É muito difícil identificar que um relacionamento acabou. E quanto maior o tempo juntos, mais difícil se torna. É doloroso perceber que algo em que foi depositado tanto esforço, energia e empenho simplesmente não existe mais. É difícil assumir um fracasso e por isso os sinais ficam tão escondidos. Muitas pessoas fingem que não enxergam e não assumem que não existe mais um relacionamento saudável e feliz, tentam viver com esse sentimento achando que é algo temporário, uma fase ruim que vai passar. Apenas quando um fato real acontece é que caem em si de que o amor, a paixão, o carinho e, às vezes, até o respeito acabaram. Nada pior do que permitir que um sentimento que foi tão bom um dia acabe em ódio, raiva. É muito melhor utilizar a honestidade, o diálogo e terminar mantendo uma amizade.
Por esse motivo é muito importante que você tenha sempre respostas para as seguintes perguntas:
Eu amo meu parceiro(a)? Temos metas e objetivos de vida em comum? Imagino criar uma família com ele(a)? Sinto orgulho e admiração dele(a) e valorizo isso para todos? Percebo sinais claros de que ele(a) me ama? Vejo a liberdade da vida de solteiro dos(as) meus(minhas) amigos(as) e não os(as) invejo? Consigo viver tranquilamente com seus hábitos e manias? Conheço pessoas interessantes e não sinto desejo e vontade de ficar com elas? Consigo ser eu mesma(o) quando estou com ele(a)? Ele(a) nunca me coloca para baixo e trata minhas idéias como idiotas?
Enquanto você tiver respostas positivas para a maioria dessas perguntas e seu relacionamento for saudável, significa que o relacionamento ainda tem grandes chances de dar certo. Alguns pontos sempre são ajustáveis através de conversa.
Agora, se você respondeu não para a maioria, mas seu relacionamento não é saudável, se teu(tua) parceiro(a) sempre te coloca para baixo, é excessivamente controlador(a) e ciumento(a) é importante repensar se a longo prazo isso é saudável e se tem solução.
E se a resposta for não para a maioria, não sei o que ainda faz nesse relacionamento. Não mantenha uma situação apenas por medo de estar sozinha(o) ou não encontrar outro(a) ou por estar acostumada(o) com uma rotina e ter receio de não saber mais viver sozinha(o).
Não espere para perceber que acabou apenas quando pegar seu(sua) parceiro(a) com outra(o) ou for agredida(o) fisicamente ou ter perceber que discutem por tudo e não concordam com nada.
Mulheres, uma dica importante: estudos mostram que a maioria dos homens não sabe terminar um relacionamento, e por isso dão pistas para que vocês percebam e terminem. Por isso, ao perceber que chegou ao fim, é melhor para você terminar, porque a falta de vontade dele, a falta de respeito e de paciência podem te machucar muito mais.
Olá…estou desanimada com meu casamento que dura a 3 anos, meu esposo tem problemas sexuais devido a uma doença e tá sendo muito difícil pra mim, não tenho uma vida sexual ativa e parece que nosso casamento é meio frio, o que mais me machuca é que tenho que ajudálo em dívidas, ele não diz que me ama, quando ele está em casa ou é no computador ou com os sobrinhos dele para fazer algum programa eu fico meio sem ter o que fazer, ele me deixa muito livre até demais, quando eu vou reclamar ele diz que é porque sou muito mal agradecida que seria melhor que ele estivesse num bar? sei lá é meio vazio to me sentindo muito só mesmo tendo alguem comigo o que faço? será que a errada sou eu será que posso fazer algo?
