Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
oi,namoro a 1 ano e 6 meses,e ele é meu primeiro namorado,sabe acho que eu estou esfriando,não sou mais do jeito que eu era antes,quando o via ficava muito feliz,meu coraçao disparava,agora quando o vejo não fico tão alegre assim,ele é muito carinhoso comigo,faz todos os meus pedidos,o problema é que ele é muito fechado,pra ele o que importa é nos dois,tento falar da minha familía mas ele não tá nem aí,tento apresentar meus amigos pra ele mas ele não gosta,não sei como terminar me ajudem por favor.
“””Pois é,minha gente cada um cOm as suas aflições e dificuldades para resolve-las,,mas acho q nada melhor que uma boa reflexão p/ tomarmos atitudes certas sem correr o risco de arrependermos mais tarde ,e se não arriscarmos nossa felicidade, nunca vamos descobrir se vamos conseguir ou não,,nada na vida é eterno ninguém é proprietário de ninguém e tudo na vida passa por mais que no momento pareça ser um sofrimento sem fim tenha calma,,,reflita,aja pela razão e naum pela emoção!!!e é preciso nos amar acima de tudo e pensar mais na gente!!!a vida é curta para pararmos no tempo cm um relacionamento que não estamos sendo felizes ou correspondidos…eu tbm tenho um namorado que não o amo mais ,,é estranho td isso p mim pq ele era td p mim…….hj ele me ama ainda mais sóo…pq ja naum posso corresponde-lo devido ao desgaste namoramos quase 5 anos,,e nada de mudanças sempre na mesmice isso cansa,,,eu chorava p ter + carinho dele + atenção pois ele era mto desatento p as coisas era meio seco,,,,agora não já nem sinto + falta,,,,mais gosto da pessoa dele tenho um carinho enorme por ele…e tenho dó pq ele me ama de ++ ,,chora quando falo de termina ,ja terminamos uma vez mais ele naum me deixa ser feliz,,só fik no meu pé,ja fiz de td p ele me deixa até arruma uma outra pessoa ja arrumei,,mas que nada,,,,nada adianta não sei mais o q eu faço,,vo espera + um pokinhu e vou criar coragem vo termina logo cm isso queira ele ou não,,vou pensar mais em mim!!!!porquê???EU ME AMOO E QUERO SER FELIZ!!!!tenhu apenas 19 aninhus………e taum sofrida já
Oi algum tempo atrás descobri que meu pai ta traindo minha mãe com a mãe do meu namorado e depois disso falei pra ele ai ele flo que nda muda entre nois tudo continua igual e se qualque coisa aquilo vazasse nois ia mora junto eu tenho 17 e ele 18, mas meu pai e a mae dele faz de tudo pra nois termina ela enche a cabeça dele flando mal de mim e meu pai fika falando que ele me trai que ele tem outra sendo que eu tenho muita confiança nele e eu sei com quem eu to me relacionando tabém. Eu o amo mas muitas vezes penso em termina eu ja falei isso pra ele mas ele fingi que nao tem ciume e nem demonstra os sseus sentimentos agora não sei o que fazer sinceramente !!!!!!
o que faço?????????????
Alininha,
Sabe, na vida as vezes temos que ser duros, mesmo com nossos pais… Se vc não vai contar a traição do seu pai pra sua mãe, fale com o seu pai pra te deixar em paz pq do contrário vc vai abrir o jogo com sua mãe. E diga pro seu namorado fazer o mesmo… Mas nada de sair de casa pra morar com ele, por causa disso… Acho q vc não deveria pular etapas pra fugir dos problemas familiares, isso geralmente acaba em mais problemas.
Boa sorte pra vc e um abraço a todas
Meu caso ta acabando comigo…
namoro a 7 anos sendo de muitos momentos bons e ruins,noivamos e descobri a 3 anos atras q ele estava usando cocaina, fiquei muito mau pois o amava demais…lutei muito parei de viver para tirar isso dele e consegui, hj 2anos depois ele esta limpo 10quilos mais gordo, muito responsável e na igreja e agora me pressiona pra casar sendo q agora descobri q nao o amo mais… ele ta firme na igreja e eu nao,me amaaa demais da conta e atribui a vitória dele a mim,e para piorar estou apaixonada por um cara muito legal q quer ficar sério comigo, mais como terminar com meu noivo?? se sou o chao dele,ele nem imagina q o amor acabou…tenho muito medo de terminar ele sofrer muito e voltar para as drogas…ele está tão bem a 2 anos..to muito mal.. preciso de ajuda!
