É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos. Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade.
Por esse motivo é muito importante que você tenha sempre respostas para as seguintes perguntas:
Eu amo meu parceiro(a)? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele(a)? Sinto orgulho e admiração dele(a) e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele(a) me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos(as) meus(minhas) amigos(as) e não os(as) invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma(o) quando estou com ele(a)? Ele(a) nunca me coloca para baixo e trata minhas idéias como idiotas?
Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.
Agora, se você respondeu não para a maioria, mas seu relacionamento não é saudável, se teu(tua) parceiro(a) sempre te coloca para baixo, é excessivamente controlador(a) e ciumento(a) é importante repensar se a longo prazo isso é saudável e se tem solução.
E se a resposta for não para a maioria, não sei o que ainda faz nesse relacionamento. Não mantenha uma situação apenas por medo de estar sozinha(o) ou não encontrar outro(a) ou por estar acostumada(o) com uma rotina e ter receio de não saber mais viver sozinha(o).
Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu(sua) parceiro(a) com outra(o) ou for agredida(o) fisicamente ou ter perceber que discutem por tudo e não concordam com nada.
Mulheres, uma dica importante: estudos mostram que a maioria dos homens não sabe terminar um relacionamento, e por isso dão pistas para que vocês percebam e terminem. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, é melhor para você terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem te machucar muito mais.
Sua pergunta abertaMostre-me outra »
Será que meu casamento acabou?
quando chonheçi meu esposo ele era romantico se importava com comigo, mais alguns meses depois em uma de nossas brigas ele disse que eu tinha saído com meu primo e foi meu primo que me apresentou a ele- meu primo teria falado p/ ele q saíu comigo, mais foi td mentira -perguntei a ale pq ele não me falou antes ele disse q foi uma coisa q ja tinha passado ,coloquei td em pratos limpos. começei a ter ter problemas com a ex dele- e nossas brigas a 4 anos são constante perdi 2 filhos dele. em uma delas ele já disse várias vezes que me odeia e não gosta de mim e depois fala q estava falando da boca pra fora….já se agredimos e nos separamos e voltamos na tentativa de ter filhos, mais não posso engravidar e so por enciminação. ele não me prelcura mais, só fazemos amor 2ou 3 vezes ao mês só diz que me ama se eu falar como se tivesse ensaiando- a frase te amo – quando estou triste , chorando ele nunca vem comverssa comigo . eu tento converssa mais ele finge q não me ouve , acabo sempre falando sozinha e me chamando de maluca
e como ele fala acaba falando algo q sempre me mágoa e nem pede desculpa e acaba fazendo como se eu estivesse errada pq perco a cabeça e a paciência. quase não converssamos, só falamos o possível , mais tento puxar assunto. quando fico na sala e vai pro quarto ou vice e verssa , fica me evitando
o q faço ???????
Estamos juntas há mais de 8 anos, desde o inicio ela sempre teve uma personalidade forte, já fui traida 2 vezes, e de uns meses pra ca, esta muito dificil, pois ela me xinga muito, já tentei terminar, mas ela me convence de que é só uma fase….
Ja se farão 3 meses que terminamos! Ficamos juntas por quase dois anos, nosso relacionamento ja nao estava bom, isso é verdade, acabou por um motivo muito futil em um dia que era pra ser de grandes alegrias.. Sempre que me lembro dela sinto uma imensa dor, meu estomago revira, não e de raiva, sim de dor, sentimento de perca!Ela ja tem outra namora… Ja me disse para fazer o mesmo!Eu ja ate tentei, mais ainda sinto tanta falta dela, só consigo me lembrar dos momentos bons que tivemos. Não sei mais oque faço, pois mesmo sentindo tanta falta não consigo ir atrás dela e tentar faze-lá voltar pra mim.Tenho uma onda de sentimentos confusos que não me ajudam em nada. Tudo que eu realmente gostaria e que ela estivesse aqui comigo, pois sinto que sozinha de nada vale.
