Todos nós passamos ou vamos passar por um fim de relacionamento. Apesar de normal e acontecer sempre, é muito dolorido e triste descobrir que algo em que acreditou tanto, simplesmente, chegou ao fim.Cada pessoa reage de uma maneira distinta nessas situações, umas de maneira mais emocional, outras mais introspectiva, mas no fundo todos querem entender o porque.
O término de um relacionamento nunca deve ser encarado como o fim da vida ou que você vai ficar encalhada(o) para sempre. Aproveite esse momento entre relacionamentos, para entender o que aconteceu e porquê. Não se sinta culpada(o) pelo fim, não ache que você não soube manter o relacionamento. “Quando um não quer, dois não fazem” já diz o velho ditado. E ele serve para tudo na vida. O relacionamento começou por vontade de duas pessoas, e foram essas duas pessoas que deixaram ele acabar.
Aceite a dor do fim e trabalhe com ela à sua maneira. Chore muito se for necessário, tenha longos momentos sozinha(o) de reflexão. Tenha certeza que você não vai se tornar deprimida(o) por causa disso. É apenas uma fase, um momento da sua vida. Você é uma pessoa excelente que está tentando encontrar sua cara metade.
Passe o tempo que for necessário pensando em todas as dúvidas que passar pela sua cabeça. Tente responder todas as perguntas que surgirem e entenda porque vocês deixaram o relacionamento acabar. Agora, se você não encontrar respostas racionais para isso, e seu(sua) parceiro(a) não soube te dar, então pare de pensar. Ele(a) não te merecia.
Talvez você passe por uma fase de muita raiva e ódio, na qual sentirá necessidade de gritar, espernear, jogar os travesseiros longe, bater no urso de pelúcia, de tanta raiva e ódio que está sentindo de você. O tamanho da raiva que você sente dependerá totalmente de como foi o fim. Lide com essa fase raivosa rápido. Não vale a pena passar por um momento de auto destruição sem razão.
Você vai precisar de pessoas que ama e te amam e que acima de tudo querem ver você feliz. Por isso, procure conversar com amigos(as) e familiares próximos. Escutes os conselhos e dicas que eles podem te dar, principalmente, escute pessoas que já passaram por isso e você sabe que superaram. Logo, você vai ver que tanta dor não tem significado.
Nós somos totalmente responsáveis em transformar um fracasso em aprendizado. Entenda o que aconteceu, o que passou de errado, comportamentos que você possui e que seria melhor ser diferente. Faça uma auto análise da situação. Uma ótima maneira de organizar o pensamento é escrevendo. Escreva um diário ou idéias em um caderno ou um blog. Seja honesta(o) ao escrever e verá como você vai se sentir melhor depois.
Ao escutar música, ver um filme ou voltar a um lugar que conheceu com seu(sua) parceiro(a), não deixe a dor e a tristeza dominarem seus pensamentos. Ao invés disso, aproveite para lembrar com alegria tudo que viveram juntos. Nada vai apagar as lembranças, então é melhor conviver bem com elas.
A pesar de ser difícil viver sozinha(o) é muito importante aprender a lidar com esse sentimento e não agir impulsivamente. Buscar um(a) ex ou o(a) próprio(a) sem ter certeza que devem estar juntos só vai piorar a situação. Além disso, não entre em outro relacionamento sem ter se recuperado do fim, e sem ter certeza que realmente gosta dessa nova pessoa. Porque se fizer isso, o máximo que vai conseguir é outro término.
Aproveite para se conhecer melhor e conhecer outras áreas da sua vida. Que tal fazer o curso que sempre quis? Ou entrar na aula que só tem aos sábados e vocês viajavam sempre? Cuide de você. Conheça melhor você. Ao focar sua mente em algo criativo e que precise de sua concentração, ao sair de casa e dos seus pensamentos sobre o relacionamento, em pouco tempo você estará se sentindo diferente, melhor, tranqüila(o) e com novos objetivos.
Não queira viver à distância a vida do outro. Não perca tempo pensando no que ele(a) está fazendo agora, com quem saiu, muito menos siga a vida dele(a) no orkut ou de outras maneiras. Deixe a vida seguir e por um tempo vai ser ótimo não ter notícias, não falar e não encontrar. Dê um tempo para que você se encontre e entenda o que aconteceu.
