Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
Ola estou em um relacionamento de quase 10 anos 8 de namoro e quase 2 morando junto … a casa é minha tenho um filho de 12 anos que não é dele … estava morando com meus pais e minha casa estava alugada esses 8 anos … a casa desocupou e fomos morar junto . . . eu trabalho fora e ele tambem . . . como trabalho fora a mãe dele se comprometeu a fazer a marmita dele .então. ele passa todo santo dia pegar marmita de manhã e deixar a tarde . ele da o pagamento dele para ela fazer a compra da minha casa não gosto disso já conversei e não adianta ela sabe aproveitar o dinheiro dele ha e a despesa é arroz feijão oleo sal açucar somente o basico …. se eu e meu filho tiver vontade de algo eu compro roupa e remedio eu compro agua e luz eu pago … e critica em cima de critica por que a comida da mamãe é melhor a casa é mais limpa a roupa e mais bem lavada …. cansei mandei ele de volta para mamãe dele e deixar eu e meu filho em paz. e com isso e mais comparações e agressões verbais fui deixando de gostar dele e em primeiro lugar vem meu filho né …. agora ele pegou meu ponto fraco ta agradando o menino e “tentando me agradar”… queria que ele fosse embora falei mas ele não vai diz que estou jogando 10 anos fora mas não aguento mais …. nesses quase 2 anos ele nunca me deu dinheiro para comprar o pão que ele come ….o que faço….?obrigada
oi…. estou passando momentos muitos dificeis, meu namorado disse que não confia em mim, pois ele mim contou um segredo e disse pra mim não falar pra ninguem… mais tinha uma menina que viu a gente conversando, e perguntou pra gente, o que nos estavamos falando… ela ia falar mais ele foi embora, e só ficou eu a … .a menina insistiu tanto que eu acabei falando o segredo dele… e eu falei pra ele que eu tinha falado o segredo dele pra menina…
ele ficou furioso e disse que não confia mais em mim…. fiquei muito triste, então, pensei… e cheguei a uma conclusão: vou pedi um tempo pra ele.. será que e correto fazer isto… preciso de uma sugestão… urgwente
Sou gay e namorei um cara por um ano e terminei, pois nao tava gostando dele mais… cada um foi pro seu canto, mas ele me amava mto.
uns dois meses de separados, fiquei sabendo q ela tava namorando, nao sei oq me deu, pois fiquei com mto ciumes e comecei a correr atraz dele e ele me esnobava. foi qdo eu comecei a namorar pra esquece-lo, mas aí ele veio atraz de mim e eu terminei o mamora pra ficar com ele e ele fez a mesma coisa… um anosl depois eu terminei novamente, gostando dele e acabei iniciando um relacionento com o ex dele ( aquele q ele namorou na primeir vez q terminamos).
só que essa pessoa eh mto boa comigo, mas eu gosto do meu ex e ele ta pedindo pra gente voltar… nao consigo voltar pq nao quero magoar o atual, mas nao sei viver sem o meu ex.
oque devo fazer????
tenho 26 anos e acabei de terminar uma relaçao de 4 anos ,tenho um filho de 3 anos dessa relacao …terminei por que ele é uma pessoa sem juizo ,nao adiministra nada en casa eu tenho que ser a cabeça da casa ,a casa onde viviamos eu comtrui com o meu dinheiro ele nunca conseguiu juntar nenhum dinheiro para melhorar nossa vida sem falar que ele ficou desenpregado a maior parte do tempo que estivemos juntos ,ele se desentende muito com meus familiares por coisas banais e nao aceita que eu saia de casa depois das 7 da noite sozinha de nenhuma maneira sempre fica com raiva e fecha a cara pra mim…terminei e isso me doi muito pois ele é estrangeiro e nao tem familia aqui no brasil …mais nao aguento mais tanta presao ,sem falar na minha vida social que é um fracasso nao tenho mais nenhum amigo por conta dele me ajudem sera que fiz a coisa certa ….a quero lembrar que por duas ocasios ele bebeu e tento me agredir …
Estou casado a 3 anos, e não quero mais, acabou o encanto ou oque tinhamos foi embora, todas as vezes que falo em terminar, começa choros e tal, e volto atras. Oque fazer???da onde tirar força para ser tão frio e acabar de vez?
