É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos. Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade.
Por esse motivo é muito importante que você tenha sempre respostas para as seguintes perguntas:
Eu amo meu parceiro(a)? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele(a)? Sinto orgulho e admiração dele(a) e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele(a) me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos(as) meus(minhas) amigos(as) e não os(as) invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma(o) quando estou com ele(a)? Ele(a) nunca me coloca para baixo e trata minhas idéias como idiotas?
Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.
Agora, se você respondeu não para a maioria, mas seu relacionamento não é saudável, se teu(tua) parceiro(a) sempre te coloca para baixo, é excessivamente controlador(a) e ciumento(a) é importante repensar se a longo prazo isso é saudável e se tem solução.
E se a resposta for não para a maioria, não sei o que ainda faz nesse relacionamento. Não mantenha uma situação apenas por medo de estar sozinha(o) ou não encontrar outro(a) ou por estar acostumada(o) com uma rotina e ter receio de não saber mais viver sozinha(o).
Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu(sua) parceiro(a) com outra(o) ou for agredida(o) fisicamente ou ter perceber que discutem por tudo e não concordam com nada.
Mulheres, uma dica importante: estudos mostram que a maioria dos homens não sabe terminar um relacionamento, e por isso dão pistas para que vocês percebam e terminem. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, é melhor para você terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem te machucar muito mais.

TODOS NOS SABEMOS E SENTIMOS QD ALGO NAO TA LEGAL, JA PASSEI POR TANTA COISA, JA AMEI PESSOAS Q NAO MERCERIA, LUTEI POR 6 ANOS, ENTREGUEI UMA VIDA…E A SEPARAÇÃO DOEU POR ANOS…RESTAUREI-ME…RECOMECEI…DEMORO…AMEI NOVAMENTE OUTRA PESSOA, ESTOU LUTANDO, CONTRA PROBLEMAS JOGO MINHA VIDA NA DELE, BUSCO SOLUÇÃO PRA TUDO FINANCEIRO, FAMILIAR, HA DENTRO DE MIM TANTA FORÇA, TANTA DISPOSIÇÃO, TANTO SENTIMENTO…MAIS….MAIS UMA VEZ, EU SINTO…VAI ACABAR…NÃO SOU AMADA…TEM HORAS Q SE PARO PRA PENSAR, REVER…NUNCA FUI AMANDA POR ALGUEM DE VERDADE….EU LUTO PELA VIDA DAS PESSOAS…MAIS AXO Q NAO É ISSO Q FAZ VALER, SINTO COMO ADMIRADA POR TODOS, MAIS COM UMA AMIGA, TOLA, PRA KALKER HORA….O Q DEVERIA SER ERA ATRAENTE, ESUPIDA AS VEZES É DISSO Q GOSTAM…EU FICO CONTORNANDO E RESOLVENDO COM ESSA VOZ PASSIVA..E LA NO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, EU SEI Q ESTE TB ESTA COMIGO…POR ESTAR….OLHOS NOS OLHOS..EU KERIA SABE….NAO TEM…
E TODA ESSA GRANDE ESPERIENCIA DE SOFRIMENTO QUE JA TIVE, DEVERIA ME LEVAR A SAIR DESSA JA Q EU JA SEI, O FINAL…MAIS…NAO CONSIGO. MESMO AMANDO SOZINHA, PREFIRO, CHORAR ESCONDIDO…FINGIR Q NAO ME ENXERGO…TER MINIMOS MOMENTOS, FAZER TUDO E VER UM SORRISO DE VALEU VC É MT LEGAL, ADORO VC….
