Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
ola!tenho minha namorada a um mês e tres semana,e ela esta muito diferente comigo,ela era carinhosa no começo falou que queria até casar comigo,agora briga por nada,discutimos algumas vezes por coisas pequenas ,vejo que ela ta muito seca comigo,não me convida pra ir pra casa dela,e não mais me liga ,mas ela quer discutir e ter toda a razão e quer ta certa de tudo,o que posso fazer ?será que ela gosta de mim ainda?será que dou um bom tempo pra ela pensar?ou ja termino com tudo?
me ajudem………….
Oiie,eu tava fikando com um menino,mais eu começei a namorar um menino da minha igreja por causa da minha familia;
sendo ki eu num gostava desse menino, gostava do outrO ki naum era da igreja ,maiseu gostava mais dele do q o menino ki é da igreja ,mais agora eu to gostando dos dois mais naum tem como eu fikar com o menino ki naum é da igreja ,mais eu gosto muito dele ,e o menino da igreja vai vim me pedir pra namorar em casa ii o outro vai fikar triste comigo eu naum quero trair ele com o menino ki naum é da igreja (kaio)tenho mais chances com o menino ki é da igreja (welton)
não sei oque fazer
se puder me ajudar vou agradecer muuito
Obriigada!!
Olá Ana Caroline! Gatinha, sinceramente, tentei controlar-me em não enviar esta mensagem, mas foi impossível! kkkkkkk
Essa sua linguagem utilizada em msn e esse seu texto horrível e repetitivo (o menino que é da igreja….o menino que não é da igreja) demonstram que sua vida realmente é uma bagunça!!!! Bjim
Olá, tenho 26 anos, conheci um rapaz e em apenas 3 meses de namoro engravidei dele, a apartir daí resolvemos morar juntos e qdo ela tinha 6 meses resolvemos nos casar, eu na realidade não fazia mta questão mais ele queria… fazem apenas 9 meses que nos casamos e tudo começou a desandar a partir daí…
E pra completar meu desespero estou gravida denovo, não amo ele, sinto que le tbm não está feliz, mais não consigo resolver minha situação.Tenho medo de jogar tudo pro alto e me arrepender depois, amo um ex e tenho medo de depositar expectativas nele novamente e ele não me querer por causa de jar ter filhos.
Á mais ou menos três meses conheci meu atual namorado ele é casado e disse que me ama é pediu que eu esperasse pois em dezembro/2009 ele terminaria tudo mais cansei e não agüento mais ser a outra, acho que tou fazendo com ela o que eu não gostaria que fizessem comigo, por isso decidi termina mais ele chora dizendo que me ama e que só não acabou por causa da família dele filhos eles não tem, faz 2 anos que lês são casados mais quando o conheci ele me falou que á 1 ano e meio o casamento não vai bem, mais minha família não sabe minha mãe gosta muito dele e quando falo em termina ela briga comigo, em fim vou terminar pois não quero fazer com ela o que não gostaria que fizessem comigo, mais eu amo ele muito.
só sei que eu nunca soube se era realmente isso que eu queria, muitas dúvidas…..
termino mas volto e sinto falta de alguém gostar de min como ele demonstraa.. já inventei ate mentira p gente terminar, mas dpois voltei atrás, ontem ele pg se eu queria um tempo e eu aceitei….
e agora, termino ou naum………??
Bom,tenho um relacionamento de 11 anos,estamos morando juntos á 2 anos,sempre tive problemas com ele,apesar de amá-lo demais ,somos diferentes em tudo,sou do tipo quero viver a vida custe o que custar e ele é do tipo tenho que trabalhar pra construir o futuro,é muito legal pensar assim,mas não consigo aceitar,nossa educação foi muito diferente e é sempre eu que tenho que me modificar para ficarmos bem,ele não gosta muito o jeito que minha familia é,e evita ao máximo ir a casa dos meus pais,toda vez que tento terminar ele faz um drama,então acabo ficando com dó e relevando,ele perdeu a mãe dele á 5 anos e me colocou no lugar.
Para ficarmos bem eu sempre o chamo pra sair ou irmos á um motel,se ficarmos em casa sem dinheiro e sem nada pra fazer é briga na certa,o que é pior pra mim é a falat de atitude em tudo ele é muito dependente. É muito triste e sei que acabou por favor me ajudem a terminar!!!
tenho 26 anos e namoro a 7anos com um rapaz extremamente problemático.primeiro foi problemas com alcool ,drogas,violência.e por fim acabou totalmente qualquer carinho que eu sentia por ele.nem sei dizer se um dia eu o amei de verdade,ou se sempre tive medo .todas as vezes que tentei terminar ele reajia muito mal,me ameaçava ameaçava minha família dizia que minha vida seria um inferno.achei mais conveniente continuar.ai,sofro tanto estando ao lado dele,sem sentir absolutamente nada(ás vezes sinto ódio,repulsa)ele me tocando toda hora querendo sexo sexo,e eu as vezes cedendo outras vezes não.nunca tive um orgasmo nesse sete anos.acho que vou enlouquecer.peço a deus toda hora que ele me traia que se apaixone por outra.tenho tanto medo dele e do que ele é capaz que estou afundando minha juventude com alguém que sei que não me merece.
