Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
Ola eu sou a vania e tenho 21 anos o meu namorado de 22 anos quer terminar o nosso namoro de 5 anos vivemos juntos a 1 ano e temos um bebe de 10 meses, ele diz que eu sou indiferente, ele e filho único e nunca teve pai abandonou eu também não, nos no inicio do namoro tivemos muitas brigas por causa dos meus ex porque eu já tinha experiência sexual e ele não e isso afectou muito mas conseguimos superar mas ele só fazias coisas para me magoar e eu perdoava, ele e bom rapaz mas e muito infantil…ele só aceitou o filho por obrigação pois nem dele gosta, estou tão arrependia de não ter acabado com ele a 2 anos mas ele chorou gostava de mim eu agora vejo-me numa situação complicada se o nosso filho fosse maior não me custava tanto, e só de pensar velo com outra afecta-me psicologicamente, eu ainda não tenho trabalho a casa ta em nome dele mas as coisas quase todas eram minhas eu eu não sei o que fazer com um filho sou muito nova e não me dou bem com a minha mãe que sempre disse que isto ia acontecer. Estar com ele na mesma casa ate resolver a minha vida vai me custar muito estou sempre a chorar, eu já sofri muito mesmo eu só queria ser feliz eu tenho a alto estima muito em baixo pois se for para passar o que já passei outra vez prefiro não estar cá mais, não vale a pena.
Olá a sua história quase igual a minha. Faz 6 anos que sou casada ele tem 33 anos e eu 19. Quanto tempo ne mais vocês acredita que nois não temos nada nem terreno, carro ou etc….
ele tem 3 filhos. Mais eu não tenho nenhum com ele. Pois estou confusa se separo ou não é lê me mágoa muito, me bata, me mágoa muito. Quando ele bebe e pior sabe quero me separar mais tenho medo vocês pode me dar uma opiniao
Para discussões sobre relacionamentos, por favor, utilizem o nosso Fórum http://52.35.99.245/forum/
A pior coisa q tem na vida, é quando alguém te ignora, some, desaparece, te dá desculpas, mas nao termina com vc.
Isso aconteceu comigo a uns 3 meses atrás e eu ainda sofro mto.
Talvez eu tivesse sido a culpada desse termino , (apesar de nunca trair, mentir e etc), pois tinha alguns problemas, porém, acho q ninguem merece isso.
Eu tenho 23 anos e sou madura o suficiente pra, se um dia acontecesse o contrário, eu terminar com a pessoa.
Pra terminar com alguem vc nao precisa ser groseiro nem magoar, mas vc tem qser firme e falar a verdade.
O meu namoro tinha 5 meses e quase nao tinhamos familia nem amigos envolvidos, porém isso naop justifica, eu pedi 1000 vezes pra ele terminar comigo na minha cara -pra eu sofrer menos e nada.EU PEDI, EU IMPLOREI.
O que vai volta e eu falo pra vc, se vc quizer terminar, termina na cara, fala o q tem q falar, a pior coisa é o silencio.
se alguem tiver passando por algo parecido, entre em contato comigo:
daniele_pacheco@hotmail.com
Oi gente,
procurei o site porque estou não tenho certeza se quero continuar com meu namorado e tenho ainda mais dúvidas sobre como terminar.
Mas senti vontade de escrever para esclarecer que NÃO EXISTE MAIS ABANDONO DE LAR. Sou advogada e vivo orientando mulheres que acham que devem permanecer na casa a qualquer cursto só para não serem prejudicadas porque abandonaram o lar. Isso não existe mais no direito. Portanto, SAIAM QUANDO QUISEREM.
SUZANA, de todas as histórias a sua foi a que mais me impressionou. Minha família é crente e sei muito bem o que vc passa. E só tenho a dizer que: 1. vc NÃO é vadia porque assumiu que não ama mais o cara com quem casou; 2. todo mundo merece ser feliz, espero que vc esteja conseguindo.