dradermatofuncional@yahoo.com.br
Bom Dia à todos…
Sou casada a 3 anos e somando com namoro e noivado totalizam-se 6 anos…Bom no ínicio do relacionamento era tudo maravilhoso, tínhamos bastante sintonia, inclusive na cama…porém depois que casamos as coisas mudaram um pouco, acredito também que pela correria do dia-a-dia…mas mudou radicalmente quando eu peguei uma conversa dele no msn com uma garota que eu sabia que eles haviam ficado antes dele me conhecer…fiquei transtornada, iria terminar, mas por uma certa influência familiar acabei não terminando…tentei esquecer e decidimos por um ponto final na história, mas passado um tempo descobri que ele estava mantendo contato com ela novamente, depois de uma briga feia ele me pediu mais uma oportunidade e acabei dando mais uma chance…no final do ano aconteceu de novo, mas com uma outra garota, vi a conversa dele marcando encontro com ela, planejado mesmo, já que ele queria deixar o encontro para o dia do retorno das minhas aulas…no final acabei dando mais uma chance, mas meu relacionamento está uma porcaria, não sinto mais vontade nem de beijá-lo quanto mais fazer sexo…nesse tempo conheci uma pessoa que está mexendo muito comigo, mas nunca tivemos absolutamente nada, pois não tenho coragem de traí-lo…sei que a melhor coisa é terminar…mas esse é o problema…está faltando jeito, ou coaragem, ou até mesmo iniciativa…peço ajuda!!!
Bom dia, estou lendo os comentarios e vi que mta gente passa por uma situação chata como a minha.
Namoro a 7 anos e 6 meses, na verdade esse namoro ja começou errado, porque eu aceitei namorar essa pessoa pra esquecer uma outra por quem eu era apaixonada e nao estava dando certo.
Ate chegar no ponto que esta hoje confesso que ate consegui gostar dele e ter momentos felizes ao seu lado.
Mais de uns 2 anos pra cá o que venho fazendo é empurrar com a barriga, tudo me irrita e vejo motivos pra brigar.
Não tenho vontade de transar e demosntro isso sem querer até um beijo dele tem me irritado ultimamente…
Ele cobra atenção, carinho, ligações telefonicas e eu nao tenho a menor vontade de fazer mais nada.
Faz 1 mes entrei numa sala de bate papo e conheci uma pessoa, que estou gostando e a pessoa esta correspondendo, trocamos fotos, nos falamos na webcam tds os dias, fazemos ate sexo pela cam esta sendo uma delicia, so que pra piorar a situação sou de sp a e pessoa do mato grosso do sul, falamos de nos conhecer dele vim pra ca eu ir pra la em fim estamos planejando mtas cosias.
Eu nao amo mais meu namorado, isso ja nao é de hj estou so adiando uma decisão por falta de coragem e medo do futuro talvez.
Ele me ama, faz tudo por mim, eu nao sei como começar essa conversa, queria trocar experioancia com pessoas que ja passaram por isso, por favor me ajudem…
meu msn é dnp.zo@hotmail.com
GEnteee me ajuudeem eu li os casos ai, e resolvii pedir ajuda,Namoro a 6 meses.No começo tudo era muito perfeito,ele conheceu um pouco da minha familia e eu da dele.Eu amava ele ,ligava direto , e agora eu não amo mais ele, nem tenho mais vontade de ligar e ver ele.Mais ele me ama demais, faz de tudo por mim, eu tenho pena de terminar com ele e nem sei como.Algueém pode me ajudar ? Muito obrigada desde ja.Beijos
Oi pessoal, estava procurando alguma coisa na net que pudesse me ajudar, e achei esse site.
Por favor me ajudem, namoro meu primo de 1º grau a 6 meses, quando começamos a namorar em janeiro, eu tinha recém terminado com meu ex namorado que aliás, me magoou muito, e meu primo é totalmente diferente, ele é muito carinhoso, faz tudo por mim, a familia toda diz que ele me ama, no começo até gostei,mas agora não to mais afim, e minha familia vai ficar toda contra mim se eu terminar, mas não quero continuar numa relação sem amor, da minha parte é clr. O que eu faço, se alguém puder me ajudar, ficarei muito grata, estou muito indecisa.
bjs
Pessoal,
Hoje terminei meu namoro, estou um caco, parece que falta um pedaço de mim… Mas sei que vai ser melhor assim, nossa relação estava acabando comigo em todos os sentidos, eu estava me sentindo muito desvalorizada e maltratada. Eu gosto dele mas vou ser forte…
Espero que esse meu depoimento ajude quem está precisando de coragem pra dar esse passo…
Tõ muito mal, muito, mas tô pensando que vai passar… tô com pena dele, tô insegura, estou muito mal…
Um beijo a todos(as) e muita paz pra todos nós.
