“Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades.” (Cervantes)Cíumes – uma das características de personalidade que mais destroem relacionamentos.
Existe o ciúmes normal, sadio, aquele que todos sentimos por alguém ou algo que queremos muito. Quando o(a) parceiro(a) repara em outra pessoa que entra em um bar, sentimos ciúmes porque gostamos de exclusividade e atenção. Ciúmes moderado e normal é gostoso, faz bem e mostra preocupação.
Mas aqui, queremos abordar outro tipo de ciúmes: o patológico. Aquele que destrói relacionamentos, que machuca muita gente, que faz com que o ciumento viva mal e estrague a vida do(a) companheiro(a).
Como já disse Roland Barthes “Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e principalmente por ser comum.”. E essa é a mais pura realidade. As pessoas ciumentas não gostam de ser assim, reprovam esse sentimento porque sabe que ele não faz bem e com isso não se aceita. Machuca o outro com intrigas, paranóias, pensamentos obsessivos e desconfianças sem fundamento e depois se sentem mal por terem agido, pensado e cobrado.
A primeira regra para um relacionamento saudável é: deixe o ciúmes paranóico de lado. Ele só transmite insegurança e baixo auto-estima. Você precisa confiar acima de tudo no(a) parceiro(a) e nas coisas que ele(a) diz. Viver em um mundo de fantasia e imaginação só vai te afastar da sua cara metade. Nem o maior amor do mundo sobrevive a controle, desconfiança, inquéritos sem fundamento e cobranças.
As pessoas precisam de espaço. Dê esse espaço e ele(a) voltará. Prenda e tudo que vai conseguir é que o outro tenha vontade de conquistar sua liberdade.
Um relacionamento saudável, acima de tudo, tem que estar baseado na confiança.
Cíumes indica falta de confiança em si mesmo. Sendo ciumenta(o) você transmite uma mensagem que diz que você não se valoriza e não acredita no amor que ele(a) diz existir e afirma que existem pessoas muito melhores que você, que você é simplesmente substituível.
Pense bem: seu(sua) parceiro(a) está com você por opção dele(a). Ninguém o(a) obrigou a ficar com você. Ele(a) viu em você algo especial e quer manter isso. Portanto, não destrua o que pode ser uma linda história de amor; não afaste sua possível cara metade porque você não controla seu ciúmes e tem medo de perder.
Homens ciumentos: as mulheres são atraídas por um sentimento de confiança. Se você for muito ciumento ela vai concluir que você não confia em si mesmo e com isso não conseguirá te respeitar. E se ela não conseguir te respeitar, não vai poder te amar.
Mulheres ciumentas: seu homem está com você por que quer. Então seja a companheira ideal, ria com ele em todos os momentos, deixe ele sair e beber com os amigos, aproveite para construir a relação e não destruir. Não dê motivos para que ele queira encontrar em outra algo que ele não consegue encontrar em você: respeito por seus sentimentos.
Ambos: permitam que seu(sua) parceiro(a) tenha espaço, ache ótimo quando ouvir que ele(a) vai sair com amigos, que vai a uma despedida de solteiro(a), aceite amigos do sexo oposto, incentive o lazer sozinho. Não controle, não proíba, não questione. Tolere, ame, respeite. Com isso você terá um relacionamento saudável e a pessoa que ama voltará orgulhosa para você… sempre. Feliz por ter alguém compreensivo, que o(a) entende e divide todos os momentos, mesmo não estando juntos. Não deixe fantasias tomarem conta do seu pensamento, não bisbilhoteie celular, carteira, agenda, emails atrás de prova de algo. Muitas vezes um número equivocado, um email de alguém que não significa nada pode resultar na perda do seu amor.
Portanto, tenha um relacionamento baseado no compromisso, respeito, admiração, convivência saudável.
Quer saber mais sobre como lidar com o ciúmes? “Ciúmes – o medo da perda”: Este livro vai te ajudar a se conhecer!
Oiee..
nossa amei esse comentarioo
tudo que euzinha aki
estava precisando ouvirrr!!!
sou ciumentaa..
possessiva d+ com meu namorado..
só q ele quaze termino cmg por causa disso..
agoraa estou mudando ..
liberandoo naum ta sendo faciLL
mais xeguei a conclusãoo que
naum tem pq eu ajir dekela meraa..
pq ele me ama.. é cmg que ele
resoLveu namorar..dividirr todos os momentoss..
acho que confiaNça é a base que reaLmente segura um namoro um amor de verdade!!!!!
