Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
Namoro um homem há 6 meses. Agora ele vai passar férias na Bahia, para rever seus pais. Não vou com ele e, ao perguntar se iria no início do mês de fevereiro, ele disse que vai no meio, ou seja, vai pegar o carnaval de lá. Já prevendo que o diabo atenta nessas ocasiões, estou programada a não reclamar, mas terminar o namoro. Só que o farei quando ele voltar, por telefone, porque se ele quer se esbaldar por lá, mesmo dizendo que está indo à Bahia avisar aos pais dele sobre nosso casamento, que se daria em mais alguns meses, é porque vai pintar o sete. Alguém me diz que estou certa, só pra eu não ficar com peso na consciência, please?
Namoro um homem há 6 meses. Temos 46 anos. Agora ele vai passar férias na Bahia, para rever seus pais. Não vou com ele e, ao perguntar se iria no início do mês de fevereiro, ele disse que vai no meio, ou seja, vai pegar o carnaval de lá. Já prevendo que o diabo atenta nessas ocasiões, estou programada a não reclamar, mas terminar o namoro. Só que o farei quando ele voltar, por telefone, porque se ele quer se esbaldar por lá, mesmo dizendo que está indo à Bahia avisar aos pais dele sobre nosso casamento, que se daria em mais alguns meses, é porque vai pintar o sete. Alguém me diz que estou certa, só pra eu não ficar com peso na consciência, please? comentários e help para amagou@yahoo.com.br
Olá cupido, gostaria muito da sua ajuda, preciso da opinião de alguém, namoro um rapaz ja vai fazer 8 anos e de uns tempos pra cá ta muito dificil nossa relação ja fiz muita coisa pra melhorar mas não estou me sentindo feliz e não to tendo coragem de dar um ponto final. o maior dos problemas é q ele age como gurizão, ainda é novo tem 26 anos mas eu ja quero formar uma familia, não tenho tanta pressa mas certas atidudes dele me faz pensar se realmente é com ele q quero, nós moramos em cidades diferentes eu moro sozinha e ele com os pais no interior, ele quer q eu largue tudo pra ir morar la, mas não me vejo dependendo de alguém e gosto de morar na cidade, eu ja descobri uma traição e apartir dai q desandou, eu acabei aceitando mas sempre me lembro disso. quando ele demostra carinho, respeito, e pensa mais em nós eu me torno muito feliz e desejo ficar com ele, mas quando tem essas atitudes ridiculas eu sofro muito, ja nem sei masi se isso é amor, ja tentei terminar varias vezes mas ele nunca quer só q sempre vive aprontando e é muito ausente. O pior é q ja me interessei por outra pessoa.por favor uma palavra de consolo ja me ajuda. obrigada
Olá Carol.. tenho passado momentos difíceis. Muito. Tenho um casamento de 28 anos em q nada mais há do q relação fraterna. Nunca houve traições de parte a parte até há 5 anos em q conheci uma pessoa q sobre a qual pensei ser a minha alma gémea, mas q vive a 10000km de mim. com o tempo percebi q tinha outra pessoa lá e deixou de ser o que foi, desde há mto tempo tento terminar. Nunca consegui: porque fraquejei, porque houvia a sua voz e não conseguia. Porque me dava a volta. Parecia compreensivo e tinha pena. Nos últimos tempos percebi que é orgulhoso e vingativo. Deixa o tempo passar e retalia mais tarde. Esteve cá algum tempo e só havia mau clima entre nós. qdo fui ao aeroporto despedir-me dele, terminei a relação. Ele tenta sempre fazer de conta q não acontece nada e continua a mandar mensagens. Se não respondo diz q sou má. Já não sei o que fazer. Aconselhe-me. Obrigada
