Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
oie…namoro a 2 anos,e meu namorado vem em minha casa todos os dias,eu naum aguento mais,estou enjoando,eu naum o amo mais,apesar d todos os dias esta em minha casa,eu m sinto muito carente,e ele tem dias q m mal trata,e com tudo isso acontecendo,conheci uma pessoa muito especial,da qual estou gostando muito,e ele tbm gosta muito d mim…quero logo terminar com eu namorado,mais ele naum aceita d jeito nenhum…oq posso fazer?eu jah naum o amo mais…m ajudem!!!!!!!!
Estou me matando por dentro, estou com uma pessoa a 2 anos, alguém que me ama muito e quer se casar e ter filhos comigo. Seria perfeito se eu o amasse como ele me ama. A mais de um ano me sinto muito atraída por uma pessoa, e não tenho coragem de terminar com meu namorado, toda vez que falo em terminar, começam discussões, e ele chora, e diz que eu não dei valor no amor dele.
Ele é legal, o marido perfeito na cabeça de muitas mulheres, mas não o amo, não sinto aquele tesão que sinto pela vida quando as pessoas estão apaixonadas. Coisa que sinto somente pelo outro
Não sei mais o que eu faço, pois até na hora que nós tranzamos, penso na outra pessoa.
Eu ainda nao tive nada com a outra pessoa, pois ele sabe que tenho namorado, e não quero que ele tenha má impressão de mim, achando que eu sou uma pessoa que trai o parceiro, pois eu gostaria muito de ter uma relação mais séria com esta pessoa.
o que eu faço!? me ajudem
Estou em uma situação muito dificil, tenho um filho que amo muito e estou casado a quase quatro anos.
Nao gosto mais dela e fico muito mal em pensar em terminar, mas tenhouma vida e preciso tocar, pois serei mais feliz assim, o que faço?
Estou numa situaçao terrivel, estou casada a 15 anos, temos 3 filhos, mudamos de estado pra ver se melhorava a situaçao financeira, arrumei emprego mas meu marido como nao gosta do estado onde nasci, nao fez questao de arrumar emprego ja faz 9 meses e nada de trabalho todo trabalho que arrumo pra ele nao serve, acha que nao vai dar conta, ja amei muito so que hj nao amo na mesma intencidade, meus filhos estao com 13, 11 e 5 anos todos homens e fico morrendo de medo deles preferirem morar com o pai em outro estado, e hj ele me disse que o melhor é voltar mas odeio a cidade dele, ninguem pode imaginar, hj moro perto dos meus pais, familiares e amigos de infancia, gosto muito da minha cidade, o problema é que nao consigo dizer um nao, ate a tranza ta horrivel sem tesao, sem carinhos, sem beijo, estamos fazendo por fazer, tem coisa pior?
Nao suporto mais choro o dia inteiro e de noite quando me deito do lado dele. Motivos? tem varios um deles é quando ele quer tranzar e eu nao quero ele diz: olha o que nao tem em casa se acha na rua, ou a baba vai fazer o serviço, nao é vc que paga? ja escutei de tudo um pouco, entao o amor foi morrendo a tezao acabando.
nossa nao é facil nao, eu pensando que a minha situação tá dificil, mas vejo que tem outras mais complicadas ainda, eu espero que todas se resolvam da melhor maneira possivel e que a felicidade brilhe no final das contas.
Eu namoro um rapaz há 5anos e ele foi meu primeiro namorado, ja me fez sofrer no decorrer desses anos, mas eu pensava que fosse para sempre, nunca tivemos planos para o futuro e nem somos aquele casal que acha que um é a cara metade do outro, mas a pouco mais de 3meses conheci um rapaz maravilhoso e que é tudo que eu sonehi pra mim, mas aí q ta a situação desconfortável preciso terminar o namoro para viver essa paixão.
