu era bastante feliz ao lado dela, tratava-a sempre com muito carinho, da mesma forma ela era comigo. Após três meses de namoro, porém, o comportamento dela mudou bastante. Tratava-me várias vezes com indiferença, não lembrou do nosso aniversário de 3 meses de namoro, e apesar de ter algum tempo disponível, despedia-se de mim bem antes disso; às vezes eu me sentia mais como um simples amigo do que como um namorado.
Foi a partir daí que meus dias de sofrimento começaram… pq eu percebi que todas as palavras, juras de amor, e planos qúe ela fazia em relação a nós, era tudo dito irrefletidamente- ¨da boca pra fora¨. Chegou então o momento em que ela decidiu terminar o namoro. Perguntei o motivo, ela respondeu: ¨estou triste com outras coisas, não tenho ânimo pra relacionamento agora¨.
Creio que tristeza jamais é motivo para se terminar um relacionamento. Sem dúvida ela não me amava de verdade.
Já se passaram 3 meses, e ainda penso nela, em tudo que ela dizia… não consegui despertar nela o mesmo q ela despertou em mim…
Terminei um relacionamento de 6 anos ontem. Foi muito mais difícil pra mim pois fui eu qm terminei, porque me senti moralmente humilhada por atitudes dele depois de tantos anos de namoro e tanta dedicação da minha parte. Acredito que todos nós devemos seguir o que é bom pra nós e eu não iria passar por cima dos meus sentimos em prol de alguém q eu ja dei mil chances, mil perdões e engoli mts sapos. Tudo tem limite e o meu chegou, eu tenho que me respeitar, se não ninguém mais irá… mas mesmo assim eu ainda gosto demais dele, foda. Sei que vai ser difícil mas acabou, agora é hora de tentar aplicar todas as teorias de como superar um fim de namoro.
Vai passar.
oi pessoal… estava lendo a materia até me deparar com os comentarios… não sabia q tinha tantas pessoas q terminaram relacionamentos longos… Ontem a noite terminei meu relacionamento de 4 anos… foi muito dificil pra mim e tenho certeza de que está sendo pra ele tbém q mora sozinha nesta cidade. Foi um triste fim, ainda não sei se fiz a escolha certa mas isso só o tempo dirá…se tiver que ficar junto Deus saberá o q fazer. Já fazia um tempo q não brigavamos, mas na semana passada foi a gota d´agua, discutimos por eu ter cumprimentado um ex, simplesmente não quis conversar achando q me levando pra casa seria a solução dos problemas, moro com meus pais q ficaram espantados qdo cheguei em casa cedo. Ficamos quase 1 semana sem nos falar até que resolvi ligar pra termos uma conversa definitiva. Acho que temos q ter vida própria mesmo estando com outra pessoa, cansei de não poder fazer minhas vontades, não posso ter amigos??? Não quero viver em uma gaiola, e ele simplesmente diz q é assim e q não vai mudar… então… pra q sofrer?? Está sendo dificil sim, estou muito triste, e cheguei a achar q não teria coragem de terminar… confio em Deus, ele me ajudará a seguir o caminho mais certo…
Terminei um relacionamento de 2 anos, depois de muitas fases ótimas, outras apenas boas e muitas de brigas por motivos fúteis, muitas vezes incompreensíveis, ofensas, gritos até que a coisa passou a acontecer fisicamente, da parte dele, é claro, até que eu resolvi por um ponto final.
Se uma palavra definisse o que tenho sentido é decepção. POr ter acreditado, investido tempo, sentimentos, perdoado muitas e muitas vezes, provavelmente perdoado mais do que devia. Mas agora chega, tristeza eu sei que passa, já passou de outras vezes e eu sei que não vou deixar outra pessoa me depreciar tanto, desrespeitar tanto e achar que deve ser perdoado mais uma vez.