gente eu sou lesbica e namoro com minha parceira a 3 anos,no inicio como todo relacionamento,era tudo maravilhoso,mas de uns tempos pra ca ela nem me olha,nao me toca,nao liga pros meus sentimentos,ela era muitoooo carinhosa no começo,mas agora só sabe chegar em casa,virar pro lado e dormir…isso é um saco…isso pra vcs verem como são as coisas =/
gente sou casada e tenho 2 filhos,um do meu marido e outra menina do meu ex,eu e meu marido fomos muito felizes um dia,mas agora ele só pensa em se satisfazer e não ta neim ai pra mim,ele chega em casa e vai direto pra cama…nem fala comigo e vai ver tv,eu ja trai ele por causa disso a uns tempos atras,mas naum quero mais fazer isso…queria saber como posso fazer pra resolver isso,porque vou fala beim no popular,nenhuma mulher aguenta ser mal comida e mal saisfeita,eu garanto…quem pude me ajuda por favor me ligue..pode liga a cobra mesmo
meu numero é:051 91675183
eu amo minha mulhé,maiz ela nao mi sadizfais mais como eu fasso pra ela voltar a cer ispecial pra eu comu era eela aintes ?ajudem mi por favour!
abrassos…
gente sou casada e tenho 2 filhos,um do meu marido e outra menina do meu ex,eu e meu marido fomos muito felizes um dia,mas agora ele só pensa em se satisfazer e não ta neim ai pra mim,ele chega em casa e vai direto pra cama…nem fala comigo e vai ver tv,eu ja trai ele por causa disso a uns tempos atras,mas naum quero mais fazer isso…queria saber como posso fazer pra resolver isso,porque vou fala beim no popular,nenhuma mulher aguenta ser mal comida e mal saisfeita,eu garanto…quem pude me ajuda por favor me ligue..pode liga a cobra mesmo
meu numero é:051 91675183
podem ligar a qualquer horario q eu atendo!
Olá, pessoas que compartilham do mesmo problema que eu, sou casada tenho 2 filhos um do 1º casamento e um do atual estou nesse relacionamento á 4 anos e venho enfrentando dificuldade de entendimento na cama , na conversa em tudo o que transforma um relacionamento feliz e satisfatorio . Imagino que ele tambem esteja assim pois homens tambem tem centimento mais ambos ficam quietos e não tentam mellhorar vejo meu casamento acabando a cada dia qd naum me importo se ele vai deitar na cama ou no sofá pq quer ver tv ou se naum toma banhanho pra dormir ou sobre o que houve no seu dia simplismente naum me interesso mais pela vida dele ou que faz porem vem a questão do custume pq qd vc fica tanto tempo com uma pessoa acha que naum pode mais viver sem ela mesmo sabendo que naum há amor. Naum quero mais continuar sei que acabou , porém so de imaginar que ele poderá encontrar alguem fico com o coração partido mais naum tenho vontade de melhorar essa situação quero simplismente voltar a ser feliz amar e ser amada compartilho com vcs pq naum tenho amigas proximas todas se foram qd meu casamento chegou o que me resta são pessoas que me julgariam ou que irian dizer ahhh isso é fase até qd vai essa faze quero ser feliz e fazer alguem feliz se naum, naum tem sentido tenho tudo que é necessario tenho meu emprego ele tb tem o dele mais falta amor , amizade ,cumplicidade os ingredientes perfeitos para compor uma grande relação.
OI MEU NOME É ELLEN E ESTOU PASSANDO POR ESSE MESMO PROBLEMA NA MINHA VIDA.ESTOU COM MEU AMARIDO A 8 ANOS ,NOS AMAVAMOS MUITO,LUTEI MUITO POR ELE SOFRI,CHOREI ENFIM,ENFRENTAMOS TODAS AS BARREIRAS QUE VCS PODEM IMAGINAR E HOJE ESTAMOS A 4 ANOS CASADOS TEMOS UM FILHO LINDO,E NOSSA RELAÇÃO ESTÁ ACABANDO,NÃO NOS ENTENDEMOS MAIS ,BRIGAS ATRÁS DE BRIGAS SEM MOTIVO,ESTOU MUITO TRISTE MAS A PIOR COISA E SE SENTIR SOZINHA ESTANDO ACOMPANHADA.ELE Ñ ME PROCURA MAIS NA CAMA ,ME ENCHE DE DEFEITOS ,NADA TA BOM,SEI LÁ ESSA SITUAÇÃO ESTA ME MATANDO,TENHO TANTO MEDO DE TOMAR DECISÃO E ME ARREPENDER,TEM MEU FILHO QUÉ É MUITO APEGADO AO PAI,ME AJUDEM PRESCISO MUITO DE OPINIÃO,DE CONSELHOS ME MANDE POR E-MAIL QUE É ELLENCAROLINA28@HOTMAI.COM.OBRIGADO A TODOS
ME AJUDEM!!!