Ola, namoro uma garota a 6 anos e pedi ela em noivado a 2 anos, tenho 26 anos, passamos muuitas coisas juntos. Demos entrada em nosso AP ano passado e fica pronto ano que vem 2011 ou seja ano que vem e casamento na certa. Temos uma relaçao bacana de respeito, amor e etc nunca havia traido ela. Acontece que conheci uma garota 2 meses, e mecheu muito com a minha a minha cabeça, e depois que conheci ela nao tenho a minima vontade de ficar com a minha atual, de fazer nada junto so fico pensando na outra, e isso me deixa pessimo, pq queria estar com a outra mas nao posso…se eu terminar com ela vai ficar muito destruida ela me ama muito. Mas por outro lado terminar uma relaçao de 8 anos por uma garota de que conheci a 2 meses tb e foda..entao estou nesta puta indecisao, estou com uma, pesando na outra. E a atual querendo escolher piso de apartamento e eu pensando em sair correndo pra beijar a outra rsrs..Ai é foda
Ola,
Fiquei mais aliviada em saber que existem mais pessoas passando por o que eu estou passando… Namoro há 7 anos e já tentei terminar várias vezes, mas meu namorado fica arrasado… Da ultima vez, eu até consegui ser mais forte e terminar de verdade, mas ele me liga sem parar, faz chantagem, até diz que vai se matar. Nessa época, ele emagreceu mais de 10 kg em menos de 2 semanas.
Enfim, eu acabei voltando, mas meu sentimento por ele acabou. Não sei mais o q fazer, como terminar… Fico nervosa só de pensar em td o que eu passei naquela época. Ele é muito nervoso e tenho medo da reação dele. As vezes tenho vontade de sumir, viajar pra algum lugar e não voltar mais…
Boa sorte pra tds vcs!
Bjs
OLÁ PESSOAL, ESTOU PASSANDO POR UM PROBLEMA DESSE, NAMORO A MAIS DE 6 ANOS, MORAMOS JUNTOS, E ULTIMAMENTE ESTAMOS PASSANDO POR DIFERENÇAS QUE NOS MAGOAM, UM E AO OUTRO, E RECENTEMENTE CONHECI UM CARA TOTALMENTE DIFERENTE, COMEÇANDO PELA IDADE, ALÉM DE SER 20 ANOS MAIS VELHO QUE EU, E EU SOU 3 ANOS MAIS VELHA QUE MEU ATUAL,NÃO SEI SE ESSA OUTRA PESSOA ESTA COLABORANDO PARA EU TOMAR ESSA DECISÃO, MAS NÃO ESTOU MAIS AGUENTANDO…O MEU ATUAL, ERA DE UM JEITO QND NOS CONHECEMOS E AGHORA SE IRRITA COM TUDO QUE FAÇO,E FALO,ELE NÃO PENSA NAS MESMAS COISAS QUE EU, NÃO SONHA JUNTO COMIGO, QUERO ALGUEM QUE LUTE COMIGO, QUE SONHE E VOE JUNTO A MIM, NÃO ALGUEM QUE FICA PARADO NO TEMPO, TENTEI CONVERSAR COM ELE, MAS NÃO CONSEGUI TERMINAR,PAREI E PENSEI SE É ISSO QUE DEVO FAZER AFINAL SÃO QUASE 7 ANOS, SERÁ QUE VOU CONSEGUIR VIVER SEM ELE, SERÁ QUE VOU ME ARREPENDER, SERÁ QUE VOU ARRUMAR OUTRO AMOR COMO O DELE??SÃO PERGUNTAS ASSIM QUE ME DEIXAM INSEGURAM, NÃO SEI OQUE FAZER DE UMA COISA É CERTA..ACHO QUE NÃO O AMO MAIS, MAIS ELE NÃO QUER TERMINAR TBM…NÃO FICAMOS MAIS JUNTOS COMO ANTES..OQUE EU FAÇO, ME DEM UMA RESPOSTA, ESTOU APELANDO PRA TUDO AGORA, ESTOU FICANDO DESISPERADA..SERÁ QUE DEVO TROCAR ELE POR OUTRA PESSOA??MAS E SE ESSA OUTRA PESSOA NÃO ME QUISER MAIS??? ME AJUDEM A TIRAR ESSA DUVIDA DO MEU CORAÇÃO, E O PIOR É QUE JÁ ESTOU GOSTANDO DESSA OUTRA PESSOA, PENSO A TODO INSTANTE EM ESTAR COM ELE…POR FAVOR ME AJUDEM A REFLETIR,QUEM TEM EXPERIENCIA NESTA ASSUNTO…
Meu conselho é para o Fábio:
para saber o que fazer é só vc se colocar no lugar da sua noiva. O que vc iria preferir, que ela continuasse com os dois, ou que mesmo faltando pouco para o casamento fosse sincera com vc e terminasse?