KERIA ESCUTAR Q ME AMA, SENTIR Q TEM AKELE NO AO SIMPLES PENSAR EM ME PERDER…
OS ANOS PASSAM….E EU…NAO CONSIGO, EU TENTO..EU TENTO ACREDITEM….NAO CONSIGO…KERIA SUBIR, AS VEZES MORRER…
Ain gentii é doloroso dizer q meu namoro esta chegando ao fim a gentii so esta junto por causa do pouko ou grande amor q existe entre nos..mais o respeito,admiração acabo fz mto tempo.Hj timos mais umas das centezimas brigas e como sempre eu fç mais escandalo ¬¬ por estar com mais raiva.Sabe eu amo mto ele e sei q ele me ama de mais pq ja fz coisas q nenhum homem estaria do meu lado mais ja deu a genti briga mto ..Ta me cansando e tabeiin penso nele a genti não combina, ele tem q arrumar alguem q posua seus ideais q goste das suas coisas por mais q doa ein nois pq a genti se ama mto tanto eu como ele vai sofrer demais mais hj eu ja decidi se ele me ligar ou eu ligar vo dar um ponto final definitivi vai se dificil pq ele sempre e o primeiro a pedir descupa e dizer” Não meu amor vamos tentar denovo” Mais nao eh so por min e por ele msm naum se machuca pq a gentii se ama mais a genti naum combina foi uma tentativa errada q nela nasceu um lindo e grande amor de 2 anos q infelizmente hj esta chegando ao fim tenho q tomar coragm desta vz eu sempre terminei mais ele sempre dizia nao.Mais nao qro q o fim seja doloroso
Eu quero morrer!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou casada há 4 anos, dediquei minha vida inteira a ele, e agora ele vem me dizer que quer a separação porque está confuso, quer a vida de solteiro de volta, jura pra mim que não é traição. Investiguei e não é mesmo. Quem ele pensa que é pra achar que sou um brinquedo que ele pode jogar fora porque cansou??? Nunca me ouve, se eu choro não dá bola, não tenho mais forças…..
e verdade eu tbem vivo um relacionamento fracassado sou casado a 10 anos e nao a maok mais eu disse a ela mais ela m disse coisa q eu nao suportei terminar chorei e tudo com ela mais nao dar para suportar ser infeliz,enfiel eu sempr4e fui fiel mais agora nao sou mais e sofro muito com isso eu nao qeria q fose assim mais eu nao qero mais e forte isso mais e verdade desabafar ajuda vou publicar depois a carta q eu fiz aq mesmo talvez 03/08/2010
Eu, li alguns relatos aqui, e é impressionante como alguns identificam-se com o meu relacionamento. Namoro há 4 anos e 2 meses. Os 2 primeiros anos, foram incríveis. As vezes eu custava a acreditar que estavam acontecendo. Ela era maravilhosa comigo, falava muito e nos casar, repetia incansavelmente “NOSSA CASA” , “NOSSA CAMA”, PASSAR O FDS TODO EM KSA FAZENDO AMOR”, e daí vai.
Entretanto, passados 2 anos, a irmã dela inventou à ela que eu a traí, foi o inicio do fim. De lá pra cá o namoro mudou, mas não pra melhor. Dai ela superou essa questão da estória que a irmã dela criou. Não satisfeita a irmã dela falou pra ela que me viram num festa gay beijando um rapaz. E depois disso não satisfeita ainda, disse que eu poderia ter um filho por aí.
Eu amo muito minha namorada, mas não é mais a pessoa que conheci, que aprendi a amar. Eu acredita piamente que ela num tem mais vontade de namorar mas tem medo de ficar sozinha, acho que tem medo de arrumar outro namorado que seja do gosto dela, mas que num faça as mesmas coisa que eu. Eu sou um tanto quanto romantico, levo flores, cartõezinhos, abro a porta do carro e por ai vai.
E o meu maior medo é quando eu ver ela com outro.
Preciso desabafar!!!
Estou a ponto de explodi!!!