Beijos
;**~~
oiiiii,eu sofro muito com meu ciume dentio queria parar com isso pois o meu marido me ama e naum quero perde-lo……por favor oq devo fazer me ajudem porfavor amei o texto q li falando de ciume……muito bom naum deixem de ler meu recado meu email é valerious-16@hotmail.com valeu
Namoro a 1 ano e 5 meses, nunca fui ciumenta, mas meu namorado é extremamente ciumento, me proibe de fazer as coisas e ter amizades, ate mesmo amigas, mas ele tem um amigo que ele nao deixa por nada, sempre que o amigo precisa eles saem juntos nao para diversao, é para pagar contas essas coisas e sao saidas nao demoradas, mas isso eu tento mostrar para ele pq ele pode e eu nao, acho que passei a ser uma ciumenta
OI namoro a tres meses é sofro muito com meu ciume tenho ciume de tudo e todos.
As vezes sem nenhum motivo eu brigo com ele e depois eu vejo q fui muito injusta!
Esse texto me ajudou muito vou tentar praticar tudo q aprendi!
Beijos
Eu sou ciumenta e ja fiz filmes de ciumes em meus antigos relacionamentos por insegurança mas hoje estou feliz porque consigo controlar, fiquei bastante feliz ao ler isto pois é desta forma q me comporto dando mais espaço a ele,aprendi a confiar.
Adorei esta mensagem, meu namorado realmente é muito desconfiado, vou enviar esta mensagemá ele, quem sabe vai ajudá-lo refletir.
Gostei muito da mensangem tenho certeza que a partir de hoje vou pensar bastante antes de começar uma briga por motivos que nao valem a pena VALEU…… BEIJAO!
Adorei o artigo, realmente é muito ruim ser ciúmenta, apesar de eu ser uma ciúmenta meio esquizitinha, pois nao o proibo dele fzer as coisas dele, mais nao gosto que ele tenha amizades com meninas… =P
Vou rever meus concetos!
olha estou passado por um momento assim, estou com uma pessoa q. não dou motivos nenhum, mais de um tempo pra cá deu pra ter ciumes do meu trabalho, fazendo cometarios muito tristes. Ja disse q. não gosto mais não sei o q. fazer pq. gosto dele, e pra mim castigar começou a sair sem eu como pode ter ciumes e me deixar em casa? vc sabe me orientar?o q. eu posso fazer.
bom, meu namoro acabou de acabar, ainda amo muito ela, mas ja estava a um ano suportando ciumes banais que viravam brigas enormes, éla é a mulher mais perfeita do mundo, quando so estamos nos dois, era so dizer que iamos sair com alguns amigos pronto comessa a ladainha, e etc…
bom mulheres querem fazer um homen feliz, o primeiro passo, respeite as amizades dele, ainda mais se elas forem de longa data.
Perfeito esse texto!!!
Porém eu acabo de perder o amor da minha vida por causa do ciúmes. Ele me deixou sexta-feira passada e disse que eu tenho que me tratar…
Eu sei disso!!!
Sou uma mulher bonita, mas me sinto insegura, e tenho muito ciúmes dele e da vida que ele tem…. Ele mora e trabalha em São Paulo, eu em Santos e essa distância é motivo pra desconfianças, inseguranças e ciúmes da minha parte.
Estou sofrendo demais……
Nossaa, adorei…..
esse texto me fez enxergar q eu preciso parar com essa história de ciúmes. Tá certo q eu ñ sou exagerada, mas as vezes eu encho o saco do meu namorado. É incrivel como eu besbilhotava o celular dele, a caixa de e-mail, o orkut….aff………ñ faço mais issoo….agora eu sei q ninguém gosta de ser sufocado e vou dar o máximo de amor possível para o meu amor
Meu Deus, como este texto me ajudou… eu e meu namorado estamos em crise por causa do meu ciume doentio… quando ele fala que vai sair com os amigos e não pode me levar, pra mim é a gota d´água, fico triste quando dou minhas crises, na hora nem penso, mas depois bate o arrependimento… quero muito me curar disso, é um sentimento horrível, que não desejo pra ninguém… ele disse que me ama, mas se eu não mudar, ele vai me deixar… por isso, esse texto me ajudou bastante… e quem quizer compartilhar sobre o ciúme comigo é so me adicionar no MSN: fabricionota10@hotmail.com
Valeu !!!!