A GENTE SO CONHECE MAIS A PESSOA QUANDO ELA ESTA MORANDO JUNTO COM A GENTE. ISSO EU SEI PORQUE EU NAMORO A 1 ANO E 3 MESES E O QUE EU MAIS QUERIA ‘E QUE ELA MORASSE COMIGO. ELA SAIU DE CASA E FOI PRA MINHA. EU ARRANJEI UM EMPREGO PRA ELA MAS ELA NAO FICOU NO EMPREGO, AI COMECOU AS BRIGAS E DISCURSOES. TUDO O QUE EU QUERIA FAZER EU NAO PUDE MAIS. CONVERSAR COM AS AMIGAS E SAIR COM ELAS SEM SEGUNDAS INTENCOES. ELA DESCONFIA DE TUDO. TUDO ELA PODE MENOS EU, ISSO VAI ME SATURANDO, ME CANSANDO. EU AMO ELA, MAS NAO DA PRA VIVER ASSIM. ELA FOI EMBORA DE VOLTA P CASA DELA E ELA CONTINUA A MESMA PESSOA DESCONFIADA. AS PESSOAS DESCONFIADAS SAO AQUELAS QUE FAZEM AS COISAS DE ERRADO E TEM MEDO DA GENTE FAZER IGUAL. EU QUERO TERMINAR E NAO SEI COMO… DOI MT… NAO CONSIGO FICAR SOZINHA. SOU MT CARENTE. PELO MENOS DE CARINHO E ATENCAO EU PRECISO. E TUDO ISSO ELA ME DA’. NAO AGUENTO MAIS TER MEDO DE FAZER AS COISAS E ELA TERMINAR CMG. SEI Q IREI SOFRER MAIS. MAS TENHO CERTEZA Q ELA VAI MUDAR QNDO EU NAO ESTIVER COM ELA. POIS ELA ‘E UMA PESSOA MT DIFICIL DE LHE DAR, ME TRATA MT MAL… E TODOS OS MEUS AMIGOS JA PERCEBERAM ISSO… E JA ME DERAM MTS CONSELHOS. E VOU TENTAR SEGUI-LOS MESMO AMANDO DEMAIS.
“NOSSA, EU ESTOU COM ELE A 8 ANOS DE CASADA SO 3 ANOS, E SINCERAMENTE, NÃO AGUENTO MAIS ….JA TENTEI TERMINAR TUDO COM ELE, MAS DE ALGUMA FORMA NÃO CONSIGO…..ELE ME TRAI, EU SEI DISSO, MAS NUNCA VI…..ELE SAI SEM DAR SATISFAÇÃO, XEGA DE MADRUGADA, E TODA VEZ A GENTE BRIGA, EU NAO CONSIGO TERMINAR, PQ ELE FAZ UM DRAMA MUITO GRANDE, E COMPLICA TUDO…
EU SINCERAMENTE NAO SEI O Q FAZER, JA PENSEI E REPENSEI, TO MUITO INFELIZ COM ESSE CASAMENTO…..
EU SO QUERO SER FELIZ, E NADA MAIS..
Tenho um companheiro a 13 anos, no comco e td de bom mas com o passar dos anos eu que eu sentia por ele acabou e por diversas vezes tentei deixa-lo mas ele sempre vem cm cj=hantagem emocional, que eu to fazendo um tratamento de saude e vc nao pd me deixar ou se falo que vou pra casa da minha mae ele diz que eu so vou levar mais problemas pra ela, ja falei com minha mae ela disse que posso construir na garagem dela, mas meu medo e dele nao me deixar em paz com as 3 criancas que tenho, nao sei masi o que faco. Se alguem puder me ajudar me ade uma luz!!!!!