Tenho 10 anos de relacionamento, e comigo incrivelmente tudo começou ruim, a família dele não aceitava, não freqüentava a casa dele. Lutamos e vencemos e conquistamos várias coisas juntos, casas, carro…. Acontece que de um tempo pra cá entre nós não existe mais assuntos, SEXO, e o que mais me dói é que o procuro na cama e ela sempre inventa uma desculpa e levanta! Não vejo mais amor nos olhos dele e parece que não levanto mais desejos nele. Como não tive coragem de chamar ele pra conversar, antes de ir para o trabalho deixei um bilhete na mesa, falando do amor que sinto e que precisamos recuperar reviver esse amor de lutas a cada dia, mas, pra minha surpresa, não fui correspondida ele não me disse nada, não comentou nada e não sei o que faço. ?
Meu marido nunca fala coisas boas pra mim, muitas veses grita comigo sem motivos, se ta com algum problema nao se abre, to casada a 6 anos neste mes faço 7, mas acho q ta chegando ao fim, quando agente briga ele fica 2, 3, 4 dias em falar comigo, to sofrendo muito, ñao aguento mais, estou desesperada…
nossa eu nem sei o qui pensa,eu fasso de tudo pra melhora o nosso relacionamento meu e do meu marido faz 4 anos junto .apartiir dos dois anos juntos ele so me trata mal,eu ate coloco janta pra eli so pra ver como eli e ,sabe eu tenho qui fica procurando eli na hora do sexo se nao eli nao liga eu sou uma pessoa atraente mas nao entendo .eli grita comigo ,fala qui eu nao fasso nada pra eli ,eu vivo pra eli. sabe eli fala qui me ama ,mas eu nao acreito muito, eli fica socado na tv assistindo mulheres fica todo acezo,eu percebo..na cama eu quente,mas nao estou aguentando nao consigo mas sentir direito desejo porque eu acho qui fico forsando a transa com migo.fica encarando as mulheres quando nois saimos junto. eu fasso comidinha do gosto dele. eu sei ta guaze acabando eu nao mereço… eli ta acabando com meu alto estima, fica ate tarde em cima da tv nao conversa com migo eu nao tenho eli pra toda hora ..nossa como eu pesso pra deus tira essa triteza de deitro de mim..
Boa noite!!!Espero que voces possam me ajudar a ter uma luz.
Eu namoro há dois anos e meio mas eu fazia td no relacionamento eu colocava a alta estima dele lá emcima, resumindo eu era a MÃE, A IRMA, td menos a namorada, mas infelizmente eu nao podia contar com ele, temperamento forte, mas ele é muito bom p mim, e sei que ele gosta muito de mim, acabei me enxendo e percebi que eu nao sabia se realmente eu gostava dele, entao pedi um tempo, mas ele quer sabe qndo nós vamos voltar, mas ele disse que nao quer esperar muito tempo pq já esta superando td isso, apesar de gostar muito de mim, mas já acostumando ser independente. O que eu faço, falo mesmo que acabou?!!
Boa noite! Li alguns relatos e o que tenho a dizer é que as perdas muitas vezes são ganhos! Estamos apegados ao presente, não percebemos que podemos encontrar pessoas maravilhosas que poderemos sermos bastante felizes! Conheço uma pessoa que não citarei o nome, mas quando ela acabou o relacionamento de 10 anos, só pensava em morrer, ficou desesperada. Hoje ela olha para o passado e com naturalidade fica abismada como ela ficou durante tanto tempo com aquela pessoa. Hoje ela encontrou uma outra pessoa e vive bastante feliz.
As pessoas podem ressignificar suas vidas, basta querer!