Olá Carol.. tenho passado momentos difíceis. Muito. Tenho um casamento de 28 anos em q nada mais há do q relação fraterna. Nunca houve traições de parte a parte até há 5 anos em q conheci uma pessoa q sobre a qual pensei ser a minha alma gémea, mas q vive a 10000km de mim. com o tempo percebi q tinha outra pessoa lá e deixou de ser o que foi, desde há mto tempo tento terminar. Nunca consegui: porque fraquejei, porque houvia a sua voz e não conseguia. Porque me dava a volta. Parecia compreensivo e tinha pena. Nos últimos tempos percebi que é orgulhoso e vingativo. Deixa o tempo passar e retalia mais tarde. Esteve cá algum tempo e só havia mau clima entre nós. qdo fui ao aeroporto despedir-me dele, terminei a relação. Ele tenta sempre fazer de conta q não acontece nada e continua a mandar mensagens. Se não respondo diz q sou má. Já não sei o que fazer. Aconselhe-me. Obrigada
Ola,Carol estou vivedo momentos diificieis no meu casamento a tres anos, ja tentei de tudo para salvar meu casamento,mais esta dificil. Meu esposo arranjou uma amante, ela je traiu ele, teve um filho que nao e dele,foi feito o DNA, e mesmo assim ele continua com ela, diminui mais, pois ele tirou ela da casa que ele mantinha, mais o que importa e que ele continua com ela, em a casa ele nao esta conseguindo ter ereçao, acredito que seja so aqui em casa, e toda vez que faloem separar ele nao aceita,nao quer conversar sobre isso, di que se nao gostasse de mim ja tinha me largado,que nao e so pelos nossos dois filhos que esta comigo, mais as pessoas acham que ele so esta comigo porque ele tem medo de quebrar a cara,preciso ouvir um conselho
ola bom dia namoro a 4 anos com um rapaz so que de umas duas semanas pra ca tava me afastando dele foi entao que falei com ele oque tava acontecendo que queria termina pq nao sei se amo ele ou se so to com medo de perde a amizade dele …sera que gosto dele ou tenho medo de pede a amizade dele..?????
Eu começei a namorar com um rapaz mas foi por pena dele …. E por estar em muita pressao o que eu faço para terminar? tou farta -.-‘
oi!estou a dois anos num relacionamento onde nao amo meu marido,isso me corroe pois ele me ama,faz tudo por mim e eu nao consigo deixa-lo.O pior é q por nao gostar dele acabo me interessando por outras pessoas,nao keria engana-lo mas nao tenho coragem de deixa-lo medo de faze-lo sofrer!
Já sei como terminar com minha namorada agora !
Obrigado pelos conselhos ^^
Namoro há 8 anos… gosto muito do meu noivo e sei que ele gosta muito de mim.. sempre é muito carinhoso e tal.. porém, sempre há intrigas, há todo momento e isso vem desgastando demais o relacionamento. Há + ou – 1 ano ele tentou terminar, porém, reavaliamos e por um bom período conseguimos nos reestruturar novamente, mas, infelizmente estamos voltando a ficar como antes… estou pensando em realmente terminar com ele, além, das intrigas, vejo que ele não se interessa em casar e isso acabou me desiludindo um pouco…
Só estou juntando forças, pois preciso me impôr, para acima de tdo me valorizar, pois o tempo acaba fazendo a gente se acostumar com certas atitudes… também, preciso fazer isso para ele acreditar que o relacionamento não depende de estar bom só para ele e sim para ambos, pois ele não acredita que eu seja capaz de terminar…
oi a minha mamorada ñ me entende, ñ me respeita e não aceita o q eu lhe mando já conversei com ele mas la não muda o que devo fazer?
oi namoro com minha naroda a 6 ou 7 meses, acontece ela é muito minosa e se chateia atóa, gosta de dar berros a min em qualquer lugar.
Gosto muito dela mais já esta a ser demais o jeito dela pretendo terminar o namoro o q fazer? Porfavor me ajudam o mais rapido que poder.
gostaria d saber como ajudar um amigo, onde ela ,e mais velho q a garota e ela não quer terminar de jeito nenhum, faz ameaças de escandalos no seu trabalho, ele foge mas ela o persegue com o celular, mensagens de q vai se matar se ele a deixar, ele ta perdido, o q ele deve fazer. por favor aguardo uma resposta.