SOU LESBICA, NAMORO A 2 ANOS E MEIO.. ESTOU COM UMA DUVIDA CRUEL.
NÃO SEI O QUE SINTO MAIS PELA MINHA NAMORADA, ELA É PACIÊNTE, ME AMA MUITO.. MAS NÃO SEI SE O AMOR QUE SINTO POR ELA É AMOR DE NAMORADO..
SERÁ QUE NOSSO RELACIONAMENTO ACABOU?
SEI QUE SE EU TERMINAR ELA VAI SOFRER.. NÃO SEI O QUE FAÇO, POIS NÃO SUPORTO VE-LA SOFRER PRINCIPALMENTE SE FOR POR MINHA CAUSA..
GENTE ME AJUDEM….!!!1
Olá pessoal,”mulheres traidas” eu sou uma mulher de 29 anos tenho 2 filhas, e sou casada há 8 anos, e recentemente descobrir estava sendo traida pelo o meu marido a mais de 2 anos!!! e pior ele engravidou ” á outra” ta gravida!!! nesse momento eu estou sem chão, perdida sem saber o que fazer,nem para onde ir, pois o canalha não quer separar de mim,fala que errou, e se arrepende de tudo e não quer me perder,mas a outra vevi infernizando nossas vidas, enfim eu nem sei mas se vale á pena seguir com ele. gente me judem decidi por favor, eu vou enlouquecer…meu msn jane-monte@hotmail.com bjs..
Olá preciso de ajuda,principalmente de mulheres q já tem tempo de casada,tenho apenas 1 ano de casada e estou passando por momentos muito dificil,tive uma perda de um filho com 37 semanas de gestação(8 mêses),por um erro médico se meu filho estevesse aqui comigo estaria com 7 mêses.E de uns mêses p/cá eu me meu marido vive brigando muito,antes era meu amor p/cá,meu amor p/lá,vivia me fazendo declarações de amor,cada dia uma carta de amor,me dizia q sou a mulher mais linda do mundo,e agora ,chega em casa vai direto p/o computador,só vai p/a cama quando estou quase ou já estou dormindo,no dia seguinte antes de ir p/trabalho vai p/o computador de novo,se agente briga é por besteira,e agora ele deu p/ ficar sem falar comigo se agente brigar,fica dias sem se falar,e se valta a falar comigo porque eu sento p/converssar com ele,porque se depender dele não dar mais o braço a torçer,até nisso ele mudou,quando conversso com minha mãe,ela fica dizendo q se eu me separar dele vai ser uma vergonha porque só temos 1 ano de casados,e juntos 2 anos,e que todos vão ficar criticando,porque nosso casamento foi lindo,tudo bem organizado,e ai vão falar que fizemos um casamentão e com 1 ano nos separamos e que ela não vai me aceitar mais de valta em casa,e q eu não trabalho,resumindo eu só vivo p/ele p/arrumar a casa,lavar,passar e conzinhar,não tenho nem mais vontade de preocurar ele na cama,e ele só me procura uma vez ou outra um homem novo de 24 anos.é assim, quando agente consegue ficar bem é um amor,e quando estamos brigado tenho a sensação de que odeio e tenho nojo dele,e p/completar a mãe dele deve estar adorando pois não nos damos bem,ele também não fala mais com ela por varcilos dela mesmo,e ela tem mais raiva ainda proque não foi convidada p/o nosso casamento,e ela gosta de fazer fetiços,macumba p/as pessoas,as vezes acho q ela deve estar fazendo também p/o meu casamento acabar,eu suporto mais p/não dar esse gostinho p/ela,só q estou sofrendo de mais,gostaria que as pessoas mais espêrientes com mais tempo de convivência me desse concelhos,me ajudasse,será q meu casamento tão ressente está perdido,ou é uma fase?é o meu dessespero q me leva a essa conclusão,meu e-mail é fabychocolate82@hotmail.com,fico grata a quem puder me ajudar.
