Até hoje não pode-se dizer o que é pior: terminar com alguém que gosta muito de você ou levar um fora de alguém que você adora. O primeiro, porque é muito ruim deixar outra pessoa triste, dizer que em tudo aquilo que acreditaram juntos um dia acabou; o segundo, bom, não é preciso explicar porque é horrível.Mas não importa a situação, o importante é ser sincero com o outro e com a gente mesmo. Ao perceber que você não ama mais seu(sua) parceiro(a), seja o(a) mais honesto(a) possível e de maneira sensível e amigável comunique isso. Mas tenha certeza que o fim é necessário; se você estiver apenas chateada(o) por uma situação, o melhor é conversar e tentar resolver ou se o motivo for desconfiar que está sendo traída(o), pergunte antes de terminar. Ninguém gosta de levar um fora por um motivo que pode não ser verdadeiro.
Não existe meio de fazer isso sem tristeza, mas ao seguir alguns passos o fim pode ser mais tranqüilo:
- Pense e analise os motivos: não tenha a conversa final sem respostas para as perguntas que surgirão, como: "O que fiz de errado?", "Porque não sou eu a pessoa?", "Pode me dar mais uma chance?", "Você conheceu alguém?", "Mas a gente se ama, não ama?", "Desde quando não me ama mais?"
- Não prolongue a conversa: pense quanto tempo acha adequado para essa conversa (uma hora é o suficiente na maioria dos casos) e avise que tem algum compromisso. Muitas vezes a emoção do momento, lágrimas do(a) parceiro(a) podem fazer você voltar atrás da idéia. Mas ao chegar em casa perceberá que não queria ter voltado atrás e vai começar a planejar a próxima conversa. Não vale a pena para nenhum dos dois, prolongar esse sofrimento.
- Escolha um local adequado: não deixe seu(sua) parceiro(a) vulnerável e envergonhado(a). Mostre que pensou nele(a) nesse momento com respeito. Quanto menos público e com gente o local, melhor.
- Escolha o momento: se você estiver certa(o) de sua decisão no dia do Natal, ou do aniversário dele(a) espere um pouco mais. Não utilize datas especiais que possam marcar o dia com uma memória triste. Além disso, se seu(sua) parceiro(a) teve um mal dia, reconsidere esperar mais um ou dois dias para ter a conversa com ele(a), caso contrário ele(a) poderá se sentir péssimo(a).
- Cara a cara: a não ser que o relacionamento seja extremamente novo e que não tenha família e amigos envolvidos, sempre termine olhando nos olhos. Nada mais impessoal e frio que utilizar telefone e email. Não fuja dessa situação. Encare as lágrimas, as perguntas e as dúvidas.
- Honestidade com sensibilidade: não deixe que a outra pessoa fique dias imaginando os motivos. Nada de “você merece alguém mais especial” ou “eu não te mereço” ou “não vou te fazer feliz”. Esses são razões para seu(sua) parceiro(a) identificar, e no caso, terminar com você. Digas os reais motivos de uma maneira doce. Se não quer mais porque não se sente mais atraído(a) ou conheceu outra pessoa, diga que precisa pensar, que não sabe se é isso que quer para você.
- Demonstre carinho: mesmo que para você seja um alívio terminar o relacionamento, seja legal e carinhoso(a) nesse momento. Muitas vezes o outro não está esperando isso e vai levar um tempo para assimilar. Nada de risadas e cara de felicidade.
- Não reaja: rejeição é um sentimento difícil de assumir e suportar e por isso seu(sua) parceiro(a) pode ter reações exageradas, como berrar, chorar demais, brigar com você e até te xingar. Mas não reaja, não revide. Deixe a pessoa expressar o que está sentindo da maneira que lhe convier, apenas deixe claro que nada vai mudar sua decisão e que ela pode encarar de uma maneira adulta ou fazer um papel ridículo. Caso escute frases do tipo ”você nunca vai encontrar alguém como eu” ou “vou fazer você se arrepender disso”, apenas escute. Tudo o que ela(e) quer é se sentir melhor.
- Promessas: seu(sua) parceiro(a) pode prometer mudanças de comportamento e de maneiras de agir para preservar o relacionamento. Mas se esses assuntos foram discutidos durante o relacionamento e não houve mudanças, vai ser muito difícil que as mudanças surjam agora.
- Violência: depois de um tempo de relacionamento temos condições de saber que tipo de reação esperar do(a) parceiro(a). Se ele for do tipo depressivo(a) ou violento(a) tome cuidado. Algumas pessoas ameaçam se matar ou até mesmo te matar ou te agredir fisicamente. Se este for o seu caso, termine em local público e preste atenção ao seu redor durante um tempo.
