Freqüentemente, confundimos amor com carência. Deixamos essa sensação de vazio e solidão ocupar nosso coração de tal forma e com tal intensidade que perdemos a referência dos nossos mais profundos sentimentos.No entanto, fiquei pensando num antídoto para esses enganos e não me veio nada melhor que a palavra “dignidade”! Palavra essa que tem a ver com honra, amor-próprio, respeito, enfim, autoridade para amar!
É isso: que tenhamos autoridade para amar!!! Porque usar as dificuldades de uma relação para rapidamente ocuparmos o papel de vítimas é o que temos feito quase sempre. Mas nos falta coragem para admitir nossas limitações, para conseguir reconhecer o outro como um mestre, um espelho de nós mesmos.
Porém, esquecemos que da mesma forma que esse espelho nos mostra nossas feridas e dores, nossos buracos e medos… da mesma forma que ele escancara nossa insegurança e evidencia muitas de nossas máscaras… ele também nos mostra nossas qualidades, nossa sabedoria, nossos dons e brilho pessoal.
É no exercício de amar e compartilhar o que temos de mais íntimo, que podemos perceber quem realmente somos, desde que estejamos dispostos a nos olhar, a nos autoconhecer e nos reconhecer exatamente como somos. A partir de então, podemos iniciar um processo de transformação, de autotransmutação. Essa é a grande magia do amor. É a alquimia do coração!
Muito mais importante do que ficarmos o tempo todo fazendo questionamentos sobre os conceitos e as regras do amor, é a oportunidade que temos de compreender a força e o poder contidos no momento presente, no agora!
Portanto, sugiro que você relaxe e pare de se preocupar com perguntas como “será que encontrei minha alma gêmea?”, “será que vai dar certo?”, “será que devo me expor, ser sincera e mostrar o que sinto?”. Chega de tantas suposições para amar! Chega de buscarmos tantos motivos, tantas respostas, tantas garantias… Que possamos simplesmente nos deixar absorver pelo que a vida está nos oferecendo neste instante; que possamos nos agarrar à preciosa chance de nos encontrarmos, de finalmente enxergarmos a nossa própria alma através do amor, do que o outro se torna em nossas vidas.
É a intensidade com que você vive que faz a sua vida realmente valer a pena! É a sua decisão de acreditar que o seu poder pessoal está dentro de você – e nunca no outro – que faz com que o amor se transforme num caminho para a sua evolução e não num jogo onde ganha quem está “sempre por cima”… Isso é uma grande perda de tempo! Um enorme desperdício de energia, sentimento e possibilidades.
Olhe para o outro e enxergue nele, de uma vez por todas, o amor que você tem para dar, a alegria que você pode proporcionar, o encanto que brilha em sua essência. Tudo, absolutamente tudo, inclusive o amor, acontece de dentro pra fora! Mas enquanto você insistir em atribuir à vida, ao outro ou à relação tudo o que você sente de bom ou de ruim, nada terá sido verdadeiramente seu…
Dê dignidade ao seu amor, assim como a tudo que faz parte de você. Seja a sua dor, o seu desespero, a sua falta de autoconfiança, o seu medo de não conseguir… Não importa: que você seja digno enquanto chora e enquanto ri. Enquanto ama e enquanto perde o seu amor. Que você possa ter autoridade sobre seu coração durante todos os dias de sua vida, porque depois dos momentos mais difíceis que você passar, restará apenas isso: a sua dignidade e, sobretudo, a sua capacidade de recomeçar e amar novamente… sempre de uma maneira nova, mais inteira, mais você!
Adorei esse texto.. era tudo que eu precisava para me decidir sobre o que eu realmente sinto!
Sempre penso mt no que devo fazer, se corro atraz ou fico esperando.. e me serviu mt para entender que não é isso o que devo fazer !
Obrigadaa :*
Excelente texto. Parabéns!!!!
olá, realmente a gente tem para de se interroga, e viver mais.
Concordo em partes com essa tese.Realmente as vezes deixamos de viver com intensidade o amor, para ficar imaginando coisas, pensando se vale a pena tudo que fazemos pela outra pessoa,mas se nao o fizermos, nao amamos de verdade.Estou passando por um periodo a qual estou e questionando:”será que eu o amo?” “sera que vou sofrer”, “poderá dar certo nosso relacionamento ou é mais um simples romance?”, e para ser sincera, nao tenho ganhado nada com isso.O meu conjugue me compreende, me acalma, me faz sentir segura, ele ja me mostrou quantas e quantas vezes que ser feliz é possivel!
Mas o erro está em mim, sou uma pessoa ambiciosa, eu contruir minha vida profissional cada vez mais, quero ser muito melhor do que hoje sou, quero a perfeicao..e esqueço de ser perfeita em amar…digo a quem ler, seje sincero no Amor, nao engane-se a si mesmo,abra mao de todos os bens materias por amor, por que mesmo que pudesse falar a lingua dos homens e dos anjos, tivesse toda riqueza e ciencia sem amor nada disso me adiantaria….
é texto e p mim, ontem mesmo meu marido disse para mim que nao me ama mais , ja nos separamos duas vezes e a iniciativa sempre partiu dele tanto de voltar como terminar, disse que deseja viver a vida de solteiro saindo com varias mulheres na mesma noite e a que a unica coisa que gosta de fazer comigo e sexo, falou para eu procurar outro homem se eu quiser pq ele mesmo ficando comigo iria procurar outras mulheres, e se eu quiser ficar com ele seria dessa forma, sem compromisso, ele e maria vai com outras e a familia dele nao e a favor do relacionamento e sempre da conselhos para separar na minha frente..
À minha obsessão(preciso de conselhos)…
O seu erro foi não ter sido sincera com o que vc sente por ele à época! Vc permitiu que suas colegas resolvessem para vc o que vc teria que ter resolvido pessoalmente! Muitas vezes algumas pessoas desejam o que queremos e nós nem sabemos, pois não sabemos dos anseios ocultos das pessoas ao nosso redor. Vc poderia ter chamado o seu amigo/amor e ter exposto o sentimento seu com um cuidado muito especial QUE DEIXASSE CLARO QUE ELE NÃO ERA RESPONSÁVEL PELO QUE VC SENTE POR ELE, MAS QUE ELE SÓ RESPEITASSE, SE CASO ELE NÃO SENTISSE O MESMO, QUE NÃO TRATASSE DE MANEIRA IRRESPONSÁVEL SEUS SENTIMENTOS… Somente assim vc teria a certeza e o tempo certo ou para remover ou para aumentar seus sentimentos por ele. Muitas vezes as pessoas querem se aproximar de nós, mas mesmo nós mesmo querendo, nos intimidamos pela presença de quem amamos, sem que ele/ela mesmo(a) tenha imposto qualquer obstáculo. Eles, os obstáculos(como não ter sido sincera com o que sente) é que é o bloqueio/obstáculos que nós mesmo impomos e ficamos presos dentro deles, sem mesmo dar o direito à outra pessoa saber o que está acontecendo dentro de nós.
Seja sincera com vc, com o que sente para, assim, ser sincera não somente com ele, mas com todos que estiverem a sua volta, inclusive com quem o seu coração se quebranta…
Abraços