Olá Paulo!
Creio que uma separação seja sempre muito dolorida, por todos esses anos, seus filhos, tudo mais… Mas acho que em primeiro lugar ela tem que saber o que você sente a respeito de tudo isso. Vocês chegaram a ter uma conversa tranquila, esclarecendo as posições e os sentimentos de cada um?
Se a resolução de uma separação persistir, o melhor que você tem a fazer é procurar reconstituir sua vida, mas sem buscar "deletar" tudo isso que ocorreu como forma de fugir da dor, pois além disso tudo ter feito parte de sua vida, sua memória, existem seus filhos. Eu acho que é mesmo duro, mas busque uma moradia estável, e procure conciliar trabalho, atividades, com sua estrutura física e emocional. Talvez alguma atividade nova para que você possa canalizar suas tensões. Tenha seus momentos só, mas não de solidão, busque ficar cercado da família, dos amigos, de seus filhos! Se não conseguir lidar com esses sentimentos, você pode fazer como muitas pessoas fazem, homens e mulheres, que buscam o apoio psicológico pra desenvolver uma melhor compreensão de si mesmos, e lidar melhor com as próprias emoções.
Se o seu casamento pode ter volta ou não, eu não posso dizer, talvez só o tempo mesmo. Então, dê esse tempo para si, que você mesmo descobrirá. Agora o que eu te desejo é muita força mesmo, pois eu sei que você vai ficar bem!! Não deixe de dar notícias, abraço!