Lembre-se:
- Quando o seu relacionamento é um casamento: o término é muito mais complicado, e se envolver filhos mais difícil ainda. Além de seguir todas as dicas acima, aconselho que você procure um consultor de casais para saber como prosseguir da maneira mais integra e adequada, não prejudicando o resultado de um divórcio. Simplesmente sair de casa de um dia para o outro, te trará a culpa de abandono de lar. E as conseqüências serão piores e mais dolorosas.
- Usar o fim como uma ameaça: se você tem problemas com seu(sua) parceiro(a) não utilize o término do namoro como uma forma de conseguir mudanças. Trabalhe as diferenças e os pontos difíceis ou termine de vez. Ameaças só irão prejudicar o relacionamento.
Meu relacionamento está muito confuso, sou muito cuimenta, e não confio no meu parceiro, acho melhor terminar meu relacionamento.
QUERIA MUITO CONTINUAR COM ELA, MAS É SÓ AGENTE SE VER QUE COMEÇA UMA BRIGA POR NADA!!! E AS VEZES QUERIA ESTAR SOZINHO, MAS SINTO FALTA DELA MESMO ACHANDO QUE NÃO A AMO MAIS!!! É MUITO RUIM ISSO TUDO!!!
Eu fui pega de surpresa nao esperava o termino.
Estou mal, mas sei q tudo vai passar. Eu amo aquele homem.
” Ah 2 anos ele terminou nosso relacionamento, mas quando eu estava feliz, ele pediu para voltar, promentendo que iria mudar, mas esse final de ano ele mentiu novamente, gosto dele, mas não sei se ainda é amor, depois de tantas decepções”
Sou jovem e quero muito curtir minha vida…Ele é 4 anos mais velho do que eu e estamos juntos a 2 anos.
Quero terminar pois sinto que o amor que eu sentia por ele não é mais o mesmo, mas me falta coragem para fazer isso…
amo muito meu namorado, mas me acho nova pra ter um relacionamento sério. Quero sair com as minhas amigas sem compromisso mais ao mesmo tempo nao sei se vo conseguir viver sem ele! ;/
estou perdida !!!
namoro a 6 anos, mais meu amor por ele não é mais mesma coisa, ele gosta muito de mim, e não consigo terminar, só em saber que vou fazer ele sofrer fico super mau…. o pior é que ele quer ficar noivo, faz de tudo para me agradar, mais a situação fica pior porque ele não preciso se humilhar dessa forma, quero que ele seja muito feliz
ele me troca pelas amigas prefere as amigas do que a namorada 3 vez que voltamos..mas passou dos limites…
chega..
vou terminar..
afinal não quero sofrer de novo!
`estou namorando a 4 anos, mais agora eu me sinto triste.nao sei se to gostando de alguen ou é so tristeza por algo que fiz. mais vou tem que fazer algo muito dificil`
namoro apenas 6 meses,mais numca gostei dele de verdade,acho q estou com ele por dó,por isso resolvi terminar,sei q ele vai sofrer mais e melhor assim.
Tenho um relacionamente com um cara que tem namorada, e eu acho que essa situação nunca vai mudar, e não sei como terminar sem eu sofrer… Queria tanto uma solução pro meu preblema…
Acho que nos tornamos amigos, não há nada de errado, nos amamos e gostamos de estar juntos mas já não temos mais o fogo do começo e já há até vontade de ficar com com outras pessoas, por isso queria terminar, mas como terminar com alguém que vc ama e que não te apresenta nenhum defeito
precisei muito dessa dica
pois foi muito necessaria na minha
vida muito obrigada….
Realmente, ele é uma pessoa maravilhosa. Mas, acho que não é o homem certo, devido a sua indecisão e falta de atitude diante da situação. Como estamos muito envolvidos em apenas 4 meses de relacionamento, espero que não seja tão difícil terminar essa relação.
Somos três amigas, são trÊs casos diferentes: Uma namororu um ano, primeiro namorado, primeiro amor, mas depois de um ano o amor acabou; o segundo caso é de uma que ama um alguém e namora outro, mas não sabe como terminar sem magoar essa pessoa; e o terceiro é a menininha que se apaixonou e levou um perdido… Eles deviam ler essas dicas!!!
