É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos. Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade.
Por esse motivo é muito importante que você tenha sempre respostas para as seguintes perguntas:
Eu amo meu parceiro(a)? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele(a)? Sinto orgulho e admiração dele(a) e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele(a) me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos(as) meus(minhas) amigos(as) e não os(as) invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma(o) quando estou com ele(a)? Ele(a) nunca me coloca para baixo e trata minhas idéias como idiotas?
Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.
Agora, se você respondeu não para a maioria, mas seu relacionamento não é saudável, se teu(tua) parceiro(a) sempre te coloca para baixo, é excessivamente controlador(a) e ciumento(a) é importante repensar se a longo prazo isso é saudável e se tem solução.
E se a resposta for não para a maioria, não sei o que ainda faz nesse relacionamento. Não mantenha uma situação apenas por medo de estar sozinha(o) ou não encontrar outro(a) ou por estar acostumada(o) com uma rotina e ter receio de não saber mais viver sozinha(o).
Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu(sua) parceiro(a) com outra(o) ou for agredida(o) fisicamente ou ter perceber que discutem por tudo e não concordam com nada.
Mulheres, uma dica importante: estudos mostram que a maioria dos homens não sabe terminar um relacionamento, e por isso dão pistas para que vocês percebam e terminem. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, é melhor para você terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem te machucar muito mais.
eu e meu marido ultimamente só brigamos, ele dificilmente me beija, nem me cumprimenta mais quando chega do trabalho, é mais fácil ele beijar o rosto de suas irmãs do que eu, estou cada dia mais triste, e tenho a impressão que ele prefere me ver triste do que feliz, pois sempre me coloca para baixo, tudo que faço está errado nada tá certo, tudo acontece de ruim em casa a culpa é minha, será que ele não me ama mais, porque só lembra de mim quando quer transar coisa que ocorre apenas umas 6 vezes no mês.
Por favor me ajudem pois estou perdendo a vontade de viver.Amo ele demais.
eu ando muito triste, pois eu tenho muitos problemas como familiares, estudos e tenho muita falta de tempo pra dar atenção pra minha namorada.
As vezes eu fico triste por nÃo poder dá atenção a ela.
mas também não queria magoá-la
eu sei que estou muito novo pra amar. Eu deveria ter ouvido minha mÃe.
por isso obrigado pelo conselho.
e sei que devemos saber se estamos amadurecidos ou não.
Minhas respostas são quase todas não para as perguntas, agora só me falta coragem pra deixar tudo pra trás, é isso que me faz ficar com ela ainda, a falta de coragem de ficar sozinho, penso muito em meu filho, penso no que deu errado, mesmo sabendo que não fiz nada de errado, pois foi ela quem foi causadora de nosso afastamento. Na realidade eu sei que não existe remédio para esta dor mas mesmo assim eu tento encontrar um bom remédio para isto, queria ter coragem para sair de casa sem olhar para trás, mas não consigo, como eu queria ter um mínimo de coragem e foi somente aqui que eu consegui desabafar, pois é complicado falar de dessa situação com alguém.
Como eu queria amar minha namorada da forma que ela me ama! Ela me trata bem, me mima, tolera tudo, me elogia. É parceira pra tudo, até para quando eu nem queria que fosse. Isso é horrível, peço todos os dias para que Deus me ajude e que eu volte a amar muito minha namorada. Não quero e não consigo acreditar que tudo acabou. Mulheres! Saibam que os homens também sofrem muito com isso!
eu namoro há 13 anos 7meses e 23 dias…passamos por problemas de ciúmes meus um longo período,fiz terapia de casal,melhorei mas parece que foi tarde demais,ele não é mais o memso eu não sou ,ele nunca falou e nunca falará de casamento ,me esconde de seus familiares,está sempre comigo mas não com o entusiamo de antes tudo indica a obrigação e acomodação por tantos anos juntos…não sei o que fazer qualquer palavra mal falada é interpretada ao pé da letra e isso gera faíscas direto pra erupção…tá um inferno…e não tõ conseguindo sair nem ele!tá difícil minha gente …tenho 33 anos e gostaria hoje de ser mãe …mas nas circunstãncias não rolará…obg por lerem meu desabafo!