estou vivendo um casamento que na verdade ja acabou faz tempo.Nao sinto desejo pelo meu marido e nem se quer confio nele,isso em todos os sentidos,porem não sei explicar porque ainda estou com ele.Tenho muita vontade de deixa-lo,mas alguma coisa inesplicavel me prende a este homem,nao sei dizer o que é,e se for possivel,gostaria da ajuda de alguém ou de um especialista.Gostaria muito de resolver esta pagina da vida,pois é horrivel estar ao lado de uma pessoa que voce deseja tirar da sua vida…
oi boa noite meu nome e vera estou sofrendo muito falta 3 dias para meu casamento e descobri q meu noivo ta com a eis dele e pior e q ele ta balaçado com ela disse q ta com medo de se casar comigo na verdade acho q ele gosta das duas nao sei o q faço me ajudem por favor
Ola, Tenho 45 anos e estou passando por uma fase em reclusão. Me separei a 11 anos atras para viver um amor de contos de fada, naquela oportunidade não havia objetivos claros de quanto tempo ficaríamos juntos e o que aconteceria, mas estava apaixonado, criamos uma história de vida especial, um filho lindo, um relacionamento perfeito, PORÉM, uma garrafa de Whisky na noite errada me permitu cometer o maior erro da minha vida, engravidei uma grande amiga! Passei os cinco primeiros anos sem comentar com ninguem, já que eles moravam 500 kilometros de distância, me ajustei todo para dar atenção ao meu filho, não consegui mais esconder e contei a dois anos atras, ela se remoeu, não me largou, porém nunca mais foi a mesma pessoa, começou a presta mais atenção na rua do que em casa, percebi, fiz tudo que pude pra trazer sua atenção de volta mas estava sem arranhada, passei dois meses criando analisando a melhor forma de dar um fim no nosso casamento, sofri, emagreci 11 kilos e tomei a decisão, sai de casa com tudo organizado, ela fez de tudo pra voltar, eu não aceitei, estava determinado na minha separação. Agora seis meses depois estou sofrendo mais do que antes por não ter sido hábil o bastante para sobrepôr este momento.
Gostaria de sugerir a todos que aqui relatam seus problemas, primeira coisa a se fazer FALAR A VERDADE, em seguida conversar tudo, sempre, depois que você se compromete com os vizinho, amigos e outros você fica sem saida e coloca sua parceira também sem saída.
EU AMO ESTA MULHER MAIS DO QUE EU ME AMO!
Pessoal eu estou muito triste por que a pouco tempo o meu namorado que é mais velho tem 34 e eu tenho 20, estava escondendo algumas mensagens de uma suposta amiga no celular, um dia ele estava em casa é uma tal menina deu toque para ele e eu praticamente o obriguei a liga de volta perto de mim, mais acontece que ele teve umas atitudes estranhas parecia estar avisando que eu estava perto dele e tal. Dai por diante a gente so brigou ele ate me deu a senhas de orkut e msn e disse que so muito ciumenta e por isso que ele preferiu esconder. Mesmo assim não sei o que pesar. Nos damos muito bem fora isso mais essas suas atitudes me muito feliz e triste. Tudo que queria era que se abrisse para mim e dissesse mais sobre sua vida, da mesma forma que eu o digo da minha.