Não é porque acabou uma história que todas as memórias devem ser apagadas, rasgadas e jogadas fora. Então guarde tudo que quiser numa caixa (junto com os itens de outros(as) exs) e veja de vez em quando. Você vai perceber com o tempo que apesar da grande importância que ele(a) tinha em sua vida, você era uma pessoa antes e vai voltar a ser depois.
KIT DE SOBREVIVÊNCIA PARA OS DIAS APÓS O TÉRMINO:
Para Elas:
- Muitas caixas de papel.
- Muitos ombros para chorar e enxugar suas lágrimas.
- Ursos de pelúcia que te escutam na hora que você precisar, que você pode abraçar sempre e até mesmo berrar com ele.
- Banho quente – sentiu vontade de chorar? Entre na água quente. Ela relaxa os músculos, diminui ansiedade e melhora a imagem de choro.
- Filmes do gênero comédia e livros que prendam a sua atenção. Dessa forma você se distrai bastante, descontrai um pouco e prende a atenção em outra coisa.
- Não amenize a tristeza com chocolate, bolachas e potes de sorvete. Afinal, você tem que estar linda para o próximo relacionamento.
Para Eles:
- Sair com os amigos e tomar um grande porre.
- Jogar uma partida de futebol.
- Desabafar com o melhor amigo o que está sentindo.
- Viajar para a praia e pegar onda.
- Muita cerveja.
Dica do Portal sobre o assunto: o livro “Como sobreviver a perda de um amor” é uma leitura interessante e confortante.
como reagir quando ela pede apenas um tempo pra descobrir se realmente ama, depois de 9 anos de namoro?
Sinto-me perdida! Foram 7 anos sendo a amante, esperando o momento da separação dele, dos filhos crescerem, ou seja, esperando que todos os ‘estepes’ que o prendiam não fossem mais argumento. E ele se separou, numa semana da esposa e na semana seguinte de mim, alegando que não tínhamos nada em comum, que eu não fazia falta e outras coisas que me deixaram completamente embasbacada. Já fazem pouco mais de duas semanas e está muiuto dolorido. Será que preciso de ajuda psicológica?
Também me sinto perdida, no coração de uma tempestade, já faz mais de dois meses que terminamos e ainda não consegui esquece-lo, ainda é forte o sofrimento.
Gostaria muito de conversar com alguém que esteja se sentindo como eu, os mesmos problemas. Deixo meu email:
xeslider@yahoo.com.br
faz duas semanas,que finalizou o meu casamento,um relacionamento de 7 anos, o qual tive um filho de 1 ano e 5 meses,sinto muito culpado,tenho varios defeitos,hoje estou me sentindo muito triste,sensação que o meu mundo desabou,se alguem tem uma idéia do que devo fazer fale comigo;meu imail é lilavicente@yahoo.com.br
NAO SOU SANTO , TENHO MEUS DEFEITOS , MAS QUEM NAO TEM?
MINHA NAMORADA DE QUATRO ANOS ME TRATA COMO SE EU FOSSE UM CACHORRO DE RUA , POREM QUANDO INTERESSA A ELA , ME TRATA COMO UM ANJO .
NAO AGUENTO ESSA DISPARIDADE , TENHO QUASE QUE CERTEZA QUE ELA TEM OUTRO , PQ QUEM AMA NAO HUMILHA . VOU SOFRER MAS NAO QRO ISSO PRA MINHA VIDA .
terminnmos hj, parece q perdi uma parte d mim, estavamos juntos a 1 e 7 meses. Eu o amo. Estou chorando no momento q escrevo isso. Sei lá, a gnt era tã ofeliz, não entendo como pod ter terminado, estavamos fazendo planos p casar no fianl do ano, eu m formei ano passodo e ele se forma em junho. Estou arrasada! buaaaaaaaaaaaaaaa
! Eu o quero.