Confesso que quero fazer isso antes do dia dos namorado, espero q de tudo certo, nao só para mim, mas para todas essas colegas que deixaram os comentarios aqui.
estou namorando um kra casado há quase um ano e nao há nada q eu pense mais do que em terminar com ele…já nos separamos varias vezes mas ele me liga pede p/ voltar e eu sempre cedo pq gosto muito dele,mas hj vejo q isso so me faz mal;ele nao pode me dar o carinho e nem a atençao q mereço.
Namoro à sete anos… amo mto ele, é tdo o que sempre quis. Atencioso, carinhoso, parceiro..adoramos viajar, sair, dançar…temos carro, empresa e praticamente moramos juntos. Ano passado descobri uma traição, foi o fim, me senti péssima.. conversamos mto e ele se disse arrependido… mas dscobri que continua trocando mens., e-mais com outras mulheres… decidi terminar de vez..quero ser feliz e me amo acima de tudo.. sei que vou sofrer, sentir muita falta.. afinal ainda o amo… mas….
namoro faz uns onze meses meu namorado só mente para mim, acho que ele ñ me ama
mais quando eu vou terminar ele, volta todo carinhoso, nõ sei se falsidade , mais num sei mais o que fazer.
namoro há 1 ano e 4 meses,ela ja me agrediu mas jurou nunca mais fazer isto e realmente nunca mais aconteceu,mas o pior nao é isso,o pior é q só ele pode sair e eu nao ele me fez apagar todos os numeros e fotos do celular,e eu sou 6 anos mais velha que ele mais, eu amo gosto muito dele mas to vendo q nao consigo gostar dele como antes.por isso quero terminar
Oi pessoal!
Eu estou em um relacionamento há 2 anos e meio, moramos juntos há 2 anos. Ele sempre foi problemático, bebia demais, usava drogas, no início era divertido, eu tembém gosto de curtir, mas sou controlada, se vejo que algo tá me fazendo mal, eu paro! (com excessão dele…) Com pouco tempo ele foi morar comigo na cidade onde faço faculdade, saindo da nossa cidade natal, que fica a uma hora de onde moramos. Aqui vivemos uma vida relativamente tranquila, ele não bebe além da conta, não usa drogas, curtimos indo a showsinhos e restaurantes aconchegantes, vida que ele aprendeu a gostar comigo. Divimos o trabalho doméstico, ele sempre cozinha meus pratos favoritos, claro brigampos, mas por motivos da casa, das contas, “da gente”, mas é o normal. Mas Ir a nossa cidade natal é sempre o principal motivo de nossas brigas, sempre regadas a vexames públicos. Lá ele revive um mundo que já não faz mais parte da nossa vida… Amigos de festinhas, mulheres… é como se ele se tranformasse em outra pessoa, a expressão dele muda… nesse momento eu sinto minhas pernas tremerem e minha cabeça rodar, já sei o que vai acontecer logo depois: ele vai beber demais, as vezes vai cheirar, vai me largar pra ficar com algum amigo… Eu pego o prmeiro ônibus e volto pra casa dizendo que dessa vez acabou! Mas daí ele aparece dois dias depois, ou no dia seguinte, pedindo perdão, dizendo que não podemos desistir da nossa vida… e eu sempre perdoo e o aceito de volta. Claro, que de uma forma ou de outra eu me vingo, com uma traição, com um martírio constante… essas coisas… Mas não é o que eu quero, eu quero ser feliz, ter estabilidade de saber q o cara do meu lado é um só, q posso visitar meus avós e os pais dele sem ele parecer que pegou um “encosto”.
Mas dessa última vez foi pior… Eu, fomos pro Dia das Mães, resolvemos sair na noite anterior, sabia que não ia dar cert, mas queria exibir me casamento, mostrar aquele como ele era um cara bacana, que o povo da cidade não conhecia… Óbvio que não deu certo: Ele já tinha bebido muito, pedi pra parar, ele me olhou com aquela cara, e disse “não”, brigamos, ele cheirou, queria beber mais, eu parei na frente e não deixei, foi aquele barraco, ele dizia q era pra deixá-lo q naum me qria mais, eu fiquei firme, não voltei pra casa, disse que teria q me dizer isso em casa… Foi uma humilhação pública, total falta de amor por mim mesma… E na manhã seguinte, claro que ele qria continuar comigo, mas vai ser sempre assim… tô a semana inteira de cama… choro, penso como poderia apagar tdo… é sempre assim uma semana antes de ir a minha cidade ja não estudo direito e qnd volto é outra semana pra me recuperar…
Não sei o que fazer, preciso de ajuda!!!
