É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos. Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade.
Por esse motivo é muito importante que você tenha sempre respostas para as seguintes perguntas:
Eu amo meu parceiro(a)? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele(a)? Sinto orgulho e admiração dele(a) e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele(a) me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos(as) meus(minhas) amigos(as) e não os(as) invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma(o) quando estou com ele(a)? Ele(a) nunca me coloca para baixo e trata minhas idéias como idiotas?
Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.
Agora, se você respondeu não para a maioria, mas seu relacionamento não é saudável, se teu(tua) parceiro(a) sempre te coloca para baixo, é excessivamente controlador(a) e ciumento(a) é importante repensar se a longo prazo isso é saudável e se tem solução.
E se a resposta for não para a maioria, não sei o que ainda faz nesse relacionamento. Não mantenha uma situação apenas por medo de estar sozinha(o) ou não encontrar outro(a) ou por estar acostumada(o) com uma rotina e ter receio de não saber mais viver sozinha(o).
Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu(sua) parceiro(a) com outra(o) ou for agredida(o) fisicamente ou ter perceber que discutem por tudo e não concordam com nada.
Mulheres, uma dica importante: estudos mostram que a maioria dos homens não sabe terminar um relacionamento, e por isso dão pistas para que vocês percebam e terminem. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, é melhor para você terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem te machucar muito mais.
oi pessoal sou casada 2anos6 messea sou muito ciumenta e as vezes chego a pensa que isso ta mim desgastando pois cobro muito do meu marido eu nao sei o que fazer
Namoro a 1 ano e 6 meses, duns tempos para ca, ele esta me tratando diferente, briga comigo do nada se arrependi mas faz de novo, tudo que eu peço se não for por chantagem ele não faz, amo muito ele, so que tem um cara que esta afim de mim, me ofereçeu o ceu e a terra pra ficar com ele, sinti uma atrçõa fisica por ele, mas amo meu namorado, o meu relacionamento com meu namorado ja acabou e eu não percebi?
namorei um moço por alguns meses viviamos um conto de fada mais ai parece que ele tinha ficado com uma mulher casada e entao o marido separou dela,e ela ficou no pe do meu namorado colocando a culpa nele de ela ter separado e agora ele tinha que ficar com ela,ele foi morar na csa dela pouco tempo depois,sabe ela comprou um carro para ele andar ela dirige mais so ele q dirige o carro dela,todo mundo fala q ele ta com ela por interesse ainda tb acho que ela avalizou uma moto para ele,ele sempre me liga disse que ainda gosta de mim,ele sempre vai na minha csa mim ver o pior que ela trabalha na mesma rua da minha csa mais ele nao esta nem ai.ele trocou de numero mais me ligava de orelhao,o que devo fazer?alem de tudo as pessoas fala que ele a trata mal,devo conversar com ele e pedir que me fale a verdade ou devo sair fora sem pedir explicaçao,estou sofrendo muito.obrigada.
esqueci de falar que eles tem uma diferença de idade de 20 anos
Meu caso é bem complicado ,
meu namoro da dura 3 anos e 5 meses e tanto eu como ela gostamos muito um do outro porém não somos mais apaixonados , brigamos bastante sou bastante cobrado por ela e muitas vezes chantageado , ja cheguei a escutar da boca dela que se eu nao fosse o que era no inicio do namoro ela acabaria se encantando por outro . foi muito triste escutar isso . Eu não nego que muitas vezes me sinto preso porém quando terminamos sofremos tanto que acabamos voltando mas a situação continua a mesma , é um namoto muito longo e que não da mais certo mas nao conseguimos terminar , talvez pela rotina criada nesses anos todos .
eu as vezes acabo me interessando por outras garotas pois me tratam melhor que a minha propria namorada , ela so reclama do relacionamento e que nao a faço mais feliz , que vai fazer de tudo para se livrar de mim , eu nao sei mais o que fazer o nosso amor deixou de ser bom e agora é ruim e está acabando com nos dois .
Estou casada faz 04 anos, meu marido é uma pessoa muito dificil de se conviver, ele ja teve outro relacionamento o qual teve uma filha , e por brigas não deu certo.