O fato de eu vê muitas vezes o defeito dele é motivo de que eu não gosto mais?
Eu peço pra ficar mais forte, pq é muito magro, peço pra ele estudar, pq ele faz pouco caso pra se formar, peço que ele faça as coisas que ele quer fazer e tipo, quero sentir orgulho e admiração dele, mas é difícil ter isso.
Me ajudem!!!
meu casamento esta chegando ao fim,durante 10 anos da minha vida nao fui um marido presente,deixei de espor minha condiçao de marido apaixonado,nunca saia com ela ,e vivia preocupado so comigo achava que feijao com arroz era o sufiçiente esqueçia que um casamento tinha que ser regrado todos os dias que o amor tinha que ser comquistado a cada momento pensei que ja tinha e que nunca mais perderia. fiz muitas bobagens na minha vida de casado e a pior delas foi nao ter perçebido que estava perdendo meu unico amor quando perçebi ja estava tarde ,e ela me disse que nao sentia mais nada por mim e que ainda destrui toda sua vida,sua vontade de viver. hoje paro e penso como pude ser tao sego pro amor se eu ate hoje a amo tanto ,e pra mim ela e a unica mulher que um dia amei que sempre vou amar,tanto e que apesar dela ter dito que nao me ama mais que nao sente absolutamente nada por mim tento desesperadamente recomquista-la mais ta difiçil ela esta disposta a viver sem min nao sei o que fazer o meu passado simplesmente esta distruindo o meu presente e com serteza o meu futuro
Sou casado há 10 anos. Amo minha mulher, mas sempre fui muito ciumento. Tinha medo dela sair com as amigas solteiras e com as recem separadas. Nos ultimos 2 anos 2 amigas muito proximas dela se separaram. Ela me disse que me ama mas nao é mais apaixonada como no início o tesao nao e o mesmo. Sei que ela me traiu uma vez ha 1 ano e tambei confessei o mesmo a ela. Descidimos continuar e passar por cima de tudo. Agora sei que conheceu um outro cara recentemente. Se conheceram há menos de 1 mes e ela estava encantada com a situação muito mais que com ele. Ontem ele dispensou a ela. Descobri através de um email que li. Ela estava passando por uma crise pessoal muito grande também por estar desempregada. Felizmente acabou de ser contratada e sua auto estima subiu. Estamos morando na mesma casa mas so em quartos separados. Ela tem uma filha do primeiro casamento que no inicio do ano pediu pra morar com o pai. Ela me fala que se ficarmos distantes pode ser que haja uma chance de voltarmos, ou melhor iniciarmos uma nova relação, mas não sabe quanto tempo ela precisa. Temos um filho lindo de 7 anos. Durante a relação muitas vezes deixamos de ter uma vida só a dois por causa do filho e também deixamos de ter uma vida individual. Dei a ela um prazo de 2 meses para conversarmos e tomarmos uma decisão. Vou dormir fora de casa todos os dias para não nos encontrarmos, ja qiue trabalho em casa. Ela pediu que precisava um viver um pouco a vida de solteira, sair com a s amigas, não dar satisfação, etc para ver qual vida ela sente mais falta. Estou tentado dar o que ela pediu. Será que estou no caminho certo? Amo muito essa mulher e quero de volta ela e minha família. Por favor me ajudem. Preciso de opiniões.