gente, estou arrasada, terminamos ontem, meu mundo desabou, so tenho chorado, fico pensando como vou viver sem ele, pior que a culpada pelo termino foi eu, sou mto ciumenta, e acabo sufocando ele,..se alguem tem algum conselho alguma palavra amiga meu e-mail é rafaela_kid@hotmail.com
ESTOU CHEGANDO AO FIM DE UM RELACIONAMENTO, ACHO QUE NADA PODE SER FEITO MAIS, EU NÃO POSSO ACREDITAR QUE UMA PESSOA QUE TANTO SONHEI SER MINHA ESPOSA, QUE TUDO TINHA PRA DAR CERTO NÃO DEU!!! AINDA NÃO ME CONFORMO QUE CHEGAMOS AO FIM, MAS ESTAMOS NÓS MACHUCANDO… PEÇO A DEUS QUE FECHE MEU CORAÇÃO PRA SENTIR DOR… SEI QUE ELA NÃO SENTI A MESMA COISA POR MIM!!! ACHO QUE DEVO TERMINAR DE VEZ E SEGUIR MEU CAMINHO MESMO QUE SINTA DOR POR ISSO!!! UM ABRAÇO A TODOS QUE POSTARAM AQUI, POIS ISSO ME AJUDOU A ME DESABAFAR MESMO QUE SEJA PRA ALGUEM QUE NUNCA VOU CONHECER OU VER!! flaviomelorj@hotmail.com
Todo relacionamento é difícil de ser superado, principalmente quando se vive intensamente, como eu vivi. Foram 5 meses que aprendi, amadureci e vi que realmente pudia fazer meu primeiro relacionamento dar certo. Mas tanto eu quanto ele, fomos nos desgastando e chegamos num ponto em que não dava mais. Pior é você saberque o que você gosta dela, essa pessoa gosta de você, mas que os dois estão cansados, feridos e por mais tentativas, o relacionamento esfriou.
Chorei desesperadamente quando eu tomei a iniciativa de ligar pra ele e terminar. Mas pelo menos fui eu quem tomou a decisão, pois se eu tivesse ouvido dele, seria muito pior pra mim. Meu coração está bem ferido,machucado,eu realmente sei que com o tempo, isso vai passar, mas até lá, eu não consigo acreditar. Quero que esse sentimento saia logo de dentro de mim, mas é difícil. O que me disseram e é verdade é que se for pra ser meu, pode não ser agora, mas vai ser meu.
Deus escreve por linhas tortas e o que tiver que ser será, apesar de hoje estar lá embaixo, sofrendo tudo e muito mais.
Já haviamos terminado mas hoje ela ficou com seu novo namorado, doi muito mais acho que vou compreender…eu a soltei em um mar como quando vc leva um nenem para molhar os pés na agua, ela pediu para nadar…não vai voltar…eu fiz o que podia carnalmente e espiritualmente, o novo cara é muito legal com ela…mas como me doi..já que passamos dois anos imaginando nossa filhinha e nossa vida…eu a amo e quero solta-la..pois ela poderá aprender mais com o novo namorado…ele não tem culpa magina…não é por causa dele…
Adorei esse texto
Abraço a todos
rafaelfba@uol.com.br
Bom terminamos dia 17/01/2007, foi a coisa mais dificil da minha vida, hoje dia 23/02/2007, tentei uma reconcilianção, mas ela parece que encontrou alguém definitivamente, estou sofrendo muito, como eu gostaria de encontrar uma pessoa Legal pra Está ao Meu Lado, mas, as mulheres parecem que sumiram, não consigo encontrar ninguém, ontem a noite sofri muito, muito mesmo, pense em uma coisa super dificil de encarar, não sinto vontade de sair, meu coração se acelera facilmente quando a vejo, estou disposto a ficar em casa para não ter que vê-la com outro Homem, bom ninguém pode imaginar o que estou passando, quem desejar falar comigo estou no Adriano_fariasPN@hotmail.com
Terminamos o nosso romance de 4anos e 8 meses, em outubro de 06, foi uma das piores coisas q fiz, pois eu o amava muito, aproveitei o tempo q fiquei sozinho para estudar, passei no vestibular e estou morando em aquidauana MS, fui passar o carnaval em minha cidade, e encontrei ela, com outra pessoa, tenho a impressão q o mundo se virou contra mim, perdi totalmente a vontade de viver, pois eu tinha a esperança de voltar com ela, mas quando vi aquilo… é difícil, nunca achei q iria acontecer comigo. estou arrasado!!!
harolduka@bol.com.br
terminamos depois de tanto tempo 3 anos e meio,,, sofri muito aew voltamos …aew ela voltou a ser a mesma, choro muito por isso, mais sei que a vida é assim, vou estudar e mudar de horario do curso …pq agente é da mesma sala..lol…abraço a todos os homens sofredores de amor como eu !