Olá! estou com um problemao meu marido ñ confiava em mim e depois q um dia ele me viu sainda do carro de uma amigo meu , ele criou uma historia na kbç dele achando q eu o traí, mas na verdade foi apenas uma carona, depois disso ele ker me controlar , ker q eu ligue no trabalho dele avisando se vou sair de casa e se eu digo q vou em um lugar depois quero ir em outro ele ker q eu avise , se eu ñaviso só sai briga, ñ me deixa trabalhar nem eu fazer algum curso, me liga pra saber se eu estou no lugar q havia dito q eu ia , liga pra saber se ja estou indo embora e as vezes liga em casa pra saber se eu já cheguei, ele está me fazendo uma tortura psicologica mto grande , as vezes penso em me separar , mas tenho um filho de 5 anos q é mto apegado nele , fiko com mta dó do meu filho , ñ sei o q faço, estou precisando de um concelho, me ajudem… meu email é luciana20082009@hotmail.com
Olá tenho um problemão e vou tentar relatar um pouco para vocês, mas por favor, não julguem. Eu Tinha 22 anos quando conheci o homem que amo o Aureo, bom saímos eu era do tipo caseira, quieta, muito menina sem experiência nenhuma, pois nunca fui namoradeira… Foi coisa rápida, ele me levou de um cidade para outra, fiquei encantada, eu era estagiária na empresa que ele trabalhava e ele era o gerente, mais velho, educado, charmoso… Daí depois desse encontro teve outros e outros e com toda minha ingenuidade e porque os encontros eram poucos eu sempre imaginei que ele era separado, isso mesmo ele sempre me falava da ex, fui saindo, saindo…. Até que um dia ele fez um comentário de uma filhinha de 2 anos assustei como? Daí ele me disse algo de uma mulher, mas ele falou como sendo atual, pirei, ele morava com uma mulher, fazia tres anos, e tanto a atual como a ex tinha o mesmo nome e as vezes ele já estava me falando, dando dica da atual e eu não percebia nada. Daí quando soube que ele morava com alguém, por falta de experiência ou por achar que tudo seria passageiro nunca aprofundei no assunto… Passou algum tempo e eu estava cada vez mais apaixonada, amei esse homem como nunca mais amarei outra pessoa, tentávamos terminar e logo eu procurava, já naõ conseguia ficar sem ele, e ele me dizia a verdade, disse que estava com ela, que a amava, que nunca se separaria…. E eu amava ele loucamente, até acreditei que eu amava por nós dois, como nunca fui de sair, daí é que nunca mais sai mesmo, dormia e acordava pensando nele, respirava ele, acho até que já tive depressão,porque teve época que eu chorava…. esperava, combinava e nada dava certo, todo final de ano ele viaja com a família e de lá ele me ligava e eu sempre morrendo de saudade, como eu queria ele aqui, como eu sonhei com tantas e tantas coisas… Depois disso tudo ele começou a aproximar mais de mim, acho que ele até gostou ou apaixonou por mim, pois fizemos algumas viagens juntos, ele tornou extremamente carinhoso, romântico, daquele de abrir porta do carro, dar flores, me chamava de nomes carinhosos…. E eu?? Depois de tanto tempo só esperando sem obter nada, nenhuma atenção, quando ele ficou assim, tentando fazer algo por mim também, eu já não tinha mais paciência, brigava e reclamava de tudo, chorava, tinha ciúmes da mulher dele, comparava…. Toda viagem a gente brigava, porque eu queria ele por mais tempo e ele não podia ficar, daí eu não compreendia…. E aquele amor doido só aumentava, eu queria ele mais e mais…. Bom, já se passaram 13 anos, de brigas, choros e bons momentos também, em Janeiro decidimos que faríamos uma viagem só nosso, porque as outras ele sempre ia resolver algo e aproveitava pra me levar, dessa vez demos um jeito e fomos para Maraú na Bahia, estávamos cheios de expectativas, ele queria fazer diferente, mas eu já não acreditava que seria diferente e lá naquele paraíso mais uma vez eu comparei, e briguei…. tudo era motivo para eu sentir ciúmes da relação dele com a mulher, ficamos poucos dias por lá, voltamos… passamos na cidade onde