Hoje, sinto q não o amo mais, acho q na verdade estou só acostumada e acomodada.
Sou sincera em dizer q realmente tenho vergonha de me separar e os outros me riticarem ou falarem de mim.
Quero acabar meu casamento , mas não tenho coragem e toda vez q consigo que axo q não tem mais volta , eu teimo em voltar a tras e continuar a viver esse inferno.
O pior de tudo é q qdo estou convencida q não passa de um dia, parece q meu marido percebe e começa a me tratar bem e novamente volto atras.
Acho q só me falta coragem.
Ele me trata mal, me xinga, me humilha, me diz q não sirvo pra nada e eu escuto calada.
Me ajudem
Sou casada a 5 anos. Temos uma filha linda de 4 anos. Sou paulista , mas ultimamente moro no Mato Grosso por causa do meu marido, a familia dele é toda daqui. Então, de uns empos pra ca naõ consigo nem beijar meu marido, e fazer amor ainda piorou. Faz uns 3 mese que não ficamos juntos. Brigamos o tempo todo e por tudo, não concordamos em nada um com o outro. E o pior percebo que ele ainda me ama, mas e eu? Tenho muitas dúvidas se ainda o amo. Acho que o relacionamento chegou a esse ponto por sempre prevalecer somente as vontades dele , ele nunca sede. Acho que em um relacionamento as vezes um tem que ceder pra agradar o outro. Me deem uma poinião.
sou casada a 15 anos.hj tenho 31 e agente ja nem chega mais perto um do outro, nao nos beijamos mais, nem na hora do sexo ele e um cara extremamente nervoso e controlador nem minha familia ele gosta que me visite. se eles chegam ele sai de casa e vao p/ casa da mae. temos 3 filhos e a mais nova ele insiste em dizer que nao e dele so pq nasceu de olhos azuis.. tenho tanta magoa dele que por muitas vezes desejo sua morte. ja pedi a separaçao ja fui embora de casa narias vezes mas ele nao aceita e vou vivendo assim.. na verdade acho que esperando que ele morra p/ eu poder começar a viver.. e desvonfio que andou me traindo c/ uma amiga de trabalho pq chegava em casa nervoso sempre discutia comigo e dizia que se eu estava pensando que ninguem o dava valor estava enganada.. isistia nesse assunto.. nao confirmou mas tbm nao negou e desconversou finge que o ssunto nao existiu.. nao quero mais viver assim me ajudem
Olá à 8 meses estou morando com um homem no inicio parecia ser uma pessoa legal,em algumas sim,mais oque aconteçe ele é muito nervoso ciumento controlador,minhas amizades o pouco que tinha já não tenho mais,ele me ajuda nas dispesas,uns dias atrás ele me agrediu,só que eu reagi,ele fez um escandalo,no aniversário da minha mãe,me chingou muito ele se transformou,meus familiares queriam que ele fosse embora,porque moramos com minha mãe,só que resolvi deixa-lo,e enfrentei todo mundo por ele,ficou bonzinho,me pediu perdão,chorou,e esta ainda comigo,oque aconteçe, ele tem tres filhos,estes dias veio uma filha dele pra cá,deixei pra mim é normal,mais ele já mudou comigo,a filha dele veio me falar que ele me chamou de brucha,fiquei magoada,pois aceitei sua filha aqui,ela não sabe oque ele fez comigo,eu gosto dele estava gostando mais,devido a agressão a magia diminuiu um pouco,meus outros namorados nunca me agrediram,estou um pouco chateada com isto,esta difícil pra mim,terminar um relacionamento,que nem começou direito,oque eu faço?Grata Pela Atenção!!!
Bom dia, há quase tres anos tenho um companheiro,já passamos por altos e baixos,hoje depois de muita luta conseguimos um comercio para trabalharmos juntos,mas isso atrapalhou e muito o nosso relacionamento,ele é muito autoritário, ja me agrediu várias vezes, mas o engraçado é que eu ja sai de casa para ir embora, e ele foi atras de mim. Será que é ele que não consegue ver o fim do nosso relacionamento???