Olá…. Por algum motivo estou sentindo que meu casamento já não é mais o mesmo na verdade nem sei se algum dia foi bom, me casei aos 16 anos parecia tudo tão lindo, porém meu marido que tinha 24 anos na época já tinha um filho e a mulher abandono a criança, ela não presta mesmo (sinceramente, estou falando pq minha mãe é maravilhosa). O problema da minha vida não é ele nem a criança é que ele dá muita importancia para o que a mãe dele pensa, quando a mãe do filho dele foi embora, quem ficou com a criança foi ele e a mãe dele, pelo fato de ser novo ter só 21 anos, ele começou a sair conhecer pessoas e mãe dele ficou definitivamente com o filho dele, não sou perfeita mas minha educação foi muito bem feita, então quando resolvemos que ficariamos juntos eu disse que queria que o filho dele ficasse conosco até pelo fato de a criança já não ter mãe e ainda ver o pai com outra não seria fácil, mas…. (me arrependo amargamente por ter feito isso) fizemos casa em cima da casa dos pais dele… entrada individual e tudo, no inicio ela me adorava, “nossa uma menina tão nova, trabalhando e se dedicando aos estudos” blá blá blá… enfim… hoje como vocês já perceberão estou muito triste ela virou uma cobra(que na verdade sempre foi e eu não percebia.) quando era para ela nos ajudar poxa o meu marido tava tentando criar uma familia amar o filho como ele nunca amou… Não ela não ajuda, e agora ele fica bravo comigo porque eu falo mal da mãe dela, mas na verdade eu nem amiga tenho como posso falar dela, saio super cedo de casa, me formei no curso técnico que estava fazendo no mês passado então como teria tempo para falar dela. estou tentando manter a gente conversa, saimos, mas quando o assundo é familia passa longe, eu já não dou mais opnião na vida dele com filho, já faz 3 anos que estamos juntos e apesar de eu ser muito nova, acho que ele poderia aumenos se programar para nós termos um filho é claro que não agora, mas aumenos que gerasse assunto sab sei lá daqui uns 5 anos digamos, assim seria tudo bonitinho para quando nós tivermos, mas já nem penso mais em familia com ele não tenho mais a minima vontade de ter filho com ele. quero ir embora, mas não sei se vai dar certo pois ele sempre morou ali com os pais dele e nós somos completamente diferentes, eu falo muito, ele é super timido, eu estou sempre correndo, ele é muito calmo….. e assim por diante, não quero me separa só quero ir morar em outro lugar com ele, mas daí tem que levar o filho dele e eu duvido que ele vai querer deichar com outra pessoa a não ser a mãe dele.
estou muito triste, parece que está tudo acabando…
Não suporto mais meu marido, estamos juntos a 23 anos 17 de casada e 6 de namoro, não gosto mais dele, estamos mornado na mesma casa e ele esta pirraçando pra sair pedi para comprar um apto pra mim e ficar com a casa ele não quer alega que não tem dinheiro, e quando mando vender a casa fica calado não aguento mais isso nem conversamos mais tenho 2 filhos e de 17 e uma de 15 preciso de ajuda não estou vivendo e sim vegetando há e ele ja me traiu diversas vezes passei por cima de tudo mas agora chega, me ajude nao sei como terminar esse relacionamento.
Olá…tenho 29 anos e conheci minha atual namorada a 6 meses, sempre fomos muito abertos em relação a todos os assuntos, porém cometi o erro( digo erro porque isso destruiu o que eu sentia por ela) de perguntar a quantidade de parceiros que ela teve anteriormente e confesso que a resposta m decepcionou muito( e olha que não é um número tão exagerado, tendo em vista ela ter 27 anos), e agora não consigo mais vê-la com os mesmos olhos, não consigo ter por ela o mesmo carinho,e estou tendo que representar tudo isso, sei que não estou fazendo certo, sei que eu amava ela de verdade, fiz muitas coisas para poder ficar com ela e sinceramente não me arrependo de nada, porém a nossa conversa mudou tudo isso e não sei o que fazer, a melhor coisa que estou vendo como saída é terminar com ela( lógico sem ter que falar para ela o real motivo do término)…mas sei que se não fizer isso agora…só irei protelar ainda mais o que é inevitável….adoraria que se algum leitor pudesse me dar uma opinião de quem sabe poder ver a situação de uma maneira diferente.