Também acabei um relacionamento, dois anos, pouco tempo comparado ao que vi aqui , porém durante esse tempo,aconteceu um turbilhão de coisas. Eu fiquei grávida, perdi meu filho e por causa de vícios, meu namorado e eu nos separamos.Ele che-
gava tarde em casa , bêbado, dando trabalho não só a mim como a meu pais. Por causa disso , brigávamos, n nos entendíamos. Durante um tempo , eu aguentei firme, mas depois pessoal a questão é sobrevivência. Não era o fato dele sair que me encomodava, pois as pessoas tiveram e tem suas vidas enquanto solteiros, pelo menos no aspecto relacionamento com amigos, enfim, tendo respeito,não hé problema. O que me preocupava mesmo era a maneira como ele voltava para casa, n enxergava um palmo na frente do nariz, uma situação deplorável. Depois houveram tentas frustradas de voltas,onde eu me machuquei bastante com suas indecisões , inceguranças,desrespeito aos meus sentimentos,saí disso me sentindo um lixo.Eu ainda gosto dele, não tanto como antes , afinal o tempo se encarregou de fazer com que o q eu sentia, fosse diminuindo,mas para tudo tem um jeito.Estou aprendendo a me amar mais,a me perceber como mulher e que não tolera esse tipo de coisa..
Também acabei um relacionamento, dois anos, pouco tempo comparado ao que vi aqui , porém durante esse tempo,aconteceu um turbilhão de coisas. Eu fiquei grávida, perdi meu filho e por causa de vícios, meu namorado e eu nos separamos.Ele che-
gava tarde em casa , bêbado, dando trabalho não só a mim como a meu pais. Por causa disso , brigávamos, n nos entendíamos. Durante um tempo , eu aguentei firme, mas depois pessoal a questão é sobrevivência. Não era o fato dele sair que me encomodava, pois as pessoas tiveram e tem suas vidas enquanto solteiros, pelo menos no aspecto relacionamento com amigos, enfim, tendo respeito,não hé problema. O que me preocupava mesmo era a maneira como ele voltava para casa, n enxergava um palmo na frente do nariz, uma situação deplorável. Depois houveram tantas tentativas frustradas de volta,onde eu me machuquei bastante com suas indecisões , inseguranças,desrespeito aos meus sentimentos,saí disso me sentindo um lixo.Eu ainda gosto dele, não tanto como antes , afinal o tempo se encarregou de fazer com que o q eu sentia, fosse diminuindo,mas para tudo tem um jeito.Estou aprendendo a me amar mais,a me perceber como mulher que não tolera esse tipo de coisa..
Meu relacionamento é de 1 ano é 8 meses, e durante esse tempo todo tudo foi desgastante. Eu me apaixonei por ele, e ele nem tanto por mim. Depois de uns dois meses ele passou a gostar mais de mim do que eu dele, e assim esta sendo esse tempo todo. E eu não aguento mais essa situação de insegurança, nós ja nos traiamos varias vezes. Ja tentei acabar varias vezes o namoro, mais gosto muito dele e ele não aceita. Parece e talves ate eu gosto mais dele, sei que não dara certo se continuarmos, mas não sei como deixalo de uma forma definitiva. Ja parei de freuquentar os lugares que ele gosta, fiz outros emails, troquei de numero, enfim, tentei viver sem ele. Só que ainda não sei como fazer isso.As vezes acho que não quero. Essa situação é dolorosa, e não quero mais viver assim.
É engraçado e ao mesmo tempo triste ver que tantas pessoas estão nesta situação. A vida era para ser bem vivida e nós escolheríamos com quem passar o tempo. O amor é muito complicado, quando um ama, o outro não percebe…mas depois quando ele cai na real, a outra pessoa já aprendeu a viver sem o amor que tanto buscava. Eu AMO minha noiva, mas ela não está nessa mesma sintonia… tento deixar claro que se alguma coisa estiver errada, pra gente sentar e conversar, e ver o que será melhor pra gente…. mas ontem eu fui mais uma vez surpreendido por uma atitude que me magoou muito, me deixou triste…. eu queria muito que ela fosse a mulher da minha vida… mas não sei se sou o homem da vida dela…
Todo mundo aqui precisa de um curso de português! Só tem analfabeto aqui. É por isso que vocês estão sem sorte no amor! Vão aprender a escrever e, só então, vão poder aprender a se relacionar!