Namorei um ano e ele terminou comigo alegando que eu o sufocava. Nos viamos duas vezes por mes, e passamos 03 semanas de ferias juntos. Fiquei arrasada. Não ntendi, e ele não quer mais voltar. Quando estavamos juntos ele chorava se eu falava pra ele sair com os amigos, chorava se eu não queria falar ao telefone. Por isso sempre fiz as vontades dele em me ver, e tar comigo. agora ele me abandonou e estou sozinha, amando ele como nunca amei ninguém. mas não quero mais voltar pra ele, minha vida mudou e pra melhor.
queria ajuda, para tentar entender por que ele me deixou. Por que ele fez total ao contrario do que ele fez o namoro inteiro. Ele veio me procurar, mas não quer voltar, só queria matar as suadades. Tenho um monte de pretendentes a minha volta, por que querendo ou não, todos me acham linda. mas não quero nenhum desses. só queria que nada tivesse acontecido, e tudo voltasse a ser como era antes. eu achava que nem gostava tanto dele, mas hoje vejo que foi quem eu mais gostei! já sofri muito, mas hoje posso dizer que eu estou bem, estou feliz! que vivo muito bem sem ele, na verdade nem vejo mais ele na minha vidA. mas eu o quero tanto, é tão confuso, que nem me entendo. se pudesse voltar no tempo e fazer algo diferente pra mudar o hoje, eu faria. o pior de tudo é que terminamos na 2ª, e no fds ele já tava na casa da ex, dizendo que eles são apenas bons amigos. ele ta saindo com os amigos, pegando as meninas e tudo mais. o pior é que ele nem é bonito, e fica fazendo pouco de mim. quero ajudaa! por que ele me deixou, se dizia que não vivia sem mim, que me amava mais que tudo?
OLA…
meu caso é meio estranho, gostaria muito q alguem me desse uma opiniao, pois estou muito confusa e perdida….tenho 24 anos e estou casada a 4…casei gravida , mas por amor…namoramos por 4 anos..ele é um apessoa maravilhosa…trabalhadora, juntos temos grandes chanches de conquistarmos muitas coisas, ja passamos por varias crises temporarias, mas no fim td tada cert, no ano passado acoteceu um fato q me deixou muito magoada com ele..decidimos q iamos ter outro filho e nao demorou eu fiquei gravida, só q comecei ter um aborto com 2 meses depois de uma relaçao sexual com ele…nessa ocasioa tinhamos só um carro e uma moto…ele sempre ia trabalhar de moto e eu ficava com nosso filho e o carro…nesse dia qdo comecei a sangrar ele nem deu importancia disse apenas:- xiiiii, e perguntou como ele iria trabalhar se eu fosse pro hospital de carro e ele ia ficar com a moto e nosso filho…eu nem dei importancia ..peguei o carro e fui…tive q fazer ultrassom em outra cidade…exames , essas coisas e fiz td sozinha…ele nem ligava pra perguntar se eu ou o bebe estavamos bem…só q na hr eu tava muito mais preocupada comigo e com o bebe do q com o comportamento dele…passado se 3 dias eu perdi completamente e dive q ficar de dieta…ai q comecei a refletir sobre o ocorrido…mas perai eu tendo um aborto e meu marido preocupado com o carro…como ele irai trabalhar…ele nem se quer pensou em nenhum momento em mim ou no bebe, ou pior na minha dor interior pela perca..eu só chorava..pq eu desejava muito aquele filho..mas depois disso fiquei pensando…é isso q eu quero pra minha vida…um marido pra encher a dispensa pra me dar conforto e ai qdo eu mais precisei dele ele se mostro frio e sem compaixao…eu estav decidida a me separar, afinal eu trabalho tbm…nao preciso dele somente pelo dinheiro..eu tenho uma vida…sou humana…ate q chegou um dia q conversei com le …expus td q estava sentindo..e ele me pediu perdao, disse q nem tinha percebido o mal q tinha cometido e disse q prestaria mais atençao em seus atos…e ate q melhorou. Mas eu acho q fui desgostando, nao consegui voltar ser a msm e agora ele me cobra mais atençao e carinho.. reclama pq nao quero fazer amor sempre q eu nunca procuro ele , mas na verdade nao tenho mais vontade de abraça-lo nem de transar nem de nada…perdi td aquele carinho q eu tinha…mas eu gosto dele nos nao brigamos..nunca discutimos nem gritamos um com o outro… mas eu queria voltar a ser feliz com alguem…amar ..ficar pensando na pessoa ter vontade de ver ela ..esssas coisas…q nao tenho mais com ele…só q temos tantos planos..compramos um tereno agora e pensamos em construir…nao sei o q eu faço…preciso de uma opiniao…pois do q adinata construir uma casa linda se nao sinto mais aquela chama…e sempre me imagino com outra pessoa sabe…como é dificil…só consigo pensar em terminar…opinem por favor…obrigada e bjss
