É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos. Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade.
Por esse motivo é muito importante que você tenha sempre respostas para as seguintes perguntas:
Eu amo meu parceiro(a)? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele(a)? Sinto orgulho e admiração dele(a) e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele(a) me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos(as) meus(minhas) amigos(as) e não os(as) invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma(o) quando estou com ele(a)? Ele(a) nunca me coloca para baixo e trata minhas idéias como idiotas?
Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.
Agora, se você respondeu não para a maioria, mas seu relacionamento não é saudável, se teu(tua) parceiro(a) sempre te coloca para baixo, é excessivamente controlador(a) e ciumento(a) é importante repensar se a longo prazo isso é saudável e se tem solução.
E se a resposta for não para a maioria, não sei o que ainda faz nesse relacionamento. Não mantenha uma situação apenas por medo de estar sozinha(o) ou não encontrar outro(a) ou por estar acostumada(o) com uma rotina e ter receio de não saber mais viver sozinha(o).
Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu(sua) parceiro(a) com outra(o) ou for agredida(o) fisicamente ou ter perceber que discutem por tudo e não concordam com nada.
Mulheres, uma dica importante: estudos mostram que a maioria dos homens não sabe terminar um relacionamento, e por isso dão pistas para que vocês percebam e terminem. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, é melhor para você terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem te machucar muito mais.
Meu caso e diferente… eu concheci um pessoa por telefone me tornei amiga e depois de um certo tempo me apaixonei por ele ,eu vin esta pessoa 3vezes e acabei me casado com ele depois de 1mes meio as coisa tomarám outro rumo ele acabou dizendo que nunca me amo e a minha vida esta sendo so sofrimento e, eu amo amo amo tanto ele , apeza disso tudo estou ainda convivendo com ele mais sair de casa porque estou so me magoando com ele e eu mesmo que eu amo tanto eu não mereço esta passado por tudo ele nunca me tratou mal mais eu quero que ele me ama igual eu ua amo eu sei que não vou consegui viver sem ele esta minha historia.me ajuda.me endereço;renata.romulo@hotmail.com
Olá, meu nome é Malanie, tenho 26 anos e namoro há 10 anos. Como saber quando o amor acaba? Li alguns relatos e acredito que em alguns casos o amor realmente acabou, não há respeito e companheirismo; e o que é o amor senão uma vida repleta de cumplicidade?! Se já não há sequer resquícios desses sentimentos, não há porquê continuar em um relacionamento. O amor existe para engrandecer o casal como pessoas individuais e não para ferir.
No meu caso comecei a namorar quando tinha apenas 16 anos, foi meu 1º namorado e homem. Vivemos muitas coisas, passamos por diversas fases boas e ruins. Chegamos a morar juntos quando tinha apenas 18 anos, por óbvio, não deu certo, ambos éramos muito jovens. Mas ainda assim decidimos não nos separar, ficamos mais 8 anos como namorados. Ele me respeita, admira e acredita que me ama. Mas e eu? Penso que passamos tanto tempo unidos que o amor se confundiu com o costume. Apesar de diversas conversas não há mais carinho ou paixão que antes estavam ali sempre presentes nos nossos primeiros anos. Restou apenas uma linda amizade, que infelizmente não podemos cultivar para não tornar o rompimento mais dificultoso.
Ontem terminei o relacionamento, tudo está confuso e triste. Impossível saber neste momento se a atitude foi correta, isso só o tempo irá dizer.
Abs.
olá boa noite bom gente estou passando por uma situação dificil e gostaria de um conselho eu namoro a 3 anos e estou noiva a 7 meses, e ultimamente meu relacionamento está pessimo meu noivo é muito grosso as vezes comigo e sempre brigamos e eu cheguei num ponto em que cansei disso só que ta me segurando é como eu chego e termino??Já cnversei cm ele propuis mudanças a ambos mais não tem jeito não muda e eu não quero casar com uma pessoa que é grosso com a propria mãe dele.