Oi, hoje estou em prantos,terminei um relacionamento de 1 ano e 3 meses,nosso relacionamento era sério dormia comigo todos os dias me sentia feliz ao seu lado,só tinha uma coisa nos destroia a bebida dele´quando ele bebe não controle,me humilha fala palavras que me ofende.Estou arrazada pois achei que ele podia mudar,lutei tanto pra isso, não meus esforços não serviram para nada ele não quer mudar.E eu tenho os meus princípios, sou professora, financeiramente ele nunca me ajudou,então coloco a cabeça no travesseiro e penso o que fiz de ruim?Eu tenho que aceita-lo assim só porque o amo?Estou sofrendo muito,dessa vez não quero voltar novamente,vou lutar para esquece-lo.Como sou geminianapenso hajo muito com a emoçao.mais dessa vez prometo que vai ser diferente e vou agir com a razão.Eu tenho o direito de ser feliz, ter alguém que reconheça o meu valor, ter uma vida estável e feliz, e vou consegui….
Ja não sei mais como prosseguir, estou em um relacionamento serio fazem 3 anos, moramos juntos e temos um filho de 2. Parece que o amor acabou, e ele não quer admitir.
Nos conhecemos em uma fase muito ruim da vida dele, ele era viciado, e de certa forma acabou com a minha vida, eu tinha a minha casa montada, estava bem finaceiramente e psicologicamente. Acabei com todo meu dinheiro, casa e emocional, tudo para tentar cura-lo, e finalmente consegui, hj ele não usa mais drogas, e ainda moramos juntos.
So que nesta batalha perdi tudo o que eu tinha, e agora que ele esta de pé novamente, não me da o minimo valor. É grosso comigo, me atinge com frases horriveis, joga coisas na minha cara, o relacionamento perdeu todo respeito. Agora nos moramos na casa da minha mae, e mesmo assim não ha respeito nenhum da parte dele. Sou apenas eu quem trabalha, ele vive de “bicos e rolos”, na nossa relação sempre fui o chefe de familia, e agora que ele recuperou um pouco sua alto estima, não me da valor e não reconhece tudo que fiz ate hj.
Sempre falo com ele em terminar, ai então ele pede desculpas, fala que anda nervoso demais, ai o tempo passa e fica por isso mesmo. Porem a minha vida esta parada, e eu sinto que quando ele tiver um pouco melhor financeiramente, vai me deixar, sinto que não gosta de mim, esta comigo por comodismo pois não tem um outro porto seguro para ancorar.
Hoje conversamos, eu novamente pedi para ele ir embora, ele disse qu vai na sexta feira, mas sinceramente, eu duvido, vai me enrolar mais uma vez.
Ja não sei mais o que eu faço, queria sair desta relação que me faz mal, porem não consigo…..
Bom estou namorando á 10 meses, e acho realmente que estou conhecendo a pessoa agora. como dizem por ai no começo td é bom mais pra ser sincera esta indo de mal a pior.
O CIUMES esta acabando com nosso relacionamento e na verdade não sei se gosto mais dele, pois axo que sou nova ain da tenho 18 anos pra me envolver em um relacionamento serio, comecei a fezer faculdade agora e ai que pioro tudo rs ….estamos sempre brigando muito, descobri que ele é depressivo e por conta disso não tem mais amizades (ele conseguiu acaa com todas como esta acabando com nosso namoro), e não fico sastifeito de acaba com as amizades dele agora tbm esta querendo acabar com as minhas (por ciumes), utimamente mal consigo respira de tanto que ele me sufoca e quando vo termina é sempre a mesma ladainha e o mesmos choros q acabam me fazendo voltar atras, ele anda se fazendo muito de coitado falando de se matar, e eu sinceramente não sei oq eu faço, desse jeito que não ta dando pra fica.