eu to casada a 3 anos e ñ to conseguindo entender meus sentimentos .. meu casamento ñ anda muito bem ja ñ tenho mais o tesão q tinha por ele ele tbm ja ñ me procura como antes e pra completar to sentindo tesão por outros homens meu amrido ja ñ e mais carinhoso como antes as vezes eu fico chorando no quarto e ele nem se quer vai conversar comigo ai meu deus to pensando em me separar mais tenhgo tanto medo pro meus pais ele e o marido perfeito pra mim eles acham q sou super feliz como vou chegar e dizer q vou me separar asssim do nada q pra ele ñ a motivos pra separação ñ sei o q fazer só quero ser feliz
este arquivo foi justamente para mim, chegamos ao ponto dele me agredir fisicamente, e ele realmente me deu todas as pistas que eu precisa para ir embora. concordo plenamente , se eu tivesse saido antes nao estaria sofrendo tanto como agora
Camila,
Já que solicitou opiniões, lá vai a minha, o que importa não é o que seus pais vão achar de você, eles a amam e a querem ver feliz, se esta sofrendo não deve continuar, por que ele não vai mudar se é o que você espera…
Vá ser feliz, pense em você, não se prive da oportunidade de conhecer novas coisas. E outra, quem vive com esse homem é você ou seus pais? Pois então, a escolha é sua. Desejo sorte. Abraços
Então…minha situação é bem parecida com a da Camila…. Não sinto mais desejo pelo meu marido…ele é lindo de morrer, mas nao sinto mais atração…Mas é tudo culpa dele..ele me deixou uma pessoa fria, sem carinho…sempre fui muito carinhosa e com muito amor pra dá, ao contrário de mim, ele depois de alguns anos de namoro ficou uma pessoa grossa e estupida…só sabe falar dos meus defeitos, só sabe me criticar, nunca faz um elogio, só sabe me beijar ou me abraçar quando é pra afzer sexo….ele acha que amor é satisfazer minhas vontades materiais, mas não tem nada a ver..é muito mais do que isso…Morro de inveja de uma amiga q esta casada há 10 anos, tem uma filha de 7, e todo santo dia faz sexo,..e ela diz que não cansa..que é gostoso e prazeroso..mas tudo isso porque o marido dela instiga isso nela..é carinhoso é amavel e tudo mais…enfim..to putiada da vida…acho que quero terminar de uma vez essa história
Nossa Leonardo que triste sua situação vejo que não existe mais respeito entre vcs, acho que não está fazendo a coisa certa porque vc está fazendo tudo para esse relacionamento dar certo e ela que tb tem culpa por essa situação não está fazendo nada, o melhor a fazer é conversar com ela sobre vcs e saber se ela realmente quer ficar com vc se ela quiser acho que seria muito bom vc fazer algo para reconquistar ela agindo com romantismo sendo carinhoso e etc, vc sabe como conquistar uma mulher td homem sabe, se ela continuar te enrolando com essa historia de tempo melhor pular fora pq ela não ta te respeitando oq ela ta fazendo é se divertindo com as amigas te traindo e brincando com seus sentimentos e ta só te enrolando pra quando cansar dessa vida volte pra vc, muito egoista da parte dela por isso acho que devem resolver essa situação logo pra evitar mais sofrimento.
Bjuss
Boa sorte…
To namorando a 4 anos um rapaz de uns 2 anos pra ca ele mudou muito se afastou demais agora tudo que faz é trabalhar e quando não está trabalhando ta se divertindo com os amigos o vejo muito pouco por milheres de vezes mentiu pra mim chegou a falar que estava doente e no dia seguinte soube por outras pessoas que estava em uma festa que eu msm não fui por consideração a ele estar doente já terminamos muitas vezes sempre por esses motivos e ele sempre vem chorando implorando perdão e eu perdoo mais é só o tempo passar que volta a fazer tudo de novo to muito triste tb não vejo mais como ficarmos juntos…
Morena Triste,
Fiquei realmente pensando em sua historia, me angustiou imaginar como você se sente, é uma situação terrível. Se me permite, gostaria de dizer-lhe umas coisas, acho que pode servir para todos, a vida ainda não acabou. Todo dia temos uma nova oportunidade de mudar nossa historia. Cada dia é uma dádiva, e devemos ver as oportunidades como tal. Mudar é necessário e preciso! A vida é tão curta pessoal, não devemos perder nosso precioso tempo nos desgastando em um relacionamento infeliz e sem expectativas. Não devemos nos iludir com a idéia de que as pessoas vão mudar, não é assim, as pessoas não mudam da água pro vinho, são nossas vivencias que nos fazem ser quem somos, pessoas que são desonestas nas pequenas coisas serão nas grandes também! Pensem nisso! Acreditem, podemos fazer tudo diferente, basta querer…
Abraços
Bem, tenho 28 anos, no ano passado tive um relacionamento que acabou, descobri que fui traida pela minha melhor amiga. Há dois meses começei um novo relacionamento com um homem mais velho, estava bastante feliz ate q no mes passado as coisas mudaram, ele so quer trabalhar e em dois meses de namoro a um mês nao nos vemos e mal nos falamos, ele nao tem tempo p mim. estou triste por imaginar q posso estar sendo traida novamente, e por ter sido boba em deixar me apaixonar por ele. por favor me ajudem o q devo fazer?