Abraço a todos
Joyce
Oi Boa Tarde
Tenho 24 anos estou num relacionamento vai fazer 4 anos , somos ajuntados e nao casados ainda, tinha intenção de casar,mas começaram as coisas deliciosas a acontecer.
nos conhecemos engravidei rapido e perdi nosso bebe naturalmente, após 1 ano e meio veio a graça da minha gravidez e por toda ela ja muito amada minha princesa que hj tem 1 ano e 3 meses, antes da minha gravidez a 2 tivemosuma briga feia e ele me traiu depois de mias uma semana eu trai ele e joguei na cara dele sofri muito por ter feito isto mais fui vingativa e nao me arrependo e nem me orgulho. ok estava tudo indo muito bem depois de mais uma semana quando nos reconciliamos , engravidei que delicia consegui como eu queria isto jah que estavamos antes tentando sem nenhum contraceptivo durante 1 ano e meio após minha perda.
ele me traiu mais 2 vezes durante minha gravidez, (sinceramente sem nenhum motivo estavamos bem e tinhamos tudo falando sexualmente), nao tinha pq , sendo q uma dela o fdp saiu com amigos e foi com uma prostituta.pastei com ele ele chegava as vezes bebado e eu tinha que com aquele barrigao segurar ele na privada e depois coloca lo na cama . (triste de mais), fora que diversas hs ele era muito estupido e seco , e outras maravilhoso explendido. no final de minha gestação tive pré eclampsia. e precisava de ajuda na parte da noite e en outras hs diversas vezes ele trabalhava o dia todo ateh o iniicio da noite entaum eu ficava esperando ele chegar , e sempre ele chegava tarde com desculpa de que foi tomar uma cervejinha p desestressar ou que ficou ateh tarde … sempre tinha uma desculpa e eu conhecia com quem ele bebia sabia que podia ser verdade ainda mais que ele chegava com aquele cheiro desgramado de cerveja .. eu passando mal pedindo pelo amor de deus que ele viesse logo (23hs) e ele me chegava 3 da manha p mais .
e assim durante minha gestação inteira com altos e baixos mimos e desagrados . grosserias e gentilezas.
até que chegou um ponto que eu levantava e caia nao conseguia me manter em pé sem ter tonteiras. e minha pressao sempre lá em cima.19, 22,23 …
ele me deixava na minha mae de manha e me pegava de noite meu irmao e minha mae cuidavam de mim ,, que deliciaa.^^rs
E toca correr comigo p medir pressao e fazer exame do coração do bebezinhu p saber se estava tudo bem .. ai ela nasceu de um parto normal maravilhoso e otimo tudo acabou ficamos as duas maravilhosamente bem.
…………………….**
Quando minha bebe com 8 meses ele me trai de nvo com uma colega do trabalho e m que estava e desde entaum nao descobri mais nada , mais eu nao consigo mais olhar p ele e nem fazer amor com ele mais eu consigo.
desde a primeira eu quero mais nao consigo me separar dele, eu até tento mais penso muito na minha filha na falta q ela vai sentir dele afinal tbm sou filha de pais separados desde meu 1 ano.
mais tenho medo de ficar uma mulher infeliz e minha filha virar p mim um dia e dizer
NAO PEDI P VC FICAR COM MEU PAI POR MINHA CAUSA.
Então estou muito indecisa pq de 10 momentos 2 são bons.
ele está muito estupido , grosseiro, grudento, e fala com ela as vezes sem paciencia de forma que me desagrada estamos discutindo quase todos os dias e isso p mim não é um ambiente saudável p ela.
mas…
tenho medo de nao dar conta dela e de mim financeiramente trabalho tudo , mais tenho medo nao sei cmo funciona pensao e essa coisas…
beijinhus da amiga Rubi.