Bom dia..RUIVO…analisando a sua situação percebo que vc realmente não se encontra feliz, e hj não existe mais a questão de que filho segura casamento, filho nunca vira EX-filho…vc já parou para conversar com sua esposa? já disse a ela como está? e outra coisa muito importante, ele tem tido tempo p se cuidar, ir ao salão…comprar roupas novas?ow tah muito ocupada em ser uma dona de casa perfeita e uma mãe sempre presente?é bom analisarmos todos os lados, porque derrepente a visão que ela tem dela mesmo é diferente da sua visão…acho legal vcs conversarem e sempre.
Engraçado, sou casada há 3 anos e meu marido me enche a paciência porque vou muito ao salão, claro….primeiro eu me amo, os outros semprem depois.
Espero ter ajudado.
Olá pessoal! Preciso desabafar, encontrei o site por acaso, e resolvi deixar meu comentario por aqui também. Sou casada a quase 3 anos. Sou apaixonada pelo meu marido, acho ele lindo, sempre foi carinhoso e vivia dizendo me amar. A alguns meses, estou sentindo as coisas meio estranhas entre nós. Já tentei conversar e até explicar como me sinto, na hora, parece que todos os problemas foram resolvidos, mas passados alguns dias tudo volta a ser frio. Tento pensar que ele pode estar passando por uma fase difícil, estress, depressão ou algo do tipo. Mas será que não estou apenas enganando a mim mesma ? Às vezes ele chega a ser grosso comigo, tenho vontade de por um ponto final em tudo, aí tenho medo de estar sendo precipitada, ou passando por tapada. Não sei o que fazer ou pensar. Queria muito conseguir solução para este problema.
oie gente gostaria de saber uma coisa de vcs, vcs acha q um namoro q acabou ha 5 anos tem volta????? eu amo ele de mais ainda ja fui ate noiva com outro mas nunk esquci esse meu ex me ajudem por favor….
Oi Boneca…lendo o seu comentário me identifiquei no mesmo, mas uma coisa eu te falo…por esta fase todo casamento passa, é normal…temos que ser sábias quando estes momentos chegarem.
Quando vcs conversam ele se expõe? fala o que tah acontecendo? derrepente não sei..pd está com problemas no trb e prefere não envolver vc nisso, por isso ele pode paracer distante…não pense que o amor acabou ou que os interesses diminuíram…tb tenho 3 anos de casada e 1 filho…passei por fases tb, mas td foi mto bem resolvido.
Espero ter ajudado.
Leydeane, na minha opnião não vale a pena sustentar um relação q já acabou por causa de um filho, ele vai ser pai pro resto da vida e pronto. Vá a luta, crie o seu filho e vai curtir sua vida. Eu fui casada 7anos tenho uma filha de 05 anos a 02 anos estou separada e feliz da vida. Saio c/ amigas, namoro, o pai da minha filha é presente na vida dela, temos uma “amizade” razoavel e isso bola pra frente, a vida é muito curta pra gente fikar sofrendo, ainda mais qdo essa pessoa não nos merece. Espere ter te ajudado, boa sorte e felicidades pra vc e o bebê.
Hoje ouvindo uma música, descobri que não amo me namorado mais, meu coração se encheu de tristeza, pois é difícil aceitar que um sentimento acaba, simplesmente não sei o que fazer!
sou casada há 14 anos, tenho 2 filhos, e não sei mais o que fazer, meu marido não me satisfaz sexualmente, ele só faz sexo comigo quando o procuro ou reclamo pela falta. Me sinto desprezada, feia, não sei o que fazer, há 5 anos atrás tentei me separar dele, me apaixonei por alguém que me dava a atenção que sentia falta, alguém que me elogia, se importava comigo, porem meu marido não aceitou a separação, a familia dele ficou toda contra mim, me prejudicaram o quanto podiam , acabei aceitando voltar para ele, mas as coisas nunca serão como eram antigamente, tenho 33 anos, tenho muito desejo sexual, e ele não procura me satisfazer, moro em uma cidade pequena, sem emprego, sem possibilidades, me sinto perdida, gostaria de ter a mesma coragem que ja tive, mas não consigo, tenho medo de passar por tudo aquilo novamente. O que devo fazer?