eu namoro há 13 anos 7meses e 23 dias…passamos por problemas de ciúmes meus um longo período,fiz terapia de casal,melhorei mas parece que foi tarde demais,ele não é mais o memso eu não sou ,ele nunca falou e nunca falará de casamento ,me esconde de seus familiares,está sempre comigo mas não com o entusiamo de antes tudo indica a obrigação e acomodação por tantos anos juntos…não sei o que fazer qualquer palavra mal falada é interpretada ao pé da letra e isso gera faíscas direto pra erupção…tá um inferno…e não tõ conseguindo sair nem ele!tá difícil minha gente …tenho 33 anos e gostaria hoje de ser mãe …mas nas circunstãncias não rolará…obg por lerem meu desabafo!
Pelo amor de Deus alguém me ajuda… eu namoro há 2 anos, amo demais meu namorado, ele tbm me ama muito, porém nosso relacionamento se tornou triste, sem vida… ele começou a sair sem me avisar, fica sempre na rua, não larga a bola por nada, tudo o q eu peço ele não faz e qdo faz faz brigando comigo, faz uns 4 meses q brigamos qse todos os dias, e eu tenho chorado demais… qdo falo em terminar ele fica super mal e diz q vai mudar, mas eu ja estou perdendo a paciência!!! o q eu faço???
estou casada a um mes e ja percebi q meu casamento nao vai dar certo! Deus sabe o quanto sofro com isso, desde q casei nao há um dia sequer q eu nao chore as escondidas! ele ja me falou que nao me ama, e so vai viver comigo ate o dia que der! há Senhor como doi saber disso e lembrar todos os dias q mas cedo ou mastard meu casamento vai acabar! pensso tanto na reação de minha familia, dos meus amigos, da sociedade, e acima de tudo penso tambem em mim, pois mesmo sabendo q ele nao me ama eu o amo tanto, faço tudo para agrada-lo… so nao sei ate quando esse amor vai resistir; pois como diz o poeta ingratidão tira afeição……..
Sou casada ha 18 anos, e 20 anos juntando com o namoro, meu casamento esta em crise pela milesima vez! mas sabe eu descobri uma coisa depois de tantas tentativas, ele nao me ama mais e com isso , depois de tanto maltratos, fez meu amor acabar tb! tenho duas filhas lindas….e nao queria que minha familia acabasse….
Namoramos durante 4 anos, e exatamente no dia de nosso 4º aniversario de namoro tivemos um discussão terrível. Passamos três dias sem nos falar, e qdo nos encontramos para conversar, ele me falou que não dava para continuar mais, eu concordei, e tentei ficar bem naquele momento. Ocorre que, comecei a questionar o porque daquele relacionamento tão perfeito e saudável ter terminado dessa forma, não conseguia entender, Tínhamos acabado de voltar de uma viagem maravilhosa que fizemos para comemorar nosso aniversario de namoro,essa viagem foi tão linda, tão romântica, tão feliz. Não conseguia entender, não tinha explicações para terminar. Passaram-se alguns dias e os questionamentos sempre voltavam a baila, e em um almoço com a Mãe dele, descobri que o Pai dele estava por trás do término do nosso namoro. Há tempos o Pai dele andava descontente com nossa relação, tinha medo do filho casar, que eu pudesse engravidar, etc, mas eu nunca soube desse descontentamento da parte do pai dele, pois pra mim sempre foi tudo tão normal e natural, nem me importava. Mas, hoje, quase um mês que estamos separados, consigo enxergar que realmente o pai dele teve total influência. Há tempos o pai dele vinha pressionando ele para terminar o namoro, oferecendo tudo o que se pode oferecer em bens materiais com a condição de que ele me deixasse. Resultado, meu ex fez a escolha dele, e decidiu-se ficar com tudo o que o Pai podia lhe oferecer, e para isso ele teve que abrir mão de mim. Até agora me questiono o porque disso tudo, o que incomodava ao Pai dele o nosso relacionamento, éramos tão felizes, tão apaixonados, jura de amor, planos, tudo tínhamos, e por imaturidade da parte dele hoje ele perdeu alguém que tanto o amou. Ele sempre me fez sentir tão amada, tão querida, tão desejada. Enfim, isso ainda me magoa muito, ainda choro, me desespero, tenho vontade de ir atrás dele, de ligar, mas como eu sei que ele fez essa escolha, não posso atrapalhar. Tô fazendo terapia e agora estou me recuperando bem, e estou percebendo que não mereço ele, não mereço o que ele tem pra mim, mereço coisa muito melhor. Espero que aos poucos, consiga me reerguer!