Oi gente meu nome é Sarah. Sou casada a 9 anos, tenho 2 filhos deste casamento, no total são 3 o mais velho é do primeiro casamento. Bem o que acontece é que acho que não nos amamos mais, não conversamos nem nada, e quando decidimos conversar ou fazer alguma coisa sinto como se fosse tudo muito forçado!! Quero terminar mas não consigo… Tenho medo de me arrepender! Mas também não quero mais ficar… To tão confusa com tanto medo… Não sei mais o que fazer!!! Me sinto muito frustrada como mulher! E para ajudar meu ex marido nunca desistiu de se reconciliar comigo, construiu uma casa toda projetada para que un dia eu volte. A familia dele constantemente me procura pedindo que eu volte pra ele… Não sei mais o que fazer…
oi pessoal estou aqui por que não tenho ninguém pra conversa então,resolvi desabafa aqui estou casada a três meses e esse foi o,tempo suficiente pra mim descobri que fui traída e,que,meu,marido nunca me amou sei que e pouco,tempo pra amar uma pessoa mas o,que,me,revolta e,que,ele,sempre diz que me ama mas sei que,e mentira não agüento mais tenho um,filho com outro homem ele já,tem 3 anos e isso várias,vezes foi,motivo de discussão agora ele,tá,achando,que,eu,trai ele,mas,não,trai ele,quer,que,eu,fale,para que,nós sejamos de igual tipo chifre trocado mas o,mais impressionante e que,tive provas da traição e não consigo me separa dele estou,sofrendo e,minha,família,esta,toda contra mim preciso de ajuda
Brigado pela,atenção bjs a,todos
tem 1 ano e 2 mes que namoro sinto que ele nao quer futuro comigo gosto dele nao quero magoa_lo
o que fco?
Olá, Tenho 20 Anos, estou namorando a 1 ano e 2 Meses, minha namorada se mudeu para cidade natal, fica a 200 Km da minha cidade, estou querendo terminar meu relacionamento, mas tenho medo de faze-la sofrer, preciso de ajuda.
Ela tem 17 Anos, eu quero estudar mas ela me preciona de mais para nos carsarmos ano que vem. E eu não quero isso, e não quero deixar “iludida”.
O que devo fazer?
oi boa noite
preciso urgente de uma dica pra terminar um namoro q sta insuportável pra mim.
já tentei de td mas ele é mt persistente,arrogante,egoista e mt inconveniente não entende q acabou e apesar d td eu n cnsigo sentir nenhum sentimento por ele e a cda dia q ele vem atrás de mim so aumenta o meu ódio e nojo. e o q mais me irrita è q ele se axa no direito de fzr td e na ultima vez q tentei romper fez o maior show pensando q resolveria algma coisa e alem da mais aconteceu algmas coisas no pssado q mexem cmgo ate hj. sou uma garota mt rancorosa e qnd algm faz algo q eu n goste so penso na maneira de vingar e devido essa mnha infelicidade cm ele penso em ate morrer pq ae talvez os meus problemas resolverao por favor me ajude o mais breve possível. obrigada um beijo e aguardarei sua resposta
Bom galera voltei cm o msmo problema q ate hj n consegui resolver e acho q stou fiknd kd dia + louca e agoniada cm essa situação pq a pssoa n entende que eu n sinto definitivamente nada por ele mas cntinua insistindo.A mnha paciência já esgostou e eu n suporto nem um dia sequer ta send uma tortura cnviver cm esse individuo.E eu acbei tomando uma decisão mt importante na mnha vida vou embora da cidade e não direi nada a ningm pq pra mim BASTA. Sendo assim valeu por escutar o meu desabafo ae . ATE LOGO
Obrigadinha
bjkss
FUI : )
oi cupido
aq cm faço pra ler as resposta dos meus comentários? +ou- qnt tmpo p responder? é q o no meu caso ate então parecia urgência. obrigada
boa noite
Olá,
Meu nome é Ana, tenho 22 anos.
Estou namorando a cinco anos e tendo um caso a cinco meses.
Meu namoro já não é mais o mesmo, já não consigo mais ficar com ele, apenas gosto de sua compahia, pois deixei os meus amigos para ficar com ele.
Meu caso com outra pessoa começou sem intenção de trair, me sentia muito atraida por ele, e ele por mim apesar, de não podermos ficar juntos, pois ele é casado.
Mas mesmo assim, ainda continuamos a nos encontrar, pois esse sentimento é tão bom que não quero abrir mão disso. E com o namorado vou terminar!
É difícil, mas as vezes temos que deixar de fazer o certo e fazer o que nos faz feliz!
