É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos. Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade.
Por esse motivo é muito importante que você tenha sempre respostas para as seguintes perguntas:
Eu amo meu parceiro(a)? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele(a)? Sinto orgulho e admiração dele(a) e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele(a) me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos(as) meus(minhas) amigos(as) e não os(as) invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma(o) quando estou com ele(a)? Ele(a) nunca me coloca para baixo e trata minhas idéias como idiotas?
Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.
Agora, se você respondeu não para a maioria, mas seu relacionamento não é saudável, se teu(tua) parceiro(a) sempre te coloca para baixo, é excessivamente controlador(a) e ciumento(a) é importante repensar se a longo prazo isso é saudável e se tem solução.
E se a resposta for não para a maioria, não sei o que ainda faz nesse relacionamento. Não mantenha uma situação apenas por medo de estar sozinha(o) ou não encontrar outro(a) ou por estar acostumada(o) com uma rotina e ter receio de não saber mais viver sozinha(o).
Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu(sua) parceiro(a) com outra(o) ou for agredida(o) fisicamente ou ter perceber que discutem por tudo e não concordam com nada.
Mulheres, uma dica importante: estudos mostram que a maioria dos homens não sabe terminar um relacionamento, e por isso dão pistas para que vocês percebam e terminem. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, é melhor para você terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem te machucar muito mais.
Olá pessoal, tenho 22 anos, e passei recentemente pelo o que a maioria descreveu. Porém, enfrentei meus medos e aprendi a aceitar a verdade. EU NÃO O AMO MAIS. Mas, para chegar a essa conclusão foi dificil… Estava-mos prestes a fazer 3 anos de namoro no dia 20/03, porém, tres dias antes, descobri um e-mail dele com uma conversa “Picante” interessado em alguém. Imprimi a conversa, e mostrei pra ele que para mim, havia acabado. Ele se arrependeu, chorou de solusar, vi que realmente ele estava com medo de me perder. Mas a questão havia mudado, o problema não era mais o que ele tinha feito, mas sim, o que eu estava sentindo por ele.
Precisou algo sério acontece para fazer eu pensar no que realmente eu sentia por ele, se era amor, ou comodismo de ter alguém do meu lado. Mas só o fato de eu não conseguir derramar uma lagrima pelo o que ele fez comigo, e tbm não sentir nenhuma raiva dele, me mostrou que o meu sentimento por ele realmente havia acabado. Eu estava muito calma, muito fria. Terminei com ele sem remorso.
Foi ai que percebi o que eu realmente sentia, mas precisava de algum acontecimento para eu ABRIR OS OLHOS. Fico tristge por ele, afinal, f=vivemos momentos maravilhosos juntos, com muito amor, paixão e cumplicidade. Ele é mais novo que eu 2 anos, e sinto que ele está perdido, pois eu era o porto seguro dele. A mãe dele tenta me convencer a voltar, vive pedindo para eu perdoa-lo; mas ela ainda não sabe que eu já o perdoei, pois o que ele fez não afetou os meus sentimentos e nem me feriu; pelo contrário, me fez refletir.
Por isso, na dúvida, questionem-se: Eu preciso passar por isso? Quem precisa mais de quem, eu dele, ou ele de mim? Como vc era antes dele?
Vc viveu e sobreviveu antes, então sobreviverá muito mais depois, e melhor, pq vc mostrará que se preocupa COM VC!
Se vc quer ser amada, ame-se primeiro.
….E não tenha medo!!!
Abraços!