Meninas,
Me deu um certo alívio ver que não estou sozinha nesta situação. minha situação é parecida com a da Patrícia e da Lilu, só que não moramos juntos e estamos namorando há quase três anos.
Não quero mais essa relação que me desgasta tanto, coloco na balança e só vejo desequilíbrio. Sou uma pessoa independente financeiramente, queria um parceiro, quem sabe até casar, mas ele só vive de emprego em emprego, bicos, enfim, coisas que vejo que não vão dar em nada. Vivo ajudando ele, ajudo de coração, mas já vi que se ficarmos juntos meu fim vai ser sustentá-lo o que não faz o menor sentido uma vez qque ele sequer reconhece o que faço por ele.
É um cara muito desequilibrado, muitas vezes é depressivo, já teve síndrome do pânico e quando é contrariado grita, dá chilique até me xingar com palavrôes já xingou, o que pra mim é o cúmulo da falta de respeito. além disso ele dá o chilique e não quer nem saber quem está perto. por isso fico até insegura de trazê-lo muito para o convívio da minha família.
O pior é que das vezes que tentei conversar ele sempre fugiu, diz que estou rebaixando ele, esculhambando a vida dele e não é nada disso, apenas queria que ele fosse a um psicólogo pra ver se controlava um pouco e parava de se sentir perseguido.
Ele também é meio descontrolado com a bebida e isso me assusta um pouco, me deixa insegura angustiada. Quando saímos para algum barzinho, ou lugar com bebida ele até segura a onda, me escuta quando quero ir embora, o problema é quando está sozinho, já aconteceu dele perder uma entrevista de emprego porque brigamos ele foi para um bar e só voltou quase de manhã. O pior foi que ele colocou a culpa de ter perdido a entrevista em mim…
Até gosto dele é claro que ele tem um lado muito bom, há momentos em que é divertido, engraçado… Mas de uma hora pra outra pode mudar de humor, arruma um jeito de brigar comigo(normalmente por ciúme até do que não existe), enfim minhas energias estão no fim.
Estão tão no fim que nem temos brigado mais. Estou tão cansada que não dou mais opiniões quanto aos trabalhos dele, quanto aso excessos deles, ouço as grosserias e não respondo mais, enfim estou me fazendo de morta até para me poupar emocionalmente.
Não tenho coragem de contar o que se passa de verdade entre nós dois pra ninguém, nem pra minha melhor amiga. Só queria terminar, já até tentei, mas ele faz chantagem emocional, grita, enfim, tô reunindo forças pra fazer isso de uma vez.
Beijos a todas e muita paz.
Namoro a um ano e alguns meses ah um mes descobri q nao quero mais namorar com ele conheci outro cainha que fazia tempos q eu ja conhecia e ele é´perfeito nunca ficamos pois respeito o meu namorado a gente sempre se fala por msn msg e agora ele disse q so vai voltar a falar comigo se eu terminar o meu relacionamento eu ja tentei terminar nao por esse menino mas pk eu nao to feliz no meu relacionamento mas tda a vez q eu vou terminar com meu namorado ele chora diz q vai se matar e eu acavo ficando cm pena e volto com ele e me arrependo ele sabe q a gente nao da mais certo e q eu nao o quero mais mas ele insiste nesse relacionamento eu nao to feliz com ele quero terminar mas quero q ele fike bem nao quero magoar ele afinal durante um tempo a gente foi feliz mas agora acabou eu nao quero mais o q eu faço???????????