VIVI COM MEU MARIDO 12 ANOS TIVEMOS DOIS FILHOS.ELE ME TRAIU NOS SEPARAMOS E TEVE FILHO DESSE NOVO RELACIONAMENTO DE TRÊS ANOS. MAS SE SEPAROU E PEDIU PRA VOLTAR,MAS EU NÃO CONSIGO GOSTAR DELE,NÃO SINTO ÓDIO APENAS RESPEITO.ELE É LEGAL PRA MIM E NOSSOS FILHOS CORRESPONDO POR EDUCAÇÃO MAS NÃO O AMO MAIS SINTO APENAS AMIZADE.NÃO SEI OQUE FAZER PORQUE NOSSOS FILHOS ESTÃO GOSTANDO DA IDEIA DE FICARMOS JUNTOS.MAS SEM PAIXÃO E AMOR NÃO DAR.É COMO SE EU NÃO VIVESSE MINHA VIDA.
OI CUPIDO
SOU DINA VC ME DEU RESPOSTA DIA 18/08/2012, quase vc acertou meu signo é cancer, sou tudo aquilo que vc descreveu, de onde ele retornou ele explicou tudo ,ate hoje ha sequelas, do que fez, vive com medo olhando para traz, não posso dizer o que que é, mas o que procurava lá, nao era o que ele queria, nada deu certo.
quanto a mulheres, ele praticamente estava com medo de nao funcionar mais ,porque ele não usava, vc me entendeu .
tive que usar meu lado psicologico para fazer ele enfrentar a vida,ele ta comigo agora mas não é a mesma coisa, parece que algo mudou em mim,não tenho mais paciencia com ele,tudo que tenho dúvida ele fala comigo, .
O QUE É QUE ESTA ACONTECENDO COMIGO, EU O AMO AINDA MAS AGORA PENSO NA IDADE DELE, PENSO QUE SE EU SOBREVIVI 5 MESES POSSO ME VIRAR SOZINHA . SE DER ME AJUDE POR FAVOR. ABRAÇOS
ola, meu problema é meio complicado, eu namoro faz 10 meses mais eu nao sinto nada por ele, a nao ser carinho de amigo.. e essa semana meu EX largo da mulher dele e veio me procurar me dissendo q quer tentar de novo. eu namorei com ele 5 anos e eu amo demais ele, nunca consegui me eskecer dos momentos nossos juntos.. mais ele agora tem um filho e querendo ou nao ele vai visitar o filho dele e vai se encontrar com ela, e eu tenho medo dele cair em “tentação” e fikar com ela.. entao estou em duvida oq fazer pq meu namorado atual me ama demais ele chora quanto falo em largar, eu nao amo ele e tenho medo de largar dele e me arrepender depois.. mais ao mesmo tempo eu kero fikar com meu ex e enfrentar tudo do lado dele… oq eu faço??? me ajude aguardo resposta Abraços
Olá eu não gostaria de falar meu nome e sim o meu problema…..estou morando junto com uma pessoa a quase 6 anos trabalho muito e sou muito cobrado por não dar atenção a ela ela me cobra d+ ai vem o caso não sinto nada por essa pessoa já pedi um tempo mas ela disse que iria melhorar até ai tudo bem dei uma chance e ela mas depois de um ano ela ficou pior mais ciumenta mais possessiva e não me dá espaço pra respirar entende…….e tem a familia dela que fica pesando no nosso relacionamento e que faz eu querer desistir ainda mais dela não sei como terminar pois tenho medo do que pode acontecer a elae sei que vou ser muito criticado me ajudem o que devo fazer me sinto morrendo um pouco a cada dia não consigo vivier minha vida…
oi
onde ficam as respostas??