Aslin
Anderson…
Fiquei muito emocionada com sua historia, pois estou passando pela MESMA situação. Gostaria de estar conversando com vc. Segue meu email sammyfilipp@yahoo.com.br
Olá,meu nome é Ninaa.Tenho 23 anos e uma filha de 05 meses.Atualmente namoro o pai dela.Mas sei lá,nosso relacionamento anda muito estranho.Não me sinto mais segura.Ele sempre foi meu amigo.Mas o problema dele é que é muito”mulherengo” ,gosta de flerta com outras mulheres.Ele me traiu uma vez.Eu estava grávida de 7 meses.Nunca consegui esquecer e hoje naum consigo confiar nele por causa desse motivo.Eu sempre o amei muito,sempre fiz de tudo por ele,mas ele jogou tudo pro ar por causa de uma aventura.Mas logo depois disso,me pediu perdão e eu perdoei,porque o amava e queria ter uma família com ele.Mas hoje percebo o quanto é difícil conviver com dúvidas e desconfianças.Nosso relacionamento na minha cabeça já não é mais o mesmo.Não tenho certeza se o amo ou não.Estou abalada com tudo que passamos e acho que meus sentimentos não resistiram.Gostaria de conversar e conhecer pessoas com os mesmo problemas que eu.Alguém poderia me ajudar?
Atenciosamente
Ninaa
Eu tbem estou a passar pelo mesmo… E n sei o k fazer
Ninaa estou a passar pelo mesmo k tu igualzinho, tenho uma filhota de 6meses e n sei o que fzer p o meu relacionamento voltar ao k era antes. Parece q num piscar de olhos tudo mudou…
Alguém quer mandar msn prá poder conversar comigo.Estou on line sempre a noite.
Olá laura!!! sua história é identica a minha, peço q por favor me add no seu msn p/ q possamos conversar e trocar idéias
maramary23@hotmail.com
Add no Msn pra conversar … tô mal pakaas …
iris.bo.nitinha@hotmail.com
tô on sempre de tarde e a noite .
Oi Íris,adicionei você no msn.
Ninaa
“oi meu nome é ariane tenho 23 anos e meu esposo 34,somos casados a quase 6 anos temos 1 casal de filhos pequenos,mais nosso casamento esta no fim ,não sei o que fazer quero me separar mais tenho medo,eu não amo ele mais gosto ,só que ele é muito estupido comigo,me xinca,me humilha e ja me agrediu tb ,não sei o que fazer por que se eu fosse sozinha ja teria me separado ,mais tenho meus filhos ele é um bom ppai não deixa faltar nada para eles,mais ao mesmo tempo não quero ver meus filhos crescendo vendo ele fazer o que faz ,com ele não tem conversa ele ja começa a quebrar tudo dentro de casa é muito bruto ,olha definitivamente não sei que decisão tomar estou perdida” obrigada
Oi,bom dia! Meu nome é Miriam,tenho 27 anos,estou solteira no momento,mas ja fui casa 6 anos,meu relacionamneto acabou por rotina e também por ter chegado ao limite da falta de respeito entre ambas as partes,eu quando era casada,vivia muito feliz,não reclamo dos anos que vivi com meu ex-marido,nos dois decidimos ter um filho,que hoje estacom 4 anos de idade,quando começamos a namorar tudo era maravilhoso,lindo,perfeito,mas foi passando o tempo e foi caindo na rotina,eu chamava ele pra passear comigo e com nosso filho,nunca tinha tempo,nunca dava,mas e u tinha que está ali,sempre a disposição pra ele na hora que ele quisesse,mas eu já estava perdendo o gosto da presença dele,nosso relacionamneto caiu na rotina,era de casa pro trabalho ,do trabalho pra casa,quando,as vezes que saiamos era pra ir em casa de parentes dele,ou meus parentes,eu não ligava,de vez em quando tudo bem,mas sempre,já tinha enjôado,quando eu não fazia nada com ele,ai era briga feia em casa,um brigava,falava,ela me chingava de puta,vagabunda,entre outras´palavras que não vem ao caso,isso tudo foi me corroendo por dentro,até que um dia eu decidi que nos dois,tinhamos que nos separar,e foi o que eu fiz,nos separamos,tem quase 1 ano de separação,mas no ano passado,aconteceu um fato comigo que me ver e pensar até hoje,que não tem mais jeito meu casamento,acabou mesmo,eu engravidei novamente dele,em agosto e não sabia,nem imaginava,que poderia estar gravida,mas fiz um teste e foi comprovado a gravidez,ele me chingou,me disse que o bebe não era dele,isso so guardando dentro do meu coração,me machucando por dentro,me ferindo,eu começei a