Olá FA, ficar c/ uma pessoa por puro comodismo, perda de tempo para os dois, né! A vida passa muito rápido, a gente tem q ser feliz da maneira q acharmos certa, sem passar por cima de ninguem e principalmente respeitando a nos mesmos, no começo vai “parecer” dificil por conta do costume, mas dps vc vai ver q foi a melhor escolha, isso é se vc realmente não gosta mais dele. Vale apena parar pra pensar! Pense se vc ver ele c/ outra qual seria sua reação, o q vc sentiria, são perguntas assim q fazem a gente ter certeza de um sentimento. Espero ter te ajudado. Abraços.
Olá pessoal, tenho 27 anos estou gravida de 1 mês do meu namorado de 20 anos, estamos enfrentando uma fase mto ruim com essa noticia da gravides.. antes disso tdo era lindo e amaroso.. hj estamos mto ditantes principalmente ele. entendo o desespero mas será mesmo q ele quer continuar comigo tenho plena consciencia q ele nao tem a obrigação d me assumir mas sim a criança.. cada dia que passa fico mais chateada pela ausensia dele ainda mais qdo é um momento que precisamos o pai do seu filho dando apoio. sinceramente nao sei como lidar com essa situação.
oi estou casada a 5 anos e a um mês meu marido começou a ficar diferente saindo muito, bebendo demais, não querendo ficar em casa bem eu não gosto de fazer cara de paisagem e perguntei a ele o que ele queria fazer da vida visto que não estava dando atenção a mim ou a nossa filha perdir que ele fosse embora pois eu nao estava tolerando a situação sei que parece radical mas só quem esta envolvida pode saber o que realmente acontece bem ele dizia não ele ficava preocupado pensando que eu queria acabar só que ele não queria ir embora ou acabar o relacionamento dizendo sempre que me amava muito só que não mudava so saindo sem dá atenção chegou um momento que passavamos muito tempo sem falar sendo que nunca brigavamos acabou de que ele pediu para que eu desse um tempo a ele pois ele queria sair e se envolver com outras pessoas já que ele nunca ficou livre o bastante para curtir a vida sempre saindo de um relacionamento sério para outro mas que não queria acabar só dá um tempo ja que ele me amava e não queria me magoar depois de um um tempo e de muito pensar e sofrer com a situação decidir aceitar o pedido dele a partir da ir fiz exigência como que não queria as roupas dele aqui, não faria nada com ele ou para ele, ele poderia vim todos os dias desde que fosse para ver a filha, não quero perde-lo mas não vou ficar o tempo todo implorando pela atenção dele não ligo ou fico conversando com ele fico calada esperando ele ir embora para voltar a sala sempre o ignorando. afinal tenho sentimentos e como ele não pensou nos meus e nem em nossa familia eu não vou facilitar para ele já que dá um tempo é ficar sem se ver e temos uma filha pequena e eu não posso impedir que ele a veja o que é o certo. será que estou agindo certo ignorando a presença dele?
oi marcela com certeza ele quer ou a familia dele quer que vc. vá embora é dificil mas o melhor é vc. começar a procurar outro lugar para morar e principalmente quem sabe até voltar para sua familia se não tiver capacidade economica para se sustentar e não pense de trocar um por outro sem antes pensar em vc. visto que os homens mudam muito de opinião e dá em cima ou parecer interessado pode significar diferentes coisas .pense só existe um amor que realmente importa é o amor próprio. bjs boa sorte e pense muito ninguem merce ser tratada com indiferença e sem valorização.acredito que vc. seja melhor que isso. e sua familia não a criou para que ninguem a diminuisse.converse com seu noivo e resolva o problema se ele não quiser que vc. fique peça um tempo para se organizar e decidir quando e para onde vai .