Bom,tenho uma namorado a quase 6 anos,por ele me mudei da minha cidade e fui para a cidade dele onde não conhecia ninguém,abandonei minha irmã que precisava de mim.Por um lado foi bom,tive que começar a trabalhar pois nunca tinha feito isso entrei na faculdade mas não sou uma mulher feliz,ele estuda em outra cidade não sei se é só impressão minha mas ele não me dá muita atenção de um tempo pra cá logo eu que deixei o aconchego do meu lar para ficar mais perto dele que amo tanto,aliás as vezes nem sei mais o que sinto,ele não gosta de sair só quer ficar em ksa assistindo tv ou estudando eu já estou ficando de saco cheio,meu namoro esta um tédio…ele não faz nada para me agradar e quando faço algo para agrada-lo ele me critica,me diz que sou gastadeira me arraza…será que ele não gosta mais de mim?
Tenho 22 anos e vivi um relacionamento conturbado. Meu ex-marido bebia muito, na verdade o problema dele n era beber em si, quem n bebe hj em dia, mas a quantidade de bebida q ele injeria…meu Deus , ele misturava cerveja, alcool,vódka, enfim…A um ano tivemos uma perda muito grande, que foi a morte do nosso filho. A princípio achei q toda essa bebedeira era por causa disso né, a famosa fuga da realidade , mas depois isso passou a ser mais constante.Uma vez quando viajamos,ele pensou q eu estav dando bola p outros rapazes, óbvio q n era verdade…de raiva ele entorna uma garrafa de VODKA inteira sozinho, me xinga de tudo quanto n presta, quase q minhas amigas chavam a polícia p vcs terem uma idéia.No outro dia , conversei com ele,mas depois fizemos as pazes, pois ele me prometeu n fazer mais isso, oun seja, n exagerar mais…ADIANTOU? Na primeira oportunidade ele fi beber denovo, e eu sempre do lado dele, aconselhando-o, oferecendo ajuda, mas como todos sabem, a gente n pode empurrar ajuda p ninguém,a propria pessoa é q tem q tomar essa iniciativa, mas ele permanecia inerte perante a situação. Quando foi um dia q fomos a um casamento e le etomou UISQUE até cair..e ainda queria beber mais e mais…saldo: ele acabou discutindo com o meu pai e saiu da minha casa. depois de um bom tempo ele retornou p minha casa, pediu perdão a meus pais e amim, e novamente JAMAIS FAREI ISSO DENOVO AMOR. Eu acreditei. Daí ele começou a chegar bêbado, aqui em casa. Para vcs term uma ideia,eu com 15 dias de operada, tive que simplesmente colocar ele debaixon do chuveiro e colocá-lo na cama eficar do lado dele p ele conseguir dormir. Quanto a presentes, bem foram muitos, tudo de bom, n que ue me importe com marcas..enfim..mas p ele eu queria tudo do bom e do melhor sabe, para agradá-lo , melhor, para fazê-lo feliz. Tanto conversei com ele sobre o alcool, tanto, tanto..principalmente quando ele bêbado , quis jogar-se de um carro em movimento. E fiquei do lado dele, por ele ja apanhei numa briga q el eteve com um parente, acabei levando soco e chute…Enfim, um certo dia , marcamos de sair e perguntei a ele: amor, vc vai beber? ele: Vou não amor, mas se u beber um pouco n vai dar pití. Eu: então eu prefiro n ir, sabe, p evitar certos constrangimentos, tipo , eu saia com medo com ele, porq era muito provável q ele fosse fazer alguma coisa. Bem , sempre cUidei dele , e pela experiência,sempre me estressava quando ele bebia, porq o dele era não beber, JAMAIS! Mas vcs sabem