Gente não sei mais o que fazer quero terminar mas não consigo
como terminar um casamento de 15 anos socoro tá muito complicado
estou a seis meses tentando terminar um casamento de dois anos e meio, tenho uma filha com ele de tres anos.
quando começamos a namorar eu tina terminado um relacionamento ele ficou comigo sabendo disso, falava que eu o amaria e esqueceria o outro. Bom mas quase cinco anos depois não foi nada disso amo meu ex e sofro por isso e sei que meu ex tbém me ama, meu marido é muito imaturo não quer nada da vida quando não está trabalhando está no pc jogando word of warcraft sua vida é isso, a dias não me beija, não conversa comigo, isso me deixa triste tbém gosto dele não da maneira como ele pensa queria q desse certo mas tenho certeza que é melhor o fim preciso terminar numa boa sem brigas mas não consigo já tentei mas ele ri de mim não acredita me ajudem por favor já não sei mais o que eu faço preciso muito de ajuda
Meu não sei mas o que fazer sou casada a 1 ano e 4 meses tenho 18 anos casei quando eu tinha 17 comecei meu namoro com ele quanto eu tinha 14 anos ele é 10 anos mais velho que eu é uma pessoa muito legal me ama de verdade não tenho nada a dizer dele mais, nosso primeiro ano de casada foi muito difícil porque meu marido tem uma mente uma muito envelhecida ele era muito legal quando a gente começou a namorara mais nesse ano de casada ele ficou muito chato nos somos da igreja e tudo pra ele era pecado num podia ouvir uma musica se não fosse da igreja me vestia como uma velha as amizades tipo que ele me bloqueava ele ficou um ano sem me dar atenção pedia pra sair ele não queria no sexo era sempre a mesma coisa, com o passar do tempo eu cansei sinto que não amo mais ele quero minha vida de volta minha liberdade quero fazer minha faculdade quero ter meu carro quero construir minha vida quero curtir quero um dia casar mas agora com 18 anos eu acho que não essa vida, o problema que minha família gosta muito dele por ele ser tão bom e se eu me separar vai ser um baque pra todo mundo eles falam que foi Deus que nos uniu mas não sinto nada por ele o beijo num é mais o mesmo não sinto falta dele ele fala que eu vou me arrepender que não vou achar outra pessoa que me ame como ele, não sei mais o que fazer quero mais tenho medo de me arrepender socorro estou muito triste sem saber o que fazer
Conheci meu companheiro pela internet, e em menos de 2 meses estávamos morando juntos, aí começou a burrada, não o conhecia direito e a convivência diária matou tudo, ele é de outro Estado, primeiro foi ciúmes do passado, ele implicava com meus ex e sempre acabávamos brigando, depois por não arrumar emprego quase entra em depressão, por fim veio o problema com drogas, quero terminar mas ele me ameaça e a minha família também. Ele me culpa por ter abandonado a vida dele em outra cidade e ter vindo pra minha cidade. Hoje 1 ano e 2 meses juntos não sei o que fazer, perdi todo o amor que sentia devido aos problemas dele, ele sai e chega de madrugada ou 2 dias depois por causa da droga, minha vida ta um inferno. E tenho medo do que ele possa fazer.
CONHECI MEU COMPANHEIRO NAS FERIAS ELE FICA ME MANDANDO MENSAGENS PRA VOLTAR PRA LA E ETC EU NAO QUERO MAIS ELE MAIS ELE INSSISTE ME LIGA TDO MINUTO E EU NAO ATENDO ACHO QUE NAO TEM COMO CONSTRUIR UM RELAÇÃO VITUAL E NAO SEI COMO TERMINO COM ELE SINTO PENA DELE E DOR NO CORAÇÃO O QUE EU FAÇO JA ESTOU FICANDO LOUCA
Namoro há 5 anos, sempre brigávamos muito e já não havia mais respeito. Ele me agredia verbalmente na frente de todos, mas sempre conversávamos e nos acertávamos. Eu aguentava pq amava mt ele. Mas na última discussão, terminei decidida a não voltar mais. Ele ficou louco atrás de mim, voltei com ele por pena. Mas agora quem está sofrendo sou eu. Estou muito infeliz… Me ajudem!!! Não quero magoá-lo.
Olá… namoro há 3 anos, temos uma história difícil, ele tem transtorno bipolar, e eu estou cansada de ser mãe dele… Leva em medico, toma remedio etc.. Desde q ele começou num trabalho de vendas, ele tem se tornado estranho. Fala uma coisa e faz outra. Já discutimos e ele disse q ia mudar, o q não aconteceu… sempre choro, engordei mto e estou abatida.. o amor não acabou totalmente.. mas não quero isso pra mim… estamos nos afastando. Ele esconde algumas coisas de mim.. e eu não kero ficar infeliz mais do q está começando…
Preciso de ajuda… Obrigada pelas dicas, só preciso escolher o momento certo… 🙂
tenho um relacionameto com um homem casado já faz 1 ano e estou super afim de terminar. Mas não sei como, ele é super gentil, amável comigo e ainda é muito amigo e apesar da situação, estamos muito apegados por que trabalhamos juntos. Como posso decretar o fim deste relacionamento? Li as dicas mas ainda estou com medo!! Alguem pode ajudar!