eletromusic17@hotmail.com
Lendo esse artigo “Superando o Fim!”, choro, choro porque diz tudo o que estou sentindo. Terminei um relacionamento de quatro meses – pouco tempo, + um tempo vivido com intensidade – onde praticamente convivemos 24hs, quando não nos víamos, falávamos ao celular. Chegou ao fim quando ele desconfiava que o traia – desconfiança sem sentido – como poderia o trair se praticamente convivíamos 24hs?! Vivia pra ele… estamos a 1º mês separados e ainda não o esqueci, vou a baladas, show’s com as amigas e, não tem jeito! Sofro muito, pois, foi meu 1º relacionamento vivido com amor, paixão, desejo… Já pensei em varias vezes tentar voltar… + não; o amo sem duvidas, + me amo em 1º lugar, não quero sofrer! A conclusão que tirei com o fim do relacionamento foi que: “FIDELIDADE É UM DEFEITO!”. Sei que ainda vou ser muito feliz…tenho apenas 20anos!
Que engraçado!!!! Lendo o artigo e ainda sabendo quem escreveu….fico feliz…por vc.
Mas, por mim muuuuito triste acabou o relacionamento de 4 meses e 12 dias com uma das pessoas mais lindas q conheci. Ele continua sendo especial, lindo, mas, nao me aceitou e pior nao me deu uma chance. Foi uma facada que eu nao estava esperando. Choro tanto, mas isso vai passar. Desejo q sejamos felizes. A vida as vezes mostra um lado tão cruel.
nossa é muito dificil superar uma perda só o tempo mesmo…eu estou tentando mais nao consigo nos separamso a 7 meses ele foi embora pra sua cidade mais quando foi ja estava namorando novamente com uma colega do trabalho dele,os dois sairam juntos do tralbalho e ele levou éla junto…nao me conformo ele me ligou para se despedir de mim,e nao me contou isso,fiquei sabendo depois..mais é dificil ainda nao caiu a ficha…só que éla fez oque eu nao tive coragem de fazer ir embora com ele,pra sua cidade……………….
Bem…Estava procurando ajuda na net e me identifiquei nesta materia pois terminei o meu relacionamento de 7 meses ontem… mesmo sabendo que ele é um crapúla me dediquei que desse certo. Agora estou aqui com odio de mim e nojo dele.Espero que esta dor que me consome passe rápido pois estou totalmente sem rumo.As lembraças e tudo que ele me fez sofrer parecem um filme sem fim em meus pensamentos.Tenho certeza que vou superar mais a tristeza maior é que insistir no que eu sabia que não valia apena hj é só ARREPENDIMENTO!
Abraços…
bom a minha historia è mais complicada. sou casada, tive um amante por quase 5 anos o qual me ajudou muito quando soube que meu marido tinha me traido, se nao fosse ele acho que teria acabado com minha familia. mais tudo bem consegui superar com a ajuda dele. o problema è que a mulher dele traia ele a mais de 4 anos e eu sabia de tudo. conclusao a mulher do meu amante me acusou de ser amante do marido dela, e eu pra livrar ele da culpa contei pra ele que ela o traia. moral da historia ele me deixou e ficou com a ela. da pra entender uma coisa dessas???
bem pessoal meu relacionamento foi de mais de 6 anos, sempre mi dediquei a pessoa, fazia de tudo mas não consegui satisfaze-la, sempre amei sózinho,namorava sózinho i ela sempre com sua familia não saiamos pois pra sair sua familia tinha q ficar i ela não aceitava, hoj com 6meses i uns dias de término ainda não consigo mi desprender,mesmo depois de tanto desprezo ainda penso muito nela,estou muito triste,choro muito,perco noites i mais noites de sono,não saio acho q ainda não é a hora,por isso sofro muito….tchau…
BOM GALERA KK ALEM DE UM BOM PORRE NADA MELHOR QUE UM NOVO AMOR PARA CURAR A DOR DO AMOR PASSADO !!!! BOM O IMPORTANTE SEMPRE MATER SE FIRME CABEÇA ERGUIDA E LEMBRAR SE NAO DEU CERTO E PQ VAI APARECER ALGUEM BEM MELHOR PARA VC !!!! POR MAIS QUE PAREÇA DIFICIL…..