Sobre o texto, é muito bom, espero que me ajude, estou em um relacionamento de 8 anos, que foi ótimo, ainda amo ela mas não é do mesmo jeito, sinto apreço, carinho, mas não tem mais aquela química que necessita um relacionamento, estou naquela situação de sem coragem para deixar ela mal, a família dela tbm e tudo mais, estou ainda nisso por comodismo e estou perdendo coisas na minha vida por isso.
Seria bom até poder conversar sobre isso, vou ler mais textos para ver no que mais posso ter auxilio. Obrigado
quero ajuda nao consigo terminar com minha namorada ela e pocessiva e ja me ameaçou me matar gente nao sei mais oque fazer porfavor me ajudem tenho medo de terminar com ela meu e-mail para deixar recado gustavo.monteiro34@gmail.com porfavir gente da net me ajudem
O meu namoro e escondido , pq meu pai não gosta do menino então não deixou , então agente namora escondido . Eu tava um dia na casa da minha prima passado umas semanas la nisso eu encontrei um garoto maravilhoso e eu me apaixonei por ele assim que eu olhei nos olhos dele mais eu to namorando esse menino eu não dei bola para ele pq eu sou muito fiel , eu quero tanto termina o meu namoro , mais eu não consigo pq o meu namorado diz que me ama na hora que eu vou falar . oque eu faço ?
Como eu Fassou para acabar o meu namoro, eu tenho raiva dele um pouco pq ele que manda em minha reclama das minhas roupa e nao sei o que fazer ele nao deixar eu sair para os canto ai eu nao sei o que fazer e queria termina..
tem sido dificil,estou morando com ele a mais de dois anos mais ja sei que nao importa o que eu tente somos muito diferentes,tenho certeza que quero terminar principalmente porque sei que ele nao me respeita,alem disso o convivio com a familia dele é insuportavel,sinto que muitas vezes ele esta comigo por vantagens que eu possa a vim lhe proporsionar,nao a mais sentimento,mas toda vezes que falo em terminarmos ele age como se nada estivesse acontecendo e se recusa a sair de casa. o que faco?
Namoro há 04 anos e não sei como separar da minha namorada, pois ela é maravilhosa mais eu queria era experimentar algo novo, ela é morena, eu queria uma loira oq ue eu faço e as vezes ela é muito xata mesmo
Olá… terminei um namoro de cinco anos, embora ainda o ame, o relacionamento não ia nada bem. Moramos em cidades diferentes e nos víamos cada vez menos. Ele, muito ciumento. Eu, muito insegura. Tentamos buscar uma maneira de ficarmos juntos, mas não conseguimos alcançar. Percebi que estamos nos afastando há algum tempo, não existe mais aquela paixão. Daí pra traição é um passo. Ele vem reclamando demais, e eu faço o que posso, mas não consigo resolver seus problemas. Comecei me sentir sempre deprimida, infeliz. Até que um dia percebi que o respeito também estava acabando. Decidi terminar, conversei numa boa e ele parecia ter aceitado. Ele me ligou algumas vezes, como sempre fazia… conversou… mas não pediu pra voltar, não veio pessoalmente me ver e conversar, nem propor mudanças. Decidi que era hora de ver os amigos, de sair. Quando ele ficou sabendo, ficou louco, me disse coisas horriveis. Não tenho vontade alguma de estar com outra pessoa, de tocar, beijar outro homem, mas fiquei me sentindo como se tivesse feito algo errado. Agora ele não quer mais falar comigo, diz que não quer me ver nem pintada de ouro. Estou arrasada, porque cinco anos é muito tempo pra terminar assim, queria que tivessemos carinho um pelo outro, e no fundo queria até que um dia desse certo nosso amor, que foi bom enquanto durou….