“Estou vivendo um momento difícil, namoro um rapaz á 10 meses, só que nesse tempo já tentei terminar umas 3 vezes e consegui 01 vez, porém, quando terminei tive uma experiência horrível, pois ele pegou uma faca e começou a passar no próprio braço, fiquei super aflita com a cena, depois desse dia ele me ligava com freqüencia, mas eu não atendia, até que, uma dessas ligações resolvi atendê-lo por motivo de carência, conversamos, marcamos um encontro e reatamos com algumas exigências e umas delas seria minha família não ficar sabendo no retorno. Hoje o que mais quero é terminar definitivamente esse namoro, mas não sei como e através desse relato, peço a especial gentileza de que ajudem . . . “
Grata
terminei meu casamento de uma forma brusca peguei meu marido que tanto amava com outro estasendo muito dificil para mim nao consigo chorar,apenas sinto um vazio dentro de mim que as vezes passa e volta nao é facil tinhamos 10 meses de casados nao merecia isso mas a vida é uma caixa de supresas que vc nao espera, o pior foi o discaso dele a garota nao vale nada e ainda por cima trabalha com ele,liguei para chefe deles e contei tudo eles seram mandado embora por justa causa,nao tenho sangue de barata tambem gracas a deus que nao tive filhos e casei por contrato esse foi o fim do meu casamento meu email se alguem quiser me dar uma forca tatyane_43@hotmail.com obrigado por ler minha msg ate o final
tudo é muito dificil terminei a pouco tempo um namoro de 8anos parece que o mundo vai acabar que não vou suportar esta td muito díficil mais tenho que passar por isso fiquei adiando este sofrimento por muito tempo sempre correndo atraz agora chega mais lutar contra o proprio sentimento é horrível mais me considero uma vencedora dessa vez não corri atraz não implorei como ele esperava sei que vou sair dessa sei que deus é justo não quero mais sofrer não adianta adiar nada porque qdo quebra a confiamça nunca mais se recupera sei tbém que um dia isso passa pelo menos espero quero me levantar aprender a me gostar tudo na minha vida era eu e ele e agora olho pro lado e não o vejo mais que seja assim melhor agora ou ter que esperar ou se esconder do sofrimento que sentirei mais tarde a solidão é cruel machuca muito da até vontade de gritar mais sei que tudo na vida tem um fim e sei que um dia isso ira passar não tenho medo de amar de novo acredito no amor sincero e puro sei que um dia voltarei a ser feliz…
olá Simone, eu tbém terminei um relacionanto de 5 anos, eu sei q não foi uma decisão fácil, mas eu não tinha mais nenhuma alternativa, passei por cima de tantas coisas para estar junto com esta pessoa, até mesmo de traição, achando q suas promessa de melhora um dia aconteceria, e sem dizer a mentira, perdoei, e ficamos um tempo bem, mas depois começou tudo di novo, saia sem me avisar para onde ia, desligava o celular, etc. e dia 05 de junho descobri q ele estava me traindo outra, eles se conheceram em março, imagina qto tempo mais uma vez sendo enganada, ele chegou a dormir fora de casa, chegar de madrugada, e dizer q estava com amigos, sempre havia brigas qdo ele chegava, mas depois eu acabava esquecendo, mas depois q fiquei sabendo desta traição, foi a gota d´agua, pedi muita direção a Deus, e pedi a Deus para me mostrar se ele estava me traindo ou não, pq não queria ser injusta em ficar acusando ele á toa qdo ele sumia e desligava o celular, eu ficava igual uma louca, ligando para ele a cada segundo, será q esse home não tem sentimento meu Deus, como consegue ser tão frio em suas atitudes, eu sempre estive presente em todos os momentos da vida dele, sempre apoiando, tão amiga, e ele nem ter um pouco de consideração por mim???? Chega, terminei com ele, e confesso q estou bem aliviada, Deus tem me confortado bastante, e sei q lá na frente, vou ver q tomei a decisão certa, cada dia é uma vítória, AGORA VOU VIVER A MINHA VIDA, OLHANDO MAIS PRA MIM E ME DESLIGANDO DE TUDO AQUILO Q ME FEZ MAL!!!~não confio mais em uma palavra q sai da boca dele, e se não tivesse terminado, tenho muitas páginas em branco na minha vida para preencher, e uma vida toda pela frente. Nunca coloque a sua felicidade nas mãos de ninguém, eu aprendi isso, tudo o q eu preciso para ser feliz está em mim, eu sou responsável por cada atitude minha, e a minha obrigação é fazer o melhor por mim, pois eu me amo.Espero tê-la ajudado, se quiser conversar comigo meu MSN danni_teodoro@hotmail.com
Namoro há cinco anos, ele é ótimo, mas não sinto atração por ele. Tenho muito medo de machucá-lo por isto não consigo terminar… demorei demais para decidir, por isto você que está num relacionamento mais curto, quando pintar a dúvida, termine, não deixe o tempo passar senão ficará mais difícil.