E tem outra coisa, amigo, vc só tem 26 anos, ainda vão aparecer muitas mulheres que vão mexer com vc, aí é que vc tem que não só gostar da sua esposa, mas admirá-la, admirá-la, enfim ver que não vale a pena ceder a tentações a acabar com uma relação de amizade e confiança. porque o tesão o furor do sexo da atração acabam o que fica é o que realmente faz o csamento valer ou não a pena!
Pense bem, amiguinho, muita paz pra vc!
Olá gente, meu nome é Rayssa e eu to com um problema parecido com o de vocês: eu gosto do meu ex-melhor amigo, mas como nós não nos falamos mais eu aceitei namorar com outro garoto meio que no impulso, justamente pra esquecer o outro. Isso já tem dois meses. Mas eu me arrependi, pois eu não amo ele, só gosto como amigo e eu não faço a menor idéia de como terminar, e pra piorar ele estuda na mesma sala que eu. Além disso eu sei que ele gosta de mim, mas eu mal consigo ficar perto dele agora. O que eu faço? Ele é meu primeiro namorado e eu não quero magoar ele, mas eu sei que vai ser muito pior se eu continuar fingindo. Alguem tem alguma sugestão? O que eu faço?
Olá pessoal,
eu estou maluca querendo terminar o meu namoro mais eu não consigo,a minha situação é meio que parecida com a da
“cabis” ele passa mal e tudo quando so toco em fim de namoro,pior que tento me afastar e nao da
tenho 4 anos de namoro sendo que a 3 meses ele me deu uma aliança de noivado!!
esta ficando cada vez mais dificil,e o pior de tudo que sei que ele me ama,mas depois de muita coisa errada
que ele ja fez eu parei de confiar nele,não gosto mais como antes!!
me ajudem !!!eu nao sei nem como iniciar uma conversa estou tão triste em estar sempre traindo ele,sempre me maltratando e tratando ele mal tambem ! =(
beijos e muita paz pra todos
Ah eu passei por uma situação de namoro de 4 anos eu com uma mulher mas velha que eu 18 anos,mas convivemos muito bem.Mas chegou um tempo que eu e minha idade talvez falou mas alto,com ela eu num posso casar e nem constituir familia,ter filhos com ela.Pensei refleti e vi que tava na hora de terminar,pois num gostava mas dela como antes e ainda tinhas essas questões de familia.Terminamos,é duro ruim,fico mal com isso,mas estou superando aos poucos.
Bom, eu também estou em uma situação cruel! Sou casada, vai fazer 6 anos, namorei 2 anos, vai fazer 8 anos que estamos juntos e eu não gosto + dele, o problema é que ele não quer se separar pq me ama muito, fora que tinhamos mtos compromissos juntos, como empresa, familia, não temos filhos, mas a situação está insustentável, eu tb tenho medo de me separar e depois me arrepender, como ja aconteceu a 3 anos atras que nos separamos por 1 mês e voltamos, mas sinceramente não sei oque faço. ESTOU DESESPERADA.
Para Debi….
Então pensei muito e percebi que minha garota e muito mais importante que apenas uma aventura, e que estou um pouco cançado do arroz com feijao. Nao vou ficar indo atraz da outra, mas se ela me ligar vou ficar muito tentado a ir rsrs. Mas nao vou ficar correndo atraz dela se ela quiser que venha atraz de mim.
oi queridos,vi que nao é so eu que esta com problema,mais tentem me ajudar,pois talvez,sou a mais deseperada,moro a 7 anos e 6 meses com meu marido,temos uma linda e inteligente filha de 4 anos,antes de eu engravidar eu e era louca por ele,sentia um louco tesao e morria de ciumes,depois que ela nasceu,tudo isso mudou,ainda sinto algo por ele mais ja nao sei se é amor,mais brigamos muito e ja ate separamos algumas vezes,o motivo?eu nao tenho mais tesao nele e ele ja percebeu,mais nao consigo me separar,todos sao contra meu relacionamento,dizem que ele nao é o cara certo pra mim,ja briguei muito com a familia por causa dele,sem falar que ele é extremamente ciumento,ele diz que por eu ter filho ninguem mais vai me querer,mais ainda sou muito bonita,pelo ao menos é o que me falam rsrs,tenho medo de no futuro me arrepender,mais ja tem dois anos que tento salvar meu casamento e nao consigo,pelo amor de DEUS,me ajudem???preciso de ajuda,saude e paz a todos..