fazer pre-natal,mas eu passei tanat raiva,ele me puchou pela roupa,e eu cai no chão,desde esse dia eu começei a sangrar,muito e não parava,fui pro hospital,e os médicos me disseram que somente DEUS,poderia salvar a vida de meu bebÊ,eu queria muito a criança,eu não iria tirar nunca,era uma vida dentro de mim,se passarm alguns meses,mas continuei sangrando muito,fiz varios ultrassons,eu fiquei uma semana enternada no hospital aqui em bh,no corredor do bloco obstetrico,depois dessa semana vim embora para casa,repouso absoluto,eu fiquei internada e ele não foi me ver um dia se quer,não estava nem ai,pra mim e pro seu filho,isso eu chorava tanto no hospital,sozinha,somente DEUS,pra me dar forças,quando em 27 de novembro do ano passado eu perdi,a criança ,um aborto espôntaneo,meu mundo ali tinha acabado,so não pensei em me matar porque tenho meu filho de 4 anos que necessita muito de mim,depois que eu perdi meu bebê,e era uma menina,eu descobri que não o amo mais,mas fico com medo por causa de meu filho sofrer mais,não quero isso pra ele, por isso fico com medo,de arrumar outro amor,com medo de meu filho não aceitar! Apesar de tudo que vivi,eu não desejo mal pra ele,pelo contrario,quero que ele,encontre uma pessoa que faça ele muito feliz,porque apesar de tudo,é um bom pai,pro meu filho! Deixo meu msn,caso queiram conversar comigo,on-line me adicionem ai; miriam.kaua@hotmail.com ou miriamoliver19@yahoo.com! Um abralo a todos,os comentarios que eu li me ajudou bastante! beijoos!
Oi gente.
Li cada comentário abaixo e devo dizer que me identifiquei com muitas de vcs… Tenho 19 anos, meu relacionamento vai pra 5 anos, tenho um filhinho de 3 aninhos e recentemente fomos morar juntos. Mas já fui traída muuuitas vezes, já fui agredida, ele sempre quer me colocar pra baixo, me dá ordens em tudo, seja no trabalho (eu trabalho pra ele) ou em casa. Não aguento mais. Passo o tempo todo sozinha, ele nunca está comigo. E também ñ admite que eu tenha nenhuma amizade…. Não aguento mais tanto sofrimento… se alguém quiser, me add pra conversar… preciso muito de alguns conselhos… lasdegustativas@hotmail.com
Oi pessoal,
Também li cada coméntario abaixo e vejo que ao contraio do que pensava não estou sozinha nessa. Tnho 36 anos e 17 de relacionamento. Ele foi meu primeiro namorado mas ja antes de casarmos era infiel. Mas eu não queria acreditar.casamos e com menos de um ano ele já havia se envolvido com uma menina de 16 anos que era muito amiga de minha irma mais nova. Foi um escandalo na familia e com os vizinhos. Eu nao queria acreditar, ele no começo negava e eu acreditava nele. Mas depois confessou tudo. Disse que terminou ms na verdade essa historia durou quse 3 anos. mesmo depois que eu ja havia indo embora da nossa cidade natal. Quando descobri ue ele continuava com ela brigamos e ele me falou que preferia as outras do que eu. Podem imaginar como me senti. Meu sonho encantado acabou. Nesse meio tempo decidimos ter um filho que hoje esta com quase 11 anos e agora tenho uma filha tambem de 1 ano e 8 meses.Nesses anos ele ja fez de tudo teve e tem varias amantes. Já xingei varias ja ameaçei ja fiz de tudo . Ele inventava viagens p ficar dias fora. Me deixava sozinha com meu filho. Quando eu desconfiava ou descobria e ia questina-lo apanhava ele me agarrava e queria me jogar para fora de casa gritando que eu era vagabunda puta e que as coisas eram dele. Perdoei varias vezes. Chorei me descabelei. Achei que estava sendo injusta com ele abri nossa relaçoa, disse que deixava ele sair com as outras se sempre conversasse comigo e me contasse as coisas como aocnteciam. Ele entao saia com as outras e me contava. Mas isso me corroia por dentro.Quase morri de angustia desespero. Ele entao virou cara de pau. diz que sai com as outras e pronto que tem varias, adora come-las e nao vai parar. Me humilha todos os dias. Não tenho amizade com ninguem ele nao deixa eu conversar com minha familia. Cada vez que falo com minha mae e briga. Antes chegava ate a alega que se eu queria falar com minha me e irmas ele ia sair com outras.