Bom to precisando te ajuda,pq eu quero termina mais no mesmo tempo eu não quero…eu nao sei o que fazer.. isso tudo que eu acabei de ler e verdade…mais eu nao quero ferir ela.. o que o devo fazer? Sendo que eu nao amo mais. 🙁
Para discussões sobre relacionamentos, por favor, utilizem o nosso Fórum http://52.35.99.245/forum/
Então namoro a dez anos. Trabalho em outra cidade e ele permanece em nossa cidade de origem….
Só nos vemos de final de semana, porém de um tempo para cá percebi que o nosso namoro está estranho, muitas brigas e desentendimentos…
Tenho um filho de outra pessoa, porém acredito que isso não seja o problema…
Acho que ele está desenteressado por mim. Só dormi…
Mas ainda não estou preparada para terminar este namoro.
O que eu faço….
Para discussões sobre relacionamentos, por favor, utilizem o nosso Fórum http://52.35.99.245/forum/
sou casado a pouco mais de 7 anos tenho uma filha de 3 anos e meio, minha esposa arruma qualquer desculpa pra me tratar como lixo, nao aguento mais essa situaçao, trabalho de segunda a sabado e nao da vontade de sair com ela no final de semana, por causa da sua ititude, nao sei direito o que ela espera de mim, ajudo ela em tudo mas parece que nada e bom o suficiente, queria q ela mudace sua ititude, apesar de tudo gosto muito dela, mas nao consigo mais viver assim!
Para discussões sobre relacionamentos, por favor, utilizem o nosso Fórum http://52.35.99.245/forum/
Tenho 38 anos, ja fui casado e namoro a minha atual companheira (de 29 anos de idade) ha 2 anos.
Por uma série de diferenças entre nos, estou decidido a terminar o relacionamento:
– Temos muitas diferenças intelectuais, que vão de preferencias musicais, estilo de vida a interesses cultuais. Nossas visões de vida não batem.
– Eu tenho uma filha de 10 anos, e minha namorada nunca se esforçou para se relacionar bem com ela, sendo que vejo muito mais a minha filha se esforçando pra isso do que a minha namorada que é adulta.
– Minha namorada não planeja o futuro, não batalha pelo próprio crescimento pessoal e profissional, se apoiando muito em minha situação financeira, social e familiar,
– Tenho planos de criar uma família de verdade, com filhos, formação de patrimônio e principalmente na educação dessa provável criança, mas ela não tem esse perfil, não gosta de criança, não cuida de si e não tem apego com a própria família.
Seria simples terminar o relacionamento, porém existe uma situação agravante:
– Ha cerca de 5 meses ela se mudou pra minha casa. Isso aconteceu quando ela se desentendeu com a avó e com a tia, com quem quem morava. Eu ofereci de ela ficar em minha casa até se acertar. Ela veio, tomou conta da casa, e por aqui ficou.
– A situação profissional dela é delicada, pois tem uma profissão que tradicionalmente não remunera bem (Design de Interiores). Depois que se mudou pra minha casa, saiu do emprego e passou a fazer projetos para clientes, porém estes projetos são muito poucos e ela não consegue se manter com o próprio trabalho, sendo que ha cada dia vem trabalhando menos.
– Atualmente ela tem passado a maior parte do tempo em casa, na internet…
– Pra finalizar, ela é ultra ciumenta. Acha q todas as mulheres do mundo querem algo comigo. Não me permite ter contato com amigas (mesmo colegas de trabalho) e tenta monitorar todas as minhas atividades, não me dando espaço de fazer coisas sozinho ou mesmo só com a minha filha.
As situações acima descritas fizeram nossas diferenças aumentarem, e se tornarem insuportáveis pra mim.
Desde q passamos a viver na mesma casa, as nossas diferenças estão se intensificando e hj eu ja evito expor meus planos, minhas opiniões e planejar coisas com ela, pois ela realmente não entende o meu projeto de vida.
Mas aparentemente, pra ela está tudo bem…
As vezes, uma conversa simples se torna uma discussão, eu me exalto, falo coisas q não deveriam ser ditas, depois me arrependo. E ela nem liga.
Eu quero terminar o relacionamento, mas não quero deixa-la em situação difícil. Não quero q ela se sinta “colocada pra fora de casa”, mas também não quero fazer o papel de pai dela.
Como fazer pra sair desta situação sem ser um canalha ?