Ola pessoal vou compartilhar com vcs o que estou atualmente passando ….sou a ksada a 9a e tenho um filho de 8a lindo minha vida …mais de uns tempo pra cá descobri muitas mentiras de meu marido …inclusive pessoas que conheceu em viagens mulher e diz pra mim que é homem fico sempre achando que esta me traindo …sei lah …dias atras tivemos uma briga feia e ele me agrediu deixou marcas nau so em meu corpo com no meu coraçao …isso foi a mes e meio atras …desde entau eu durmo em outro quarto …ele ate tenta se aproximar mais eu so lembro do dia em que m bateu e das mentiras …ai nau consigo me aproximar para conversar …acho que ele nao me ama …pq se me amasse nau teria me agredido ….enfim passa tantas coisas na minha cabeça ja disse a ele que nau o quero mais na minha vida por duas vezes e nau estou sentindo falta dele …sei lah …será que meu amor por ele acabou ???alguem me axilie por favor é sempre bom termos uma segunda opiniao de pessoas neutras …desde jah agradeço…
olá Patrícia… Lendo sua estória, acho que seu sentimento pode estar diminuindo a cada dia por conta das mentiras e da sensaçao de ter sido agredida. Na verdade, a gente quando tem alguem importante ao nosso lado, alguém da nossa família, esperamos dela sempre uma proteçao, um porto seguro e que ela não permita que o mau nos aconteça. E quando essa pessoa é a causadora da nossa dor, a decepção é muito grande, afinal, ela estava alí para nos proteger, não é mesmo? Pior do que viver em um relacionamento frio, é viver em um relacionamento que vc não confie mais na pessoa. Faz muito mau à gente. Sempre vamos acabar buscando verdades e passamos a nao acreditar mais nas coisas mais simples que a pessoa falar. No seu caso, outro agravante é a agressao. Acho que isso é o extremo do desrespeito… Invadiu sua integridade física. Essa marca, como vc mesma disse, não se apaga né? Não sei como é sua condiçao de vida, se tem como começar uma nova vida, se realmente nao tem mais um sentimento tão forte, mas bom seria seguir sua vida junto ao seu filho, para que isso nunca mais aconteça. Nenhuma mulher merece e precisa passar por isto!
Espero que tenha força e serenidade para decidir bem seu caminho!
Boa sorte!
Oi gente preciso de ajuda urgentemente, o negocio é o seguinte, amo meu namorado mais que tudo na minha vida, mais que tudo mesmo e estou com ele áh 03 anos e 4 meses, mais o problema é que sou muito carente, quero alguem que me sufoque sabe, quero alguem que fique do meu lado toda hora, e quando eu ligo pra ele e essas coisas ele esta sempre stressado dizendo que eu sufoco ele, mais gente eu só quero amor, quero carinho, quero ser amada, ai gente não sei mais oque faço to acaba, to num mar de tristeza que nem imagina, ME AJUDEM
Olá Patrícia, na verdade uma agressão sempre tem duas vertentes, daquela pessoa que apela e parte para o ato físico, como aquele agente que o faz com palavras ríspidas ou até de baixo calão, acredito que sua agressão não foi só física, e pior, de ambas as partes onde o respeito não vai mais existir.
A colega abaixo falou da proteção, legal, sou homem, e na sociedade moderna as mulheres “também fazem sua proteção”, não espere isso de ninguém.
Vcs possuem leis para isto.