Cortei o relacionamento com elas mas ele continua. Tem perfil no par perfeito e um monte de miulheres adicionadas. Ja implorei para excluir todas mas ele me xinga e nao faz. Me humilha me rebaixa me chama de burra e outros palavroes. agora avança para mim mas fica so me empurrando e atirando as coisas desde que ameaçei que se me batesse ia chamar a policia. Ele e professor universitario e teme por sua reputação. Eu tambem sou formada e pos graduada e tenho vergonha que os outros saibam de tudo. ninguem sabe. engulo tudo calada. Hoje li uma conversa dele com outra mulher no msn que me deixou arrasada. Dizia que se sente vazio que sua unica alegria sao os filhos. e chamando- de meu amor e recitaando versinhos. Mas todas as conversar que ja li de com as outras sao assim. Mas hoje apesar de tudo decidi que não qero mais ele. Peguei minhas coisas do meu querto e me mudei p o quarto do meu filho e meu filho passara a dormir com ele. Não irei mais paa cama com ele e quero numa boa …de cabeça fria conversar sobre nossa separaçao, pois hoje constatei que ele nao vai mudar. Quero que seja numa boa por causa das crianças. Vamos ver o que consigo.
“oi anelise li sua história e estou no mesmo caminho que vc ,acho que devemos pedir a Deus disernimento para ajudar nós a resolver isso que passamos,não é facil pois eu tambem passo por cada humilhação mas nosso caso é mais dificil pois temos filhos ,e não é facil. Me add no msn para nós conversarmos melhor quem sabe uam não pode ajudar a outra.Um abraço
“oi anelise esqueci de passar é thayse_matoso@hotmail.com“
Oi Anelise, meu caso é parecidíssimo com o seu… gostaria de conversar com vc, por favor me add no msn: lasdegustativas@hotmail.com
Meu nome e Ana, tenho 48 anos e sou separada a 8, neste tempo tive 2 ou 3 relacionamentos nada sérios, a 6 meses conheci um rapaz bem mais jovem , ele tem 24 anos, a gente se conheceu num forro, ele me chamou pra dançar, a gente conversou e ele pediu meu telefone, pensei q nunca ia me ligar, mas no dia seguinte ele ligou, e me chamou pra conversar, desse dia em diante ele me ligava todos os dias pra gente se ver, depois de uma semana começamos a namorar, apesar da diferença de idade a gente se da bem, ele me trata como se a gente tivesse a mesma idade, diz que pra ele não tem diferença. Desde q a gente de conheceu não ficamos um dia sem se ver, saiamos juntos, pra dançar, enfim 2 meses depois decidimos morar juntos e apesar de todos os meus amigos serem contra eu resolvi arriscar. O problema e que as vezes ele saia com amigos e bebia muito, ai se eu falasse qualquer coisa ele ficava zangado e falava em ir embora, tivemos 2 ou 3 desentendimentos, mas acabávamos por fazer as pazes e tudo ficava normal. Sou estável financeiramente, tenho um bom emprego, e ele vive de fazer bicos, não tem um ganho fixo e quase n colabora com as despesas de casa, e eu mudei o guarda- roupa dele. Tava tudo bem , ate q alguns dias atrás ele saiu com meu carro, dizendo q ia ficar com uns amigos, jogar uma sinuca e beber umas cervejas. Ficou umas 3 horas com eles, recebi um telefonema que ele tava com outra