Li todos os comentários e me identifico um pouco com quase todos. A dor é muito grande. Ainda não estamos terminados, estamos dando um tempo, mas acho que não tem mais volta. Foram 3 anos de convivencia, mas só 2 de amor verdadeiro. Hoje me sinto usado e desacreditado no amor, pois nunca me dediquei tanto como foi dessa vez. Estou sem horizonte. Ainda amo muito essa mulher, mas sei que estou amando sozinho. Muita sorte para todos nós.
Amigo acima… Se vc a ama e tens muita certeza de seu amor por ela, respeite essa decisão dela de pensar e fique com as pessoas que gostam de vc por esse tempo para lhe darem forças e no final vc sabera a resposta…
Bom acredite q nada na vida eh por acaso e tudo ocorre da melhor forma para nós, mesmo q n saibamos.
Um abraço e que tudo de certo em sua vida!
Meu relacionamento estável de 12 anos, com duas filhas e muitas crises. Foram cinco anos de harmonia e cumplicidade mútua, mas com o nascimento de nossas filhas tudo mudou, dividir a atenção entre dois sentimentos diferentes (mãe e mulher) não é fácil. Mas algo mudou completamente no compartamento dele cada vez mais agressivo, de mal humor, não há sabor nos alimentos que preparo, reclamação do meu trabalho e dos estudos. A única coisa que ainda permanece em harmonia e a relação sexual, mas até quando? Não não suporto mais as discurssões perante toda minha família e sempre a mesma coisa: acusações e insinuações. Acredito que ele não me ame mais, mas não sabe como fazer e eu não sei como proceder? Afinal está entre nós, nossas amadas filhas, e aí?! Vai ser díficil dizer acabou!
Faz 3 dias q decidi por fim em um relacionamento d 7 meses. apesar de n ser infeliz c ele tinha a certeza q poderia me sentir melhor fora do relacionamento, fora de tantos ciumes. agora sofro e n tenho ninguem a cupar senao a mim mesmo. espero q algum q esse tempo q a tudo cura chegue o mais breve possivel. n estou pronto p outro relacionamento e sinto q nada pode preecher o vazio, principalmente pq moro sozinho.
q desespero!
Olá para todos vocês, hoje, acho que acabou o meu namoro. Eu digo acho porque ele me ama e eu também o amo de mais e não sei o que fazer… já fiz de tudo para dar certo e ele também, mais ele se decidiu e hj eu chorei de mais por isso.
Descobri muito tarde meus defeitos e sempre pedia para que nós terminassemos, mais a realidade é bem mais dura e não aguentei. Neste momento ouço uma música bem alta para que eu não chore …
Bom, só espero que possamos aprender a cada dia, porque só sofremos porque buscamos o sofrimento, hoje eu aprendi uma boa parte, mais ainda falta muito….
Beijos a Todos
Olá, meu namoro de pouco mais de 2 anos terminou na semana passada, no início do relacionamento nós eramos como unha e carne.. viviamos juntos quase o tempo todo. Nossas crises começaram talvez por culpa minha, pois eu tinha muito ciúme dela por ela morar sozinha longe da família e ter muitos amigos homens e também depois que fiquei sabendo que o ex namorado dela morava próximo a ela e ela sempre se recusava a andar na rua comigo para evitar “feri-lo” isso piorou muito. Sempre tive vontade de terminar por esses e outros motivos mas como foi a primeira pessoa que me fez sentir importante, mostrou que gostava de mim e que queria ter filhos, que eu fosse o homem da vida dela.. nunca tive coragem de terminar.
Muitas e muitas brigas depois.. ela se decidiu e terminou. Apesar de ser recente, ontem eu ainda fiquei a tarde toda na casa dela e conversamos muito.. ela não quer mais namorar.. ainda gosta muito de mim mas prefere ter só a amizade, porque diz q o namoro gera brigas.