ele nasceu, já tivemos lá outras vezes e lá sempre tivemos momentos bons, melhorou um pouco, voltamos para nossa cidade… e daí por diante ele nunca mais foi o mesmo, gelou, esfriou… e quando eu fui perguntar ele disse que não queria mais, mas dessa vez, não foi como as outras, que a gente brigava e depois tudo se resolvia… Dessa vez ele foi indiferente, sem brigas… Inventei uma viagem, passei um mes fora, pra ver se mudava alguma coisa, se ele sentia saudade, bom não sei o que dizer: pois ele me ligava todos os dias, me pedia fotos, falávamos pela net…. mas aos poucos fui sentindo ele triste nos telefonemas, já não tinha mais assunto, resolvi voltar, no nosso primeiro encontro ele me abraçou muito, me beijou… mas não olhava nos meus olhos… E daí por diante, eu só sentia a distância dele, sem assunto, sempre triste, nunca me dava um sorriso, nunca mais me chamou de linda, maravilhosa… É o sentimento, o pouco que um dia existiu… já tinha ido embora…. fui levando, chorando, até que no dia do aniversário dele fiz uma festinha particular, parecia que não era nadaaaaaaaaaa…. ele não demonstrou nada, o olhar triste de sempre, me agradeceu muito… Daí eu disse: não sou sua ex, não temos filhos juntos e não quero você triste assim, porque amo você, eu já fiz tudo que podia ser feito, mas meu amor não tem lugar no seu peito, também não posso te obrigar a gostar de mim…. E ele disse: porque você brigava tanto, eu te avisei tantas vezes, porque? E não adiantou eu ter mudado, porque só agora eu mudei, parei com brigas, e enxerguei que muitas vezes era capricho, sentimento de posse, imaturidade… mas, agora é tarde… Viajamos mais uma vez lá onde ele nasceu, mas dessa vez tudo foi diferente, ele foi lá para pegar os papeis na igreja para ele casar com ela, fiquei arrasada, chorei muito lá, passei o pão que o diabo amassou, mas eu decidi que se fosse a última vez que eu iria curtí-lo o máximo…. Assim eu tentei, porque ele estava triste, tenso, fechado… Ah!!! meu Deus como sofro, como chorei e choro noites e noites… Voltamos de lá e ele nunca mais foi o mesmo, nunca mais foi romântico, atencioso, preocupado comigo… Não sei quando será o casamento ele não quis me dizer, eu só disse que não quero vê-lo usando a aliança e como ele é muito correto em tudo ele não tirará a aliança para me ver…. A única coisa errada na vida dele fui eu, ele é um bom pai, um bom marido, faz de tudo por ela, é conservador, generoso, bondoso…. Daí estou sem chão, pirada, perdi o pouco do sentimento que ele tinha por mim, e agora ainda sofro com o casamento que irá realizar… Semana passada, chorei absurdo e decidi de não procurá-lo mais, não aguentei na segunda eu já liguei e já fui correndo encontrá-lo… Meus amigos, a dor é insuportável, eu amo ele demais, foram 13 anos amando, dedicando e sendo fiel a esse homem, que foi o primeiro e único da minha vida, agora ele sai assim, parece que não fui nada pra ele, ele não importa com mais nada que falo, só nesse dia que terminei e chorei muito, daí ele me abraçou e quando saiu do carro eu vi lágrima no rosto dele, mas eu não sei mais o que fazer, não durmo direito, o meu coração doí tanto, morro de saudade dele e quando encontramos ele vai onde quero ir, mas está frio, se eu o beijo ele também beija, mas só isso, ele não toma mais iniciativa, não é mais romântico, não me elogia mais…. Ele enchia meu celular de mensagens, me ligava todos os dias só pra mandar beijos…. Hoje ele não manda mais mensagem, ele até pode ligar todos os dias, mas conversar normal e pouco e nunca passa disso… Não sei se ele agiu assim porque o sentimento acabou, como ele mesmo disse: eu não quis mudar, eu não mandei o sentimento embora, simplesmente o sentimento está por aí…. Então o sentimento dele acabou??? Ele decidiu casar…. e quer me expulsar da vida dele… Assim, do mesmo jeito que começou chegou ao fim, eu começei amando, amei, amo… sofri e sofro e continuo amando… POrque??? Porque????