Bom gente…tenho um relacionamento de cinco anos…porém a família dele é o rascunho do mapa pro inferno…não frequento a casa dele…quando encontro alguem falo só por educação o problema é que pelo fato do pai dele ter falecido (10 ano atrás) todos acham que a responsabilidade da familia é dele…contas p pagar problemas p resolver…dentre N fatores q não tem nem espaço para falar em fim…Cansei…Apesar de estudar (estar me formando) ter carro trabalhar desde os 18…sempre fui Amélia..não teve um dia que ele não tenha toamdo café da manhã na cama ne minha casa…e sei que ele me ama….mas não aguento mais a familia dele….me ajudem…a familia dele faz de tudo p não perder a galinha dos ovos de ouro..rsrsr mas é isso…O pior é que a familia dele é até bem de vida…mas parece que gostam de explorar….
olhel esse texto que recebi:
Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na …vida.
Detesto quando escuto aquela conversa:- ‘Ah,terminei o relacionamento’- ‘Nossa,quanto tempo?’- ‘Cinco anos…Mas não deu certo…acabou’-É não deu… Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou. E o bom da vida, é que você pode ter vários amores. Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.
Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro? E não temos esta coisa completa. Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama. Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel. Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador. Às vezes ela é malhada, mas não é sensível. Tudo nós não temos. Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele.
Pele é um bicho traiçoeiro. Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico que é uma delícia. E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona…Acho que o beijo é importante…e se o beijo bate…se joga…se não bate…mais um Martini, por favor…e vá dar uma volta. Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra. O outro tem o direito de não te querer. Não lute, não ligue, não dê pití. Se a pessoa tá com dúvida, problema dela, cabe a você esperar ou não. Existe gente que precisa da ausência para querer a presença. O ser humano não é absoluto.
Ele titubeia, tem dúvidas e medos mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta. Nada de drama. Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família? O legal é alguém que está com você por você. E vice versa. Não fique com alguém por dó também. Ou por medo da solidão. Nascemos sós. Morremos sós.
Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado. E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar,seu pensamento. Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia? Gostar dói. Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte. Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo. E nem sempre as coisas saem como você quer…A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.
Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta. Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível. Na vida e no amor, não temos garantias. E nem todo sexo bom é para namorar. Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear. Nem todo sexo bom é para descartar. Ou se apaixonar. Ou se culpar.
Enfim…quem disse que ser adulto é fácil?
Arnaldo Jabor
A moda nos dias de hoje é ser “pião” e girar sem cair até a exaustão em torno de si mesmo, em torno de suas vontades, em torno do seu umbigo real. Este sim é um “problema embaraçoso e humano”.
No entanto, há relacionamentos que vivem ausência de gestão dos benefícios. São pessoas que aceitam o resto que a outra lhe oferece, conduzidas por falta de vida própria. Não se sabe se nunca possuíram ou deixaram de ter vida com assinatura. O fato é que ouvir de alguém “você é minha razão de viver” pode soar como uma declaração de amor, mas ao mesmo tempo, chega aos ouvidos como um alerta de que algo está em desequilíbrio ou em vias de entrar em profunda desarmonia.
A questão do acostumar-se com o pouco ou quase nada acaba com nossa autoestima. Acaba com qualquer possibilidade de relacionamento. Primeiro porque a relação em si começa doente. Um que não pode ou não quer dar quase nada e, outro – carente – que aceita o pouco, ou melhor, as migalhas.
Parece normal? Sabe aquele ditado “ruim com ele pior sem ele”? Pois é, tem muita gente vivendo assim. Com essa dinâmica, essa tônica. Imagine que se perderem essa sua única fonte de “restos” vão ficar à deriva. Famintos, impotentes, sem poder…
Receber migalhas afeta nossa autoestima e com o tempo vamos achando que é isso o que merecemos. Que não nascemos para ser totalmente felizes. Que ok, podemos viver dessa maneira – mendigos ambulantes – à espreita do outro.