é dificil falar da gente, ainda mais quando é pra dar testemunho de alguma coisa que nos fez sofrer. bom vamos lá.
tenho 28 anos, sou professora. ja fui casada por 1 ano e meio mas não deu certo.
me apaixonei por um rapaz mais novo de 22 anos, taxista e muito grosso. sempre achei isso dele, mas não queria enchergar, talvez queria me iludir pra consigar superar o fim do casamento. começamos a namorar e ja estamos juntos a 4 anos. durmo todas as noites na casa dele (ele mora com os pais) mas não moramos juntos. parece que ele sempre sentiu vergonha de mim, no inicio não me apresentava como namorada, quando via alguem soltava a minha mão e me ignorava como se eu não estivesse junto. bom isso é o de menos. ha 2 anos descobri que ele foi viajar com a ex namorada dele, ele negou mas depois acabou confessando e eu troxona perdoei. mas ele é muito grosso comigo, me chinga, me humilha, grita comigo, diz que tem vontade de moer a minha cara, me chama de tudo o que é nome. nem a mãe dele aguenta ele, eles não se falam. quando eu vou na casa dele, fico sozinha no quarto enquanto ele fica no portão com os amigos dele por horas, isso acontece quase todos os dias. teve uma vez que eu fiquei quase 5 horas esperando ele. e quando eu digo alguma coisa eu que sou a chata, a mimada. ja chegaram ate me dizer que ele era gay pq ele vivia enfiado dentro do carro de um homem q trabalha com ele. não sei mais o q fazer, ele não gosta d mim eu sei, eu também não gosto dele, mas eu não consigo terminar. sei q não vou ficar sozinha pq tem uma pessoa q eu sei que me ama e esta me esperando. mas eu não sei pq eu nao me dou uma nova chance e recomeço a minha vida. sei o q fazer mais não consigo.
Gente por favor me ajudem.
acontece que eu nao sei se ainda amo meu namorado da mesma maneira que antes. Estamos a 1 ano juntos e no começo do nosso relacionamento eu sempre ficava em segundo plano na vida dele, ele nao se importava mt comigo, ja chegou a me empurrar e me xingar, parecia que eu so servia pra ele dizer que tinha uma namorada. Atualmente ele é um doce é o melhor homem do mundo, carinhoso, amável, mas ja nao sei se o amo como antes. Eu gostaria que ele fosse dessa maneira no inicio ao invés de me magoar, acho que acabei guardando as lembranças ruins entre nos, e ja tentei mas nao consigo esquecer. Só que fico na duvida do que sinto pq qdo brigamos tenho medo de perde-lo. Nos dois somos mt ciumentos. Por favor me ajudem o que devo fazer? Obrigada desde ja
oi vanessa o que ocorre que vc. tem um sentimento contraditório por ele gosta e também o odeia, é normal talvez o que vc. realmente deseje é que ele modifique para que vc. seja feliz mas ninguém muda as coisas mudam em torno e isso as leva a tomar atitudes diferentes, vc. talvez precise se amar mais do que a ele e pense uma coisa só existe um amor importante o amor próprio e isto ninguem pode te dá seja feliz e pare de insistir ou fique e aceite sem esperar grande mudanças. boa sorte.
BIA SERÁ QUE NA VERDADE VC. GOSTAVA DO JEITO ANTERIOR DELE POIS NINGUÉM FIVCA COM PENA SEREALMENTE O AMOR ACABOU.PENSE
july é engraçado ja pansei por isso,e isso faz 5 anos dê um tempo a ele não o procure se ele for um homem ele irá procurar vc. mas se ele não o fizer chiore, grite, mas passa,eu sei que parece fácil falar , mas é o melhor afazer mas deus vai abençoar sua familia e iluminar o pensamento de seu namorado. boa sorte.
garota solitária,é realmente complicado ja que não tem possibilidades financeiras mas, ja que não tem como sair por que não começa a ter casos longe de sua casa pois seu maior problema é infelicidade sexual então mantenha as aparências e vá se divertindo com os homens que lhe aparecer mas com muita discrição.