Me ajudem.
Obrigada a todos pela atenção.
priscillalinda@hotmail.com
Ola!
Tenho 29 anos e vivo uma relaçao de 15 anos, conheci ele com 14 anos no colegio e 2 anos depois estava gravida, hoje temos 2 filhos, e uma relaçao de amor e amizade.
Talvez por ter conhecido muito novinha, ele nunca quis que eu trabalhasse, tivesse amizades e eu sempre confiei muito nele, sempre quis ser como ele queria que eu fosse. (burra nao?)
Hoje ele joga tudo na minha cara, que eu nunca trabalhei, que nem amizades tenho, e pra piorar, peguei ele na net procurando acompanhantes, pois é, isso mesmo, procurando garotas de programas, nao consegui ficar sem brigar, mas nao quis dizer o motivo da briga porque quero pegar mais coisas e ter mais provas, e mais uma vez eu fiquei por errada na historia. PRECISO MUITO DE UM CONSELHO, POIS NAO SEI COMO AGIR E O QUE FAZER, JA PENSEI EM CHAMAR AS CRIANÇAS E ABRIR AS PAGINAS NA FRENTE DELES, POIS SE NAO FIZER ASSIM, ELE VAI USAR ELES CONTRA MIM. Por favor me ajudem, estou sentindo odio e ao mesmo tempo medo!
Estou lendo aqui o depoimento de todas essas pessoas, e pra mim foi melhor do que uma terapia. É, na verdade, uma terapia em grupo – à distância.
O que percebi é que, na GRANDE MAIORIA, os relatos são muito parecidos. Sempre reflexo de uma vontade de se amar mais. É isto: precisamos nos amar em primeiro lugar. Deixar de viver nossa vida pra viver a vida dos outros é um grande erro. Talvez o primeiro passo pra um relacionamento fracassar. Nem homens nem mulheres respeitam pessoas que deixam sua individualidade de lado para serem sombras, apêndices de outros. Eu falo isso por experiência própria. Errei demais num relacionamento antigo. Parei no tempo pra empurrar essa pessoa pro sucesso. Só que fiquei parada vendo a vida dele progredir. Me senti muito importante no momento em que o ajudei a crescer, mas esqueci de mim. E quando terminou, ouvi coisas do tipo: “você viveu a minha vida”, “você não procurou se desenvolver profissional e pessoalmente”. Me senti a última das mulheres. Mas era a mais pura verdade: larguei trabalho, não tinha uma faculdade em mente. Fui morar com ele em outro estado. E tive que voltar da mesma forma que fui: vazia e sem perspectivas. Mas parece que tirei pouco dessa lição. Hoje, moro com um cara que simplesmente é uma incógnita pra mim. No início, tudo sempre são flores. Eu morava com minha avó, e a gente só namorava. Brigas havia, mas nada que não se resolvesse com um “eu te amo” no final da ligação. Depois vim morar com ele. Nisso, já vão mais de DOIS anos. De uns tempos pra cá, a relação parece ter afundado e está num limbo inalcançável. Não sei o que fazer, pra onde ir. A gente realmente se sente perdida, mesmo. Pois a única certeza por ora é o nosso sentimento. Mas que passa a ser incerteza quando vemos que não temos reciprocidade. Vem logo o pensamento: por que vou dar amor a quem simplesmente me ignora? Esse é o nosso lado racional. Mas o instintivo, o emocional, fala mais alto. A gente não quer acreditar que não é capaz de ser amada, de fazer diferença na vida do outro. Piorou quando descobri umas conversas dele na internet com várias mulheres. Havia uma conversa salva, e fui ler. Como sou de resolver na hora, liguei pro trabalho dele, falei um monte de impropérios, gritei, chorei, esperneei. Ele desmentiu, me chamou de maluca, mentirosa. E tudo o mais. Arrumei minhas coisas e fui pra casa da minha