pessoa, então qdo ele chegou eu perguntei e ele negou, mas no fim acabei sabendo q ele tinha ficado com uma mulher, fiquei super zangada e coloquei ele pra fora de casa, so com as coisas q ele tinha quando chegou, ele n teve nenhuma reação. Algumas horas depois ele voltou pra buscar as coisas e pediu perdão, mas eu não quis nem saber. Bom resumindo ele ficou desesperado procurou minhas amigas, pedindo pra elas falarem comigo, me contaram q ele tava apavorado com a possibilidade de eu n voltar pra ele, que chorava, e nesse tempo não conseguia nem comer direito, aceitei conversar com ele, ai ele me disse que tinha bebido muito e que a mulher( uma vagaba) pediu carona e no caminho veio pra cima dele, agarrando, mordendo e q o que aconteceu ele nem lembrava direito nem sabia nem como foi, chorou muito, dizendo que ele tinha certeza q me amava, que n queria me perder, que ia mudar ate se ajoelhou pedindo pra mim perdoar, acabei perdoando, mas as coisas mudaram pq eu me sinto humilhada com o q aconteceu, sinto que não to agindo de acordo com os meus princípios, e também não consigo mais confiar nele. Agora ele esta em outra cidade fazendo um curso profissionalizante que vai durar uns 2 meses, sinto a falta dele mas ao mesmo tempo to pensando em aproveitar essa distancia pra acabar nosso relacionamento, ele me liga todos os dias, e falei pra ele que queria dar um tempo, ele não aceitou. To muito confusa porque não sei se gosto mesmo dele, ou so to com ele porque tenho medo de ficar sozinha. Se ele me ama ou so esta comigo por interesse. Qual e a opinião de vocês? Me ajudem porque to parecendo uma adolescente sem saber como agir.
ANA MINHA QUERIDA TENHO 46 ANOS SOU CASADA E SEMPRE FUI MALTRATADA PELO MEU MARIDO ATE QUE CONHECI UM RAPAZ DE33 ANOS NA ESCOLA ONDE EU TRABALHO, EM QUANTO MEU MARIDO ME COLOCAVA PARA BAIXO , ESSE RAPAZ SO ME ELOGIAVA, DEIXAVA SEMPRE UM BOMBOM NO MEU ARMÁRIO , MAS EU NÃO TIVE CORAGEM PORQUE A DIFERENÇA DE IDADE ERA MUITA, ENTÃO DESISTI TIVE MEDO QUE ACONTECESSE O QUE ACONTECEU COM VOÇE, O MUNDO EM QUE ESSES JOVENS VIVE É MUITO DIFERENTE DO NOSSO, QUER UM CONSELHO? SAI DESSA
OLA, MENINAS PRECISO DE AJUDA ME ADD POR FAVOR, SOU RECEM CASADA, MORO EM OUTRA CIDADE, NÃO TENHO FAMILIA PROXIMA NEM AMIGOS MEU MARIDO VIVE VIAJANDO A TRABALHO, BEM TO SEPARADA A 3 DIAS. ELE NÃO ENTENDE QUE O QUERO DO MEU LADO E DIZ QUE ESTOU SUFOCANDO-O… NO DOMINGO TERMINEI COM ELE ELE ARRUMOU AS ROUPAS E DORMIMOS JUNTOS, OU SEJA ELE NÃO ACEITOU O TERMINO, MAS NA SEGUNDA FEIRA ELE VIAJOU E NÃO DEU SINAL DE VIDA… DESDE ENTÃO ESTAMOS BRIGADOS. NÃO O QUERO ASSIM INDIFERENTE SEM PENSAR EM MIM, PREFIRO FICAR SÓ … ME ADD TAH VRIMACH@HOTMAIL.COM
ola,meninas preciso da ajuda de vcs meu marido me tratava muito bem ate entao eu engravidar estou de sete meses e ele nao me trata bem parece q esta seguro q nao vou me separar por causa da criaça ele sai de casa e nem me da sastisfaçao de onde estava chega so de madrugada tenho certeza q esta com outra mulher poq estamos a mais de uma semana sem fazer amor me ajundem e eu me separar dele vou ter q voltar pra casa da minha mae o q eu faço?