oi… namoro a quase 8 anos, no inicio tudo era flores, embora passamos por muitas dificuldades como a de morar em estados diferentes, mas nada diminuia nosso amor, nossa vontade de estar juntos.Sonhava muito em construir uma vida com ele. Anos depois ele se afastou comecei a desconfiar, e sofri muito, até que um dia passou um homem por nós e falou muitas coisas para ele, acabei confirmando minhas dúvidas e percebi que ele estava saindo com uma menina que não suportava. Por amar muito ele não consegui acabar, o que arrependo-me. Até o momento só tinha olhos para ele, mas aquela situação toda fez-me perceber que existem homens interessantes. Nossa vida sempre foi muito monotona, raramente saimos, não temos amigos, os que tinha me afastei por causa dele, por ele ser ciumento de mais, e por causa desse ciumes ja teve vontade de agredir-me, mesmo sem motivo, apenas as paranoias dele de desconfiar da propria sombra. Acho que por viver um eterno namoro e pior sem graça, onde nada posso falar que tudo o ofende. Começou a ficar um vazio dentro de mim. tentei acabar varias vezes, mas nunca consegui por um ponto final. Comecei a entrar em chats conheci virtualmente muitas pessoas, das quais podia ser eu mesma, dizer o que tinha vontade sem medo de acabar em brigas como é com meu namorado. Nunca consegui esquecer a traição, isso fez com que começasse a me interessar por outros homens e em uma das crises acabei o traindo, e nunca me arrependi, e não foi apenas uma vez, mas tentei ser fiel novamente e tentei reconstruir dentro de mim o que havia perdido, já que estavamos comprando uma casa juntos, mas não consegui, acho que não consigo mais sentir o frio na barriga que sentimos quando vimos a pessoa amada. Sou muito romantica e sinto muita falta de sentir isto. Consigo estar do lado dele e sentir a pessoa mais infeliz e sozinha do mundo, como queria ter corragem de mandar tudo pelos ares, mas tenho muito medo de me arrepender, sei lá. Embora ja faz quase 3 anos que tenho essa vontade. Acho que nosso namoro foi longe de mais, mas o que posso fazer. Estou com muitas dúvidas … Continuar um relacionamento como esta, sabendo que será assim sempre e que a cada crise vou sentir vontade de sair com outra pessoa para sentir-me melhor? Ou acabo e vejo as consequências?
Li a última mensagem e me identifiquei. Também estou namarando há oito anos e já não sinto o mesmo amor de antes. Também estou pensando em terminar o meu namoro há alguns anos. A diferença é que eu e meu namorado sempre nos demos muito bem, ele sempre foi muito atencioso e educado. Ademais, eu nunca traí ele. Há oito anos estou apenas com ele. Ainda assim, acho que meu amor foi diminuindo. Para complicar ele está com uma doença incurável e grave. Não acho que meu amor diminuiu por conta da doença. Tá acabando porque tenho a impressão de que já podíamos ter mais coisas em comum e nos esforçamos muito pouco pra isso. Ainda hoje moramos nas casas dos nossos pais e até pouco tempo a família dele interferia muito na vida nossa. A mãe interferia quando íamos sair, às vezes impedia. Isso tudo foi me amargurando. Depois passei um ano sem trabalhar por conta dele, por causa da doença dele. Sinto que eu não precisava ter feito isso. Sinto que ele não precisava ter esperado isso. Ele estava mal, mas ainda podia ter uma vida relativamente normal. Mas ele esperou que assim eu fizesse.