avó. Dias depois, cometi a burrice de voltar pra conversar. Ele me pediu perdão, ensaiou um choro, disse que era uma fantasia dele, e tal. Aceitei as desculpas, mas nunca mais esqueci o fato. Nisso, o perdão não vinha de dentro de mim. Em toda discussão, isso vinha à tona, pra mim sempre foi traição. Resumo da ópera: até hoje convivo com descobertas de conversas dele. É só eu passar um dia inteiro fora, que ele entra no MSN e faz das dele. Sem falar que ele se tornou uma pessoa fria, me critica o tempo todo, não tem mais paciência, não conversa. Quando fazemos sexo, sinto que não há mais conexão amorosa, que ele faz por simples vontade, por instinto. Nem prazer sinto mais. Aliás, vontade da minha parte tem faltado. Pra piorar, ele tem um filho de um outro relacionamento antes de mim, e às vezes tenho que aturar a ex dele ligando pra nossa casa quando a criança vem pra cá, e me tratando como se eu fosse lixo. Sem a menor posição da parte dele. Sinceramente, olho pra ele e sinto que é um estranho. O que tiro desse relacionamento? Bem, relacionamentos são diferentes. Mas nós sempre somos nós. Em primeiro lugar: sempre temos que ser a parte MAIS importante pra nós no relacionamento. Não existe essa coisa de “amar pelos dois”. Existe SE amar pra ser respeitada pelo outro. Precisamos manter nossa individualidade. Impor, se for necessário, e no início do relacionamento. As pessoas só aprendem a nos respeitar se NÓS nos respeitarmos em primeiro lugar. Isso não tem a ver com egoísmo. Trata-se de amor-próprio. Não somos salvadoras da pátria. Não seremos premiadas se nos sacrificarmos em prol de pessoas que não nos valorizam, que não acreditam no nosso potencial. Pelo contrário: seremos capacho de uma pessoa que pensa que pode pisar na gente a qualquer hora, porque estaremos sempre dispostas. Quem se dispõe a dar tudo de si pra viver uma vida que não lhe pertence também está disposto a perder a dignidade, porque o outro tem o poder sobre nossa vida. Afinal de contas, não fomos nós que abdicamos da nossa integridade, da nossa individualidade e entregamos nossas vidas nas mãos dele? Pergutemos a nós mesmas: e quanto a eles? Deixaram de fazer o que faziam antes? Entregaram suas vidas nas nossas mãos. Ou são independentes, mesmo estando numa relação a dois? Pensem nisso.
Dayse, li seu depoimento e gostaria de ajudar com a pouca experiência que tenho, sempre achei que mulher tem que trabalhar, não porque sou pão duro, mas porque a mulher precisa ter sua independência financeira, e o casal precisa entender que é preciso separar a vida em partes, a primeira é a vida íntima do casal a segunda é a vida com os amigos em comum do casal e a terceira é a vida particular de cada um a privacidade de cada um, algumas decisões agora podem ser duras e machucar algumas pessoas mas no futuro todos te agredeceram por ter tomado essa atitude, se esta preocupada com seus filhos, lembre-se que se você estiver infeliz como poderá fazê-los feliz? Ainda há tempo. Qual seu medo? Enfrente-o. Meu e-mail é edenilsonst@yahoo.com.br caso queira conversar mais sobre o assunto.
Também preciso desabafar. Estou em um relacionamento há dois anos.
Desde o começo deste ano não estamos indo bem e a situação só tem agravado. Gosto muito de morar com ele, mas não sei se ainda o amo como antes. Tenho medo de ter que sair de casa e enfrentar muitas dificuldades que eu até sei quais são…não sei oque eu faço.