Que otimo saber que nao sou a unica passando por isso. Mesmo que pra mim pareça que nunca aconteceu isso com alguem. Namoro à 1 ano e 5 meses com uma pessoa, mas de uns tempos pra cá nao sei se amo tanto como amava. Eu me sinto muito atraida por um outro cara que conheço a muito tempo, antes de namorar, a gente sempre marcava de ficar mas nunca dava certo e perdemos o contato, foi ai qe comecei esse meu namoro. Ultimamente meu relacionamento está me desgastando muito pois nao sinto mais vontade de ter relação com ele, faço apenas para agrada-lo e no fim eu só me machuco com isso, me sinto como se fosse um estupro, sem vontade alguma de fazer tal coisa, então a uma semana atras tivemos uma conversa e abri o jogo com ele, disse que nao queria mais ele como HOMEM [o que é verdade], só que amo ele pela pessoa que ele é, ele é muito bom comigo. mas definitivamente isso não é tudo. Para piorar o outro carinha que quem falei tá mechendo demais comigo e eu quero muito ficar com ele também, ele me liga ficamos horas conversando no telefone, e me disse para termina meu namoro, tentei terminar mas meu namorado deu o maior xilique falou que nao era justo com ele que me amava que iriia mudar no que for preciso, fiquei com muita dó dele e acabamos que só brigamos e nao consegui realmente terminar. Hoje ele me ligou e pediu pra que eu fosse na casa dele mais tarde para conversarmos e sinceramente nao sei como dizer enfim que nao quero mais ficar com ele, fico pensando em como ele vai sofrer com tudo isso e me culpo ainda mais. Queria muito uma solução para isso tudo, ja nao sei oque fazer com essa situação, nao posso dizer totalmente a verdade pois ele me mataria, e também nao tenho certeza se vale a pena terminar um relacionamento de 1 ano e meio pra me arriscar em uma aventura que sabe Deus no que pode dar;
Ana,
Acho que sua pergunta está respondida por vc mesma. Vc não vai terminar um relacionamento por uma aventura, e sim terminar um relacionamento que você não quer mais nem o sexo, pra viver sua vida.
Também acho que vc não deve ver essa nova pessoa como uma substituta, e sim como uma nova experiência para a sua vida… se der certo ótimo, se não der também, faz parte, pelo menos vc teve momentos legais, te ajudou nesse momento difícil, etc.
Boa sorte pra você, beijos a todas(os) e muita paz!
Ola
Ola de novo
Namoro a um ano e onze meses
e de um tempo pra ca meu namoro sabe sei la foi perdendo o sentido sabe, ele é bem ciumento e eu sempre fui muito dada (no bom sentido), tenho muitos amigos e gosto de me relacionar bem com outras pessoas, mas ele nao gosta muito ele é mais vamos ficar so nos dois sair so nos sabe entao ficou dificil manter as amizades e qdo iamos juntos a algum lugar q tinha amigos meus se eu fosse falar com eles ele emburrava e depois brigavamos a noite toda.E eu nao o amo mais como antigamente, sabo eu entendo que o amor tem que ser cultivado com muitas coisas nao somente com sexo, e pos isso meu amor foi diminuindo diminuindo e diminuindo. Mas meu problema é q ele ainda me ama muito e nao queria magoa-lo mas tbm nao posso ficar infeliz para garantir a felicidade dele.
O que eu faço?
oi !
Tenho um relacionamento há 8 anos ,e um filho de 1 ano e 7 meses,meu primeiro namorado e homem a qual me relacionei ,então no inicio namoramos 6 anos ,ficamos noivos e iriamos nos casar quando enfim engravidei …passamos a morar juntos ,bem nosso relacionamento ja esta uma “merda” ele mudou se esfriou comigo,hoje noís quase não nos falamos direito ,so conversamos mas assunto do nosso filho, não saimos a um bom tempo,não nos beijamos ,e quando fazemos sexo somos muito friu não ha tesão como antes e as vezes um não quer e é cara feia por uma semana..e assim vai ,dias comemorativos como dia das mães me iguinora não abraça na de presentes ..e é assim porem tenho um filho e penso no meu filho em 1º lugar,e esqueço de mim sempre..mas tomei a iniciativa de mudar e terminar tudo com ele que não da mais, ai vem com a conversa de que me ama e não consegue viver sem mim…não sei como chegar e falar numa boa sem machucar nem a mim nem a ele …me ajudem!