com são os homens.Liguei p ele e onde ele estava? na festa de um amigo. Fazendo oq? BEBENDO.ELE tinha me prometido q n ia beber,prometido e ai esntão perguntei o q ele queria da vida dele desse jeito…e el disse q eu sabia..eu respondi que sinceramente não. Depois ele me disse que estava com oa amigos e que eu estava EMBAÇANDO. Me deu uma dor tão, grande, depois de tudo, eu tô embaçando então tomei uma decisão. Peguei suas coisas e levei para sua ksa, triste, irada, tipo, dias antes eu relatei a preocupação de minha mãe porq meu pai também tem esse tipo de problema com alcool e o confidenciei sobre minha angústia, e depois de dias ele faz isso. Bem , telefonei p a sua mãe e disse do ocorrido,eram 20:00 h da noite e le n tinha chegado.DEtalhe, ele largou o trampo meio dia, imaginem a situação…Bom, no outro dia ele me liga, puto comigo, que n se falia isso, q tava irado, enfim…Eu pedi perdão a ele pelo mod ocomo tudo aconteceu…mas ele me disse q quer q eu fiq com esse peso no coração por toda a minha vida. Passou o tempo e ele me liga para falarmos de nós ele disse q n dava mais , q el eme faz sofrer. Eu disse q por mim eu estava com ele até agora, mas enfim p el eacaboi. Passou-se o tempo e começamos a trocar mensagens até um dia ele me ligou afirmando morrer de saudades, que é louco pou mim e q me amava, AMAVA. Nos encontramos ,tvemos uma ótima noite, e el eme perguntou se eu o amava, confesso q eu estav meio assim com ele,porqa estava com emdo dele me machucar sabe, mas disse que sim q o amava muito. E perguntei se era verdade o q ele tinha me dito, sobre o amor. ELE CONFIRMOU com todas as letras caras leitoras. Bem , no outro dia ele me liga dizendo simplesmente q n ta mais aquele apego todo, que o mesmo sentimento q ele tinha quando morávamos juntos ele tem ainda e que simplesmnete se acostumou comigo.perguntei a le o qisso queria dizer mas ele foi catergórico em dizer q isso n significava nada, apenas isso. EU : CONFUSA. passou. depois de um tempo eu mando mensagens p ele querendo conversar, p dizer claramente o q sinto por ele, me declara. Ele simplesmente diz q não queria mais me machucar q n queria reatar o namoro,porq queria estuadr , cuidar dele, enfin, e eu sem entende….e indaguei: então vc me amou até terça-feira , eu n entedi? ele disse que me amava mas n sabia como, que tipo de amor…bem, conversamos. Ele dizendo q eu o exotei da minha vida e el eapenas assinou em baixo, disso ele jamais vai esquecer
que ele é uma alcoolatra que n me merece……que tava com a saúde ruim…e q fiksse longe,que n duvidasse do amor dele…”que ja deu o q tinha q dar.Quem sabe um dia a gente volte aviver aquele amor que um dia existiu isso é fato” .”eu vou me cuidar ou me acabar de vez.” espero q vc seja feliz, eu sou um perdido q nunk vai mudar” Mas só q ao invés de eu chama-lo de tudo quanto é nome eu respondia com amor, tipo: se vc n acredita mais em nós pelo menos acredite me vc,n se deixe acabar por um vício q vc sabe que é ruim..mesmo q vc n acredite em vc, eu sempre irei acreditar. Sabe qual é q nossa real diferença? vc simplesmente encara tudo com rancor, raiva, se sentiu humilhado por ter me procurado eu não , eu te dou a outra face. vc n me perdoa por algo fiz, e julga 2 anos de ralacionamento em um ato q fiz com raiva, agora ele