É horrível lembrar de coisas que ela gostaria tanto que eu fizesse e eu deixei de fazer, como não ir embora da casa dela quando nós discutíamos.. hoje eu gostaria de voltar atras e fazer tudo isso pra tentar mudar mas não adianta falar pq isso só será visto como promessa.
Espero que por pior q seja o q estou sentindo.. ir embora (mesmo em paz mas com tristeza).. faça eu amadurecer e enfrentar a vida.
Ontem meu mundo desabou, depois de 2 anos de relacionamento, sendo 1 ano e 7 meses morando juntos, ele me diz q não tem certeza do q sente por mim, que chegou de viagem depois de uma semana fora, e qdo voltou não sentia nem vontade de me beijar, tocar, nem saudades sentiu….Ele disse td isso pq voltou de viajem e ficou a semana toda indiferente comigo, e ontem não aguentei e pressionei-o a me falar o q estava acontecendo, ele disse isso tudo e eu arrumei minhas coisas e fui p/ a casa de minha mãe…Ele me pediu uma semana para pensar, e ainda me deu esperanças…disse q eu sai pq quis, q ele não havia pedido, mas como ficar sob o mesmo teto q alguem q nem quer te tocar? q te trata com indiferença?? Estou mto mal, ontem não consegui colocar nada na boca, e hj ainda sem fome, estou fraca, e sem rumo, Amo ele, mas não sei o q fazer da minha vida..se devo ter ou não esperanças de voltar com ele..pq meu Deus??
Terminei meu relacionamento de 06 anos a exato um mês, e ainda não consegui superar, mesmo parecendo que estava decidido e que iria levar tudo numa boa, me enganei por completo,pois quando caiu minha ficha que não teria mais a pessoa amada ao meu lado me senti num desespero total ! Então vcs me perguntam :: Terminou porque ??
Nós sempre fomos duas pessoas muito mas muito apaixonadas mesmo e o erro foi de eu ter me anulado tanto deixando de fazer as coisas que gosto e não viviendo a minha vida e sim a da outra pessoa , durante esses 06 anos , terminamos 05 vezes e sempre fui eu quem terminei e logo ele me procurava e acabava voltando , só que não adianta, a gente acha que as coisas vão melhorar que a pessoa vai mudar , enfim , tudo continua a mesma coisa , a mesma rotina , até parece ingratidão minha , começo a me culpar , pois como eu moro no interior e ele em SP , sempre me tratou com muito conforto , mas a minha vida estava sendo anulada , não foi facil tomar a decisão e quando tomei pela 05 vez eu me arrependi e acabei o procurando novamente só que desta vez ele não quis voltar e o pior de tudo me falou coisas HORRIVEIS que acabei absorvendo e que esta me fazendo um tremendo mal , tenho tido o apoio de meus amigos , ainda bem !!! e vou começar a fazer terapia nessa semana.
A ausencia da pessoa amada é demais dolorida , DÓI , DÓI no coração , nunca tinha sentido isso antes em tão tamanha intensidade , mas vejo o seguinte , Não estava bom o meu relacionamento a ROTINA tomou conta , então vejo que se voltar e voltar para tudo novamente e nã queio isso , ESTOU SOFRENDO , mas essa dor vai passar HAAAA , VAI , TENHO CERTEZA , boa sorte a todos !!!!
Poxa, vejam só, eu tenho 20 anos e minha ex namorada tem 26, namoramos 1 ano e 8 meses, mas nos últimos 3 meses eu relaxei com ela, confesso isso, acho que não estava mais gostando o tanto de antes, não ligava, não saia, não beijava…etc!…mas ela foi a minha 1° namorada séria….me sinto muito culpado por isso e não consigo esquece-la de nenhuma forma, percebo que a amo….dei valor qd perdi….mas sinto q ela gosta ainda um pouco e quero reconquistá-la novamente, como fazer isso?…sem forçar a barra?….sinto muita saudade e falta dela na minha cama, do meu lado em td!…choro muito…quero tê-la de volta….me deêm uma força amigos de relacionamentos…..