E agora, estou encantada por um colega. Me culpo por desejar terminar o meu namoro, uma vez que meu namorado está doente. Mas já não sinto vontade de estar com o meu namorado.
Quando vejo relatos como o da garota abaixo, que diz que está há oito anos com uma pessoa com quem ela já não está totalmente ligada, uma pessoa saudável e que, além de tudo, sempre a tratou mal, eu me pergunto porquê essa garota não dá a ela mesma a chance de ser feliz. Pra quê insistir em um relacionamento que já não te traz felicidade (interrogação) Por que ficar com uma pessoa por puro compromisso se essa pessoa é saudável, pode cuidar da própria vida e nunca te tratou do jeito que você merece (interrogação)
Meninas, estou na mesma situação. Namoro há oito anos, estamos com a casa quase pronta e faz uns dois anos que me questiono até que ponto vale a pena. Cinthia, se você está infeliz, não é justo com voce se prender por causa da doença dele. Seja justa com voce mesma. Ajude no que for possível, mas não se “condene” a viver com ele por causa disso.
Oi! A minha situação é semelhante. Namoro há oito anos e estamos á espera do banco para comprar casa e eu tenho dúvidas em relação ao meu sentimento por ele. Ele é uma pessoa fantástica e hoje em dia não temos quase problemas. O único penso que sou eu, que já não sinto o mesmo. Não sei o que fazer… Apetece-me viver uma vida nova…
ola minha situaçao e um pouco diferente conheço ele ha dez anos somos casados ha seis mas nao nos entendmos mais mas fica mais complica ainda porque temos uma filha de cinco anos .As vezes parecemos estranhos dentro de casa ele sai toda sexta e chega de madrugada em casa e age no outrodia como se nada tivesse acontecido nao sei se ele tem outra ou se nao tem coragem de terminar mas eu ja quiz terminar o relacinamento e ele nao quiz fica o tempo todo me ligando e dizendo que ficar comigo mas nem no dia do meu aniversario ele me deu um abraço parecia que eu nem estava ali os amigos e a familia dele todos ma abraçaram e me presentearao e muito ruim ….
oi!!!mimha situação e assim sou casada a 8 anos e uma filha de 7 não sei se me separo ou empurro meu csamento meu marido ao contrario de muitos e muito carinhoso faz tudo que eu quero cuida da minha filha maravilhosamente arruma a casa faz comida lava roupa so falta botor o tapete pra mim passa mais não me sinto feliz claro tenho alguns motivos que rondão minha cabeça como descobri que ele tinha outra filha pelo orkut foi num periodo de 6meses que ficamos separada que ele teve essa filha e tem mais outro flho mais esse eu ja sabia isso me magoa muito quando lembro que fui enganada por 2 anos as vezes acho que ele me bajula tanto por culpa tenho vontade de sair com minhas amigas dormir sozinha faz dois meses que quase nem falo com ele só saio pro tarbalho e nem tenho vontade de volta tenho vontade de separar mais tenho medo de ficar sozinha sei la aminha mãe vive dizendo que marido igual a ele não vou achar mais não sei o que fasso ele ja me perguntou se quero separar mais não tenho coragem de dizer que sim o que eu fasso?
Olá pessoal….no meu caso respondi várias vezes a palavra “não”, terminei o relacionamento ontém, mas depois acabei pedindo um tempo….gosto do meu noivo, mas a vontade de viver outras experiencias esta me enfeitiçando…quero viver, quero conhecer outras pessoas….outros homens, não tenho vontade de falar com ele durante o dia….a mais de 30 dias não temos relação sexual e eu não sinto falta…..sinto que meu tesão e amor por ele acabou, mas nossas familias estão muito envolvidas…ambas vão sofrer, pois é um relacionamento de 7 anos….iamos nos casar em outubro…mas pra mim é o fim…acabei aceitando um tempo, apenas para que ele se acostume com a idéia de não me ter mais ao lado dele….