SGJ você é um ogro…. e isso importa? ela nasceu programada para vc? se enxerga, estamos no seculo 21, onde homens casam com homens e mulheres com mulheres…. se vc a ama, fique com ela e pronto!!!!!!!!
Olá, bem o meu caso é o seguinte: no inicio do ano lectivo ñ xtava a espera de ter um relacionamento, mas tudo aconteceu por acaso. Quando uma colega se apaxona por mim! no começo achei estranho sendo ela minha mas velha, mas nao liguei dei uma chance nela, e mas tarde vinha descubrir q ela tem duas filhas, entao os meus amigos, pessoas mas proxima me aconselhava a deixar xta pessoa, logo as coisas xtavam ir bem, entao dei tempo ela viajou e tbem la onde ela xtava lhe aconselharam a terminar. Dizendi que ele é infatil … e outras coisas mas nao liguei, quando ela volta sendo minha colega ou ex. aqueles sentimentos vinha aumentar cada vez que a via. conversamos,brigamos enfim xtavamos junto de novo.
com passa dos dias notei q as coisas ja nao eram com antes, só conversamos de vez enquanto, por semana a vejo 2 vez, muito complicado pra mim q nao xtava acustuma assim. até hoje lhe envie uma msg dizendo ” assim as coisas comigo nao funcionan xtou farto de ser 1 falhado. xtas com a pessoa errada procura outro sujeito” bem prq nao xtava preparado para lhe dizer n cara vendo ela a chora. esta é o meu problema!
Meu caso é o seguinte: estou num relacionamento a quase cinco anos e tenho um filho de três com esta pessoa. No inicio o relacionamento foi legal e prazeroso, no entanto, de uma ano pra cá as diferenças de personalidade e de perspectivas de vida estão com tudo. Sinto que somos de mundos diferentes, psicologicamente, profissionalmente e culturalmente. Meu relacionamento está insustentável, angustiante…
Olá.
Meu caso é o seguinte: Conheci uma pessoa e em menos de 1 ano nos casamos. Antes do casamento tudo ía muito bem, apesar dele já se mostrar uma pessoa super ciumenta. Deixei isso pra lá e pensei que fosse mudar com o tempo.
Faltando uma semana para nosso casamento, a mãe dele começou a botar as asinhas de fora me falando o que ele gostava ou deixava de gostar. Como nunca fui de desrespeitar pessoas mais velhas deixei pra lá.
Fomos morar numa casa em cima da casa dela. Foi um inferno. Ela ficava inventado comidas e subindo lá toda hora, até passei por momentos difíceis no começo, pois quando estávamos namorando subia alguém e tínhamos que parar tudo no meio. Era horrível.
Isso me fez perder o interesse por ele e sinceramente, eu passei a ser uma estátua na cama, não conseguia fazer mais nada, fazia por obrigação.
Depois vieram os problemas com religião, pois ele começou a me obrigar a ir para a igreja e o pior um ministério que não me agradava, mas dizia que a mulher tem que ser submissa ao homem e blá blá blá.
Consegui um emprego maravilhoso e comecei ganhar mais independencia, apesar de sempre trabalhar. Comprei meu carro e aí veio o pior: ele me ajudou até a escolher, pois não podia ter um carro melhor que o dele, pois na cabecinha dele, mulher nunca pode estar acima do homem.
Enfim, depois de tanta confusão saí de casa. Já estou fora a 6 meses, mas sinto que preciso voltar, pois me sinto uma mulher qualquer, por tê-lo abandonado. Acho que ele conseguiu fazer essa lavagem cerebral em mim, pois a culpa sobrecaiu toda em mim.
Agora para piorar, apareceu meu ex, que foi o cara que mais amei na vida.
Tenho vontade de dar um basta em tudo e tentar uma vida nova, mesmo sabendo que posso me ferrar, mas fica um anjinho bom na minha cabeça, falando: coitado, ele nunca te traiu, tadinho dele…
O que faço pelo amor de Deus, preciso de ajuda.
oi galera..
namoro a 7 anos com uma garota super legal, so q conheci uma pessoa q mexeu comigo ela e mais nova q eu 9 anos. sou louco por minha namorada, mas me apaixonei pela novinha o q faço