De uma distração sua, ou ainda quem sabe de um “raio” de consideração que esse apresenta vez ou outra. Você deve conhecer dezenas de pessoas que vivem exatamente como estou colocando. Infelizmente, caímos nessa armadilha.
Investimento
Começamos a relação para investir, achamos que tudo bem – se o outro não estiver totalmente inteiro, tocamos, deixamos o tempo passar e, quando acordamos, foram-se meses, anos, uma vida – num relacionamento infundado que nunca, nunca vai sair desse marasmo – até porque foi concebido dessa forma.
Bem, então, qual o nosso papel nessa relação? Encolher? Não cobrar, não atormentar o outro com nossos desejos, nossas inquietações, nossos sonhos? Deixar a vida passar? Não sorrir? Não incomodar?
Enfim, numa situação que beira o masoquismo – nosso papel se limita a acabar com nossa felicidade e, o pior, vivermos esfomeados com base na benevolência do outro – que pode ou não acontecer…
Arrastando-se
Qual o papel do outro nessa história além de ser complementar à nossa neurose? Continuar exatamente como sempre foi – ou seja, mesquinho, inseguro, indefinido, inconstante. Aquele que dá pouco, muito pouco, tão pouco que a relação pode se arrastar indefinidamente…
Preste atenção nisso. Ouvi esse comentário de um mestre esta semana: aquele que se preserva para viver relações paralelas ou que não tem condições de se abrir e viver uma história por inteiro não vive e não deixa viver.
Pode viver assim distribuindo afagos poucos indefinidamente – afinal, nada muda em suas vidas… Aquele que não está presente, não pode atender ao telefone, não pode te ver não está nem aí para suas necessidades. Não comparece e – perdoe-me – não são forcas ocultas que o impedem. Não são problemas ligados ao trabalho, à família, à vida, à frustração etc, etc…
Apenas entenda que este que não pode – NÃO QUER, NÃO TE ESCOLHEU, NÃO VAI ESCOLHER, NÃO VAI MUDAR… Vai manter tudo como uma história mais ou menos de amor… Ele pode mudar? Talvez. Quem sabe se um raio cair na sua cabeça e então – BINGO – la estará ele, pelo menos por um período, cheio de amor para dar…
O que pode ser esse raio? Um enfarto fulminante, um acidente, uma perda, um acordo daqueles do tipo – a companheira ou companheiro entram com o pé e ele… Bem, você sabe…
Ação
Parece duro, mas não! Não acontece. E então, o que fazer? Nesses casos podemos deixar tudo como está e parar de reclamar ou pensar em algumas alternativas para fazer o outro acordar e entrar de vez ou sair da relação. A questão é: estamos prontos para sair fora? Estamos prontos para começar de novo?
Se sim, podemos agir de diferentes formas para ver qual a reação do outro – o que acontece com a relação se mudarmos… Primeiro, podemos escolher esfriar para ver se o outro se liga que existimos de fato. E, então, quem sabe, possamos investir em resgatar sonhos, desejos, ou seja, mudar o foco… A vida agradece.
Segundo, podemos pressionar o outro de vez e dar um prazo, algo do tipo “basta”… E, por último, podemos ainda ROMPER. Por um ponto. Acabar. Terminar. Escolher viver outra historia. Outra vida, outra relação…
Fácil? Não. Não e nada fácil. E possível mesmo que seja necessária ajuda psicológica. Para sair de determinadas relações, precisamos recuperar a autoestima. E isso nem sempre é tão simples como parece…
De todo modo, todo passo demanda uma decisão, uma escolha. Depois, no nosso tempo, e só caminhar… Escolhas, sempre escolhas.