n pensa em tudo q fiz por ele..e passei por ele.Mas enfim, enquanto ele me falava me repelia eu dizia q o amava, que sempre acreditarei nele, em sua recuperação, apesar dos apesares eu acredito nele.que ele pode sim ser feliz , curar-se enfim, rebati com amor o q ele me falou com raiva e rancor, porq sempre falava do que eu fiz…só tocava nessa tecla, sempre. Mas eu de coração o perdoei por tudo, kda humilhação, kda palavra, kchaça, tudo.Ele disse: um dia ,quem sabe a gente pode viver aquele amor q um dia existiu.Talvez a gente se encontre o nunca mais. Ele como por final, como ultima mensagem disse: foi um erro ter te procurado,antes eu achava q te amava, agora eu acho q te odeio. Pode? bem esse é o meu dilema…Mas vou conseguir superar….
Bom Ano passado por mediados de novembro começai a namora com uma garota muito especial,só que em janeiro deste ano ela simplesmente termino comigo na qual vários motivos vieram a tona,ELA me esculacho dizendo que eu era muito imaturo pela minha idade.eu tenho 25 anos eu sei que eu errei,mas eu fazia de tudo para vê ela feliz mas tudo que,ela diz que eu fazia muitas brincadeiras na frente dela das amigas ficava um criança boba,ela não gostava disso,reclamo umas coisinhas a mais,mas isso não vem ao caso eu.Ela cito uma coisa na qual eu não concordei,ela queria que eu tivesse morando sozinho já em uma baita de um AP belo carro ganho um BIG salário,coisas sem nexo eu acho que nos seres humanos podemos ter tudo isso somos capazes mas requer tempo e dedicação para isso se realize não na hora que a gente que,eu não sei se ela gostava de mim,mas acho que não só depois de 3 meses do termino do namoro que eu descobri tudo isso mais já vai faze 4 que eu ainda sofro com a ausência dela ainda amo ela de verdade não sei mais o que faze da vida sem ela .
eu tenho 42 ano era casada e me envolvi com um moço de 26 no começo tudo parecia bem me separei vim morar m outra cidade depois de um tempinho descobri as traiçoes dele perdoei porque ele jurava sempre que nao faria mais e inventava um monte de historias perdi minha familia por causa dele pois a familia nunca aceitou , hoje fas 2 anos e meio que estamos juntos ,ele ta cada dia pior comigo , e um cara trabalhador honesto mas relacionamento nota 0 ele nao me procura mais pra sexo e nem me beija mais a nao ser um selinho sexo ja fas um mes que nao rola beijo na boca mais de um ano ,, sei e dizem que sou bonita e atraente mas nao consigo largar ele , quando vamos conversar eu peço pra gemte parar mas ele nao vai embora e tambem nao muda o geito de ser com isso to me sentindo muinto mal pois nao consigo largar e nao quero ficar assim alguem pod eme ajudar?
Eu namoro ha 5 anos e nao sei se no meu namoro ainda existe amor ou se apenas virou costume.Tenho medo de terminar e me arrepender mais tarde mas sinto que devo terminar pois eu ja não estou feliz com meu relacionamento, não tenho vontade de estar o tempo todo com ele e me irrito facil, tudo se torne motivo para briga mas percebo que ele me ama e tenta melhorar nosso relacionamento.Não sei o q fazer???
não sei o k fazer 🙁 andava cm ela a 3 meses e ela cumessou.se a afastar .. e acabamos eu gosto dela e ela dix k gosta mt mt de mim mas não sabe porque se afastou diz que não gosta de relacionamento… o k faxu???