O ciume esta acabando com a minha vida pouco a pouco mas nao consigo mudar
Bom… esse texto é otimo, mais não sei se sou capaz de superar isso tudo… sou muito ciumenta e so comecei a perceber isso agora, estou quase perdendo o homem que eu amo por causa do ciume… meu marido diz que preciso de tratamento, mais o pior é que ele sabe que sou ciumenta e faz pra me pirraçar… ele fika conversando c/ outras, e eu não controlo (bem caprocorniana)… bom galera é isso, espero que esse texto tenha me ajudado mais eu vou tentar…xau
oi gente,esse texto é maravilhoso,mais mesmo assim estou tentando controlar meu ciume,é dificil viu?eu e meu namorado brigamos mt estamos juntos ha 5 anos e ele ja terminou comigo 3 vezes por causa d ciume em todas as vezes ele voltou p m dando-me uma chance+ disse que tenho q mudar mt p n acontecer d novo e ser definitivo. eu sempre tenho vontade d olhar seu celular, seu e-mail, n gosto das amigas dele, n gosto qd sai c os amigos etc:por favor mandem textos p mim leiaaraujo.fsa@hotmail.com .
Gente!!
to arrasada!!
eu acabei de perder o amor da minha vida por ciume
e foi por coisas tao idotas e egoistas so percebi agora deposi que li tudo issu!!
sei q nunk mais terei uma nova xance mas vou aprendendo!
espero sair desse viu!
pq ta sendu dificil!
n aguento mais!
Bom eu sou uma pessoa super mega ultra ciumenta eu amo meu marido e não quero perder ele por isso eu quero mudar não quero destruir nossa história e eu vou conseguir se Deus quizer eu tenho controlar essa doença…..
meu namorado é assim mesmo não da espaço para nada nem chegar perto da porta para sair, nem telefone , amigos homens nem pensar, computador ta loko ele não me deixa nem chegar perto do teclado, fico sufocada, nossa relacionamento e muito inseguro ele não me deixar fazer nada as vezes tenho que ate mentir para poder fazer algo e me sinto muito mal por isso, nossa namoro esta desgastando com isso e se ele não mudar vai acabar espero que ele mude por mesmo amando-o não da pra aguentar essa pressão.
PARA TODOS
OI,gente Quem nunca sentiu uma pontinha de ciúmes que atire a primeira pedra. Ele é um sentimento comum e certamente já surpreendeu a maioria das pessoas. Diferente do que muita gente imagina, esse sentimento é comum em todos os tipos de relações: amorosa, nas amizades e nas relações familiares. E quando ele acontece de maneira controlada e saudável não oferece nenhum risco.
Porém existem pessoas que levam este sentimento ao extremo e se descontrolam. De acordo com a psicóloga clinica Karen Camargo, os ciúmes podem ser entendidos como um conjunto de pensamentos, emoções e ações que são desencadeados por algum tipo de ameaça ao relacionamento. As definições de ciúmes geralmente têm em comum três elementos: a sensação de ameaça; a existência de um rival real ou imaginário; a defesa em relação aos riscos de perda do amor.
O sentimento pode estar se transformando em doença quando preocupações infundadas começam a ter recorrência. Enquanto o ciúme normal se caracteriza por ser transitório, específico e baseado em fatos reais, o ciúme excessivo seria uma preocupação infundada, irracional e descontextualizada , afirma Karen Camargo
Muitos ciumentos podem ainda apresentar comportamentos de verificação, como ligar constantemente, verificar se o parceiro estava falando a verdade, checar e-mails ou ligações no celular, entre outros. Tais comportamentos são próximos dos sintomas compulsivos, presentes no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Eles servem para diminuir a ansiedade presente no episódio ciumento , explica a psicóloga.
E, achando tudo isso normal, muitos ciumentos sofrem em silêncio. Poucos deles sabem que o ciúme pode fazer parte de um quadro de “excesso comportamental” e geralmente não sabem que precisam de tratamento ou o procuram quando o relacionamento chega ao fim , diz a psicóloga.
quem tiver enterrese em conversar sobreo o assunto me passa o e-mail que terei prazer em responder….
abraços…