meu nome é fabiola tenho 23 anos,estou passando por um momento muito difícil em minha vida,meu marido me deixou com um bebê de 9 meses para morar com a mãe isso me machucou muito ,simplesmente disse que não sente mais nada por mim,e se foi…meu DEUS naquela hora eu nem sabia o que fazer, minha vontade´era de dar um tiro na testa dele,mas deiei ele partir nos primeiros dias eu senti muuuuito a falta dele,só de olhar meu filho sorrindo me doia muito de pensar que ele pode crescer sem o pai,mas depois foi passando aquela dor,ai eu pude perceber que para eu ser amada eu tenho que me amar primeiro.e assim é para ser valorizada pelas pessoas,eu não o procurei,não liguei,espero continuar com essa força para eu superar tudo isso.
Preciso de um conselho, sou casada a 2 anos e vivo com meu marido a quase 8 anos, no fim do ano passado começamos a brigar muito, pois ele ficou desempregado e não se esforçava para conseguir outro emprego, o ajudei, paguei as contas na qual ele mesmo fez(ele tem um hobbi e gosta de instrumentos musicais) passamos apertado até o mês passado, onde finalmente ele conseguiu um emprego. Pensei que ia melhorar nossas discursões, mais fez foi piorar, ele briga comigo por tudo, sempre joga na minha cara o que fiz de errado, e que só penso em mim. Eu não entendo mais ele, eu sempre fui correta, sempre trabalhei, sempre fui esforçada para conseguir as coisas para nós, só porque neguei ele a estudar aula de guitarra e alemão a alguns meses atrás ele vive falando que sou egoista,eu só queria que ele entendesse que eu não aceitei pois não tinhamos condições de pagar… O que eu faço para ele entender que tudo o que ele pediu “as coisas para ele” eu fiz, e eu sempre fiquei de lado, sempre depois eu … eu o amo, mais não estou mais entendendo o que se passa na cabeça do meu marido.
Hoje depois de mais uma discussão da parte dele, eu hoje sinceramente estou pensando em me separar.. mas não sei o que fazer, estou confusa
Essa mensagem é para a moça de 15 anos que postou no sábado, 04/09/2010.
Nessa idade é muito difícil encarar um relacionamento como sendo o único da sua vida. Primeiro, porque você ainda é muito jovem e precisa viver muitas coisas que lhe ensinarão a formar sua personalidade e suas opiniões. Isso vale pra tudo na sua vida, inclusive, para o amor. Se você não se sente bem na relação e ele não demonstra mais amor por você, o mlehor a fazer é se libertar e dar oportunidade a si mesma para estar livre e conhecer novas pessoas. É muito importante ter um tempo sozinha, para refletir sobre todos os erros e acertos da relação que terminou. Com isso, você se tornará uma pessoa mais madura e poderá viver sua vida de maneira diferente. Evitará também que o seu destino fique nas mãos de uma pessoa que já não demonstra mais vontade de seguir a vida e fazer planos com você. Pôr um fim em um namoro complicado e que parece não ter mais amor é uma maneira de evitar um casamento infeliz. Valorize-se, admire-se, respeite a si e a todos sempre, pois, com essas virtudes você se tornará cada vez mais admirada por todos a sua volta, inclusive, pelo seu(s) ex.
Eu estou desesperada…Sempre amei muito meu noivo,estamos a 3 anos juntos,mas depois de tantas indas e vindas percbo ki não enho mais orgulho dele,ele rclama de udo,fazemos sempre planos de nos casar mas nunca compramos sequer uma toalha..ele diz que me ama,mas percebo ki nao estou mais empolgada…axo ki cansei de tantas plavras e pouco esforço…Não sei oq fazer,oq pensar,as vezes axo ki estou sendo besta estando com ele,mas tb penso que ele pode estar perdido tb…nao quero mas isso pr mim,preciso ser feliz,nao quero axar que sou feliz,quro ser feliz de verdade e nao sou mais….estou pensando m terminar,nao se como fazer,tenho mdo de me arrepender depois,mas antes preciso de uns conselhos,por favor,me ajudem,..