Procure viver uma vida boa, sem dores psíquicas ou físicas, e já te dou um conselho que deram há 2010 anos atrás:
“- Maldito o homem que confia no homem.- Jesus Cristo.
Assim vc será sempre mais feliz, espere o pior sempre das pessoas.
Seja bastante feliz, porque a felicidade é uma estrada permaneça nela.
Michele,
Já comeu chocolate quando te bate a carência?
Experimente fazer amor sem camisinha, rs, é o sêmen (estudos) indicam que mulheres que tem mais contato com o sêmen são mais felizes.
– A pesquisa foi conduzida em 293 mulheres com sintomas da doença psíquica que mantinham relações sexuais sem preservativos e outras com. O primeiro grupo mostrou uma melhora nos sintomas de depressão e, de acordo com os pesquisadores, até o número de tentativas de suicídio diminuiu. Outro dado da pesquisa indicou que mulheres que não usavam camisinha, ou usavam menos, faziam duas vezes mais sexo do que as que usavam. –
Ver Google, palavras chave: Sêmen tem propriedade antidepressiva.
Mayara,
Sou homem, e na condição de homem moderno vejo hoje o relacionamento macho x fêmea (ambos humanos) como uma troca.
Antigamente pagava-se o DOTE para um casamento acontecer, essa pratica se encerrou erroneamente, porque, homens seres naturalmente mais livres, castram-se em uma sociedade cada vez mais oportuna sexualmente falando. Porque cheguei até aqui?
Porque no seu texto vê-se claramente que a família do rapaz é forte economicamente e vc, naturalmente mais fraca na “coroa”, deve ser bonita, mas fraca no $$.
Assim, como pai atuante e atencioso que é o pai do seu ex-namo, viu vc como uma menininha que só quer “ganhar/gastar”, ser protegida e proteção na sociedade moderna é CASA, CARRO, PLANO DE SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, LAZER, tudo isso se compra com $$ e tudo isso é alimento de amor.
Por isso, CARA $$, colega estude bastante e viva feliz ou ganhe na mega-sena.
Laura, a vida é curta.
Acredite nisto, há males que vem para o bem.
Hoje ruim, amanhã melhor ou pior e VIVA A VIDA!
Firmeza sua família não acaba enquanto houver sopro de vida, mesmo que distantes um do outro.
Fran,
Vc quer um escravo?
Um cachorrinho?
Já pensou como é a felicidade para o seu “namorado”?
Um relacionamento precisa ser natural, senão… já era!
christinne,
Vc definitivamente está com o tipo ERRADO.
Sai fora, e na sua idade não dá para ficar esperando muito mais não. Sacode a poeira menina! Fé!
Vc está viva e ele também!
Olá, minha historia e a seguinte: tenho 23 anos me casei ha 2 anos e meio, mas namorei desde os 13 ou seja sao 10 anos juntos… engravidei com 15 anos continuamos juntos só namorando pois eu naum quis casar me achava nova demais para casar, ha dois anos e meio resovemos casar, estava tudo dando certo, eu estava na faculdade, fazendo estagio e ia casar … faltando um mes pro casamento descobri que estava gravida de novo, com a gravidez passei muito mau esrava perdendo muita aula na faculdade entao resolvi trancar a facul e sem facul, sem estagio… ou seja parei minha vida novamente… casamos e começou o inferno… ele começou a ficar frio comigo, muitas brigas isso durou ate o nenem crescer e eu poder procurar um emprego, qnd ele tinha 8 meses fui trabalhar nossa foi otimo paramos de brigar estava feliz da vida as crianças ficavam com minha mae durante o dia… ai veio a desgraça… minha mae faleceu, eu naum tinha mais com quem deixar as crianças e nao valia a pena pagar escolinha… entao parei minha vida novamente e hoje estou aqui… sem minha mae, sem profissao, e com um marido que so me poe pra baixo, é frio, nao me procura mais na cama e qnd eu procuro ele diz que esta cansado, mal fala comigo e qnd esta em casa só dorme, nao sei mais o que fazer, ja chamei ele pra conversar e ele diz que nao tem nd a ver e que nao quer discutir.